Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 13/06/2024)

SOBRE O PERIÓDICO

Breve Histórico

 

A revista Acta Paulista de Enfermagem foi criada em 1988 e é a publicação eletrônica técnico-científica da Escola Paulista de Enfermagem [EPE; Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP; ISSN (v. eletrônica): 1982-0194].

A abreviatura da Acta Paulista de Enfermagem é Acta Paul Enferm. Esta forma deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

 

Conformidade com a Ciência Aberta

 

A Acta Paulista de Enfermagem apoia as práticas relacionadas à política de ciência aberta.

Por definição:

“Ciência Aberta é um conhecimento transparente e acessível, compartilhado e desenvolvido via redes colaborativas” (VICENTE-SÁEZ; MARTÍNEZ-FUENTES, 2018, p. 7).

“Ciência Aberta é a prática da ciência de forma que outros podem colaborar e contribuir, onde dados de pesquisa, notas de laboratório e outros processos de pesquisa estão gratuitamente disponíveis sob termos que permitem reutilizar, redistribuir e reproduzir a pesquisa e seus dados e métodos” (FOSTER, 2019, p. 10).

 

 

Ética na Publicação

 

Combate ao Plágio

“Além da prática ilegal de se apropriar da obra de terceiros sem autorização e sem a devida referência, este procedimento nefasto infecciona a pesquisa, produzindo danos irreparáveis.” (Comissão Nacional de Relações Institucionais e da Seccional da OAB/Ceará: 2010.19.07379-01; aprovada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; sessão plenária: 19/10/2010). Todas infrações são formas de “desonestidade intelectual”, independente de questões éticas ou legais, e são explicados com mais detalhes abaixo.

 

Definições

Cópia (intencional ou não intencional) das palavras de outro autor. Sempre que um autor usar palavras de outro, elas devem ser referenciadas entre aspas adicionando a citação correspondente. Os leitores dos artigos publicados na Acta devem saber se as palavras são do autor ou de outra pessoa.

Cópia do próprio autor (autoplágio). Se um autor publicou um artigo na revista A, ele não pode submeter o mesmo manuscrito à revista B, mesmo que com alguns ajustes. Além disso, ele não deve tomar trechos do primeiro artigo para uso em um segundo manuscrito sem usar aspas. Cada manuscrito deve ter escrita própria, mesmo que não haja nada a informar sobre o assunto.

Atribuição inadequada de dados ou ideias: a maioria dos autores relata ideias e dados de outros. Porém, quando um autor faz isso sem citar a fonte, isso é uma forma de plágio. Violação de direitos autorais ocorre quando um autor (com ou sem atribuição) usa porções significativas de um artigo publicado anteriormente (incluindo tabelas e figuras). Se essa “escrita” plagiada for publicada, o novo editor  será culpado de violar os direitos autorais em poder do editor original. Este é um tema legal que pode ser dispendioso para os publisher e autor envolvidos.

Um autor pode achar que fazer malabarismos com as palavras de uma frase copiada de um artigo e colada em outro manuscrito é adequado. Isso não é adequado. O ordenamento das informações apresentadas em um artigo deve ser original e não acompanhar o ordenamento de um trabalho publicado anteriormente, mesmo que de perto.

A Acta adota uma política de conscientização e informação sobre propriedade intelectual, com procedimentos específicos para coibir o plágio.

O objetivo da política é informar os autores sobre as práticas de escrita aceitáveis, definindo assim um padrão de qualidade para publicação de artigos peer-reviewed. Se plágio for detectado (por revisores ou editores de pessoal, antes ou após a aceitação, durante a edição ou em qualquer momento antes da publicação), a equipe da Acta alertará o autor, pedindo para que ele reescreva e cite a fonte original. Se o plágio for extenso (≥25% do artigo original), o manuscrito será recusado e a instituição onde o autor trabalha será notificada sobre a infração. Se for detectado plágio após a publicação, o editor-chefe da Acta notificará os leitores e a instituição onde o autor trabalha sobre a infração cometida por meio de uma Nota do Editor.

Recursos: Plágio COMPREENSÃO e CITAÇÃO

1. Há várias orientações padrão disponíveis tais como os Requisitos Uniformes para manuscritos submetidos a Revistas Biomédicas: o Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas publicou diretrizes claras sobre quando a citação é necessária (Disponível: www.icmje.org).

2. Muitas revistas renomadas têm publicado artigos ou editoriais sobre o crescente problema do plágio nas publicações biomédicas. A seguir, damos alguns exemplos:

  • Broome ME. Self-plagiarism: oxymoron, fair use, or scientific misconduct? Nurs Outlook. 2004; 52(6): 273-4. [AJN’s editor-in-chief responded to this editorial with a letter: Mason DJ.
  • Letter to the editor. Nurs Outlook. 2005;53(4):171-2. Clamp down on copycats. Plagiarism is on the rise, thanks to the Internet. Universities and journals need to take action. Nature. 2005;438(7064):2.
  • El-Deiry WS. Plagiarism is not acceptable in science or for Cancer Biology and Therapy. Cancer Biol Ther. 2005;4(6):619-20.
  • Freda MC, Kearney MH. Ethical issues faced by nursing editors. West J Nurs Res. 2005; 27(4): 487-99.
  • Hegyvary ST. Writing that matters. J Nurs Scholarsh. 2005;37(3):193-4.
  • Logue R. Plagiarism: the Internet makes it easy. Nurs Stand. 2004;18(51):40-3.
  • Mason, DJ. Stealing words. Am J Nurs. 2002; 102(7):7.
  • Roig M. Re-using text from one’s own previously published papers: an exploratory study of potential self-plagiarism. Psychol Rep. 2005;97(1):43-9.
  • Skandalakis JE, Mirilas P. Plagiarism. Arch Surg. 2004;139(9):1022-4.

 

3. A Associação Mundial de Editores Médicos publicou recomendações a revistas médicas sobre políticas de publicação de Ética orientando os editores de periódicos sobre o que é plágio (entre outras questões pertinentes): www.wame.org

4. A Acta segue o Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors.

Salientamos que plágio acadêmico é crime em qualquer nível e fere a legislação brasileira (artigo 184 do Código Penal e artigo 7º, parágrafo terceiro, da lei 9.610-98) que regulamenta o direito autoral. Assim, plágio é matéria cível e penal.

Para o caso de plágio detectado, a conduta editorial deve seguir as orientações do Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics (COPE).

 

 

Foco e Escopo

 

A missão da Acta Paulista de Enfermagem é comunicar o conhecimento científico gerado dentro do rigor da metodologia da pesquisa e da ética. O objetivo da Acta é publicar resultados e conclusões de pesquisas sobre o avanço das práticas de enfermagem clínica, cirúrgica e gerencial, ensino, pesquisa e tecnologia da informação e comunicação. Os artigos são publicados usando a metodologia de publicação contínua. A Acta segue o Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors.

 

 

Preservação Digital

 

A Acta segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

 

 

Fontes de Indexação

 

Os artigos publicados na Acta Paulista de Enfermagem são indexados nas plataformas seguintes:

 

 

Ficha Bibliográfica

 

  • Título do periódico: Acta Paulista de Enfermagem
  • Título abreviado: Acta Paul Enferm
  • Publicação de: Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
  • Periodicidade: Publicação contínua
  • Modalidade de publicação: Publicação contínua
  • Ano de criação do periódico: 1988
 

 

Websites e Mídias Sociais

   

 

POLÍTICA EDITORIAL

Preprints

 

A Acta Paulista de Enfermagem aceita manuscritos que foram depositados em um servidor não-comercial de preprints (desde que eles não tenham sido também submetidos a revisão por pares em outro periódico). Preprint é um manuscrito disponibilizado em acesso aberto em um website (Servidor de Preprints) antes de ser publicado no periódico científico. Esta é uma opção dos autores para comunicar de maneira rápida e formal suas pesquisas (antes ou paralelamente à submissão à Acta) para avaliação e publicação quando forem aprovadas.

Na Página de Títulos, o autor responsável pela submissão deve informar se o manuscrito está depositado em um servidor de preprints e fornecer o DOI correspondente (que será publicado no manuscrito se ele for aceito para publicação na Acta).

Na submissão, a Acta pede que os autores preencham o Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta.

Reiteramos que todos manuscritos submetidos de repositórios preprints serão avaliados pelos pares.

Ressaltamos que os manuscritos submetidos não podem conter referências de artigos que não foram publicados em periódicos científicos e, portanto, não cumpriram todo o processo de avaliação pelos pares.

A Acta Paulista de Enfermagem aceita artigos dos repositórios de preprints das áreas abaixo (com os conteúdos correspondentes):

Ciências da Vida: Biofísica, Bioinformática, Biologia do Câncer, Biologia Celular, Biologia do Desenvolvimento, Biologia Molecular, Bioquímica, Comportamento Animal, Genética, Farmacologia e Toxicologia, Fisiologia, Imunologia, Microbiologia, Neurociências etc.

Ciências da Saúde: Alergia e Imunologia, Doenças Infecciosas, Endocrinologia, Hematologia, Medicina Cardiovascular, Medicina Genética e Genômica, Medicina de Reabilitação e Fisioterapia, Neurologia, Nutrição, Patologia, Saúde Pública, Toxicologia etc.

Revistas publicadas pela SciELO (Scientific Electronic Library Online): com foco inicial em publicações sobre a COVID-19.

Várias áreas: Artes e Humanidades, Ciências Médicas e da Saúde, Ciências Sociais, Ciências da Vida, Direito, Educação, Negócios etc.

Repositório multidisciplinar.

Ciências Sociais: Ciências Sociais e Comportamentais, Direito, Educação.

Psicologia: Ciências Sociais e Comportamentais, Métodos Quantitativos, Neurociências, Psicologia Clínica, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Cognitiva, Psicologia Educacional etc.

 

 

Avaliação pelos pares

 

A plataforma de submissão on-line da Acta chama-se ScholarOne. Este é um sistema completo de gerenciamento de fluxo de trabalho de revistas científicas (submissão, revisão por pares, produção e publicação), que oferece informação inteligente que ajuda a tomar decisões estratégicas.

O escritório editorial recebe e confere os documentos apresentados na submissão on-line. Os casos de não conformidade são devolvidos ao autor correspondente para adequação (prazo: 2 dias úteis após a submissão).

O escritório editorial encaminha ao editor-científico os manuscritos que atendem às instruções aos autores para a primeira decisão editorial que pode ser: continuar o processo de avaliação, solicitar revisões maiores ou rejeitar. Se o manuscrito é atual e contribui com conhecimento novo, mas necessita de revisões maiores, ele é devolvido aos autores com um prazo para apresentar a versão revisada (Prazo: ≤7 dias úteis).

Os manuscritos que continuarão no processo de avaliação são encaminhados a um dos editores associados na plataforma de submissão. O editor associado analisa o manuscrito, podendo sugerir ao editor científico sua rejeição; conforme o caso, ele pode indicar consultores ad hoc na área do manuscrito para análise adicional. O processo de avaliação por pares depende da disponibilidade dos editores e avaliadores; assim, a decisão editorial pode levar 30-120 dias.

 

O editor associado recebe a análise dos consultores ad hoc, faz a apreciação crítica com base nos pareceres dos consultores e emite seu parecer recomendando ao editor científico (1) aceite, (2) correções ou (3) rejeição do manuscrito.

Obs: Nos manuscritos aceitos para publicação, serão informados o nome do Editor Associado que aprovou o paper bem como a afiliação institucional e o Orcid ID.

O editor científico toma a decisão editorial e os manuscritos recomendados para publicação pelos editores associados são encaminhados para análise pelo editor técnico. Após o parecer do editor técnico, o editor científico toma a decisão editorial final, encaminha a versão aprovada do manuscrito ao autor correspondente e solicita sua tradução para a língua inglesa (ou portuguesa, conforme o caso) no prazo de 7- 20 dias (com certificado emitido pelo tradutor).

A Acta tem um corpo de tradutores credenciados (incluindo enfermeiros), que emitem certificado de tradução. Sem ele, o manuscrito não será publicado.

Os manuscritos aceitos para publicação passam a ser chamados de artigos e entram em produção editorial. Quando o seu artigo for aceito e estiver em processo de produção: pode comemorar!

A produção editorial inclui as etapas de recebimento do artigo traduzido, edição, diagramação de XML, PDF e HTML, leitura final pelo editor científico, checagem final pelo editor técnico e envio às bases de dados. Este processo deve ser encerrado dentro de 45 dias.

A Acta adota três modalidades de avaliação por pares:

1. Avaliação duplo-cega: autores e pareceristas não conhecem a identidade um do outro.

2. Avaliação simples-cega: os autores revelam sua identidade mas os pareceristas permanecem anônimos.

3. Avaliação aberta: autores e pareceristas conhecem a identidade um do outro.

A modalidade padrão de avaliação adotada pela Acta é a duplo-cega. Porém, nos casos de preprint não é possível garantir o anonimato dos autores; assim, a avaliação pode ser simples-cega ou aberta. Reiteramos que a abertura do processo de avaliação pelos pares depende da concordância entre os editores associados e pareceristas envolvidos.

 

 

Responsabilidade Editoriais

 

Editor-Chefe:

  • Estabelecer o escritório editorial;
  • Definir o corpo editorial;
  • Definir os tipos de publicação aceitos pela revista;
  • Estabelecer a política para autoria;
  • Estabelecer a política para submissão, parecer, ressubmissão, revisão por pares e retratação de manuscrito;
  • Estabelecer os padrões de ética da revista;
  • Estabelecer e manter a liberdade editorial;
  • Desenvolver políticas e procedimentos para atrair manuscritos de qualidade científica;
  • Manter a integridade e confiabilidade dos manuscritos recebidos dentro do processo de avaliação pelos pares;
  • Estabelecer a política financeira e promocional da revista;
  • Fazer o acompanhamento financeiro do processo de produção da revista;
  • Determinar a política de promoção e marketing;
  • Assegurar a visibilidade da revista.

 

Editor Técnico:

  • Estabelecer as normas para publicação na revista;
  • Checar e verificar as referências e citações dos artigos aceitos para publicação;
  • Checar os critérios de indexação, permanência e manutenção da revista junto às bases de dados;
  • Fazer a supervisão administrativa do processo editorial;
  • Acompanhar o cronograma de cada publicação.

 

Editor-Científico:

  • Estabelecer e manter o sistema de avaliação dos manuscritos e o processo de tomada de decisão editorial;
  • Emitir o parecer final do manuscrito (publique-se); em caso de pareceres contraditórios, opinar sobre a publicação ou encaminhar para outras avaliações;
  • Ler as provas da revista;
  • Fazer a revisão final de conteúdo da revista (boneco) e aprovação;
  • Avaliar a qualidade científica da publicação em relação a:
  • Fundamentação teórica;
  • Relevância temática;
  • Rigor documental;
  • Procedimentos metodológicos;
  • Originalidade;
  • Contribuição científica;
  • Assegurar a linguagem e o estilo científico da revista.

 

Editor Associado:

  • Ajudar o editor científico nas tarefas de:
  • Receber e ler os manuscritos recebidos (pode ser divido por área):
  • Recomendar revisores;
  • Ajudar no preparo das recomendações dos revisores aos autores;
  • Captar trabalhos nas instituições de ensino e pesquisa;
  • Divulgar a revista.
  • Dar lisura ao processo de revisão junto ao Corpo Diretivo da revista.

 

Autores:

  • Organizar o manuscrito científico mantendo o rigor da ética e da metodologia científica em sua redação;
  • Cumprir os prazos solicitados pela revista;
  • Submeter seus resultados na plataforma de submissão;
  • Cumprir as normas e exigências das instruções aos autores;
  • Divulgar o artigo quando publicado;
  • Atender às solicitações dos revisores no processo de avaliação pelos pares
 

 

Disponibilidade dos dados da pesquisa

 

A Acta recomenda que todos dados de pesquisa sejam públicos em repositórios no momento da submissão ou que se tornem públicos quando o artigo for publicado. Se os autores optarem por manter os dados da pesquisa fechados, a Acta respeitará sua decisão. A Acta recomenda que sejam preferencialmente usados os repositórios de dados das instituições onde um dos autores tem vínculo ou em outros repositórios de dados confiáveis.

Guia TOP: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Guia_TOP_pt.pdf

Guia de citação de dados de pesquisa

https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/guia-de-citacao-de-dados_pt.pdf

Lista de repositórios para depósito de dados de pesquisa:

https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Lista-de-Repositorios-Recomendados_pt.pdf

SciELO Data

 

 

Cobrança de Taxas

 

Taxa de adequação e conformidade: R$ 350,00

Obs: Em caso de rejeição, a taxa de adequação e conformidade não será devolvida.

Taxa de edição: R$ 1.600,00

Obs: A taxa de edição deve ser paga após o recebimento do e-mail de aceite enviado pelo editor científico.

Para fazer o pagamento, pedimos para acessar: https://acta-ape.org/taxas-de-publicacao/

 

 

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

 

A política de retratação da Acta segue os princípios preconizados pela COPE.

A Acta emite erratas só em caso de reconsideração de informações relacionadas aos métodos e resultados do artigo publicado. Não é emitida errata em caso de ajustes no título, nome dos autores, afiliações institucionais, abreviatura dos autores, Orcid ID, ou sessões de agradecimentos e colaborações. Essas informações devem ser checadas pelos autores quando receberem a decisão editorial e o PDF final do artigo anexado no e-mail.

 

 

Política sobre Conflitos de Interesse

 

Os conflitos de interesse podem ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesse podem ocorrer quando autores, revisores ou editores têm interesses pessoais que podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que podem ter influenciado o trabalho. Se ainda houver um potencial conflito de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo na página de títulos. Para mais informações, pedimos analisar: Disclosure of Financial and Non-Financial Relationships and Activities, and Conflicts of Interest.

 

 

Adoção de softwares de verificação de similaridade

 

A Acta usa o CrossRef Similarity Check (iThenticate).

O software de similaridade é usado nos artigos aceitos para publicação. A checagem é baseada na semelhança de conteúdo com publicações anteriores. A análise é realizada checando os parágrafos e suas respectivas referências.

 

Uso de Inteligência Artificial

Visando assegurar a integridade e confiabilidade dos resultados e conclusões apresentados em manuscritos que usaram chatbots (tais como Bard, Bing e ChatGPT) e manter a confiança do público nas descobertas e avanços apresentados, a Acta apoia as recomendações da World Association of Medical Editors (WAME, https://wame.org/page3.php?id=106) sobre as considerações éticas relacionadas ao uso dessas tecnologias:

Transparência: Os autores devem relatar o uso de aplicativo de inteligência artificial e/ou tecnologias assistidas na sessão métodos.

Atribuição: O NOME DA FERRAMENTA e/ou SERVIÇO e o MOTIVO de uso da ferramenta devem ser informados.

Responsabilidade: Se durante a análise de similaridade for constatado que o autor usou aplicativo de inteligência artificial e isso não foi adequadamente informado, o manuscrito será automaticamente desconsiderado para publicação.

Limitações: os autores devem incluir as limitações e os potenciais vieses do uso de chatbots na discussão de seus manuscritos.

 

 

Questões de Sexo e Gênero

 

A equipe editorial da Acta está atenta às diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex andGenderEquity in Research – SAGER) bem como os autores que publicam na revista. As diretrizes SAGER orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Coerentemente, a Acta observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

 

 


Comitê de Ética

 

Pesquisas envolvendo seres humanos desenvolvidas no Brasil devem apresentar o documento de aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa e/ou Comissão Nacional de Ética em Pesquisa conforme recomendação do Ministério da Saúde, Comissão Nacional de Saúde (Res. 466/2012; cap. XII.2). Em estudos com seres humanos, todos pacientes (ou seus representantes legais) devem concordar com sua participação no estudo, assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Pesquisas envolvendo seres humanos desenvolvidas em outros países devem apresentar a documentação ética local. Pesquisas envolvendo animais no Brasil devem apresentar o documento de aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa no Cuidado e Utilização de Animais (conforme a Res. Normativa do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal 30/2016). Pesquisas envolvendo animais desenvolvidas em outros países devem apresentar a documentação ética local.

 

 

Direitos Autorais

 

Os autores de artigos publicados na Acta são os titulares dos direitos autorais do artigo, concedendo a qualquer terceiro, o direito de usar, reproduzir ou divulgar seu artigo (nos termos da licença CC BY, Creative Commons Attribution 4.0). A Acta é um periódico de acesso aberto, e seu conteúdo está gratuitamente disponível aos leitores ou suas instituições. Os leitores estão autorizados a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos (ou usá-los para qualquer outra finalidade legal) sem pedir prévia permissão do editor ou autor.

 

 

Propriedade Intelectual e Termos de uso

 

Todo conteúdo da Acta está licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição BY (exceto onde está identificado). A Acta adotou a licença do tipo BY-NC até Ago/2015. Depois, adotou a do tipo BY.

O periódico on-line tem acesso aberto e gratuito.

Os autores assumem total responsabilidade pelo conteúdo do artigo. A Acta encoraja os autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, postando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais, mídias sociais acadêmicas e mídias sociais pessoais (desde que seja a citação seja igual àquela do website do periódico).

 

 

Patrocinadores e Agências de Fomento

 

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

 

Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo

 

 

 


CORPO EDITORIAL

 

Editor-Chefe

 

Janine Schirmer

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (EPE-UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0003-0783-2961, Lattes: http://lattes.cnpq.br/3721636964139813, E-mail: schirmer.janine@unifesp.br

 

 

Editor Científico

 

Marcia Barbieri

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (EPE-UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0002-4662-1983, Lattes: http://lattes.cnpq.br/9352140129630269, E-mail: mbacta5@gmail.com

 

 

Editor Técnico

 

Edna Terezinha Rother

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (EPE-UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0002-9453-3582, Lattes: http://lattes.cnpq.br/3167510663248046, E-mail: ednarother@gmail.com

 

 

Editores Associados

 

Alexandre Pazetto Balsanelli

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (EPE-UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0003-3757-1061, Lattes: http://lattes.cnpq.br/1857033024402274, E-mail: alexandre.balsanelli@unifesp.br

 

Ana Cristina Vilhena Abrão

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (EPE-UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0001-6249-2467, Lattes: http://lattes.cnpq.br/9986621531942283, E-mail: ana.abrao@unifesp.br

 

Ana Lúcia de Moraes Horta

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (EPE-UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0001-5643-3321, Lattes: http://lattes.cnpq.br/6589995987863639, E-mail: analuciahorta18@gmail.com

 

Bartira de Aguiar Roza

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (EPE-UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0002-6445-6846, Lattes: http://lattes.cnpq.br/9255434835123749, E-mail: bartira.roza@unifesp.br

 

Camila Takao Lopes

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (EPE-UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0002-6243-6497, Lattes: http://lattes.cnpq.br/4904538541897667, E-mail: ctlopes@unifesp.br

 

Denise Miyuki Kusahara

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (EPE-UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0002-9498-0868, Lattes: http://lattes.cnpq.br/2666393667209812, E-mail: dkusahara@unifesp.br

 

Edvane Birelo Lopes De Domenico

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (EPE-UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0001-7455-1727, Lattes: http://lattes.cnpq.br/9590895567864681, E-mail: domenico.edvane@unifesp.br

 

Fabio D’Agostino

Saint Camillus International University of Health and Medical Sciences, Roma, Itália. Orcid ID: https://orcid.org/0000-0002-4641-604X, E-mail: fabio.d.agostino@uniroma2.it

 

Howard Karl Butcher

Florida Atlantic University, Flórida, Estados Unidos, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0002-8394-516X, E-mail: hbutcher54@gmail.com

 

Juliana de Lima Lopes

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (EPE-UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0001-6915-6781, Lattes: http://lattes.cnpq.br/1478157388713375, E-mail: juliana.lima@unifesp.br

 

Kelly Pereira Coca

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (EPE-UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0002-3604-852X, Lattes: http://lattes.cnpq.br/8167230363189115, E-mail: kcoca@unifesp.br

 

Manuela Frederico-Ferreira

Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Coimbra, Portugal, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0003-4512-1669, E-mail: mfrederico@esenfc.pt

 

Meiry Fernanda Pinto Okuno

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (EPE-UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0003-4200-1186, Lattes: http://lattes.cnpq.br/6910164256304562, E-mail: mf.pinto@unifesp.br

 

Myriam Aparecida Mandetta

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (EPE-UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0003-4399-2479, Lattes: http://lattes.cnpq.br/3111422210593688, E-mail: mpettengill@unifesp.br

 

Paula Hino

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (EPE-UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0002-1408-196X, Lattes: http://lattes.cnpq.br/6815362006090017, E-mail: paula.hino@unifesp.br

 

Rafaela Gessner Lourenço

Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0002-3855-0003, Lattes: http://lattes.cnpq.br/1746446265812460, E-mail: rafaelagessner@ufpr.br

 

Sayonara de Fatima Faria Barbosa

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0002-2342-3300, Lattes: http://lattes.cnpq.br/9066226306974527, E-mail: sayonara.barbosa@ufsc.br

 

Sílvia Caldeira

Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, Portugal, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0002-9804-2297, E-mail: caldeira.silvia@gmail.com

 

Thiago da Silva Domingos

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (EPE-UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0002-1421-7468, Lattes: http://lattes.cnpq.br/2184168438993433, E-mail: t.domingos@unifesp.br

 

Tracy Heather Herdman

Boston College, Massachusetts, Estados Unidos, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0002-6526-1848, E-mail: editor@academiceditingfornurses.com

 

 

Editor Associado Colaborador (Temas Especiais)

 

Cibelli Rizzo Cohrs

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (EPE-UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0003-3743-1034, Lattes: http://lattes.cnpq.br/7498230850923062, E-mail: cibellicohrs@unifesp.br

 

Danila Cristina Paquier Sala

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (EPE-UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0003-3723-6706, Lattes: http://lattes.cnpq.br/6367508233142381, E-mail: danila.paquier@unifesp.br

 

Neyson Pinheiro Freire

Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), São Paulo, SP, Brasil, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0002-9038-9974, Lattes: http://lattes.cnpq.br/8245886201592431, E-mail: neyson.freire@cofen.gov.br

 

 

Comissão Editorial

 

Donna K. Hathaway

The University of Tennessee Health Science Center College of Nursing; Memphis, Tennessee, Estados Unidos, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0001-8920-4947, E-mail: dhathaway@utmem.edu

 

Dorothy A. Jones

Boston College, Chestnut Hill, Massachusetts, Estados Unidos, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0003-3679-9742, E-mail: dorothy@jones-law.ca

 

Emiko Yoshikawa Egry

Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0003-0974-0315, Lattes: http://lattes.cnpq.br/1345735545670360, E-mail: emiyegry@usp.br

 

Ester Christine Gallegos-Cabriales

Universidad Autónomo de Nuevo León, Monterrey, México, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0003-3619-2596, E-mail: esther.gallegosc@gmail.com

 

Geraldyne Lyte

University of Manchester, Manchester, Reino Unido, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0002-8222-0124, E-mail: geraldine.lyte@manchester.ac.uk

 

Helen M. Castillo

College of Health and Human Development, California State University, Northbridge, California, Estados Unidos, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0002-1286-3546, E-mail: helen.castillo@csun.edu

 

Heimar de Fátima Marin

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0001-9729-9923, Lattes: http://lattes.cnpq.br/5458785300394469, E-mail: hfmarin@unifesp.br

 

Ivone Evangelista Cabral

Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0002-1522-9516, Lattes: http://lattes.cnpq.br/7561708512534413, E-mail: icabral444@gmail.com

 

Jane Brokel

The University of Iowa, Iowa, Estados Unidos, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0003-0584-1741, E-mail: brokelj@trinity-health

 

Kay Avant

University of Texas, Austin, Texas, Estados Unidos, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0002-2390-2985, E-mail: kayavant@austin.utexas.edu

 

Leila Maria Geromel Dotto

Universidade Federal do Acre, Rio Branco, Acre, Brasil, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0001-6315-5403, Lattes: http://lattes.cnpq.br/0659813806442727, E-mail: leiladotto@uol.com.br

 

Luz Angelica Muñoz Gonzales

Universidad Nacional Andrés Bello, Santiago, Chile, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0002-3090-8322, E-mail: lmunoz@unab.cl

 

Margaret Lunney

Staten Island University, Staten Island, New York, Estados Unidos, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0003-0327-4800, E-mail: margaret.lunney@csi.cuny.edu

 

María Consuelo Castrillón Agudelo

Universidad de Antioquia, Medellín, Colômbia, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0002-9248-8204, E-mail: concastri@epm.net.co

 

Maria Helena Costa Amorim

Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0002-4252-7092, Lattes: http://lattes.cnpq.br/2520838143870302, E-mail: mhcamorimap@gmail.com

 

Maria Helena Palucci Marziale

Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0003-2790-3333, Lattes: http://lattes.cnpq.br/9226065950792831, E-mail: marziale@eerp.usp.br

 

Maria Márcia Bachion

Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil, Lattes: http://lattes.cnpq.br/8503907944360635, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0001-5044-6148, E-mail: maria_marcia_bachion@ufg.br

 

Maria Müller Staub

Institute of Nursing, ZHAW University, Winterthur, Suiça, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0001-5194-6160, E-mail: muellerstaub@me.com

 

Martha Curley

Children Hospital Boston, Boston, New York, Estados Unidos, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0001-5228-6694, E-mail: curley@nursing.upenn.edu

 

Patricia Marck

University of Alberta Faculty of Nursing, Edmonton Alberta, Canadá, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0001-8118-4195, E-mail: patricia.marck@ualberta.ca

 

Shigemi Kamitsuru

Shigemi Kamitsuru, Kangolabo, Tokyo, Japão, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0001-9843-3856, E-mail: kamitsuru@kangolabo.jp

 

Sue Ann P. Moorhead

The University of Iowa, Iowa, Estados Unidos, Orcid ID: https://orcid.org/0000-0002-9517-9909, E-mail: sue-moorhead@uiowa.edu

 

Escritório Editorial

Bruno Henrique Sena Ferreira

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (EPE-UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil, E-mail: actapaulista@unifesp.br

 

 

 


INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Forma e preparação de manuscritos

 

Os autores devem ler atentamente as instruções e consultar os Padrões de Editoração. antes de submeter um manuscrito à Acta.

Os manuscritos submetidos à devem obrigatoriamente ter a estrutura abaixo:

Título (máximo: 12 palavras)

Resumo (até 250 palavras)

Texto desde a Introdução até a Conclusão (3000 palavras; caracteres não são contabilizados)

(Tabelas, quadros e figuras (até três)

Referências (máximo: 35; em artigos de revisão, máximo: 50).

Não há exigências relacionadas a tipo e tamanho de fonte e espaçamento de parágrafo, pois temos padrões de editoração próprios.

 

 

Preparando um manuscrito para submissão

 

Na redação, é necessário respeitar as regras ortográficas e gramaticais. Os manuscritos que não respeitam essas regras podem ser rejeitados logo após a submissão. Sugerimos que os autores encaminhem seus manuscritos a um dos profissionais indicados para revisão e edição antes da primeira submissão.

Salientamos que plágio acadêmico é crime (em qualquer nível) e fere a legislação brasileira (Código Penal: artigo 184; Lei 9.610-98: § 3°, art. 7°) que regulamenta o direito autoral. Assim, plágio é matéria cível e penal.

Em caso de plágio detectado, a conduta editorial segue as orientações do Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics (COPE).

Os manuscritos submetidos são de inteira responsabilidade dos autores, independente da opinião dos editores da Acta. Qualquer manuscrito submetido à Acta não pode ter sido publicado ou encaminhado simultaneamente a outro periódico; se isso for identificado, o manuscrito será rejeitado. A veracidade das informações e citações bibliográficas é também de responsabilidade dos autores. A Acta segue o Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors.

Os manuscritos podem ser submetidos à Acta nos idiomas português, inglês ou espanhol. No caso daqueles redigidos em inglês e espanhol, sua versão final aprovada deverá ser também traduzida para o português.

Em caso de manuscritos redigidos em espanhol (ou inglês), o autor deverá providenciar sua tradução para o português e inglês (ou espanhol). Nesse caso, o artigo será publicado nos três idiomas. Se os autores dos manuscritos redigidos em português ou inglês quiserem publicar a versão aprovada também em espanhol, o Escritório Editorial deverá ser consultado e os autores deverão providenciar sua tradução.

Os artigos deverão ser submetidos por via eletrônica conforme as instruções publicadas no sitehttp://mc04.manuscriptcentral.com/ape-scielo

 

 

Tipos de documentos aceitos

 

Artigo original: Trabalhos prospectivos, experimentais ou retrospectivos completos. Nessa modalidade, os autores devem cumprir as orientações do Guia de preparo para artigos originais além de apresentar o checklist relacionado ao delineamento do estudo.

Revisão de escopo: É um tipo de manuscrito que explora os principais conceitos do tema em questão, verificando a dimensão, o alcance e a natureza dos estudos, condensando e publicando os dados e apontando as lacunas nas pesquisas existentes. Nessa modalidade, os autores devem seguir e apresentar o Template for Scoping Review do JBI Scoping Review Network e o registro no PROSPERO.

Revisão integrativa: Manuscrito com análise ampla da literatura, visando obter um completo entendimento de um dado fenômeno com base em estudos anteriores (experimentais ou não experimentais).

Revisão sistemática: É uma revisão planejada para responder a uma pergunta específica usando uma metodologia sistematizada para identificar, selecionar e avaliar criticamente os estudos publicados, e analisando os dados a serem incluídos. Meta-analise: Os métodos estatísticos (meta-análise) podem (ou não) ser usados na análise e síntese dos resultados dos estudos incluídos. Nessa modalidade, os autores devem seguir e apresentar o checklist PRISMA e o registro no PROSPERO.

 

1. Documentos para a submissão on-line

a) Carta de Apresentação (cover letter): nessa carta ao editor-chefe, o autor deve explicar porque seu manuscrito deve ser publicado na Acta, resumindo a contribuição de seus resultados e conclusões ao conhecimento atual e apontando sua aplicabilidade prática [File Name ScholarOne Manuscripts: supplemental files not for review];

b) [Em caso de Artigo Original] Pesquisas desenvolvidas no Brasil envolvendo seres humanos devem apresentar a documentação comprobatória de aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa e/ou CONEP conforme o caso (Ministério da Saúde, Comissão Nacional de Saúde: Res. CNS 466/2012, cap. XII.2). Em estudos com seres humanos, todos pacientes (ou seus representantes legais) devem concordar com sua participação no estudo, assinando o termo de consentimento livre e esclarecido (Ministério da Saúde, Comissão Nacional de Saúde, Res. CNS 466/2012). Pesquisas envolvendo seres humanos desenvolvidas em outros países devem apresentar a documentação ética local;

Pesquisas desenvolvidas no Brasil envolvendo animais devem apresentar a documentação comprobatória de aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa no Cuidado e Utilização de Animais, conforme o caso (Res. Normativa CONCEA, 30/2016). Pesquisas envolvendo animais desenvolvidas em outros países devem apresentar a documentação ética local (File Name ScholarOne Manuscripts: CEP or CONEP Approval);

Em caso de Artigo de Revisão de Escopo Integrativa e Sistemática, os autores não precisam apresentar o documento mencionado acima. Porém, é necessário anexar uma declaração própria informando que não é necessário apresentar a documentação de comprovação ética por se tratar de um artigo de revisão [File Name ScholarOne Manuscripts: CEP or CONEP Approval];

c) Comprovante de pagamento da taxa de adequação e conformidade (File Name ScholarOne Manuscripts: Payment voucher);

d) Anexar a nota fiscal relacionada a taxa de adequação e conformidade. Esclarecemos que a nota fiscal deve ser solicitada no link https://acta-ape.org/taxas-de-publicacao/; os autores devem clicar em Nota Fiscal Eletrônica, preencher o formulário e aguardar o contato do Escritório Editorial (File Name ScholarOne Manuscripts: Payment voucher);

e) Manuscrito (vide abaixo Documento Principal) (File Name ScholarOne Manuscripts: Main document);

f) Página de Título ([File Name ScholarOne Manuscripts: Title Page);

g) Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta (Modelo: File Name ScholarOne Manuscripts: Copyright letter);

h) Para os ensaios clínicos abaixo, os autores devem anexar o checklist correspondente: ensaio clínico randomizado (CONSORT); estudo observacional em epidemiologia (STROBE); estudo qualitativo (COREQ); revisão de escopo [Template for Scoping Review do JBI Scoping Review Network (File Name ScholarOne Manuscripts: Title Page)] e revisão sistemática e metanálise (PRISMA).

 

2. Página de Título (Title Page) deve conter:

  • Título do manuscrito (≤12 palavras; não usar fonte caixa alta);
  • Os nomes completos (sem abreviaturas) dos autores (≤8) e as Instituições às quais eles pertencem (obrigatório);
  • Especificação sobre as contribuições individuais de cada autor na elaboração do manuscrito segundo os critérios do International Committee of Medical Journal Editors: reconhecimento baseado na contribuição substancial em relação ao seguinte:

1. Concepção e projeto ou análise e interpretação dos dados;

2. Redação do manuscrito ou revisão crítica relevante do conteúdo intelectual;

3. Aprovação final da versão a ser publicada. Essas três condições devem ser integralmente atendidas;

  • Agradecimentos: os autores devem agradecer a todas fontes de financiamento ou suporte (institucional ou privado) para realizar o estudo. Fornecedores de materiais ou equipamentos (gratuitos ou com desconto) podem ser agradecidos incluindo a origem (cidade, estado e país). Em caso de agência de fomento, pode-se especificar que o autor AB recebeu bolsa, p.ex.: Ao Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, CNPq (ou À Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES etc.); bolsa (de produtividade em pesquisa, mestrado etc.) para AB. Em caso de estudo realizado sem recursos financeiros (institucionais e/ou privados), os autores devem declarar que a pesquisa não recebeu financiamento para sua realização.
  • Conflitos de interesse: os autores devem informar qualquer potencial conflito de interesse, incluindo interesses (políticos e/ou financeiros) associados a patentes, propriedade, provisão por fabricantes de materiais (e/ou insumos, equipamentos etc.) usados no estudo;
  • Ensaios clínicos: manuscritos desenvolvidos no Brasil que apresentam resultados parciais ou integrais devem apresentar comprovante de registro de pesquisa clínica (ou de submissão à base de dados do Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos, ReBEC). Em casos anteriores à data de publicação pela Agência de Vigilância Sanitária (RDC 36; 27/06/2012) ou de estudos desenvolvidos em outros países, serão aceitos comprovantes de registro em outras plataformas (Internacional Clinical Trials Registration Platform, ICTRP/OMS);
  • Em caso de manuscritos de revisão sistemática e revisão de escopo (PROSPERO);
  • Autor correspondente: nome completo e e-mail;
  • Incluir o ID Orcid de todos autores.

 

3. Resumo

Resumo é uma apresentação abreviada de um texto (dicionário Houaiss). Seu objetivo é facilitar a comunicação com os leitores. Ele deve fornecer o contexto ou base do estudo, procedimentos básicos, principais resultados, conclusões, enfatizando aspectos novos e importantes do estudo. Esta é a parte mais lida do artigo depois do título. O resumo deve ser redigido no mesmo idioma do manuscrito com até 250 palavras e estruturado da seguinte forma:

  • Objetivo: uma frase contendo a pergunta principal e/ou hipóteses a serem testadas;
  • Métodos: descrever desenho, população e procedimentos básicos do estudo;
  • Resultados: apresentar o resultado principal em uma frase concisa. Níveis de significância estatística e intervalo de confiança, só quando necessário;
  • Conclusão: frase simples e direta em resposta à pergunta do objetivo com base nos resultados.
  • Cinco descritores em Ciências da Saúde (DeCS) que representam o trabalho (lista de descritores na Base de Dados LILACS, Bireme, disponível em http://decs.bvs.br/); o Nursing Thesaurus (Internacional Nursing Index) ou MeSH Keywords (http://www.nlm.nih.gov/mesh/meshhome.html) poderão ser consultados como lista suplementar se necessário.

 

4. Referências

As referências aos documentos (impressos e/ou eletrônicos) devem seguir o Estilo Vancouver, conforme elaborado pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (www.icmje.org). O alinhamento das referências deve ser feito pela margem esquerda. Títulos de periódicos devem ser abreviados conforme a List of Journals Indexed in Index Medicus e International Nursing Index.

As referências contribuem para convencer os leitores da validade dos fatos e argumentos apresentados. Elas dão credibilidade ao relato quando adequadamente escolhidas. Assim, só devem ser citadas as referências de periódicos científicos indexados em bases de dados internacionais, as quais foram consultadas integralmente pelos autores e têm relação direta e relevante com o assunto do manuscrito. Na lista referências, não devem ser incluídas obras tais como teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, apostilas, anais etc. Elas não podem ser recuperadas no original pelos leitores, não foram publicados em periódicos científicos, não cumpriram integralmente o processo de avaliação pelos pares, tendo assim uma expressão científica reduzida.

A atualidade das referências deve ser considerada pois a citação de obras recentes (menos de cinco anos) é essencial em artigos originais.

  • No texto, as citações devem aparecer depois do ponto no final da frase (não no meio da frase se possível) sendo numeradas consecutivamente (algarismos arábicos sobrescritos, entre parênteses) sem mencionar o nome dos autores. Quando as citações forem sequenciais, elas devem ser separadas por um hífen (3-7). Se elas forem intercaladas, devem ser separadas por vírgula (1,4,6,9). Citações sequenciais só com duas citações devem ser separadas por vírgula (3,4). As Referências devem ser numeradas, na mesma ordem da citação no texto. Aquelas referentes a artigos com texto completo em português (ou outro idioma que não o inglês) devem ter o título em inglês (entre colchetes), com a indicação do idioma do texto no final da referência (exemplos estão disponíveis abaixo). Todas referências devem ser apresentadas sem negrito, itálico ou grifo.
  • As referências devem ser cuidadosamente conferidas, e os leitores devem conseguir consultar o material referenciado no original; assim, não devem ser usadas publicações isoladas nem materiais de suporte (dicionários, estatística etc.).
 

 

Ativos Digitais

 

Os padrões de editoração da Acta devem ser consultados.

 

 

Artigos de periódicos

 

Com até seis autores

Com mais de seis autores

Instituição como autor

Sem indicação de autoria

Volume com suplemento

Fascículo com suplemento

Volume em partes

Fascículo em partes

Fascículo sem volume

Sem fascículo e sem volume

Artigo com errata publicada

Artigo no prelo

Editoriais

Documentos em formato eletrônico

 

 

Contato

 

Escola Paulista de Enfermagem
Universidade Federal de São Paulo

R. Napoleão de Barros, 754
04024-002, São Paulo, SP, Brasil 
E-mail: actapaulista@unifesp.br

 


 

 

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br