Informações básicas
O Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas é sucedâneo do "Boletim do Museu Paraense de História Natural e Etnographia", criado por Emílio Goeldi em 1894. A revista tem como missão publicar trabalhos originais nas áreas de Antropologia, Arqueologia, Linguística Indígena e em disciplinas correlatas. Aceita colaborações em português, espanhol, inglês e francês para as seguintes seções: artigos científicos, artigos de revisão, notas de pesquisa, memória, resenhas bibliográficas, teses e dissertações. A periodicidade é quadrimestral (abril, agosto e dezembro). Desde 2016, o Boletim é disponibilizado apenas em meio eletrônico. O título abreviado do periódico é Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Cienc. Hum., que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas O Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas tem uma política de acesso aberto. A fim de garantir a originalidade do seu conteúdo, o Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas aplica ferramentas de antiplágio que estão disponíveis na web. |
Fontes de indexação
|
Propriedade intelectual
|
Patrocinadores
A publicação recebe financiamento de:
|
Divulgação
Editora Científica
|
Editores Associados
|
Conselho Editorial Científico
|
Produção Editorial
Assistentes Editoriais
Apoio Editorial
|
Foco e política
O Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas tem como missão publicar trabalhos originais em rqueologia, história, antropologia, linguística indígena e disciplinas correlatas, bem como promover a diversidade no que se refere à equidade de gêneros e grupos étnicos e à representatividade geográfica. |
Políticas de seção
A revista aceita colaborações em português, espanhol, inglês e francês para as seguintes seções: Artigos Científicos - textos analíticos originais, resultantes de pesquisas com contribuição efetiva para o avanço do conhecimento. De 15 até 30 laudas. Artigos de Revisão - textos analíticos ou ensaísticos originais, com revisão bibliográfica ou teórica de determinado assunto ou tema. De 15 até 30 laudas de texto. Notas de Pesquisa - relato preliminar mais curto que um artigo, sobre observações de campo, dificuldades e progressos de pesquisa em andamento, enfatizando hipóteses, comentando fontes, resultados parciais, métodos e técnicas utilizados. Até 15 laudas. Memória - seção que se destina à divulgação de acervos ou seus componentes que tenham relevância para a pesquisa científica; de documentos transcritos parcial ou integralmente, acompanhados de texto introdutório; e de ensaios biográficos, incluindo obituário ou memórias pessoais. Até 15 laudas. Resenhas Bibliográficas - texto descritivo e/ou crítico de obras publicadas na forma impressa ou eletrônica. Até cinco laudas. Teses e Dissertações - descrição sucinta, sem bibliografia, de dissertações de mestrado, teses de doutorado e livre-docência. Uma lauda. O Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas publica resumos de teses e dissertações, mas não publica capítulos de teses ou de dissertações. Entendida a necessidade e o interesse acadêmico na divulgação de resultados oriundos da formação em nível de pós-graduação, recomenda-se, para esses casos, a produção de artigo científico com texto distinto do original, dando ênfase ao que se destaca na pesquisa da tese ou dissertação e com uso de citação direta onde adequado. Essa orientação contempla monografias em geral, bem como trabalhos de conclusão de curso de graduação. A revista não aceita resumos expandidos, textos na forma de relatório e nem trabalhos previamente publicados em qualquer meio de acesso público. Processo de avaliação pelos pares A revista possui um Conselho Científico. Os trabalhos submetidos são primeiramente avaliados pelo Editor Científico ou por um dos Editores Associados. O Editor reserva-se o direito de sugerir alterações nos trabalhos recebidos ou devolvê-los, caso não estejam de acordo com os critérios exigidos para publicação. Uma vez aceitos, os artigos seguem para avaliação dos pares (peer-review). Os artigos são analisados por dois especialistas, no mínimo, que não integram a Comissão Editorial e emitem pareceres independentes. Caso haja discordância entre os pareceres, o trabalho é submetido a outro(s) especialista(s). Caso mudanças ou correções sejam recomendadas, o trabalho é devolvido ao(s) autor(es), que terão um prazo de 30 dias para elaborar nova versão. Em atenção aos princípios de equidade étnica, de gênero e de representatividade geográfica, a revista tem o compromisso de potencializar a diversidade de opiniões especialistas, resguardados, obviamente, os princípios de expertise e formação exigidos. Após receber os pareceres anônimos, o Editor decide quanto à aceitação do artigo para publicação. Se aceito, o(s) autor(es) é/são convidado(s) a revisar o artigo com base nos pareceres e nas observações do Editor. O(s) autor(es) deve(m) explicar como a revisão foi realizada, dar justificativa em caso de não acatar sugestão dos pareceres, devendo obrigatoriamente usar a ferramenta “Controle de alterações” do Word para realizar as alterações no texto. O artigo revisado deve ser enviado através da plataforma online, por meio do link de revisão disponível em “PAINEL AUTOR” na plataforma ScholarOne, clicando em “CRIAR UMA REVISÃO”. Após a aprovação, os trabalhos são publicados por ordem de chegada. O Editor Científico também pode determinar o momento mais oportuno. Um autor só poderá submeter nova contribuição passado período de 12 meses a contar da data da submissão anterior. Ao final do documento, um fluxograma demonstra as etapas do processamento editorial na revista. Política de preprint Seguindo orientações dadas pela SciELOPreprints, que busca acelerar a comunicação científica, o periódico, ao receber submissões de artigos cuja temática requer veiculação imediata do conteúdo, sugere aos autores que depositem os textos na SciELO Preprints enquanto ocorre o processo de avaliação (SciELO, 2021). Recomendações éticas O periódico segue as diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE), bem como o uso do “Guia de boas práticas para o fortalecimento da ética na publicação científica”. (2018), e segue as recomendações do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (International Committee of Medical Journal Editors - ICMJE) para garantir a integridade dos resultados publicados pela revista. O plágio é visto como um crime editorial, sendo uma conduta inaceitável para o periódico. Como forma de evitar esta falta de ética, o BMPEG. Ciências Humanas utiliza o software antiplágio iThenticate, do Crossref. Declaração de direitos autorais Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. A revista segue as recomendações do Movimento do Acesso Aberto (Open Access), disponibilizando todo o conteúdo da revista de modo online e gratuito. A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada pela secretaria por e-mail ao autor de correspondência, após a aceitação do artigo para publicação. O documento deve ser assinado por todos os autores. Pesquisas com seres humanos Pesquisas que envolvam seres humanos devem atender à Resolução CNS n° 466/2012 (https://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf). Em submissões resultantes de pesquisas com grupos humanos, é atribuição do(s) autor(es) enviarem, no ato da submissão do manuscrito, o termo de consentimento livre e esclarecido, documento pertinente ao cadastramento do estudo no Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos. Recomenda-se ainda que os autores mencionem no manuscrito a aprovação a aprovação da pesquisa por Comitê de Ética reconhecido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, do Conselho Nacional de Saúde (CONEP-CNS). Indexadores
Apresentação de artigos O Boletim recebe contribuições somente em formato digital. Os arquivos digitais dos artigos devem ser submetidos online na plataforma ScholarOne via o site da revista ou diretamente via o link, fornecendo obrigatoriamente as informações solicitadas pela plataforma. Antes de enviar seu trabalho, o autor precisa verificar se foram cumpridas as normas da revista. Disso depende o início do processo editorial. Cadastramento O(s) autor(es) deve(m) realizar o cadastro (Login/Senha), criando uma conta pessoal na plataforma online https://mc04.manuscriptcentral.com/bgoeldi-scielo, na seção “CRIAR UMA CONTA”, e preencher corretamente o perfil. O cadastramento/criação de uma conta precisa ser feito somente uma vez. Após isso, a conta deve ser usada para todas as submissões de trabalhos, revisões e pareceres. Ao submeter o artigo, é necessário que todos os autores realizem cadastro na base de identificação acadêmica internacional Connecting Research and Researchers (ORCID) em http://orcid.org/. O cadastro é necessário para autores e coautores. A publicação científica atribui o Digital Object Identifier (DOI) nos trabalhos publicados, bem como adota a publicação contínua de artigos aprovados pela revista.
Encaminhamento Para submeter um novo trabalho, o autor precisa fazer o login na plataforma online e clicar em “AUTOR”. Após realizar este passo, o autor deve buscar a janela “PAINEL AUTOR” e iniciar o processo de submissão através do link “INICIAR NOVA SUBMISSÃO”, no qual deverá realizar os sete passos:
Os trabalhos, depois de formatados, são encaminhados por e-mail, em PDF, para aprovação final dos autores, que devem responder com a maior brevidade possível. Nessa etapa, não são aceitas modificações no conteúdo do trabalho ou que impliquem alteração na paginação. Caso o autor não responda ao prazo, a versão formatada é considerada aprovada. Diretrizes para autores Todas as submissões devem ser enviadas por meio da plataforma de submissão online ScholarOne. Os originais devem ser enviados: 1. Em Word, com fonte Times New Roman, tamanho 12, entrelinha 1,5, em laudas sequencialmente numeradas. Os trabalhos de linguística indígena devem utilizar fonte compatível com o padrão Unicode, como Arial, Calibri, Cambria, Déjà Vu, Tahoma e outras que incluam todos os símbolos fonéticos do Alfabeto Fonético Internacional - AFI (Internartional Phonetic Alphabet – IPA. Times New Roman é preferível, mas inclui IPA em Unicode somente a partir das últimas edições de Windows. Nunca improvisar símbolos do IPA usando letras comuns com tachamento (imitando ɨ, ʉ, etc.).
2. Da primeira página, devem constar: 3. Os originais não podem incluir o(s) nome(s) do(s) autor(es) e nem agradecimentos. 4. Deve-se destacar termos ou expressões por meio de aspas simples. 5. Apenas termos científicos latinizados e palavras em língua estrangeira devem constar em itálico. 6. Os artigos devem seguir as recomendações da APA 7th Edition - Citation Guide (acesso gratuito em https://apastyle.apa.org/blog/coronavirus-response) para uso e apresentação dos elementos bibliográficos: citações em documentos e referências bibliográficas. 7. Tabelas devem ser digitadas em Word, sequencialmente numeradas, com legendas claras. 8. Todas as figuras (ilustrações, gráficos, imagens, diagramas etc) devem ser apresentadas em páginas separadas e numeradas, com as respectivas legendas, e submetidas na plataforma online em arquivos à parte. Devem ter resolução mínima de 300 DPI e tamanho mínimo de 1.500 pixels, em formato JPEG ou TIFF, obedecendo, se possível, as proporções do formato de página do Boletim, nos limites de 16,5 cm de largura e 20 cm de altura (para uso em duas colunas) ou 8 cm de largura e 20 cm de altura (para uso em uma coluna). As informações de texto presentes nas figuras, caso possuam, devem estar em fonte Arial, com tamanho entre 7 e 10 pts. 9. Figuras feitas em programas vetoriais podem ser enviadas, preferencialmente, em formato aberto, na extensão .cdr (X5 ou inferior), .eps ou .ai (CS5 ou inferior). 10. O texto do artigo deve, obrigatoriamente, fazer referência a todas as tabelas, gráficos e ilustrações. 11. Seções e subseções no texto não podem ser numeradas. 12. Somente numeração de páginas e notas de rodapé devem ser automáticas. Textos contendo numeração automatizada de seções, parágrafos, figuras, exemplos, ou outros processos automatizados, como referenciação e compilação de lista de referências, não serão aceitos. 13. Observar cuidadosamente as regras de nomenclatura científica, assim como abreviaturas e convenções adotadas em disciplinas especializadas. 14. Notas de rodapé devem ser em algarismos arábicos e utilizadas apenas quando imprescindíveis, nunca como referências. 15. Citações e referências a autores no decorrer do texto devem subordinar-se à seguinte forma: sobrenome do autor (não em caixa alta), ano: página(s). Exemplos: (Goeldi, 1897, 10); Goeldi (1897, 10). 16. Todas as obras citadas ao longo do texto devem estar corretamente referenciadas ao final do artigo, e todas as referências no final do artigo devem ser citadas no texto.
|
Divulgação
Os artigos são divulgados integralmente no formato PDF no sítio da revista, no Digital Publishing Platform (ISSUU), no DOAJ e no SciELO, além de redes sociais como o Facebook. |
Endereço para correspondência
Museu Paraense Emílio Goeldi |
Patrocínio da revista
Museu Paraense Emílio Goeldi Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações |