Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 20/06/2023)

Sobre o periódico

 

Breve Histórico

 

A Revista de Filosofia Aurora (Qualis A1) é uma publicação em formato contínuo do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas inéditas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo. 

 

 

Conformidade com a Ciência Aberta 

 

A fim de seguir os Critérios da Ciência Aberta, a Revista de Filosofia Aurora seguirá o modelo Open Science Green e atenderá aos seguintes critérios:

A. A Revista de Filosofia Aurora aceita manuscritos que estejam disponibilizados como preprints, exceto trabalhos que não sejam inéditos ou estejam publicados em quaisquer outros locais;
B. A Revista de Filosofia Aurora recomenda que os/as autores/as depositem os dados que envolveram a pesquisa em Repositórios Abertos (SciELO Data, bioRxiv, Preprints, entre outros);
C. A Revista de Filosofia Aurora também recomenda que os dados adjacentes dos manuscritos (dados numéricos, códigos de aplicativos computacionais, documentos e outros conteúdos) sejam enviados na seção Outros Anexos, para que possam ser integralmente avaliados no processo de peer and blind review;
D. A Revista de Filosofia Aurora divulgará, em cada volume:

1. o nome do Editor responsável;
2. a lista de Pareceristas responsáveis pela Avaliação dos manuscritos – identificados com seu respectivo ORCID – bem como, quando necessário e de comum acordo, a abertura de identidades entre o autor e os pareceristas; e
3. os pareceres do Manuscrito. Para tanto, autores/as e pareceristas deverão, obrigatoriamente, aceitar os termos e condições acima mencionadas.

 

 

Ética na Publicação

 

POLÍTICA EDITORIAL – CÓDIGO DE ÉTICA E BOAS PRÁTICAS EDITORIAIS

A revista Aurora possui um código de ética de publicação que segue as normas de boas práticas da COPE (Committee on Publication Ethics).

a) Decisão de Publicação: a decisão pode apoiar-se na decisão dos outros editores e revisores nos processos double-review e blind-review;
b) Fair Play: o conteúdo científico/intelectual não realiza distinção de qualquer natureza dos autores ou seu posicionamento político; 
c) Confidencialidade: a revista não divulga quaisquer dados dos autores, preservando os registros dos mesmos, exceto quando autorizados pelo autor.
d) Conflitos de interesse: os editores, revisores e autores não devem realizar quaisquer pareceres quando do conflito de interesses com a Revista. Informações privilegiadas, falsas ou plágios não são admitidos pela Aurora, bem como práticas que violem os pressupostos anteriores ou a legislação cível/penal vigente no Brasil.  

Compromisso Ético

A revista segue os padrões éticos de publicação do Comitê de Ética em Publicação (COPE). Práticas de plágio, autoplágio, falsificação e fabricação de dados não são permitidas. Essas más condutas científicas são definidas, respectivamente, pela Academia Brasileira de Ciências da seguinte forma:

  • Plágio envolvendo a apropriação de ideias e trabalhos de terceiros sem o devido crédito;
  • Autoplágio ou republicação de resultados científicos já publicados, como se fossem novos, sem informar a publicação prévia;
  • Falsificação ou manipulação de dados, procedimentos e resultados;
  • Fabricar resultados e registros como se fossem reais;

A Revista adota o sistema Ithenticate para a identificação de plágios no momento da submissão dos manuscritos. 

 

 

Foco e Escopo

 

A Revista de Filosofia Aurora (Qualis A1) é uma publicação em formato contínuo do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins.

 

 

Preservação Digital

 

A Revista é hospedada no Portal de Periódicos da PUCPR, o que garante a preservação de seu conteúdo digital de duas formas. Cópias de segurança (backups) são realizadas diariamente. A revista também está publicada no SciELO, onde os textos estão no formato PDF e XML. Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

 

 

Fontes de Indexação

   

 

Ficha Bibliográfica

 
  • Título do periódico: Revista de Filosofia Aurora
  • Título abreviado: Rev. Filos. Aurora (Online)
  • Publicação de: Curitiba PR: PUCPRESS (Razão Social Associação Paranaense de Cultura)
  • Periodicidade: Anual
  • Modalidade de publicação: Publicação Contínua
  • Ano de criação do periódico: 1988
 

 

Websites e Mídias Sociais

   

 

POLÍTICA EDITORIAL

 

Preprints

A Revista de Filosofia Aurora adota em suas políticas editoriais práticas de Ciência Aberta: aceita avaliar manuscritos depositados em servidores preprints; requer a citação, referenciamento e declaração dos dados de pesquisas e, por fim, promove o processo de avaliação peer review. 

 

 

Processo de avaliação por pares

 

A revista publica artigos científicos, resenhas, traduções e entrevistas adota o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho de Revisores ou da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo. Todos os Pareceristas estão vinculados a Universidades brasileiras ou estrangeiras, sendo que os processos respeitarão os seguintes critérios:

1. Após a submissão do manuscrito, os Editores enviarão, em um prazo de até 10 (dez) dias, o documento para 2 (dois) Pareceristas;

2. Os Pareceristas terão o prazo de 21 (vinte e um) dias para enviar o Parecer, que constará como i. Aprovado para Publicação; ii. Reprovado para Publicação; iii. Modificações necessárias para nova avaliação;

3. Em caso de empate no resultado técnico enviado pelos Pareceristas, os Editores enviarão para um terceiro Parecerista, que terá igualmente um prazo de 21 (vinte e um) dias;

4. Em caso de Parecer solicitando Modificações para nova avaliação, o autor terá um prazo de 30 (trinta) dias para ressubmeter o manuscrito;

5. O não atendimento dos critérios acima pelos/as Autores/as implicará, automaticamente, a rejeição do manuscrito;

6. Os prazos acima poderão sofrer variações em função da capacidade operacional da Revista e do envio dos Pareceres por parte dos Pareceristas. 

A Revista de Filosofia Aurora, atendendo às recomendações e políticas da Ciência Aberta, publica manuscritos que estejam depositados em Repositórios Abertos (SciELO Data, bioRxiv, Preprints entre outros), bem como submete seus artigos ao processo de Revisão Peer and Blind Review. Além disso, divulga em cada número publicado:     

  • o nome do Editor responsável;
  • a lista de Pareceristas responsáveis pela Avaliação dos manuscritos – identificados com seu respectivo ORCID – bem como, quando necessário e de comum acordo, a abertura de identidades entre o autor e os pareceristas; e,
  • os pareceres do Manuscrito.
 

 

Dados abertos

 

A Revista Aurora adota a transparência e a abertura dos processos e do conteúdo da pesquisa, seguindo para isso as Diretrizes para Promoção da Transparência e Abertura nas Políticas e Práticas de Periódicos – TOP da SciELO. Assim: 

  • Recomenda-se que todos os dados, códigos e materiais subjacentes ao artigo e utilizados na concepção e realização da pesquisa sejam adequadamente citados no texto e listados na seção de referências, preferencialmente com um identificador persistente como o DOI.
  • Todos os artigos resultantes de pesquisas originais devem ser submetidos com uma seção chamada “Disponibilidade de dados” informando se o conjunto de dados está disponível e onde acessá-lo.
  • Recomendamos que antes de realizar a submissão, os autores verifiquem se o seu artigo segue os padrões adequados ao assunto da pesquisa / tipo de estudo para divulgar aspectos-chave do projeto de pesquisa e análise de dados
  • Durante a submissão, os autores devem informar se existe pré-registro do estudo / pré-registro do plano de análise e onde acessá-lo.
  • O periódico incentiva a submissão de estudos de replicação, principalmente de estudos publicados nesse periódico;

 

Política de Acesso Aberto

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A Revista de Filosofia Aurora não realiza cobrança de taxas para processamento e submissão aos autores. Os direitos de exploração dos conteúdos dos artigos são da Revista Aurora, sendo permitido o seu compartilhamento ou citação dentro das normas legais vigentes. Esta revista utiliza a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Os conjuntos de dados gerados pela pesquisa devem ser armazenados em um repositório, aqui há uma lista de repositórios recomendados, além de terem sua citação e referência realizada seguindo o Guia de Citação de Dados de Pesquisa, disponibilizado pela SciELO. 

 

 

Cobrança de Taxas

 

A Revista de Filosofia Aurora não realiza cobrança de taxas para processamento e submissão aos autores.

 

 

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

 

O Comitê Editorial está comprometido com os princípios de impessoalidade, transparência e confidencialidade nas avaliações, preservando os direitos dos avaliadores, autores e instituições envolvidas no processo editorial.

Todos os manuscritos submetidos à revista são examinados por meio de programas de detecção de plágio (Ithenticate). Caso seja identificado plágio, autoplágio (reciclagem de texto) ou publicação redundante, os editores tomarão providências seguindo as orientações do Comitê de Ética Editorial – COPE e considerarão a possibilidade de suspender o processo de avaliação ou retratar uma publicação (em formato de Errata).

 

Política de Errata e Retratação

As diretrizes do COPE e do Council of Science Editors são seguidas para a correção de artigos. Com base nessas fontes, há três métodos para a correção de literatura científica:

Errata - se refere a emendas ou alterações em partes do artigo. As correções podem ser em título do artigo, nomes dos/as autores/as e erros tipográficos ou de diagramação;

Retratação - se refere a correções parciais do artigo em razão de erros metodológicos, análise incorreta de dados, má conduta científica ou pesquisa não reprodutível. Também há a possibilidade de retirada do artigo por completo da página da revista;

Expressão de preocupação - se refere à publicação de um aviso pelo/a editor/a quando há preocupação sobre a confiabilidade de um artigo, mas as informações são insuficientes para justificar uma retratação.

Os editores analisarão todas as comunicações que apontem problemas em uma publicação, sejam menores ou significativos. Os pedidos de correções devem ser enviados para o e-mail do Editor responsável pela revista. Se os editores confirmarem as alegações, eles podem considerar solicitar aos autores a correção de erros ou enganos pontuais, ou podem considerar retratar uma publicação, baseando-se nas diretrizes do COPE e do Council of Science Editors para a correção de artigos.

Os editores podem considerar retratar uma publicação quando:

1. Os autores se recusarem a corrigir erros ou enganos quando solicitados pelos editores;

2. Existe evidência clara de que os achados da pesquisa não são confiáveis, seja como resultado de erro robusto, invenção (por exemplo, de informações) ou falsificação (por exemplo, manipulação de imagens);

3. Houver plágio, autoplágio ou publicação redundante;

4. Os achados da pesquisa foram publicados previamente em outro lugar e não há citação, comunicação do fato aos editores, permissão para publicar novamente ou justificação;

5. Contém informações ou materiais sem autorização para uso;

6. Direitos Autorais foram infringidos ou existe alguma outra questão legal relevante (por exemplo, no uso de imagens sem permissão);

7. Apresenta pesquisa antiética;

8. Foi publicado apenas com base em uma avaliação por pares comprometida ou manipulada;

9. Os autores não comunicaram um conflito de interesse relevante que, na perspectiva dos editores, teria afetado indevidamente as interpretações do manuscrito ou as recomendações dos editores e dos pareceristas.

Os editores não considerarão retratar uma publicação quando:

1. Existe disputa pela autoria da publicação, mas não há motivo para duvidar da validade dos achados da pesquisa;

2. Os principais achado da pesquisa ainda são confiáveis, e uma correção pode corrigir eventuais erros;

3. Os editores possuem evidência inconclusiva para fundamentar a retratação ou aguardam informações adicionais, como as provenientes de investigação institucional;

4. Conflitos de interesses dos autores foram comunicados ao periódico após a publicação, mas na perspectiva dos editores não influenciaram as interpretações ou conclusões do artigo.

O pedido e a escrita da correção devem ser feitos pelo/a autor/a responsável pelo artigo. Caso haja discordância entre os/as autores/as sobre o que está sendo corrigido, o/a editor/a do periódico se torna responsável pela escrita da correção. A errata, retratação ou expressão de preocupação será publicada o mais rapidamente possível, permanecendo o artigo na página da revista com a respectiva indicação de correção.

 

 

Política sobre Conflito de Interesses

 

Conflito de Interesse dos/as Autores/as, Revisores/as e Pareceristas

Os Autores, Revisores e Pareceristas deverão comunicar imediatamente aos Editores se possuem conflitos de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira na avaliação do manuscrito. Assim, os/as Autores/as deverão comunicar tal impedimento no momento da submissão, enquanto os/as Pareceristas deverão fazê-lo no formulário de avaliação do manuscrito, seção "Conflito de Interesse", momento em que o parecerista poderá declinar/recusar participar do processo de avaliação.

 

 

Adoção de softwares de verificação de similaridade

 

Verificação de Plágios e Exclusividade dos Textos

A Revista de Filosofia Aurora utiliza o programa de identificação de plágios Ithenticate na etapa de designação das submissões. Além disso, a Revista Aurora exige que o manuscrito não tenha sido submetido em nenhuma outra revista. A submissão de trabalhos fora de tais condições implica, automaticamente, a suspensão do autor em publicar na Revista.

 

 

Questões de Sexo e Gênero

 

Políticas para a promoção da Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade – DEIA

A Revista de Filosofia Aurora é um veículo de difusão do conhecimento filosófico e prima pela publicação de trabalhos que revelem compromisso ético com os valores da diversidade, da equidade, da inclusão e da acessibilidade, como parte de suas políticas editoriais. 

Por isso, segue as diretrizes políticas do The Sex and Gender Equity in Research – SAGER, assumindo o compromisso para relatar informações de sexo e gênero no desenho estudo, análise de dados, resultados e seu processo de interpretação. 

Além disso, pretende continuar incentivando pesquisas sobre temáticas que atendam esses valores, de forma que as publicações científicas representem um compromisso efetivo com a transformação da sociedade. Isso também pode ser atestado pela publicação de dossiês temáticos que contribuem para a reflexão em torno desses temas. Para tanto, ainda, fomenta tais políticas entre os membros do seu conselho, no qual mantém-se uma diversidade de países, áreas de conhecimento, gênero e raça/etnia, entre outros critérios que garantem a amplitude e a inclusão de diferentes visões. 

 

 

Direitos Autorais

 

Política de Direito Autoral

Os autores cedem o direito exclusivo de primeira publicação à Revista, sendo o trabalho licenciado simultaneamente sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY). Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.

 

 

Propriedade Intelectual e Termos de uso

 

Os direitos de exploração dos conteúdos dos artigos são da Revista Aurora, sendo permitido o seu compartilhamento ou citação dentro das normas legais vigentes. Esta revista utiliza a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

 

Patrocinadores e Agências de Fomento

 

Financiamentos

A Revista conta com financiamentos de agências de fomento como CAPES, CNPq, além de verbas da Pró-Reitoria de Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR. A Revista mantém um programa de cooperação com a Editora PUCPRess, responsável pelos processos de revisão e diagramação editorial. Atualmente a Revista de Filosofia Aurora possui um financiamento ativo na Chamada CNPq 15/2021 - Processo 402445/2021-0 e Chamada 16/2022 - início da vigência jan. 2023.

 

 


 

Corpo Editorial

 

Editores-Chefe

   

 

Editor(es) Associados ou de Seção

 
  • Antonio Valverde, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Departamento de Filosofia, São Paulo, SP, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: ajrvalverde@uol.com.br
 

 

Comissão Editorial

 

Conselho Científico Internacional

  • Bas C. van Fraassen, Universidade de São Francisco, Departamento de Filosofia, São Francisco, Estados Unidos. ORCID, E-mail: fraassen@princeton.edu
  • Ernest Sosa, Universidade de Rutgers, Departamento de Filosofia, Nova Jersey, Estados Unidos. ORCID, E-mail: ernest.sosa@rutgers.edu
  • Shaun Gallagher, Universidade de Memphis, Departamento de Filosofia, Memphis, Estados Unidos. ORCID, E-mail: s.gallagher@memphis.edu
  • Stathis Psillos, Universidade de Atenas, Departamento de Filosofia, Atenas, Grécia. ORCID, E-mail: psillos@phs.uoa.gr
  • Ásta Kristjana, Universidade de São Francisco, Departamento de Filosofia, São Francisco, Estados Unidos. ORCID, E-mail: asta.asta@duke.edu  
  • Chon Tejedor, Universidade de Valência, Departamento de Filosofia, Valência, Espanha. ORCID, E-mail: chon.tejedor@uv.es
  • Diana Ines Perez, Universidade de Buenos Aires, Departamento de Filosofia, Buenos Aires, Argentina. ORCID, E-mail: diana.perez@uba.ar
  • Susan Haack, Universidade de Miami, Departamento de Filosofia, Miami, Flórida, Estados Unidos. ORCID, E-mail s.haack@miami.edu

Conselho Científico Nacional

  • Darlei Dall´Agnol, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Filosofia, Florianópolis, SC, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: ddarlei@yahoo.com
  • Ernani Pinheiro Chaves, Universidade Federal do Pará, Departamento de Filosofia, Belém, PA, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: ernani.chaves@ufpa.br
  • João Carlos Salles, Universidade Federal da Bahia, Departamento de Filosofia, Salvador, BA, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: jcsalles@gmail.com
  • João De Fernandes Teixeira, Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Filosofia, São Carlos, SP, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: jteixe@terra.com.br
  • Nythamar De Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Departamento de Filosofia, Porto Alegre, RS, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: nythamar.oliveira@pucrs.br
  • Paulo Roberto Margutti Pinto, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, Departamento de Filosofia, Belo Horizonte, MG, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: pmargutti290@gmail.com
  • Franciele Petry, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Filosofia, Florianópolis, SC, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: ffpetry@yahoo.com.br
  • Sofia Inês Albornz Stein, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Departamento de Filosofia, São Leopoldo, RS, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: siastein@gmail.com

Conselho de Pareceristas

 

 


 

Instruções aos autores

 

Sistema de Submissão dos manuscritos / Instruções aos Autores

 

Na submissão do manuscrito devem ser considerados os critérios de normalização no arquivo disponível na página da Revista. Além disso, os/as autores/as devem: 

1. a informação sobre a contribuição individual dos/as autores/as;

2. apresentar o manuscrito em conformidade com as boas práticas da Ciência Aberta;

3. indicar se o manuscrito foi submetido ao sistema Preprints e estar em concordância com o Processo de Avaliação Aberta pelos pares;

4. aceitar a Política de Direito Autoral da Revista: os Direitos Autorias do manuscrito publicado ficam com o Autor e o periódico mantém o direito de primeira publicação;

5. participar da Revisão e Aprovação Final do Trabalho antes de sua publicação definitiva;

6. concordar que os manuscritos submetidos e, consequentemente aceitos e publicados, receberão marcação DOI;

7. submeter seu manuscrito contendo três a cinco palavras-chave no idioma do texto;

8. seguir rigorosamente a padronização das referências disponíveis na página da Revista - TEMPLATE e referências bibliográficas ABNT-NBR 6023-2018.

A Revista Aurora não cobra taxa de submissão ou de publicação dos manuscritos submetidos (artigos, resenhas, entrevistas). 

 

 

Contribuição dos Autores

 

Identificar no formulário de submissão a contribuição individual de cada autor, que devem como mínimo a. ter participado ativamente na discussão dos resultados e b. na revisão e aprovação da versão final do manuscrito. O periódico adota a Taxonomia CRediT para representar a informação sobre a contribuição individual dos/as autores/as. Sugere-se que os autores consultem a seguinte informação antes de submeterem seus manuscritos: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/credit.pdf.

 

 

Preparação do Manuscrito

 

a) Os trabalhos devem ser submetidos diretamente pelo sistema eletrônico da Revista. Dúvidas poderão ser enviadas para secretaria.ppgf@pucpr.br

b) O texto deverá estar digitado em Word for Windows, no template de formatação disponível no site, ter entre 10 páginas e 15 páginas (ou máximo de 7000 palavras) para os artigos e cinco páginas para as resenhas e entrevistas, incluindo as referências. Os arquivos NÃO devem possuir qualquer identificação dos(as) Autores(as);

c) As ilustrações, (figuras, gráficos etc.) devem ser limitadas ao mínimo indispensável (observando que o título também deverá ser indicado no texto onde a ilustração será inserida), identificadas, e numeradas consecutivamente em algarismos arábicos. As imagens digitalizadas devem ser enviadas cada uma em arquivo separado, com extensão .jpg ou .tif e resolução mínima de 300 dpi.

d) Os quadros e tabelas devem ser limitados ao mínimo indispensável e enviados separadamente do texto (observando que o título também deve ser indicado no texto onde o quadro/tabela será inserido), identificados e numerados consecutivamente em algarismos arábicos.

 

 

Formato de Envio dos Artigos

 

a) Os artigos, resenhas e entrevistas poderão ser escritos em inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e português. 

b) Todos os artigos, resenhas e entrevistas deverão ser inéditos e não devem ser submetidos para avaliação simultânea em outros periódicos. Os artigos devem ser submetidos de forma ANÔNIMA.

c) Afirmações, opiniões e conceitos expressados nos artigos são de responsabilidade dos autores.

d) Todos os artigos serão submetidos à Comissão Editorial da revista e ao processo peer review e blind-review.

e) Deverá constar, no final dos trabalhos, o endereço completo, afiliação, telefone, 
e-mail, currículo e ORCID. 

f) Não serão publicadas fotos coloridas, a não ser em caso de absoluta necessidade e a critério da Comissão Editorial.

g) Autores/as devem possuir titulação acadêmica em nível de Doutorado.

h) A Aurora não publica quaisquer manuscritos dos(as) mesmos(as) Autores(as) no interstício de 3 (três) anos; a publicação de Resenhas, Entrevistas, Ensaios e Traduções será avaliada pela Equipe Editorial; 

i) Serão publicados trabalhos assinados por até 2 Autores(as), sendo ambos com titulação de DOUTORADO;

j) O não atendimento das Diretrizes Editorais implicará, automaticamente, a EXCLUSÃO do manuscrito no sistema. 

k) O registro de DOI será realizado pela Editora CUBO. 

APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS

a) Os trabalhos devem ser submetidos diretamente pelo sistema eletrônico da Revista. Dúvidas poderão ser enviadas para secretaria.ppgf@pucpr.br.

b) O texto deverá estar digitado em Word for Windows, no template de formatação disponível no site, ter entre 10 páginas e 15 páginas (ou máximo de 7000 palavras) para os artigos e cinco páginas para as resenhas e entrevistas, incluindo as referências. Os arquivos NÃO devem possuir qualquer identificação dos(as) Autores(as);

 

 

Ativos Digitais

 

As ilustrações, (figuras, gráficos etc.) devem ser limitadas ao mínimo indispensável (observando que o título também deverá ser indicado no texto onde a ilustração será inserida), identificadas, e numeradas consecutivamente em algarismos arábicos. As imagens digitalizadas devem ser enviadas cada uma em arquivo separado, com extensão .jpg ou .tif e resolução mínima de 300 dpi.

Os quadros e tabelas devem ser limitados ao mínimo indispensável e enviados separadamente do texto (observando que o título também deve ser indicado no texto onde o quadro/tabela será inserido), identificados e numerados consecutivamente em algarismos arábicos.

 

 

Citações e Referências

 

CITAÇÕES

As referências devem ser citadas no texto pelo sistema AUTOR (data) conforme a ABNT. Exemplo:

  • Quando os autores fazem parte do texto: Segundo Freitas (2002);
  • Dois autores exemplo: De acordo com Junqueira e Souza (2002);
  • Mais de três autores, exemplo: Para Prado et al. (2002).
  • Quando os autores não fazem parte do texto: Com o advento da invenção dos tipos móveis por Gutemberg, a informação popularizou-se. (BUFREN, 1997).
  • Citação de citação: Para Matos (1990, p. 12) apud Bill (1998, p. 52).

*Importante: Deve-se evitar ao máximo este último modelo de citação de citação.

As citações com até 3 linhas devem estar dentro do texto entre aspas duplas; As citações com mais de 3 linhas devem estar com recuo. 

NOTAS DE RODAPÉ

As notas de rodapé devem ser explicativas complementando o assunto tratado, são localizadas na margem inferior da mesma página onde ocorre a chamada numérica recebida no texto. Esta chamada numérica deve ser em algarismos arábicos.

REFERÊNCIAS

  • LIVRO DE UM SÓ AUTOR

SEARLE, J. Speech Acts: An Essay in the Philosophy of Language. Cambridge: Cambridge University Press, 1969.

  • LIVRO COM ATÉ TRÊS AUTORES

CÉSAR, C. M.; ALMEIDA, D. M.; DARTIGUES, A. Paul Ricoeur: ensaios. São Paulo: Paulus, 1998.

  • LIVRO COM MAIS DE TRÊS AUTORES

O’HEAR, A. et al. Karl Popper: filosofia e problemas. São Paulo: EDUNESP, 1997.

  • CAPÍTULO DE LIVRO

RORTY, R. Solidariedade ou objetividade? In: RORTY, R. Objetivismo, relativismo e verdade: escritos filosóficos I. Trad. Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997. p. 37-54

  • ARTIGOS DE REVISTA

BRANQUINHO, J. Indexical Sinn: Fregeanism versus Millianism. Revista de Filosofia Aurora, v. 26, n. 39, p. 465-486, jul./dez. 2014.

  • ARTIGOS DE INTERNET

SOUZA, C. E. B. Funcionalismo, evolução e relativismo no Übei Gewissheite de Wittgenstein. Abstracta: Linguagem, Mente, Ação, v. 1, n. 1, 2004. Disponível em: . Acesso em: 3 jan. 2011.

 

 

Declaração de Financiamento

 

Indique as fontes de apoio para o trabalho, incluindo nomes dos patrocinadores, número do contrato (se houver), juntamente com explicações sobre o papel dessas fontes.

 

 

Contato

 

Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Editora PUCPRESS | Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Rua Imaculada Conceição, nº 1155
Bairro Prado Velho
Postcode: 80215-901 - City: Curitiba - State: Parana/Brazil

Telefone
+55 (41) 3271-1701
revistas.pucpress@pucpr.br

 
Contato Principal
Léo Peruzzo Júnior
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
Telefone +55 (41) 3271-2626
leo.junior@pucpr.br

Contato para Suporte Técnico
Prof. Dr. Léo Peruzzo Júnior
Telefone +55 (41) 3271-2626
leo.junior@pucpr.br

 

 

 

Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Editora PUCPRESS - Programa de Pós-Graduação em Filosofia Rua Imaculada Conceição, nº 1155, Bairro Prado Velho., CEP: 80215-901 , Tel: +55 (41) 3271-1701 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revistas.pucpress@pucpr.br