Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 15/03/2023)

Sobre o periódico

 

Informações básicas

 

A revista Estudos Históricos é um periódico quadrimestral que, a cada número, trata de uma temática específica. Publicada de forma ininterrupta desde 1988, a revista destaca-se por seu perfil interdisciplinar. Estudos Históricos tem como objetivo a publicação de trabalhos inéditos, com uma perspectiva histórica, de pesquisadores da comunidade acadêmica nacional e internacional das áreas de História, Ciências Sociais e outros campos afins.  A revista é classificada como A1 no Qualis CAPES na área de história e na área interdisciplinar. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC) do CPDOC/FGV, que dispõe de um curso de mestrado profissional, de um curso de mestrado acadêmico e de doutorado, o periódico também tem sido um elo importante de comunicação entre programas de pós-graduação, particularmente na área de História e Ciências Sociais.

Em 2016, a Revista Estudos Históricos passou a ser publicada apenas no formato eletrônico. Além do portal do SciELO Brasil, os números anteriores podem ser acessados na página do Directory of Open Access Journals – DOAJ, no site da Biblioteca Digital da FGV e no portal de periódicos da CAPES.

Todos os artigos da revista estão disponíveis para acesso e livre recuperação. Os autores detêm responsabilidade pelo conteúdo de seus artigos. Os direitos autorais devem ser respeitados e os artigos devem ser citados de modo apropriado. A Revista Estudos Históricos trabalha com a dinâmica de envio dos artigos para pareceristas anônimos, procedimento padrão em periódicos de sistema de avaliação por pares. Além disso, preza por preceitos éticos de não aceitação de plágio e autoplágio no conteúdo dos artigos.

 

 

Ética

 

A Estudos Históricos possui uma declaração de ética para publicações científicas com a finalidade de desencorajar condutas acadêmicas impróprias. Todos os manuscritos são avaliados de forma a evitar plágio, autoplágio e a publicação de resultados de pesquisa fraudulentos. Os editores avaliam previamente os manuscritos para identificar a conduta imprópria com a utilização de softwares antifraude e conferência de publicações anteriores da autoria e de terceiros sobre o mesmo tema. Quando identificado a conduta imprópria, a Estudos Históricos nega a avaliação do artigo e informa os(as) envolvidos(as). A qualquer momento, se ainda assim for identificada de alguma informação fraudulenta, plágio ou autoplágio, em manuscritos publicados, a Estudos Históricos poderá seguir a diretriz de retirar a publicação dos registros, publicar a retratação e/ou corrigir o artigo, quando couber.

O título abreviado do periódico é Estud. hist. (Rio J.). Assim deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

ISSN (versão online): 2178-1494.

 

Indexação

 

Internacional

Brasil

 

 

Propriedade Intelectual

 

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.

O periódico online é de acesso aberto e gratuito.

 

 

Patrocinadores

 

A revista é financiada pela Fundação Getulio Vargas, e tem tido o apoio da Faperj e do CNPq.

fgv1 faperj1

 

 

 

 


Corpo Editorial

 

Editores

   

 

Editoria Internacional Associada

 
  • Mirta Lobato
    Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina
  • Teresa Cruz e Silva
    Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique
  • Stephen Rabe
    The University of Texas at Dallas, Dallas, Estados Unidos da América do Norte
 

 

Conselho Editorial

 
  • Angela Maria de Castro Gomes
    UNIRIO e PPHPBC/FGV, Rio de Janeiro, Brasil
  • Benito Bisso Schmidt
    UFRGS, Porto Alegre, Brasil
  • Carlos Fico
    UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil
  • Fernando Lattman-Weltman
    UERJ, Rio de Janeiro, Brasil
  • Helena Maria Bomeny
    UERJ e PPHPBC/FGV, Rio de Janeiro, Brasil
  • João José Reis
    UFBA, Salvador, Brasil
  • José Murilo de Carvalho
    UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil
  • Lúcia Maria Lippi Oliveira
    PPHPBC/FGV, Rio de Janeiro, Brasil
  • Marcelo Siqueira Ridenti
    UNICAMP, Campinas, Brasil
  • Omar Ribeiro Thomas
    UNICAMP, Campinas, Brasil
  • Ronaldo Vainfas
    UFF, Niterói, Brasil
 

 

Conselho Consultivo

 
  • Eduardo França Paiva
    UFMG, Belo Horizonte, Brasil
  • Eurípedes Antônio Funes
    UFC, Fortaleza, Brasil
  • Leslie Michael Bethell
    University of Oxford, Oxford, Reino Unido
  • Licia do Prado Valladares
    Université Lille 1 – Sciences et Technologies, Lille, França
  • Maria Helena Rolim Capelato
    USP, São Paulo, Brasil
  • Mariza Gomes e Souza Peirano
    UnB, Brasília, Brasil
  • Mauricio Tenorio-Trillo
    University of Chicago, Estados Unidos
  • Patricia Maria Melo Sampaio
    UFAM, Manaus, Brasil
  • Regina Beatriz Guimarães Neto
    UFPE, Recife, Brasil
  • Renato Monseff Perissinotto
    UFPR, Curitiba, Brasil
  • Rogério Bastos Arantes
    USP, São Paulo, Brasil
  • Silvia Regina Ferraz Petersen
    UFRGS, Porto Alegre, Brasil
 

 

Produção Editorial

 

Secretário

  • Taynã Ribeiro

Assistente editorial

  • Deivison Amaral

Revisão

  • Algo Mais Soluções Editoriais

Editoração eletrônica/Capa

  • Algo Mais Soluções Editoriais
 

 


Instruções aos autores

 

Escopo e Política

 

A revista Estudos Históricos tem como objetivo a publicação de trabalhos inéditos, com uma perspectiva histórica, de pesquisadores da comunidade acadêmica nacional e internacional das áreas de História, Ciências Sociais e afins.

O periódico aceitará somente trabalhos inéditos de doutores e doutorandos sob a forma de artigos e ensaios bibliográficos. Cabe aos editores avaliarem previamente os manuscritos, com o intuito de identificar qualquer conduta imprópria relacionada à plágio, autoplágio, conferindo publicações anteriores da autoria e de terceiros sobre o mesmo tema. Quando identificada a conduta imprópria, a Estudos Históricos negará a avaliação do artigo, informando a decisão aos envolvidos.

Todos os artigos apresentados aos Editores serão submetidos a dois ou mais pareceristas para que emitam sua avaliação. Será mantido sigilo quanto à identidade tanto destes, quanto dos autores. Os pareceres poderão recomendar: a) a aceitação integral do texto; b) a recusa integral; c) a aceitação com pequenas modificações; d) a aceitação com modificações significativas, sendo o texto, nestes dois últimos casos, reenviado ao(à) autor(a) para as alterações.

A decisão final sobre a publicação ou não do manuscrito será sempre dos Editores, que prezam pela distribuição geográfica dos(as) autores(as) a serem publicados. Os Editores se reservam o direito de solicitar, igualmente, alterações nos originais. As alterações referentes à padronização e redação, introduzidas pelos próprios Editores, visarão sempre a manter a homogeneidade e qualidade da revista, respeitando, porém, o estilo e as opiniões dos autores. Os textos em inglês e espanhol, quando aceitos pelos Editores, serão publicados em sua língua original e, sempre que possível, serão traduzidos para o português.

Todo artigo enviado à revista deverá ser acompanhado de uma lista de até seis palavras-chaves que identifiquem os principais assuntos tratados e de um resumo em português, com versões em inglês e espanhol, com 100 palavras no máximo, onde fiquem claros os propósitos, os métodos empregados e as principais conclusões do trabalho.

Caso o artigo resulte de pesquisa subvencionada por agência financiadora, esta deverá ser mencionada. Deverão ser igualmente encaminhados aos Editores dados sobre o(a) autor(a) (titulação e vinculação institucional etc.) e duas declarações: a primeira, de responsabilidade e originalidade, e a segunda, de cessão de direitos autorais (cf. modelos infra). Os artigos publicados na revista poderão também ser disponibilizados em diferentes mídias e na Internet.

Os ensaios bibliográficos deverão estar estruturados em torno de uma análise crítica de bibliografia relevante, nacional e/ou internacional, produzida nos últimos cinco anos e relacionado à temática específica do número da revista.

Após a publicação de artigo na Estudos Históricos, o(a) autor(a) estará submetido a um período de dois anos de carência, sem poder submeter nova proposta de artigo. Os(As) autores(as) que colaborarem como pareceristas não poderão submeter artigo para o mesmo número da Revista para a qual contribuíram.

A revista Estudos Históricos não cobra taxa de submissão.

 

 

Forma e preparação de manuscritos

 

1. Texto – Os textos submetidos aos Editores deverão estar nas línguas portuguesa, inglesa ou espanhola e no formato DOC, DOCX ou RTF (desde que não ultrapassem 5MB), fonte Times New Roman 12, espaço duplo, formato de página A4. Nesse padrão, os textos deverão ter um mínimo de 35 mil caracteres e um máximo de 50 mil caracteres (com espaços) para artigo, um mínimo de 20 mil caracteres e um máximo de 35 mil caracteres (com espaços) para ensaios bibliográficos, incluindo títulos, notas e referências bibliográficas e excluindo os resumos. A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo e da opção 'Propriedades' do documento Word ou RTF, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista.

2. Notas e remissões bibliográficas – As notas deverão ser sucintas. As remissões bibliográficas não deverão ser feitas em notas, e sim figurar no corpo principal do texto. Na remissão deverá constar o nome do autor, seguido da data de publicação da obra e do número da página, separados por dois pontos.

Exemplos: Segundo Cassirer (1979: 46), a síntese e a produção pelo saber...
                 O eu que enuncia “eu” (Benveniste, 1972: 32)...

3. Referências bibliográficas – As referências bibliográficas deverão constituir uma lista única no final do artigo, em ordem alfabética. Deverão obedecer às normas da NBR 6023:2002, conforme os seguintes modelos:

I) tratando-se de livro: a) sobrenome do autor (em letra maiúscula), seguido do nome; b) título da obra (itálico); c) nº da edição; d) local de publicação; e) nome da editora; f) data de publicação.

Exemplo: BACHELARD, Gaston. La terre et les rêveries de la volonté. Paris: Librairie José Corti, 1984.

II) tratando-se de artigo: a) sobrenome do autor (em letra maiúscula), seguido do nome; b) título do artigo; c) nome do periódico por extenso (itálico); e) local de publicação; f) volume e nº do periódico; g) data de publicação.

Exemplo: CAMARGO, Aspásia. Os usos da história oral e da história de vida: trabalhando com elites políticas. Dados, Rio de Janeiro, vol. 27, n. 1, 1984.

Documentos:

Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais:

Cada autor deve ler e assinar os documentos abaixo relacionados:

  • (1) Declaração de ética, responsabilidade e originalidade
  • (2) Transferência de direitos autorais.

1. Declaração de ética, responsabilidade e originalidade será firmada nos seguintes termos:

"Certifico minha responsabilidade pelo conteúdo do texto, concebido por mim ou com minha participação, e atesto não ter omitido quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre mim e agências que possam ter interesse em sua publicação. Atesto igualmente que o texto a ser submetido é original, não contém plágio, autoplágio ou publicação de resultados de pesquisa fraudulentos. Atesto, ainda, que o manuscrito não foi nem será enviado a outro periódico, seja no formato impresso ou no eletrônico, enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela revista Estudos Históricos".

2. Transferência de direitos autorais:

"Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a revista Estudos Históricos passará a deter os direitos autorais referentes ao texto, que se tornará sua propriedade exclusiva, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada por mim. Se obtida a autorização, declaro que farei constar o competente agradecimento à revista".

 

 

Envio de manuscritos

 

Os artigos somente poderão ser submetidos à editoria através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas, disponível no portal da Biblioteca Digital da FGV, no endereço http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh.

Toda correspondência referente à publicação de artigos deverá ser enviada para eh@fgv.br

 

 


 

Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas Secretaria da Revista Estudos Históricos, Praia de Botafogo, 190, 14º andar, 22523-900 - Rio de Janeiro - RJ, Tel: (55 21) 3799-5676 / 5677 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: eh@fgv.br