Informações básicas
O Cadernos EBAPE.BR é um periódico on-line com foco na área de Administração, mantido pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV EBAPE). Anteriormente chamado de Cadernos EBAP, publica desde 1980 artigos inéditos em sua totalidade, e sua periodicidade atual é bimestral. O título abreviado do periódico é Cad. EBAPE.BR, que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas. |
Escopo editorial
Seu objetivo é promover o debate de temas relevantes na Administração baseando sua linha editorial em perspectivas interdisciplinares e críticas. O público-alvo do Cadernos EBAPE.BR inclui professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação em Administração e áreas afins, bem como profissionais da administração no Brasil e no exterior. A linha editorial do Cadernos EBAPE.BR almeja a constituição de um espaço de livre acesso para o debate acadêmico com a publicação de pesquisas empíricas, ensaios teóricos, estudos de caso e resenhas bibliográficas relacionados à área de Administração, cujos temas sejam voltados à discussão do campo organizacional, privilegiando o debate e a pluralidade de ontologias, epistemologias, metodologias e abordagens teóricas nos estudos organizacionais. |
Propriedade intelectual
O periódico on-line Cadernos EBAPE.BR, atualmente classificado como A2 pelo sistema de avaliação Qualis Capes, em sua grande área Administração, Ciências Contábeis e Turismo, tem como missão promover o debate de temas relevantes na área da Administração, baseado em perspectivas interdisciplinares e críticas, almejando a constituição de um espaço acadêmico de livre acesso por meio da publicação de artigos qualificados. O processo editorial do Cadernos EBAPE.BR, desde a submissão do manuscrito até a sua aprovação para publicação, envolve diversas partes: autor(es), editor, editores associados, corpo editorial, avaliadores e equipe editorial – assim, mostra-se indispensável o cumprimento das normas éticas aplicadas pelo periódico em todas as fases do processo editorial. O Cadernos EBAPE.BR, como periódico de abrangência nacional e internacional, sustenta-se nas condutas éticas dispostas nos regulamentos do Committee on Publication Ethics (COPE), da Scientific Electronic Library Online (SciELO) – Critérios, política e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos na Coleção SciELO Brasil – e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) – Boas práticas da publicação científica – um manual para autores, revisores, editores e integrantes do corpo editorial, que estabelecem parâmetros de boas práticas editoriais. O Cadernos EBAPE.BR está de acordo e assina a Declaração San Francisco (DORA) e ao Código de Ética e Conduta da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Cada membro da Estrutura Editorial do periódico, no exercício de suas funções, assume responsabilidades alicerçadas em condutas éticas no que tange às relações de gênero, religião e política, garantindo sua neutralidade ao longo do processo editorial. O Cadernos EBAPE.BR tem o plano para backup eletrônico e preservação do acesso ao conteúdo da revista em caso que não seja mais publicado, todo o acervo estará disponível no Repositório FGV de Periódicos e Revistas.
AÇÕES APLICADAS PELO PERIÓDICO EM CONSONÂNCIA COM AS NORMAS ÉTICAS
Os conteúdos dos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorais ou outro direito de terceiros. A revista segue o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
Prezando pela ética editorial dos estudos submetidos e publicados, o Cadernos EBAPE.BR utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo/plagiarismo (Crossref Similarity Check). Além disso, conta com a colaboração dos pareceristas, que, no momento da avaliação double blind, notificam à equipe editorial qualquer semelhança substancial entre o manuscrito em questão e artigos já publicados ou simultaneamente submetidos a outros periódicos, assim como outras informações consideradas pertinentes.
Todas as etapas do processo editorial, a estimativa de prazos etc. são informadas no fluxograma, disponível na página do periódico para consulta dos públicos interno e externo (corpo editorial, autores, leitores). Os dados estatísticos anuais também podem ser acessados pelos órgãos de regulação e classificação do periódico e pela comunidade acadêmica como um todo.
Os artigos científicos, resenhas bibliográficas e estudos de casos & ensino submetidos devem ser inéditos, nacional e internacionalmente, não estando sob consideração para publicação e/ou publicado em nenhum outro periódico ou veículo de divulgação, excetuando-se trabalhos apresentados em Anais de congressos. Os conteúdos dos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorais ou outro direito de terceiros. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia, desde que seja identificada a fonte.
Antes da publicação oficial do artigo na página da revista e nos indexadores, o periódico se responsabiliza por enviar a versão final do manuscrito para aprovação de publicação pelo(s) autor(es), junto com a Declaração de Responsabilidade e Direitos Autorais nominal (modelo interno institucional), para assinatura e validação.
Os procedimentos adotados pelo Cadernos EBAPE.BR para o registro e a publicação de erratas, retratações e manifestações de preocupação são baseados nas normas apresentadas pelo indexador e publisher SciELO, que seguem as orientações dos principais comitês de ética, indexação e publicação científica. A principal fonte na área do periódico são as Normas de Retratação do COPE. |
Fontes de indexação e classificação
|
Patrocinadores
A publicação recebe financiamento de:
|
Histórico
Por Bianor S. Cavalcanti
Por Marcelo Milano Falcão Vieira (Editor, 2003-2009)
Por Profa. Ana Lucia Guedes (2010-2012)
|
Editor-chefe
|
Editor adjunto
|
Conselho editorial
|
Corpo editorial
|
Expediente
Assistente Editorial
Auxiliar Editorial
Revisão de idioma e normas do periódico
Revisor e tradutor de Inglês
Diagramação
Endereço Editorial
Periodicidade |
Forma e preparação de manuscritos
O periódico eletrônico Cadernos EBAPE.BR publica contribuições acadêmicas na forma de artigos científicos, resenhas bibliográficas e estudos de casos & ensino nos idiomas português, inglês e espanhol, de acordo com a política editorial.
TAXA DE APCs
POLÍTICA DE PLÁGIO
POLÍTICA DE ACESSO ABERTO (Open Journal Systems - OJS)
REVISÃO POR PARES / PEER REVIEW
PUBLICAÇÃO BILÍNGUE
Os artigos, resenhas bibliográficas e estudos de casos & ensino devem ser submetidos de acordo com a normatização abaixo. NORMAS DE FORMATAÇÃO DO TEXTO
Papel: A4 (29,7 x 21 cm). Ter entre 6.000 e 8.000 palavras, incluindo resumos, palavras-chave, tabelas, ilustrações, quadros, notas, apêndices e referências bibliográficas. Desde outubro de 2020 o periódico Cadernos EBAPE.BR está adotando a normatização da American Psychological Association (APA) para citações e referências bibliográficas. As normas de formatação estão disponíveis em: https://ebape.fgv.br/sites/ebape.fgv.br/files/paginas/out/20/apa_portugues_2020.pdf ESTRUTURA DO ARTIGO Título do artigo: os artigos devem conter o título em português, inglês e espanhol, sendo o primeiro no idioma do artigo; somente a primeira palavra e os nomes próprios deverão iniciar com letra maiúscula. Na linha seguinte, título traduzido para o inglês e seguido pelo espanhol, caso o artigo esteja em português. Artigo escrito em inglês deve apresentar tradução para o português seguido, pelo espanhol. Artigo escrito em espanhol deve apresentar tradução para o inglês, seguido pelo português. Resumo, abstract e resumen: cada qual deverá conter no máximo 250 palavras e apresentar o objetivo, a abordagem, a metodologia, os resultados e as conclusões em um único parágrafo no idioma correspondente, seguindo a mesma ordem de idiomas dos títulos. Palavras-chave, keywords e palabras clave: no mínimo 3 e no máximo 5, iniciadas por letra maiúscula, separadas por ponto, no idioma correspondente. Corpo do texto: Iniciar logo após a apresentação dos itens acima, sem inserção de nova página a cada subtítulo. As partes convencionais de um artigo científico teórico - empírico devem incluir: introdução, referencial teórico, procedimento metodológico, resultados e análises, conclusão e referências. Ensaios teóricos devem apresentar formatação do texto coerente com a abordagem adotada pelo autor. Quantidade de submissões: a política editorial do Cadernos EBAPE.BR limita o número de envio de artigos, por autor, a duas submissões por ano, independentemente de sua posição na autoria; e não permite a re-submissão de versão modificada de artigo rejeitado. Quantidade de autores: desde junho de 2020, o número máximo de autores por artigo é 4; não serão permitidas alterações (remoção, inclusão e substituição) na autoria dos artigos após a submissão online. Solicitações de alteração de autoria implicam em arquivamento do artigo. Identificação da autoria e coautoria: o arquivo do artigo não deve conter identificação do autor ou dos coautores. Se for possível identificar a autoria no corpo do texto ou nas referências, o artigo será arquivado. Os autores serão identificados em um arquivo separado que deve conter o título do trabalho, o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), a(s) instituição(ções) a que esteja(m) vinculado(s), o(s) cargo(s) que ocupa(m), endereço, e-mail e formação acadêmica. Quando o trabalho for escrito por vários autores, é preciso ordená-los de acordo com a contribuição de cada um. Sobreposição de publicação: a publicação de dois artigos com considerável sobreposição não é aceitável, mesmo que em diferentes periódicos acadêmicos. Várias publicações que tenham um único conjunto de dados só devem ser permitidas: (a) se não for possível escrever um único artigo dentro do número máximo de 30 páginas; (b) se os artigos apresentarem abordagens e finalidades distintas. O editor deve ser avisado quando da submissão caso o artigo esteja de alguma forma publicado online. Originalidade do artigo: os artigos, resenhas bibliográficas e estudos de casos & ensino submetidos devem ser inéditos, nacional e internacionalmente, não estando sob consideração para publicação e/ou publicado em nenhum outro periódico ou veículo de divulgação, excetuando-se trabalhos apresentados em Anais de congressos. Os conteúdos dos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorais ou outro direito de terceira. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia, desde que seja identificada a fonte. Somente serão encaminhados para blind review pelos membros do corpo editorial os artigos que se enquadrarem nestas normas de submissão e que tenham sido enviados pelo sistema de submissão online. O mesmo procedimento deverá ser adotado na submissão de resenhas e estudos de casos & ensino. Resenhas bibliográficas: são revisões críticas de livros e publicações científicas ou de interesse científico, nacionais ou estrangeiros, no campo de Administração. Uma resenha deve resumir, analisar, comparar e opinar sobre a obra em questão, constituindo, portanto, contribuição teórica ou científica ao campo. Nesse sentido, uma resenha não só informa o lançamento ou existência da obra, mas deve oferecer alguma contribuição, seja ao tema, seja ao campo de estudo da obra em questão, por meio da sua análise crítica. A primeira página deve: conter título, nomes dos autores e dados editoriais da obra comentada (local, editora, ano de publicação, total de páginas e ISBN), sem identificação do autor da nota; ter no máximo 3 páginas e apresentar na última lauda a capa do livro digitalizada. Estudos de Casos & Ensino: os documentos devem obedecer às mesmas regras de submissão do periódico no que tange aos números mínimo e máximo de palavras e à formatação/normatização. O trabalho deverá ser dividido em duas partes: uma formada pelo caso em si e a outra na qual se apresentará as notas de ensino e/ou pesquisa. Em caso de aprovação do artigo, da resenha bibliográfica ou estudos de casos & ensino para publicação, os direitos de copyright (inclusive, os direitos de tradução) são cedidos pelo(s) autor(es) ao periódico Cadernos EBAPE.BR. |
Envio de manuscritos
Os artigos, resenhas bibliográficas e estudos de casos & ensino devem ser submetidos pelo sistema de submissão online ScholarOne: https://mc04.manuscriptcentral.com/cebape-scielo |
Boas práticas
Como publicar seu artigo: uma breve orientação Considerando o alto nível de exigência, ter seu artigo publicado não é uma tarefa fácil. Assim, preparamos algumas dicas para lhe ajudar nesse processo. Por que publicar seu artigo? Você tem algo relevante a dizer, ou seja, seu trabalho é inovador e tem potencial de contribuir para a teoria preenchendo alguma lacuna, ou contribuindo para a construção de uma sociedade ou uma organização melhor. Por que você deve considerar publicar no Cadernos EBAPE.BR? As revistas científicas não são todas iguais. Portanto, certifique-se de enviar seu artigo para a revista mais adequada. Reflita sobre as seguintes questões:
Por exemplo, Cadernos EBAPE.BR é uma revista que aceita tanto ensaios teóricos quanto pesquisas empíricas. Entretanto, essa publicação não é dedicada a área de administração pública. Os tópicos dessa área podem ser abordados somente como pano de fundo para discussões mais amplas. Além disso, certifique-se de seguir as diretrizes da revista (limite de palavras, formatação). Em caso de dúvidas, acesse as normas de submissão ou entre em contato conosco. Meu artigo é relevante? Se você ainda não tem certeza sobre a relevância de seu artigo, reflita sobre as seguintes questões:
Submissões de alto e baixo risco Colegas da Sage distinguem os artigos submetidos como de alto ou baixo risco. Uma submissão de alto risco é a conversão de um trabalho de pesquisa maior e mais profundo (como uma tese ou dissertação) em um artigo. Não nos entenda mal, estamos ansiosos para saber mais sobre sua tese. Entretanto, certifique-se que o manuscrito submetido não seja um mero “copiar e colar” de outro trabalho. Um artigo também é considerado de alto risco:
Dito isso, o que é um artigo considerado de baixo risco?
O que devo fazer ao preparar meu artigo? Antes de mais nada, leia todas as orientações oferecidas. Além disso:
Boas práticas de redação acadêmica
"CASOS DE ENSINO – dicas e cuidados para a submissão" O objetivo da seção Estudos de Casos & Ensino do Cadernos EBAPE.BR é promover a produção e utilização de casos de ensino em Administração, contribuindo para um maior diálogo entre os cientistas e a produção tecnológica, bem como a aplicação dessa metodologia de ensino e aprendizagem nos cursos de graduação e pós-graduação da área de Administração e Administração Pública. Abaixo, os elementos da estrutura básica e essencial para o Caso de Ensino: (a) Descrição inicial do contexto e do problema (apresentação dos personagens envolvidos, contexto de tomada de decisão ou situações da empresa, etc.); (b) Antecedentes da empresa objeto do processo (histórico, setor de atividade, principais produtos e/ou mercados, indicadores financeiros, etc.); (c) Descrição detalhada do contexto e do problema; (d) Conclusão do caso; (e) Notas de ensino e aplicação do caso. O que acontece a seguir? Como todas as submissões são online, logo após enviar seu manuscrito, você receberá um aviso e número de referência. Guarde bem esse número. Você precisará dele para acompanhar a evolução do seu manuscrito no processo de análise. Primeiramente, verificaremos se o seu manuscrito seguiu todas as diretrizes, encaminhando-o em seguida a Editoria Associada e à Editora-Chefe ou Editor-Chefe para revisão documental. São dois os resultados possíveis: a) seu manuscrito é aceito e encaminhado para revisão pelo sistema duplo-cego; ou b) o artigo é rejeitado. A rejeição após revisão documental ocorre quando os editores ou editoras identificam que o artigo não se enquadra aos propósitos da revista, não está de acordo com as convenções da redação acadêmica, está mal apresentado (com erros de gramática, formatação incorreta), ou retrata uma pesquisa com metodologia inadequada ou sem boa base bibliográfica. Antiplágio Se o artigo for designado como pré-aprovado na fase Desk Review pelos editores, será analisado o percentual de similaridade utilizando o software Crossref Similarity Check (Sistema Antiplágio). Caso o percentual seja superior ao esperado pelos editores, o artigo será rejeitado ou o retorno ao(s) autor(es) de forma que seja reescrito o conteúdo textual semelhante. Uma nova verificação de similaridades será feita caso o artigo seja aprovado para publicação. Após a revisão no sistema duplo-cego, são quatro os resultados possíveis:
Como agir no caso de ajustes do manuscrito após revisões
Como agir no caso de ter seu manuscrito rejeitado
O que acontece quando seu artigo é aceito? Uma vez que o artigo foi aceito para publicação, ele será encaminhado para a equipe de produção para processamento. Você terá que assinar um formulário que formaliza sua contribuição com a revista, a “Declaração de Responsabilidade e Direitos Autorais”. O artigo será alocado em uma pauta de espera ou direcionado a uma edição específica. O artigo será ou deverá ser revisado no idioma específico como também seguir as normas de formatação do periódico. A versão traduzida (inglês ou português), seguindo as diretrizes do periódico referente ao idioma de submissão deverá ser entregue sob responsabilidade e custeio do(s) autor(es). Antes de ser publicado, uma nova verificação de similaridades (Antiplágio) será aplicada, para então prosseguir com a diagramação do artigo e validação pelo(s) autor(es). Promovendo sua publicação A mídia social ajuda a ampliar a disseminação de sua pesquisa e permite que os usuários se envolvam com sua publicação. Esse tipo de mídia permite uma conversa bidirecional em vez de uma comunicação unidirecional. Boa sorte e conte conosco! |