Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 22/07/2024)

SOBRE O PERIÓDICO

 

Breve Histórico

 

O periódico Cadernos Saúde Coletiva, iniciou suas atividades em 1987, possuía periodicidade trimestral e, a partir de 2024, adota o sistema de fluxo publicação contínuo, agilizando a publicação dos trabalhos já aprovados. 

A Instituição diretamente responsável pelo periódico é o Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A missão de Cadernos Saúde Coletiva é contribuir para a consolidação e desenvolvimento do campo de conhecimento da Saúde Coletiva, afirmando seu caráter multidisciplinar e seu compromisso com as transformações sociais que resultem em benefícios para a saúde de populações humanas, por meio da divulgação de pesquisas originais de cunho teórico ou aplicado de interesse para a saúde pública. 

O título abreviado do periódico é Cad. Saude Colet., que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

 

Conformidade com a Ciência Aberta 

 

Cadernos Saúde Coletiva segue a política de acesso aberto, do tipo Gold Open Access com acesso integral e de forma gratuita a seus artigos. 

Cadernos Saúde Coletiva incentiva publicação de artigos preprints em plataformas públicas, como SciELO Preprints. O uso do preprint promove a comunicação de resultados de pesquisas em tempo oportuno, permite que o autor receba críticas e sugestões e realize as modificações que julgue pertinentes de forma a aprimorar a qualidade do manuscrito.

No processo de submissão do manuscrito, os autores devem preencher e submeter o Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta.

 

 

Ética na Publicação

 

O periódico Cadernos Saúde Coletiva adota e utiliza as orientações e recomendações do Committee on Publication Ethics (COPE) e do ICMJE (International Committee of Medical Journal Editors) para a garantia da ética e integridade na publicação científica.

Artigos de pesquisa envolvendo seres humanos devem indicar, na seção Métodos, sua expressa concordância com os padrões éticos e com o devido consentimento livre e esclarecido dos participantes. Os estudos devem estar de acordo com a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, que trata do Código de Ética para Pesquisa em Seres Humanos, e com a Declaração de Helsinque.

Estudos envolvendo animais devem explicitar o acordo com os princípios éticos internacionais e instruções nacionais que regulamentam pesquisas com animais e apresentar o número do parecer de aprovação da Comissão de Ética em Pesquisa Animal.

A aprovação por parte de um Comitê de Ética adequado é um requisito indispensável para qualquer pesquisa que envolva seres humanos ou animais. É imperativo que os autores incluam no manuscrito o nome do comitê de ética responsável pela aprovação, juntamente com o número de referência do projeto aprovado. 

Somente serão aceitos para publicação os artigos de pesquisas clínicas que tenham recebido um número de identificação em um dos Registros de Ensaios Clínicos validados pelos critérios estabelecidos pela OMS e ICMJE, cujos endereços estão disponíveis no site do ICMJE. O número de identificação deverá ser registrado na seção de Métodos.

Para que o estudo esteja de acordo com os padrões de boas práticas recomenda-se o uso da lista de verificação abaixo. Outros guias encontram-se listados no sítio de internet da Equator Network

a. CONSORT para ensaios randomizados;

b. STARD para estudos de acurácia diagnóstico;

c. TRIPOD para estudos de desenvolvimento de modelos preditivos;

d. STROBE para estudos observacionais;

e. PRISMA para revisões sistemáticas e meta-análises;

f. JBI manual ou PRISMA-ScR para revisões de escopo.

 

 

Foco e Escopo

 

Cadernos Saúde Coletiva veicula resultados de pesquisa empírica e teórica que se inserem no campo da Saúde Coletiva e suas interfaces. Sendo a Saúde Coletiva um campo eminentemente interdisciplinar, há um amplo espectro de temas que com ele se identificam, mas fundamentalmente a diversidade temática não pode ser confundida com diversidade de objetos. Assim, a singularidade de Cadernos Saúde Coletiva se expressa, em relação à comunicação de pesquisa, na ênfase dada à publicação de manuscritos que tenham como eixo principal a saúde como fenômeno coletivo. 

Cadernos Saúde Coletiva publica artigos que contribuam significativamente para o avanço do conhecimento e da prática na área da Saúde Coletiva e em áreas relacionadas. Isso inclui, mas não se limita a, estudos que se identificam com os eixos constitutivos básicos da Saúde Coletiva: Epidemiologia; Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde; e Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Cadernos Saúde Coletiva valoriza temas de grande interesse e caros à saúde coletiva como Saúde e Ambiente, Saúde e Trabalho, Representações Sociais em Saúde, Ciência de dados em Saúde Pública, Economia da Saúde entre outros.

 

 

Preservação Digital

 

Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

 

 

Fontes de Indexação

 

 

 

Ficha Bibliográfica 

 

Título do periódico: Cadernos Saúde Coletiva
Título abreviado: Cad. Saúde Colet.
Publicação de: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Periodicidade: Anual
Modalidade de publicação: Publicação Contínua
Ano de criação do periódico: 1987

 

 

Websites e Mídias Sociais

 

Bluesky

 

 

POLÍTICA EDITORIAL

Preprints 

 

Cadernos Saúde Coletiva incentiva publicação de artigos preprints em plataformas públicas, como SciELO Preprints. O periódico considera que o uso do preprint promove a comunicação de resultados de pesquisas em tempo oportuno, permite que o autor receba críticas e sugestões e realize as modificações que julgue pertinentes de forma a aprimorar a qualidade do manuscrito, sem comprometer sua originalidade.

 

 

Processo de avaliação por pares

 

Os manuscritos submetidos passam por um processo de pré-seleção, em que os Editores-Chefes avaliam sua adequação às normais editoriais, escopo e padrões de qualidade do periódico. Manuscritos que não atendem a estes critérios são rejeitados nesta fase inicial.

Uma vez aprovados na pré-seleção, os manuscritos são encaminhados aos Editores Associados para avaliação e, se pertinente, envio a revisores. 

Cadernos Saúde Coletiva adota um processo de revisão por pares duplamente anônimo por pelo menos dois pareceristas, que podem ser membros do Conselho Científico ou revisores convidados. 

O processo de avaliação por pares inclui as seguintes etapas:

  • Processo de Avaliação inicial pelos Editores-Chefes (pré-seleção): um dos Editores-Chefes revisa o manuscrito em relação às normais editoriais, escopo e padrões de qualidade do periódico. Se aprovado nesta fase, o manuscrito é encaminhado para avaliação de conformidade com os padrões da revista. 
  • Conformidade com Padrões: o Assistente Editorial avalia se o manuscrito está de acordo com as Instruções aos Autores. Caso contrário, o manuscrito é devolvido para ajustes. 
  • Envio para revisão por pares: Uma vez cumpridos os requisitos, o manuscrito retorna para um dos Editores-Chefes que indica um Editor Associado, que seleciona revisores especializados no tema abordado e/ou métodos utilizados no manuscrito.
  • Pareceres dos Revisores: os revisores avaliam o manuscrito anonimamente e submetem suas recomendações pelo sistema ScholarOne (https://mc04.manuscriptcentral.com/cadsc-scielo). Com base nesses pareceres, o Editor Associado faz sua recomendação preliminar de (1) Aceitar o manuscrito sem modificações, (2) Aceitar o manuscrito com modificações maiores, (3) Aceitar o manuscrito com modificações menores, (4) Rejeitar o manuscrito com opção de ressubmissão ou (5) Rejeitar o manuscrito.
  • Decisão Final: o Editor-Chefe ou o editor Associado tomam a decisão final sobre o manuscrito que é comunicada aos autores.

Em consonância com práticas de comunicação da Ciência Aberta, o periódico passa a adotar em sua política editorial, abertura do processo de revisão por pares em que é oferecido aos pareceristas a opção de dialogar diretamente com o autor correspondente com abertura ou não das identidades. Os autores poderão concordar em interagir diretamente com pareceristas responsáveis pela avaliação do manuscrito, quando lhe oferecida a opção.

 

 

Dados abertos

 

Cadernos Saúde Coletiva recomenda o compartilhamento dos dados, códigos, métodos e outros materiais utilizados e resultantes das pesquisas que geralmente ficam subjacentes nos textos dos artigos publicados pelos periódicos.

Os dados, códigos e materiais subjacentes ao artigo e utilizados na concepção e realização da pesquisa devem ser adequadamente citados no texto e incluídos na lista de referências, preferivelmente com um identificador persistente como o DOI.

Recomenda-se o armazenamento de dados observados, coletados, gerados para validar os resultados da pesquisa original, sejam dados brutos, processados, áudio, vídeo, código, software, algoritmos, protocolos e métodos. 

Os dados de pesquisa do manuscrito aprovado para publicação poderão ser, a partir de 2024, armazenados no repositório SciELO Data.

 

 

Cobrança de Taxas

 

Cadernos Saúde Coletiva não realiza cobrança taxas de submissão, processamento de artigo (APC) ou publicação. 

 

 

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

 

Cadernos Saúde Coletiva está empenhado em defender a integridade da literatura e publica Errata, Expressões de Preocupações ou Avisos de Retração dependentes da situação e de acordo com as diretrizes e recomendações do COPE e SciELO.

Em situação de má conduta, a política de retratação será aplicada pelo periódico, conforme o Guia de boas práticas para o fortalecimento da ética na publicação científica proposto pela SciELO. 

O Registro e Publicação de Errata seguirá as recomendações propostas pela SciELO no Guia para o registro, marcação e publicação de Errata.

O Registro e publicação de Retratação será conforme proposto pela SciELO no Guia para o registro, marcação e publicação de retratação.

 

 

Política sobre Conflito de Interesses

 

Conflitos de interesses podem ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos.

Os autores devem registrar uma declaração de conflitos interesse em formulário próprio por ocasião da submissão do manuscrito (Folha de rosto). Se não há interesse em declarar, então, deve-se mencionar: "Os autores declaram não haver conflitos de interesse". Esta declaração será publicada, em última instância, se o artigo for aceito.

Os revisores e editores envolvidos no processo avaliação e tramitação do artigo devem divulgar em uma declaração se há ou não conflito de interesse. Caso haja, ainda que potencial, o conflito de interesse deve ser informado em documento próprio assinado e anexado ao processo de tramitação. Essas informações serão publicadas caso o artigo seja aprovado.

Todos os autores, os revisores e os editores envolvidos no processo de avaliação e tramitação do artigo devem divulgar quaisquer relações financeiras e pessoais com outras pessoas ou organizações que possam influenciar inapropriadamente sua atividade. Exemplos de potenciais conflitos de interesses concorrentes incluem emprego, consultoria, propriedade de ações, honorária, testemunho de especialistas pagos, pedidos/registros de patentes e subvenções ou outros financiamentos.

Quando editores tiverem um conflito de interesse, devem delegar a tomada de decisão para outros editores.

Para mais informações consultar: Disclosure of Financial and Non-Financial Relationships and Activities, and Conflicts of Interest.

 

 

Adoção de softwares de verificação de similaridade

 

Cadernos Saúde Coletiva adota ferramentas para detecção de similaridade profissionais (Grammarly, CopySpider, Plagiarisma). 

Manuscritos são verificados na submissão (submissão original ou revisão). A identificação de grau de similaridade acima do esperado, implica em avaliação qualitativa por parte dos Editores-chefes em relação à identificação de plágio ou autoplágio. O resultado desta avaliação pode reconhecer (1) ausência de plágio, (2) existência de similaridades menores que podem ser ajustadas ou (3) plágio/autoplágio, com consequente recusa de publicação do manuscrito.

Quando houver dúvidas ou necessidade de informações adicionais, um dos Editores-chefes entrará em contato com o autor correspondente e, se necessário, com todos os autores.  Se for comprovada a má-conduta, além do artigo ser recusado para publicação, os Editores-chefes decidirão as sanções pertinentes a cada caso, ouvindo as ponderações de membros do Conselho Editorial.

 

 

Sobre o uso de Inteligência Artificial para elaboração dos manuscritos

 

Autores e autoras que fizerem uso de inteligência artificial generativa devem descrever, na Folha de rosto e no corpo do manuscrito, a ferramenta utilizada e como ela foi empregada.

A inteligência artificial (IA) ou tecnologias assemelhadas não podem ser consideradas autoras ou coautoras de textos, pois a autoria requer a existência de uma pessoa capaz de assumir responsabilidade legal pela originalidade, precisão e integridade do trabalho. 

 

 

Questões de Sexo e Gênero

 

A equipe editorial do Cadernos Saúde Coletiva, além dos autores que publicam na revista, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, Cadernos Saúde Coletiva observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

 

 

Comitê de Ética

 

Os autores devem anexar uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa

 

 

Direitos Autorais

 

Autores de artigos publicados por Cadernos Saúde Coletiva mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. 

 

 

Propriedade Intelectual e Termos de uso

 

Responsabilidade do site: 

  • O periódico Cadernos Saúde Coletiva se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de normativa ortográfica, com vistas de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém o estilo dos autores. Os arquivos originais não serão devolvidos aos autores.

Responsabilidade do autor:

  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados em Cadernos Saúde Coletiva, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou replicação sujeita a indicação de primeira publicação no periódico, por meio da Licença CC BY 4.0. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade. 
  • Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo periódico Cadernos Saúde Coletiva, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution.
  • Autores de artigos publicados por Cadernos Saúde Coletiva mantém os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.
  • Cadernos Saúde Coletiva encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.
 

 

Patrocinadores e Agências de Fomento

 

 

 


CORPO EDITORIAL

 

Editores-chefes

 

 

 

Editores Associados

 

 

 

Conselho Científico

 

 

 

Equipe Técnica

 

 

 


INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES

 

Tipos de documentos aceitos

 

Cadernos Saúde Coletiva publica trabalhos inéditos considerados relevantes para a área de Saúde Coletiva.

São aceitos trabalhos em português, espanhol e inglês, para as seguintes seções:

  • Revisão: revisão sistemática ou de escopo sobre temas pertinentes à Saúde Coletiva, máximo de 4.500 palavras e 5 ilustrações. Revisões sistemáticas deverão ter seu protocolo publicado ou registrado em uma base de registro de revisões sistemáticas como por exemplo o PROSPERO. Protocolos de revisões de escopo devem estar igualmente registrados em base de registro como Open Science Framework. A revista não aceita revisões narrativas ou integrativas.
  • Artigos originais: resultado de pesquisa de natureza empírica utilizando métodos quantitativos ou qualitativos (máximo de 4.000 palavras e 5 ilustrações). 
  • Comunicação Breve: relatando resultados preliminares de pesquisa, ou ainda resultados de estudos originais que possam ser apresentados de forma sucinta (máximo de 2.000 palavras e 2 ilustrações).
  • Debate: análise de temas relevantes do campo da Saúde Coletiva, acompanhado por comentários críticos assinados por autores a convite dos Editores, seguida de resposta do autor do artigo principal (máximo de 4.000 palavras e 5 ilustrações).
  • Esquina da Educação: os artigos devem ser inovadores, críticos e adequados para uso no ensino de cursos de saúde coletiva, epidemiologia, bioestatística e áreas afins, além de serem úteis para o desenvolvimento profissional (máximo de 2.000 palavras e 4 ilustrações).
 

 

Contribuição dos Autores

 

Os autores devem enviar um arquivo de declaração de cada autor descrevendo suas contribuições individuais para o artigo usando as funções relevantes do CRediT: Conceituação; Curadoria de dados; Análise formal; Captação de recursos; Investigação; Metodologia; Administração de projetos; Recursos; Software; Supervisão; Validação; Visualização; Papéis/Redação - rascunho original; Redação - revisão e edição. (https://credit.niso.org/

 

 

Preparação do Manuscrito

 

Cadernos Saúde Coletiva exige que todos os artigos submetidos atendam aos padrões de qualidade estabelecidos pelas diretrizes para a elaboração de relatórios de pesquisa em saúde da Rede Enhancing the Quality and Transparency of Health Research (EQUATOR). 

Para que o estudo esteja de acordo com os padrões de boas práticas recomenda-se o uso da lista de verificação abaixo. Outros guias encontram-se listados em Equator Network:

a. CONSORT para ensaios randomizados;

b. STARD para estudos de acurácia diagnóstico;

c. TRIPOD para estudos de desenvolvimento de modelos preditivos;

d. STROBE para estudos observacionais;

e. PRISMA para revisões sistemáticas e meta-análises;

f. JBI manual ou PRISMA-ScR para revisões de escopo.

 

 

Formato de Envio dos Artigos

 

Os textos devem estar obrigatoriamente nos idiomas inglês, espanhol ou português.

O manuscrito submetido deve ser enviado em formato Microsoft Word e organizado da seguinte maneira, sendo estes itens obrigatórios:

Carta de apresentação ao Editor Chefe (Cover Letter), com apresentação geral do artigo, sua importância dentro do contexto, destaques sobre a originalidade, principais achados e considerações finais. Além disto, nesta carta deve constar a declaração da não submissão concomitante a outro periódico e de ausência de conflito de interesses. 

Folha de rosto, que deve conter:

  • Título do trabalho na língua original e em inglês e, no caso de o artigo original ser em inglês, título também em português (até 50 palavras)
  • Título resumido (até 50 caracteres)
  • Nome dos autores
  • ORCID dos autores
  • Titulação dos autores
  • Vínculo institucional dos autores
  • E-mail do autor correspondente
  • Endereço completo do autor correspondente
  • Agradecimentos. Pessoas ou Instituições que prestaram alguma colaboração ao trabalho, mas que não preenchem os critérios de autoria (opcional). 

Declaração informando que a pesquisa foi aprovada por um comitê de ética institucional. A aprovação por parte de um Comitê de Ética adequado é um requisito indispensável para qualquer pesquisa que envolva seres humanos ou animais. É imperativo que os autores incluam no manuscrito o nome do comitê de ética responsável pela aprovação, juntamente com o número de referência do projeto aprovado. 

 

 

Regras gerais

 

Resumo

O resumo deverá apresentar de forma concisa a questão central da pesquisa, os métodos utilizados, os resultados e a resposta à questão central do trabalho (até 200 palavras).

O resumo deve ser estruturado em Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Conclusão.

Todos os artigos submetidos em Português ou Espanhol deverão ter resumo na língua principal e sua tradução em Inglês (Abstract). No caso de artigo submetido em Inglês, o resumo deve ser apresentado também em Português.

Deverão também trazer um mínimo de 3 e um máximo de 5 palavras-chave, traduzidas em cada língua (key words, palabras clave), dando-se preferência aos Descritores para as Ciências da Saúde, DeCS (a serem obtidos na página http://decs.bvs.br/).

Documento de responsabilidade de autoria

É necessário o envio, no ato da submissão, do documento de responsabilidade de autoria, assinado por cada um dos autores. O modelo do documento de responsabilidade de autoria pode ser obtido aqui.

Documento principal

O documento principal não pode conter identificação dos autores. 

Deve-se iniciar o documento principal com o título do artigo, Resumo e Abstract, e palavras chave, nos dois idiomas. Em seguida, o texto do manuscrito, dividido em subseções.

 

 

 

Submissão de manuscritos

 

 

O sistema que a revista utiliza para submissão dos artigos é o ScholarOne, que pode ser acessado pelo site https://mc04.manuscriptcentral.com/cadsc-scielo

Todos(as) os(as) autores(as) deverão se cadastrar no sistema da revista para a submissão de manuscritos. O acompanhamento do processo editorial dos manuscritos também deve ser feito por meio do sistema. Os contatos necessários com o autor serão realizados por e-mail.

 

 

Ativos Digitais

 

Ilustrações: O número máximo de ilustrações (quadros, tabelas, gráficos, mapas, figuras etc) deve seguir o estipulado para os diferentes tipos de manuscritos aceitos para submissão, conforme descrito acima. Solicitações de exceções do número de quadros, tabelas e/ou figuras (gráficos, mapas etc.), deverão ser apresentadas no momento da submissão e justificadas por escrito, (em anexo à folha de rosto). Cabe aos Editores-chefes avaliarem caso-a-caso a pertinência e viabilidade editorial de aceitar um número excedente de ilustrações.

Tabelas: As tabelas devem ser apresentadas no corpo do texto, no local em que devem ser inseridas, numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, na ordem em que foram citadas no texto. Deve ter título breve, com local e ano dos dados apresentados ano final do título.

Cabe ressaltar que a tabela deve ser autoexplicativa, evitando, desta forma, abreviações. As abreviações que forem necessárias, assim como outras notas explicativas, devem estar descritas na nota de rodapé da tabela, mesmo que já tenham sido citadas no texto.

Figuras: As fotografias, desenhos, gráficos, mapas, etc. devem ser citados como figuras. Devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, na ordem em que foram citadas no texto. As legendas devem ser apresentadas ao final da figura. As figuras podem ser incluídas no corpo do manuscrito, mas devem ser também enviadas em arquivo separado (p. ex., jpeg, tiff), atendendo às especificações de resolução (mínimo 300 dpi).

Equações: As equações deverão vir centralizadas e numeradas sequencialmente, com os números entre parênteses, alinhados à direita.

 

 

Citações e Referências

 

A norma adotada para elaboração das referências é Vancouver. Cite as referências no texto usando algarismos arábicos na ordem de citação, entre parênteses. Os primeiros seis autores devem ser citados. Após o 6º autor, inclua "et al.".

 

 

Documentos Suplementares 

 

Além dos documentos já descritos na seção Formato de Envio dos Artigos, são exigidos os seguintes documentos suplementares:

Cada documento deve ser anexado separadamente no campo designado dentro do sistema ScholarOne. Antes de iniciar o processo, a pessoa responsável pela submissão deve se registrar previamente no sistema como autor e criar/associar seu registro ORCID. Todos os autores devem ser registrados no Sistema e ter um registro ORCID atualizado.

 

 

Declaração de Financiamento

 

Os autores devem fornecer informações detalhadas sobre as fontes de financiamento do seu trabalho ao submeterem seus manuscritos a Cadernos Saúde Coletiva, incluindo.

  • Identificação dos Financiadores (instituições, organizações ou indivíduos que forneceram suporte financeiro ou de outra natureza para o desenvolvimento do trabalho).
  • Detalhes do Contrato (se aplicável, fornecer o número do contrato ou qualquer outra referência específica relacionada ao apoio financeiro).
 

 

Contato

 

O sítio do periódico na internet pode ser acessado em scielo.br/j/cadsc/cadernos.iesc.ufrj.br 

Dúvidas e comunicações deverão ser feitas pelo e-mail: cadernos@iesc.ufrj.br

 

Endereço institucional:
Cadernos Saúde Coletiva
Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598
Rio de Janeiro - RJ - Brasil 
Tel.: (55 21) 3938 9494 

 

 


Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br