Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 29/05/2024)

SOBRE O PERIÓDICO

Breve Histórico

 

A Associação Brasileira de Cerâmica (ABCeram) foi fundada em 1953, e em março de 1955, foi publicado o primeiro número da Cerâmica, contendo os trabalhos apresentados no Primeiro Congresso Brasileiro de Cerâmica, realizado em São Paulo em 1954.

 

 

Conformidade com a Ciência Aberta

 

Cerâmica segue o modelo de acesso aberto. O periódico adota uma série de práticas, como a política de acesso livre, o código de boas práticas para editores e incentiva o uso de redes sociais para a divulgação de trabalhos publicados pelos autores. Além disso, permite, opcionalmente, a indicação do papel de cada um dos autores em artigos com múltipla autoria durante o processo de submissão no ScholarOne, seguindo a taxonomia de funções do CRediT. Também incentivamos o compartilhamento dos conjuntos de dados de análise, instrumentos, scripts de análise estatística, roteiros e materiais adicionais, disponibilizados em repositórios online abertos, como, por exemplo, SciELO DataZenodo, Mendeley Data, etc., caso não possam ser publicados no próprio trabalho (essa informação deve ser indicada no manuscrito pelo(s) autor(es). Cerâmica incentiva a publicação de preprints em plataformas públicas como: arXiv e SciELO Preprints, para que, sendo o caso, o manuscrito seja discutido abertamente, antes da avaliação. Também em sintonia com as práticas da ciência aberta, o periódico oferece a opção aos autores e revisores de abertura do processo de avaliação por pares, com ou sem identificação dos seus nomes.

 

 

Ética na Publicação

 

Cerâmica dedica-se a cumprir as boas práticas e segue normas e recomendações de padrões de ética e responsabilidade na comunicação científica estabelecidas pelas instituições nacionais e internacionais, entre as quais se destacam: COPE, FAPESP e Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica.

Cerâmica tem o compromisso com a ética e qualidade na publicação. Estamos em conformidade com padrões de comportamento ético esperado para todas as partes envolvidas: autores(as), editores(as) e revisores(as) na publicação. Autores, Editores e Revisores são incentivados a estudar e seguir todas as normas de boas práticas da pesquisa científica.

Para promover a predominância de originalidade dos textos o periódico adota programas de verificação de duplicidades com textos já publicados, Cerâmica não aceita em qualquer instância o plagio ou qualquer outro comportamento antiético. Quando é detectado plágio o(s) autor(es) são informados, com a apresentação do relatório gerado pelo software utilizado. Cerâmica utiliza o software de detecção de plágio CopySpider. Quando houver dúvida ou questionamento, o editor-chefe entra em contato com o autor correspondente.

O autor correspondente, no momento de envio do artigo declara que seu conteúdo é original e garante que o trabalho não foi publicado e não está no prelo ou em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. 

Se houver dúvidas, solicita-se ao autor correspondente dados comprobatórios da metodologia e dos resultados. O periódico segue os diagramas de fluxo do COPE para identificação e orientação sobre más condutas. 

Ao suspeitar de má conduta ética, o editor-chefe avaliará a situação visando o esclarecimento do problema. Correções ou esclarecimentos poderão ser publicados pelo periódico se necessário. Os casos não mencionados nestas normas serão resolvidos pelos editor-chefe e editores associados.

 

 

Foco e Escopo

 

Cerâmica, órgão oficial da Associação Brasileira de Cerâmica (ABCeram), publica contribuições originais (e artigos revisão) de interesse na área de cerâmica, compreendendo: abrasivos, biocerâmicas, cerâmicas avançadas, cerâmica branca, cerâmica de mesa, cerâmica eletroeletrônica, cerâmica estrutural, cerâmica magnética, cerâmica nuclear, cerâmica óptica, cerâmica química, cerâmica termomecânica, cerâmica vermelha, cimento, compósitos de matriz cerâmica, materiais refratários, materiais de revestimento, matérias primas, vidrados, vidros e vitrocerâmicas, análise microestrutural, ciência básica, arte cerâmica, instrumentação, processos de fabricação, síntese de pós, técnicas de caracterização etc.

 

 

Preservação Digital

 

Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

 

 

Fontes de Indexação

 

 

 

Ficha Bibliográfica

 

Título do periódico: Cerâmica (São Paulo)
Título abreviado: Cerâmica
Publicação de: Associação Brasileira de Cerâmica (ABCeram)
Periodicidade: Anual
Modalidade de publicação: Publicação Contínua
Ano de criação do periódico: 1955

 

 

Websites

 

https://www.abceram.org.br/ceramica.journal/ 

 

 

POLÍTICA EDITORIAL

Preprints

 

Cerâmica aceita a publicação de preprints em plataformas públicas como: arXiv e SciELO Preprints. Os autores devem divulgar detalhes da postagem preprint, incluindo DOI e termos de licenciamento, mediante apresentação do manuscrito ou em qualquer outro ponto durante a consideração na Cerâmica. Uma vez que o preprint é publicado, o(s) autor(es) é(são) responsável(is) pela atualização da referência, incluindo o DOI e URL da versão publicada do artigo no site do periódico, seguindo às regras do mesmo.

 

 

Processo de avaliação por pares

 

Cerâmica define, na sua política editorial, os seguintes critérios para o processo de avaliação de manuscritos submetidos: adequação ao escopo do periódico e as normas técnicas, gramaticais e formais do periódico, relevância, conteúdo, coerência textual, consistência teórico-metodológica.

O processo de avaliação consiste em três etapas, a saber:

1. Análise preliminar do editor-chefe a fim de verificar: adequação às instruções gerais definidas pela política editorial; quanto ao foco e escopo do periódico, a relevância e contribuição do texto e análise de similaridade em todos os documentos submetidos por meio do software CopySpider. Cerâmica tem estrita atenção aos padrões éticos para a realização de pesquisas em animais e humanos. Certificados de comitês de ética em animais e humanos são exigidos no processo de submissão. Em caso de dúvida sobre a documentação apresentada o periódico poderá recusar o artigo. O artigo que não seguir os critérios será devolvido aos autores para correções. Caso os trabalhos sejam inadequados ou estejam em desacordo com as normas do periódico, poderão ser rejeitados com base nesta avaliação preliminar, caso contrário serão enviados para um dos editores associados que são responsáveis pelo envio para a avaliação por pares.

2. Encaminhamento para os revisores: O artigo que estiver em conformidade com as normas será submetido à avaliação de mérito e método científico por pelo menos dois revisores ad hoc de instituições distintas da de seu(s) autor(es). 

Em princípio Cerâmica adota a revisão por pares na forma cega simples. No entanto, em sintonia com as práticas da ciência aberta, o periódico oferece a autores e revisores opções de abertura do processo de avaliação por pares, com ou sem identificação dos seus nomes. A autorização para divulgação do nome poderá ser dada pelos autores no momento de submissão do artigo e pelos avaliadores no preenchimento do Formulário sobre conformidade com a ciência aberta. A publicação das avaliações que fundamentaram a decisão de publicação do artigo poderá ser editada pelo corpo editorial do periódico.

Os revisores, por meio de um parecer redigido em formulário do ScholarOne, recomendarão uma dentre as opções:

  •  Aceite
  •  Pouca revisão
  •  Muita revisão
  •  Rejeitado

O(s) editor(es), após análise do parecer encaminham este ao(s) autor(es). No caso de o parecer ser “Pouca revisão” ou “Muita revisão” o artigo retorna ao(s) autor(es) para correção, modificação, adequação e ou justificativa às considerações dos revisores. O manuscrito revisado deve ser ressubmetido ao ScholarOne pelo mesmo autor que enviou o manuscrito original. A versão revisada de um artigo deverá ser acompanhada de uma carta de apresentação explicando cada alteração solicitada pelos revisores. As sugestões que não forem aceitas deverão ser justificadas. As alterações devem ser claramente destacadas no texto. O artigo revisado e a carta de apresentação são avaliados inicialmente pelo editor-chefe que encaminha ao editor associado que encaminha aos revisores.

Em caso de rejeição do artigo por um dos dois revisores, o editor associado decidirá se o enviará para avaliação de um terceiro revisor. O editor associado e o editor-chefe são responsáveis pela decisão final quanto à aceitação ou rejeição dos artigos.

3. Quando do aceite, o artigo é encaminhado à editoração digital contratada. A prova final dos artigos é enviada ao autor correspondente por meio de anexo a e-mail. O(s) autor(es) dispõe de 72 horas para correção e devolução do original devidamente revisado, se necessário. Se não houver retorno da prova em 72 horas, o editor-chefe considera como final a versão sem alterações, nesse ponto não são mais permitidas nenhuma alteração ao texto. Todos os artigos serão revisados por pares na forma cega simples.

 

 

Dados abertos

 

Cerâmica incentiva o(s) autor(es) a publicarem os conjuntos de dados de análise, instrumentos, scripts de análise estatística, roteiros e materiais adicionais, disponibilizados em repositórios online abertos, como, por exemplo, SciELO DataZenodo, Mendeley Data, etc., caso não possam ser publicados no próprio artigo. Essa informação deve ser indicada no manuscrito. Consequentemente, quando for o caso, os artigos deverão indicar e referenciar a disponibilidade dos conteúdos subjacentes à elaboração da pesquisa e dos resultados obtidos.

 

 

Cobrança de Taxas

 

Não há cobrança de taxas.

 

 

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

 

A submissão de um manuscrito implica que o mesmo não tenha sido publicado anteriormente, nem esteja no prelo. O artigo será primeiramente avaliado quanto ao cumprimento das normas do periódico.

O manuscrito já publicado no qual má conduta é identificada permanece indexado na base de dados do periódico na condição de retratado. A retratação documenta o motivo e deve ser devidamente referenciada, mediante comunicação do autor ou editor ou outro agente autorizado, e publicada no mesmo periódico. A retratação pode ser parcial quando se aplica a uma parte específica do artigo, sem, entretanto, comprometer o conjunto da pesquisa publicada.

O procedimento para registro de retratação de um manuscrito publicado pela Cerâmica é iniciado após o recebimento de comunicação formal ao editor-chefe do periódico, por meio do e-mail ceramica.journal@abceram.org.br, que comunicará a SciELO. A comunicação deve vir acompanhada do texto de retratação informando os motivos pelos quais o artigo sofrerá a mesma.

Casos de erros ou falhas, independente da natureza ou da origem, que não configurem má conduta, são corrigidos por meio de errata. O periódico publicará o mais rápido possível as erratas ou retratações.

Qualquer adição e modificação no texto submetido deverá ser feita somente antes da aceitação do manuscrito e somente se aprovada pelo editor-chefe do periódico. O editor só considerará adição e modificação no texto em circunstâncias excepcionais após a aceitação do artigo. Enquanto o editor considera a solicitação, a publicação do manuscrito ficará suspensa. 

Caso o artigo já tenha sido publicado em volume on-line, quaisquer solicitações aprovadas pelo editor-chefe resultarão em errata com taxa de R$ 500,00 (quinhentos reais) para autores correspondentes brasileiros e US$ 100,00 (cem dólares americanos) para autores correspondentes estrangeiros (taxa de correção).

Esta política segue o Guia para o registro, marcação e publicação de Errata do SciELO.

 

 

Política sobre Conflito de Interesses

 

O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Ao submeter o artigo, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. Caso haja, ainda que potencialmente, conflito de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo em documento próprio assinado e anexado à plataforma de submissão. Para mais informações ver: Disclosure of Financial and Non-Financial Relationships and Activities, and Conflicts of Interest.

 

 

Adoção de softwares de verificação de similaridade

 

Cerâmica adota o software de verificação de similaridade CopySpider.

Todos os manuscritos submetidos são verificados quanto a sua similaridade antes do envio ao editor associado. Caso seja detectada similaridade ≥ 3% pelo software o manuscrito é devolvido ao autor correspondente com o relatório de similaridade gerado pelo software CopySpider.

 

 

Questões de Sexo e Gênero

 

A equipe editorial da Cerâmica, além dos autores que publicam na revista, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). Além disso, Cerâmica observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

 

 

Comitê de Ética

 

Os autores devem anexar uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa.

 

 

Direitos Autorais

 

Autores de manuscritos publicados pela Cerâmica mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.

 

 

Idiomas de publicação

 

Inglês e Português.

 

 

Propriedade Intelectual e Termos de uso

 

A responsabilidade pelo conteúdo dos periódicos e dos manuscritos é dos(as) autores(as). Os artigos não expressam necessariamente a opinião do periódico ou da ABCeram. O Programa SciELO não assume nenhuma responsabilidade legal relacionada com os conteúdos publicados pelos periódicos. Qualquer demanda recebida será repassada para o editor-chefe do periódico correspondente.

Todo o conteúdo do periódico e os manuscritos publicados pela Cerâmica, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY). Autores de manuscritos publicados pela Cerâmica mantém os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Cerâmica encoraja os Autores a auto arquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa.

 

 

Patrocinadores e Agências de Fomento

 

Marca CNPq — Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico          Identidade Visual — CAPES          

 

 


CORPO EDITORIAL

 

Editor-Chefe

   

 

Editores Associados

 

 

 

Conselho de Editores

 

 


 


INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES

Tipos de documentos aceitos

 

  • Artigo Original
  • Artigo de Revisão
 

 

Contribuição dos Autores

 

No momento da submissão o autor correspondente será convidado (opcional) a descrever as contribuições dos autores utilizando a estrutura de taxonomia do CRediT.

 

 

DOI

 

Será atribuído DOI a todos os artigos publicados.

 

 

Submissão do Manuscrito

 

Todos os manuscritos devem ser submetidos em: https://mc04.manuscriptcentral.com/ce-scielo.

 

 

Formato de Envio dos Artigos

 

  • Título
  • Abstract (máximo 150 palavras)
  • Keywords: (no mínimo 1, no máximo 5), não são usados descritores
  • Nome dos autores (quando sobrenome composto criar identificação clara [caixa alta, negrito e/ou hífen]. Os metadados, compreendendo o título, resumo e palavras-chaves devem ter obrigatoriamente versão no idioma inglês, quando o idioma do texto é diferente do inglês)
  • Autores com afiliação completa
  • ORCID dos autores
  • E-mail do autor de contato

Todos os manuscritos devem ser redigidos em editor de texto Word (.doc ou .docx) em inglês ou português, em papel A4 com margens de 1,5 cm acima e abaixo, 2,5 cm à esquerda e 1,5 cm à direita. Utilizar uma coluna e espaçamento simples com fonte Times New Roman 10, sem formatação especial

Os manuscritos de pesquisa com resultados originais deverão conter além dos itens acima: Introdução (os objetivos deverão ser inseridos no final desta seção), Experimental (ou Materiais e Métodos), Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos (se necessário, nessa seção pode-se informar sobre financiamento da pesquisa, Referências. Não use notas de rodapé. Evitar o uso de subtítulos nas seções

Os artigos de revisão deverão conter além dos itens dos manuscritos de pesquisa com resultados originais excetuando-se a seção Experimental (ou Materiais e Métodos). Podem ser utilizados subtítulos nesse caso

 

 

Ativos Digitais

 

Tabelas devem ser numeradas sequencialmente em algarismos romanos, com legendas na parte superior. As tabelas devem ser editáveis ​​(elaboradas em Word) e inseridas no texto (as tabelas não devem ter cores e sombreados) e devem possuir apenas três linhas horizontais, como no exemplo:

Tabela I - Limites de Atterberg das amostras.

Figuras devem ser numeradas sequencialmente em algarismos arábicos, com legendas na parte inferior. As ilustrações (gráficos, desenhos, fotos, micrografias) deverão ter bom contraste, letras e tamanhos uniformes, suficientes para permitir a leitura após redução (as ilustrações serão publicadas com largura de até 8 cm ou, eventualmente, até 16 cm). Quaisquer marcadores de escala devem ser inseridos nas micrografias. As figuras devem ter resolução de ao menos 300 dpi. 

Equações devem ser indicadas, e referenciadas no texto, por letras maiúsculas entre parênteses ​​(elaboradas em Word), como abaixo:

(A)

 

 

Citações e Referências

 

As citações e referências devem ser numeradas e ordenadas sequencialmente conforme aparecem no texto. Quando citados no texto, os números de referência devem estar colchetes e não sobrescritos. Não utilize campos vinculados (produzidos no Word, Mendeley, Zotero, EndNote e programas similares). Todos os autores de uma citação devem ser incluídos nas referências. Por favor, siga a norma Vancouver, exemplo: [1] Muccillo R, Muccillo ENS. Electric field-assisted flash sintering of tin dioxide. J. Eur. Ceram. Soc. 2014;34(4):915–23. doi:10.1016/j.jeurceramsoc.2013.09.017.

O nome dos autores devem ser: primeiro o sobrenome, espaço e iniciais dos nomes próprios. Os títulos de todos os artigos citados são obrigatórios. Os títulos dos artigos citados nas referências devem ser em texto vertical e não em itálico; a primeira palavra do título é maiúscula, o título deve estar escrito exatamente como aparece na obra citada, terminando com ponto final. Títulos de livros devem ser escritos em itálico com todas as palavras principais em maiúsculas. Os títulos dos periódicos devem ser em texto vertical e não em itálico e abreviados de acordo com o JCR. Os números dos volumes devem estar em negrito. A editora e a cidade de publicação são obrigatórias para os livros.

Referências a periódicos somente na web devem indicar os autores, o título do artigo e o nome do periódico conforme acima, seguidos do URL completo - ou DOI, se conhecido - e do ano de publicação entre parênteses. As referências a sites devem fornecer os autores, se conhecidos, o título da página citada, a URL completa e o ano de postagem entre parênteses.

 

 

Contato

 

Associação Brasileira de CerâmicaABCeram
Av. Prof. Almeida Prado, 532 – IPT – Prédio 36 – 2º Andar – Sala 03 – Cidade Universitária – 05508-901 – São Paulo/SP – Brasil.
Tel./Fax: +55 (11) 3768-7101 / +55 (11) 3768-4284
E-mail: ceramica.journal@abceram.org.br

 

 

Associação Brasileira de Cerâmica Av. Prof. Almeida Prado, 532 - IPT - Prédio 36 - 2º Andar - Sala 03 , Cidade Universitária - 05508-901 - São Paulo/SP -Brazil, Tel./Fax: +55 (11) 3768-7101 / +55 (11) 3768-4284 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ceram.abc@gmail.com