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(Atualizado: 05/07/2024)

SOBRE O PERIÓDICO

 

 

Educação e Pesquisa é um periódico da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP. Desde 2018, é editado de forma contínua em volume único anual.

Na avaliação Qualis Capes (2017-2020), Educação e Pesquisa manteve sua classificação como A1 na área de Educação.

O título abreviado do periódico é Educ. Pesqui., forma que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

 

Breve Histórico

 

Publicado desde 1975, ainda com o nome de Revista da Faculdade de Educação, inicialmente o periódico tinha como objetivo principal a divulgação de trabalhos produzidos por docentes da FEUSP. Já a partir de 1996, iniciou-se a publicação de artigos de autoria de pesquisadores de outras instituições, inclusive estrangeiras. Nesse momento também se recompõe seu Conselho Editorial, que passou a contar com pesquisadores de instituições nacionais e internacionais, ao lado de professores da própria faculdade.

Em 1999, seu projeto editorial foi atualizado, tendo como referência os padrões vigentes para as publicações científicas internacionais. O periódico passou a ser divulgado também em versão eletrônica e foi incluído na biblioteca SciELO, com acesso aberto ao público. Isso ampliou a difusão das edições, bem como o intercâmbio com pesquisadores nacionais e estrangeiros, e permitiu a sua indexação nas principais bases de dados. Passa a ser denominado, a partir de então, Educação e Pesquisa.

Até 2004, o periódico Educação e Pesquisa era publicado semestralmente, quando passou a ter periodicidade quadrimestral. Em 2010 adota a periodicidade trimestral, e atualmente publica em fluxo contínuo, em volume único anual. Dessa forma, os trabalhos aprovados e editados têm sua inserção imediata em volume específico do periódico, o que contribui para a agilidade nos processos de edição e publicização dos trabalhos aprovados para publicação.

Desde 2010, utiliza o sistema SciELO Submission na recepção e tramitação do processo de avaliação dos artigos. Isso contribuiu para a profissionalização de seu processo de submissão de artigos.

O periódico é indexado nas principais bases de dados internacionais e nacionais, o que amplia significativamente a difusão das edições, bem como o intercâmbio com pesquisadores nacionais e estrangeiros. Isso faz de Educação e Pesquisa um dos principais periódicos do campo educacional brasileiro, qualificado como A1 pelo sistema de avaliação da CAPES.

A abrangência do escopo das produções divulgadas por Educação e Pesquisa talvez seja uma de suas características principais, considerando as contribuições que oferece ao divulgar resultados relevantes de pesquisas produzidas nas mais diferentes áreas do campo educacional.

Em seu funcionamento, busca-se garantir que a composição da Comissão Editorial, bem como do Conselho Editorial e do corpo de pareceristas responda o mais qualificadamente à especificidade do periódico.

 

Editores responsáveis pelo periódico desde sua criação:

  • 1975-1979 – Prof. João Eduardo Villalobos
  • 1980 – Prof. Ruy Afonso da Costa Nunes
  • 1981-1983 – Prof. Nicolas Boer
  • 1984-1989 – Prof. João Teodoro d’Olim Marote
  • 1990-1994 – Prof. Nilson José Machado
  • 1994-1996 – Profa. Selma Garrido Pimenta
  • 1996-1998 – Prof. Afrânio Mendes Catani
  • 1999-2004 – Profa. Belmira Oliveira Bueno
  • 2004-2006 – Profa. Marília Pinto de Carvalho
  • 2007-2009 – Profa. Lucia Emilia Nuevo Bruno
  • 2009-2011 – Profa. Lucia Emilia Nuevo Bruno e Profa. Teresa Cristina Rego
  • 2011-2013 – Profa. Teresa Cristina Rego e Profa. Denise Trento de Souza
  • 2013-2015 – Profa. Teresa Cristina Rego e Profa. Denise Trento de Souza
  • 2015-2016 – Profa. Denise Trento de Souza e Profa Cláudia Pereira Vianna
  • 2016-2017 – Profa Cláudia Pereira Vianna e Profa Rosângela Gavioli Prieto
  • 2017-2018 – Profa Rosângela Gavioli Prieto e Prof. Émerson de Pietri
  • 2019-2021 – Prof. Émerson de Pietri e Profa. Cláudia Valentina Galian
  • 2022-2023 – Profa. Cláudia Valentina Galian e Prof. Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio
  • 2023-2025 - Prof. Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio e Profa. Lúcia Helena Sasseron
 

 

Conformidade com a Ciência Aberta

 

O periódico Educação e Pesquisa recebe e avalia produções originais do campo educacional que estejam em conformidade com as práticas de comunicação da Ciência Aberta.

Os originais submetidos ao periódico devem ser inéditos (em meio impresso ou eletrônico) embora arquivos disponibilizados previamente em servidores de preprints mantidos por instituições públicas e que não cobrem por sua publicação sejam aceitos para avaliação.

Não é permitida a submissão simultânea para nenhum outro periódico, durante o processo de avaliação ou publicação.

Solicita-se que a autoria disponibilize todos os conteúdos (dados, códigos de programa e outros materiais) subjacentes ao texto do manuscrito anteriormente ou no momento da publicação. Exceções são permitidas em casos de questões legais e éticas. Essa solicitação tem dois principais objetivos: facilitar a avaliação do manuscrito e, se aprovado, contribuir para a preservação e reuso dos conteúdos e a reprodutibilidade das pesquisas.

Trabalhos publicados em anais de reuniões científicas são aceitos no momento da submissão, desde que a versão submetida tenha claras e substanciais modificações, de modo a oferecer uma proporção significativa de elementos inéditos que justifiquem nova publicação.

A decisão sobre a publicação dos manuscritos cabe à Comissão Editorial, com base na avaliação de pareceristas ad hoc.

Este periódico segue o modelo Gold Open Access.

Formulário sobre conformidade com a Ciência Aberta 

 

 

Ética na Publicação

 

As políticas editoriais de Educação e Pesquisa foram estabelecidas em conformidade com as diretrizes definidas pelo Committee on Publication Ethics (COPE) e pela Scientific Eletronic Library Online (SciELO), com o que é apontado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo manual de boas práticas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

O periódico resguarda seu processo editorial de interesses comerciais ou financeiros.

A autoria deve atender às exigências de originalidade, dar os devidos créditos às fontes de dados, pesquisas e obras intelectuais de qualquer natureza utilizadas no texto e garantir que todas as citações e referências estejam devidamente explicitadas, conforme a normalização bibliográfica da ABNT (Associação brasileira de normas técnicas), NBR 10520 e NBR 6023.

Cabe à autoria do manuscrito a verificação, registro e obtenção das devidas autorizações de uso ou da cessão de direitos autorais, quando for o caso.

O processo inicial de avaliação é feito pela utilização do sistema “i-Thenticate”, pelo qual se verifica similaridades nos manuscritos submetidos, antes de enviá-los para avaliação de pareceristas. Outras ferramentas de detecção de similaridades podem ser usadas, a critério do periódico. Na hipótese de constatação de similaridade, plágio ou autoplágio, o manuscrito será sumariamente rejeitado.

Durante todo o processo, a equipe editorial orienta-se por princípios de imparcialidade, integridade e confidencialidade nos processos de tramitação, avaliação e decisão, buscando cumprir os prazos estabelecidos pelo periódico.

Para garantir o atendimento às boas práticas da pesquisa, Educação e Pesquisa solicita, no momento da submissão de manuscritos ao periódico, que a autoria declare: aceitar a responsabilidade pelo conteúdo do manuscrito; aprovação da pesquisa, quando realizada com seres humanos, por Comissão ou Comitê de Ética em Pesquisa; e inexistência de conflitos de interesse com o resultado apresentado no manuscrito, informando a instituição à qual a autoria esteja vinculada ou que tenha colaborado na execução do estudo.

Quanto ao uso de Inteligência Artificial (IA) em alguma etapa da produção do artigo, Educação e Pesquisa solicita, no momento da submissão dos manuscritos ao periódico, que a autoria declare se houve utilização de IA durante a conceitualização do estudo; no processo metodológico; durante a coleta e/ou interpretação dos dados ou em alguma etapa da elaboração do manuscrito e, em caso afirmativo de uso de IA, a descrição de qual(is) tipo(s) de IA foi(foram) utilizada(s). Para isso, deve ocorrer o acesso ao formulário de declaração de uso de IA e seu envio como documento complementar da submissão.

Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo gere dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, a autoria deve declarar, em nota final, que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas.

O processo editorial de Educação e Pesquisa utiliza mecanismos para se isentar de conflitos de interesse. Assim, a escolha do editor que cuida da tramitação de um manuscrito leva em consideração as relações pessoais e profissionais entre esta pessoa e as pessoas autoras do texto.

 

 

Foco e Escopo

 

Educação e Pesquisa publica artigos inéditos advindos de pesquisa da área de educação, que estejam escritos em português, espanhol ou inglês, resultantes de estudos de caráter teórico ou empírico, ou de revisões da literatura. Os artigos devem estabelecer diálogo consistente com o campo educacional, pelo detalhamento do trabalho conceitual e metodológico, pela explicitação dos processos analíticos, bem como pela relevância das contribuições para o desenvolvimento dos conhecimentos em Educação.

 

 

Preservação Digital

 

Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

Utiliza o sistema LOCKSS - PKP Preservation Network como estratégia de preservação digital do conteúdo por meio da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP.

Também utiliza o DOI como identificador digital de objetos, além de vinculação da publicação ao ORCiD dos autores.

 

 

Fontes de Indexação

 

Indexadores de metadados

 

Indexadores de métricas

 

Versões on-line:

 

 

Ficha catalográfica

 

CDD 22ª ed. 37
Ficha elaborada por: José Aguinaldo da Silva CRB-8a/7532

 

 

Websites e Mídias Sociais

 

Facebook: Educação e Pesquisa: revista da faculdade de educação da USP 
Twitter:  @Educpesqui
Bsky: @educacaoepesquisa.bsky.social
Blog: https://www.educacaoepesquisa.fe.usp.br/

 

 

POLÍTICA EDITORIAL

Preprints

 

Educação e Pesquisa aceita submissões que estejam presentes em plataformas de preprint. Neste caso, a autoria do manuscrito deve preencher um formulário, indicando esta situação e o repositório em que o texto se encontra.

 

 

Processo de avaliação por pares

 

Educação e Pesquisa publica o nome ou os nomes dos editores responsáveis pela avaliação do artigo no final do texto. O processo de avaliação de manuscritos submetidos à avaliação tem início com a pré-análise dos arquivos considerando elementos formais e o atendimento às diretrizes do periódico. Em caso de inadequação, o manuscrito é rejeitado e devolvido aos autores solicitando ajustes.

Na pré-análise, o texto também é analisado pelo uso do “i-Thenticate”, software anti-plágio para verificação de possível similaridade do texto com outros já publicados.  A partir desta análise, segue-se uma outra, qualitativa, sobre as similaridades identificadas. Em caso de similaridade significativa, a autoria é comunicada do fato e, comprovado o plágio, as instituições de afiliação da autoria ou agências de financiamento envolvidas no desenvolvimento da pesquisa são comunicadas.

Finda a etapa de pré-análise, o manuscrito segue para editoria assistente, considerando suas áreas de conhecimento e sua filiação institucional, de modo a garantir que não haja conflito de interesse no processo.

Caso a editoria assistente sinta-se incapacitada de prosseguir com o processo, por questões de ordem pessoal ou profissional pela relação com os autores, deve comunicar à editoria-chefe, que designará nova editoria assistente.

Ao tomar contato com o manuscrito, a editoria assistente faz a primeira análise do conteúdo do texto, em que pode, na sequência, encaminhá-lo para pareceristas ou informar à editoria-chefe sobre a indicação de recusa inicial.

Casos de recusa inicial são debatidos entre editoria assistente e editoria-chefe e ocorrem quando o manuscrito apresenta qualidade insuficiente ou quando não atende ao escopo do periódico. Nestas situações, a autoria é notificada da decisão.

Em situações em que o manuscrito segue para pareceristas, a editoria assistente cuida para que não haja vínculo pessoal ou profissional com a autoria do texto.

Tanto para a autoria quanto para pareceristas é facultada a opção de abertura mútua de suas identidades no processo de avaliação, de forma que, havendo interesse de ambas as partes, haja a possibilidade de diálogo direto ao final do processo de avaliação. Pareceristas também podem optar se desejam ou não que seus pareceres sejam publicados.

Ao longo do processo de avaliação por pares, zelando pela transparência do processo editorial, a editoria assistente responde a questionamentos que se interponham por autoria ou pareceristas.

O processo de avaliação de manuscrito deve ser realizado em sigilo, impedindo-se a apropriação ou divulgação, em qualquer esfera, das informações nele contidas.

Pareceristas deverão se recusar a realizar a avaliação de manuscritos em que se configure a existência de conflitos de interesse. Além disso, é solicitado que zele por garantir uma avaliação que considere critérios de imparcialidade, de perspectivas formativas e de civilidade, além de obediência aos prazos.

A identificação, por parecerista, de ausência de ineditismo do manuscrito, no todo ou em parte, em relação a textos já publicados, deverá ser informada prontamente à Comissão Editorial da Educação e Pesquisa.

Os aspectos que orientam a avaliação dos originais encaminhados aos pares para a análise são: conteúdo teórico e empírico, domínio da literatura científica, atualidade do tema, contribuição para a área de conhecimento específica, originalidade da abordagem, procedência da fundamentação metodológica, estrutura do texto e qualidade da redação.

Pareceristas poderão recomendar a aceitação integral do texto, sua recusa ou, ainda, indicar modificações necessárias para realização de nova avaliação.

Após receber os pareceres, o manuscrito é discutido em reunião da Comissão Editorial.

Caso os pareceres recebidos sejam convergentes, a equipe editorial envia carta à autoria comunicando a decisão editorial - aceite, recusa, revisões obrigatórias.

Caso os pareceres recebidos sejam divergentes, a Comissão Editorial pode indicar um posicionamento ou solicitar nova avaliação de parecerista.

Para os casos de manuscritos, cuja avaliação indique a necessidade de correções necessárias, a autoria deve enviar a nova versão do manuscrito, junto com uma carta à Comissão Editorial, indicando os pontos revistos e justificando eventuais recomendações presentes nas avaliações que não tenham sido atendidas.

A partir da análise desses documentos, a nova avaliação pode ser realizada pela equipe editorial ou por quem propôs as revisões necessárias. À Comissão Editorial cabe o parecer final da submissão.

Quando aprovado o manuscrito, a autoria recebe o informe e é consultada se deseja que o manuscrito seja publicado em inglês, além do idioma original em que o texto foi escrito.

Trabalhos aceitos são enviados, em fluxo contínuo, para revisão, diagramação, editoração e publicação.

Todos os textos publicados trazem, ao final, o nome da editoria assistente que acompanhou o processo de avaliação.

 

 

Dados Abertos

 

Com o objetivo de promover a ampliação das práticas de Ciência Aberta, garantindo a transparência nos processos de produção de conhecimentos, solicita-se à autoria que utilize dados originais em suas pesquisas, e que explicite todas as variáveis, condições de tratamento do material de análise e as metodologias empregadas para a produção dos dados analisados no estudo, de modo a fornecer documentação suficiente para que seja possível compreender as escolhas e as condições nas quais os resultados foram obtidos.

Todos os artigos resultantes de pesquisas originais devem ser submetidos com uma nota de rodapé, na página inicial, sobre a "Disponibilidade de dados", informando que o conjunto de dados está disponível publicamente, e como acessá-lo. Os dados devem estar sempre disponíveis para eventual consulta, observadas as restrições ao acesso público impostas pelas características materiais dos dados e/ou por seu modo de produção.

É necessário que se indique na nota, o nível de acesso definido para o recurso aos dados, dentre as seguintes redações possíveis:

  • Disponibilidade de dados: Todo o conjunto de dados que dá suporte aos resultados deste estudo foi publicado no próprio artigo.
  • Disponibilidade de dados: Todo o conjunto de dados que dá suporte aos resultados deste estudo foi disponibilizado no [nome do repositório]* e pode ser acessado em [URL ou DOI].
  • Disponibilidade de dados: Todo o conjunto de dados que dá suporte aos resultados deste estudo foi disponibilizado no [nome do repositório] com os identificadores [lista dos identificadores]*.

* Sugere-se que o depósito dos dados, quando for o caso de sua disponibilização nesse nível de acesso, seja realizado em um dos seguintes repositórios:

Recomenda-se que os dados, instrumentos metodológicos e/ou materiais de análise subjacentes ao artigo e utilizados na concepção e realização da pesquisa sejam adequadamente citados no texto e listados na seção de referências, se possível remetendo-se à sua localização em repositório e com um identificador persistente como o DOI.

 

Como Referenciar Dados de Pesquisa:

  • BARNETT, C. L.; BERESFORD, N. A.; WALKER, L. A.; BAXTER, M.; WELLS, C.; COPPLESTONE, D. Element and radionuclide concentrations in representative species of the ICRP’s reference animals and plants and associated soils from a forest in North-west England. NERC — Environmental Information Data Centre, 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5285/e40b53d4-6699-4557-bd55-10d196ece9ea. Acesso em: 06 dez. 2016.
  • U.S. Department of Health and Human Services. Substance Abuse and Mental Health Services Administration. Office of Applied Studies. Treatment episode data set — discharges (TEDS-D) — concatenated, 2006 to 2011 [Data set]. doi: http://dx.doi.org/10.3886/ICPSR30122.v2 – 2013.
  • YOON, J; SOFAER, H .R, SILLET, T. S, MORRISON, S. A., GHALAMBOR, C. K. Data from: The relationship between female brooding and male nestling provisioning: does climate underlie geographic variation in sex roles? Journal of Avian Biology, June 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5061/dryad.f89h2. Acesso em: 06 dez. 2016.

(Em: https://www.abcd.usp.br/noticias/dados-materiais-metodos-revistas-exigem-dados-pesquisa-estejam-disponiveis/)

 

 

Cobrança de Taxas

 

Educação e Pesquisa não cobra taxas de submissão, avaliação ou publicação dos artigos.

A sua sustentabilidade financeira advém de verbas públicas, seja da própria instituição a que está vinculada (Universidade de São Paulo), seja de agências de fomento como a Capes/CPNq.

 

 

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

 

O periódico segue as orientações da SciELO quanto à política de retratação e à publicação de Errata: Guia de boas Práticas: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Guia-de-Boas-Praticas-para-o-Fortalecimento-da-Etica-na-Publicacao-Cientifica.pdf

Guia para o registro e publicação de Errata: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/guia_errata.pdf

Guia para o registro e publicação de retratação: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/guia_retratacao.pdf

 

 

Política sobre Conflito de Interesses

 

O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. 

Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo gere dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, a autoria deve declarar em nota final que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual a autoria eventualmente esteja vinculada ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado nele apresentado.

Pareceristas deverão se recusar a realizar a avaliação de manuscritos em que se configure a existência de conflitos de interesse.

Para mais informações ver: Disclosure of Financial and Non-Financial Relationships and Activities, and Conflicts of Interest

 

 

Adoção de softwares de Verificação de Similaridade

 

A autoria do manuscrito deve responder às exigências de originalidade e ineditismo do artigo, no todo ou em parte, e garantir a explicitação de todas as fontes e referências que compõem o manuscrito. 

O atendimento a essas exigências e condições será atentamente verificado com as ferramentas disponíveis pela Educação e Pesquisa. Atualmente a revista utiliza a ferramenta iThenticate: Plagiarism Detection Software.

Esta avaliação ocorre no início do processo editorial. Além disso, é recomendado aos pareceristas que considerem a verificação de ineditismo do manuscrito. 

 

 

Questões de Sexo e Gênero

 

A equipe editorial da Educação e Pesquisa observa as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, a Educação e Pesquisa observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

 

 

Comitê de Ética

 

A autoria dos manuscritos deve anexar uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa, quando for o caso de entrevistas e experimentações que envolvam seres humanos, e que obedeçam aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. O anonimato dos participantes da pesquisa e, se necessário, das instituições deve ser garantido, exceto havendo permissão expressa para a identificação. Por isso, a autorização ou restrição à identificação precisa ser informada, em nota, no corpo do arquivo. O mesmo se aplica às imagens de pessoas e/ou instituições.

As políticas editoriais de Educação e Pesquisa foram estabelecidas em conformidade com as diretrizes definidas pelo Committee on Publication Ethics (COPE)

 

 

Direitos Autorais

 

Ao publicar em Educação e Pesquisa, a autoria mantêm os direitos autorais sobre seus textos, sem recebimento de quaisquer honorários, concorda com a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), sob a qual seu artigo será publicado, e permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.

A autoria dos textos publicados na Educação e Pesquisa tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes do periódico, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa, com as referências da mesma autoria e dos dados da publicação original.

Os autores concedem ao periódico Educação e Pesquisa o direito de primeira publicação. 

 

 

Propriedade Intelectual e Termos de Uso

 

O conteúdo do periódico está licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY. O conteúdo anterior a 2023 esteve licenciado pela Licença Creative Commons do tipo CC-BY-NC.

O periódico online é de acesso aberto e gratuito, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Quem acesse o conteúdo do periódico está autorizado a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem pedir permissão prévia da editoria ou da autoria, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

O conteúdo do site, informações sobre o periódico e orientações à autoria são de responsabilidade da Comissão Editorial e da secretaria do periódico. 

As ideias e opiniões expressas nos artigos são de exclusiva responsabilidade da autoria dos mesmos, não refletindo, necessariamente, as opiniões do periódico.

Educação e Pesquisa encoraja à autoria de manuscritos submetidos e/ou publicados a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão publicada pelo periódico.

 

 

Patrocinadores e Agências de Fomento

 

O periódico recebe apoio financeiro de:

               

 

 


CORPO EDITORIAL

 

Editores-chefes

 

 

 

Editores Assistentes

 

  • Ana Luísa Fernandes Paz - Universidade de Lisboa, Instituto de Educação de Lisboa (IE ULISBOA), Lisboa, Portugal. Orcid: 0000-0003-4848-8183, E-mail: apaz@ie.ulisboa.pt
  • Agnaldo Arroio - Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Educação (FEUSP), São Paulo, SP, Brasil. Orcid: 0000-0001-9242-5337, ID Lattes: ID Lattes: 8039182633037313, E-mail: agnaldoarroio@usp.br
  • Danusa Munford - Universidade Federal do ABC (UFABC), Centro de Ciências Humanas e Naturais, Santo André, São Paulo, SP, Brasil. Orcid: 0000-0001-7071-4904, ID Lattes: 9318710710545447,  E-mail: danusa.munford@ufabc.edu.br 
  • Fernando Luiz Cássio - Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Educação (FEUSP), São Paulo, SP, Brasil. Orcid: 0000-0002-1885-8748, ID Lattes: 7118668688006584, E-mail: flcassio@gmail.com
  • Hugo Heredia Ponce - Universidad de Cádiz, Cadiz, Andalucía, Espanha. Orcid: 0000-0003-3657-1369, E-mail: hugo.heredia@uca.es
  • Leandro R. Pinheiro - Universidade Federal do Rio Grande de Sul (UFRGS), Faculdade de Educação, Porto Alegre, RS, Brasil. Orcid: 0000-0001-5041-4939, ID Lattes: 0058830913352067,  E-mail: leandropinheiro75@gmail.com
  • Marília Pinto de Carvalho - Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Educação (FEUSP), São Paulo, SP, Brasil. Orcid: 0000-0003-1029-4084, ID Lattes: 1063498116202429,  E-mail: mariliapintodecarvalho@gmail.com 
  • Mônica Caldas Ehrenberg - Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Educação (FEUSP), São Paulo, SP, Brasil. Orcid: 0000-0002-2445-1362, ID Lattes:  3991784226921700, E-mail: monica.ce@usp.br 
  • Mônica Guimarães Teixeira do Amaral - Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Educação (FEUSP), São Paulo, SP, Brasil. Orcid: 0000-0001-6951-5094, ID Lattes:  6615361313979314, E-mail: monicagta@hotmail.com
  • Renata Marcílio Cândido - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP),  Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH),Guarulhos, SP, Brasil. Orcid: 0000-0002-8032-881X, ID Lattes: 9931089607245261, E-mail: renata.candido@unifesp.br
  • Roni Cleber Dias de Menezes - Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Educação (FEUSP), São Paulo, SP, Brasil. Orcid: 0000-0001-8661-1328, ID lattes: 2780596138885068, E-mail: roni@usp.br
  • Rosana Passos - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Núcleo de Estudos em Libras, Surdez e Bilinguismo (NELiS), Belo Horizonte, MG, Brasil. Orcid: 0000-0002-4420-5126, ID Lattes: 1609466728033782, E-mail: rosana.passos@gmail.com
  • Tatiana Hochgreb-Haegele - Stanford University, Stanford, Estados Unidos. Orcid: 0000-0002-7842-8416, E-mail: hochgreb@stanford.edu
  • Viviane Potenza Guimarães Pinheiro - Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Educação (FEUSP), São Paulo, SP, Brasil. Orcid:  0000-0003-4305-1089, ID Lattes: 1033412105460736,  E-mail: vipinheiro@usp.br
 

 

Conselho Editorial

 

  • Adriana Backx Noronha Viana - Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Economia e Administração (FEA), São Paulo, SP, Brasil. Orcid: 0000-0001-7727-0656, ID Lattes: 9088222889312499, E-mail: backx@usp.br 
  • Carles Feixa Pampols - Universidade Pompeu Fabra, Barcelona, Espanha. Orcid: 0000-0002-4874-1604, E-mail: carles.feixa@upf.edu
  • Carlos Roberto Jamil Cury - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Belo Horizonte, MG, Brasil, Orcid: 0000-0001-5555-6602, ID Lattes: 2686596980826238, E-mail:  crjcury.bh@terra.com.br
  • Carlos Pedro Cláver Yoba - Universidade de Dundo (Lueji A´Nkonde (ULAN)), Dundo, Angola, Orcid: 0000-0002-9252-165X, E-mail: caryoba@yahoo.com
  • Carmen Llorente Cejudo - Universidad de Sevilla, Sevilla, Espanha. Orcid: 0000-0002-4281-928X - E-mail: karen@us.es
  • Elsie Rockwell - Instituto Politécnico Nacional, Cidade do México, DF, México, Orcid: 0000-0002-3981-2108, E-mail: elsierockwell@gmail.com
  • Frederick Erickson - University of California, Los Angeles, CA, Estados Unidos da América, Orcid: 0000-0001-9285-4107, E-mail: ferickson@gseis.ucla.edu
  • Gilles Brougère - Université Paris-Nord, Villetaneuse, França, Orcid: 0000-0002-1313-4142, E-mail: brougere@noos.fr
  • Julio Cabero Almenara - Universidad de Sevilla, Sevilla, Espanha. Orcid: 0000-0002-1133-6031, E-mail: cabero@us.es
  • Julio Ruiz Palmero - Universidad de Málaga (UMA), Málaga, Espanha. Orcid: 0000-0002-6958-0926, E-mail:  julio@uma.es
  • Jürgen Schriewer - Humboldt Universität, Berlin, Alemanha, Orcid: 0000-0003-1909-0598, E-mail: juergen.schriewer@cms.hu-berlin.de
  • Lucia Milagros Caumont Stipanicic - Universidade Católica do Uruguay, Montevidéu, Uruguai. Orcid: 0000-0002-3119-6398, E-mail: lcaumont@ucu.edu.uy
  • Luiz Antônio Cunha - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Orcid: 0000-0001-5035-1675, Id Lattes: 5810253486833165, E-mail: lacunha@globo.com 
  • Manuel Francisco Romero Oliva - Universidad de Cádiz, Espanha, Orcid: 0000-0002-6854-0682, E-mail: manuelfrancisco.romero@uca.es
  • Nelly Stromquist - University of Southern California, Los Angeles, CA, Estados Unidos da América, Orcid: 0000-0002-4226-9978, E-mail: stromqui@umd.edu
  • Olgária Matos - Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil, Orcid: 0000-0003-3184-0451, Id Lattes: 3457051894936314,  E-mail: olgariam@gmail.com
  • Oscar Yecid Aparicio Gómez - Education, Research, Technology - Ed&TIC Research Center, Bogotá, Colombia, Orcid: 0000-0003-3535-6288, E-mail: oaparicio@editic.net
  • Silvina Gvirtz - Universidad Nacional de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina, Orcid: 0000-0002-2315-4470, E-mail: gvirtzsilvina@gmail.com
  • Yves de La Taille - Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil, Orcid: 0000-0001-5472-2701, Id Lattes: 7371763510372596, E-mail: ytaille@uol.com.br
 

 

Equipe Técnica

 

  • Anna Cecília de Paula Cruz - Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Educação (FEUSP), São Paulo, SP, Brasil, Orcid: 0009-0003-6626-2070, Lattes: 2817653066628860, e-mail: annacruzh@usp.br
  • José Aguinaldo da Silva - Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Educação (FEUSP), São Paulo, SP, Brasil, Orcid: 0000-0003-4745-554X; Id Lattes: 9383046190776984, e-mail: aguisil@usp.br
 

 

 


INSTRUÇÕES PARA AUTORES

 

 

Para submeter um artigo é necessário ter registro na página de submissão da revista e fazer o login no sistema. Não há exigência quanto a uma titulação mínima para a submissão de artigos.

 

 

Tipos de Documentos Aceitos

 

Artigo original

Artigo de revisão

 

Métodos e Estatísticas

Quando utilizados, os métodos estatísticos precisam ser descritos com o pormenor necessário para permitir o acesso aos dados originais e a verificação dos resultados apresentados por pessoa versada no assunto; ao mesmo tempo, deve-se evitar linguagem excessivamente técnica e apresentá-los com suficiente clareza de modo a favorecer a compreensão por pessoa não especializada. Tal solicitação à autoria  requer providências como procurar, sempre que possível, quantificar os resultados e apresentá-los com os correspondentes indicadores de erro de medição ou de incerteza (por exemplo, intervalos de confiança); evitar basear-se apenas em testes de inferência estatística, que não veiculam informação quantitativa relevante; discutir a elegibilidade das unidades de experimentação; fornecer informação pormenorizada sobre a aleatorização e sobre as observações; discutir a razoabilidade dos resultados e relatar possíveis limitações do método utilizado; especificar os programas informáticos utilizados; restringir quadros e figuras à quantidade necessária para explicitar a fundamentação do artigo e sua solidez; evitar quadros com muitos tópicos e duplicação de dados; definir termos estatísticos, abreviaturas e símbolos utilizados no artigo.

 

 

Contribuição da autoria 

 

Entende-se como pessoa autora quem tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento, análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se que a autoria não ultrapasse o número total de quatro pessoas. Caso a quantidade seja maior do que essa, deve-se informar à secretaria e à editoria-chefe o grau de participação individual. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número da autoria e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente. O periódico sugere utilizar a estrutura de taxonomia do CRediT (Contributor Roles Taxonomy).

 

 

Preparação do Manuscrito 

 

No ato da submissão de um artigo, a identificação da autoria e a filiação institucional serão preenchidas em espaços próprios do Sistema SciELO e não devem constar do corpo do texto. As informações autorais serão registradas à parte, como metadados, e acessadas apenas pela editoria.

A autoria que tenha seus artigos publicados em plataformas preprint deve preencher um formulário no qual informa que esta publicação foi realizada, indicando o repositório.

A autoria de manuscrito se compromete, no caso da produção de versão do artigo para uma língua diferente daquela em que foi previamente submetido para avaliação em Educação e Pesquisa, que ela será realizada com base no texto final revisado e editado pela Comissão Editorial do periódico.

Na redação do artigo, devem ser observadas as seguintes orientações:

  • texto pode ser apresentado em português, espanhol ou inglês, fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5. Os originais deverão ser submetidos em extensão .DOC ou .DOCX (Word for Windows). Todas as páginas do original devem estar numeradas sequencialmente. O texto deve contar, ainda, com o mínimo de 35.000 e o máximo de 50.000 caracteres, considerados os espaços e as referências, excluindo o resumo.
  • Quando for o caso, o contexto geográfico de realização da pesquisa empírica deve ser informado no título ou no resumo
  • resumo deve conter entre 200 e 250 palavras e explicitar, em caráter informativo e sem enumeração de tópicos, os seguintes itens: tema geral e problema da pesquisa; objetivos metodologia utilizada; principais resultados e conclusões. Recomenda-se o uso de parágrafo único, voz ativa e na terceira pessoa do singular, frases concisas e afirmativas. Devem-se evitar: neologismos, citações bibliográficas, símbolos e contrações que não sejam de uso corrente, bem como fórmulas, equações, diagramas etc. que não sejam absolutamente necessários. A revista não solicita versão do resumo em inglês na entrega dos originais. O título, resumo e palavras-chave deverão ser vertidos para inglês após aprovação e edição do original.
  • As palavras-chave devem ser de 3 a 5.
  • Os agradecimentos e dados de financiamento devem ser citados em nota de rodapé e sem quaisquer referências, diretas ou indiretas, à autoria.
 

 

Formato de Envio dos Artigos

 

  • Título
  • Resumo (Os resumos devem ser claros, facilmente legíveis)
  • Palavras-chave (3 a 5 palavras)
  • Nome das pessoas autoras (o arquivo submetido não deve estar identificado, o nome das pessoas e suas afiliações devem vir em arquivo separado).
  • Afiliação institucional completa
  • ORCID das pessoas autoras 
  • E-mail das pessoas autoras com destaque para o contato principal
  • Informar sobre financiamento dos artigos 
  • Declaração informando que a pesquisa foi aprovada por um comitê de ética institucional
  • Nota sobre disponibilidade dos dados da pesquisa
 

 

Elementos Digitais

 

  • Figuras (fotos, desenhos e mapas), tabelas, quadros e gráficos e figuras (fotos, desenhos e mapas) devem estar numerados em algarismos arábicos conforme a sequência em que aparecem, sempre referidos no corpo do texto e encabeçados por seu respectivo título. Imediatamente abaixo das figuras devem constar suas respectivas legendas textuais e ter título informado sempre antes de cada um dos itens. Depois de cada item é necessário registrar sua fonte. Quando o material for original da pesquisa, deve-se fazer a indicação com a redação “Fonte: dados da pesquisa.” ou “Fonte: elaboração própria.” Os mapas devem conter escalas e legendas gráficas.
  • Tabelas, quadros e gráficos devem ser encaminhados em seus arquivos originais, sempre referidos no corpo do texto. O periódico não aceita tabelas e quadros em formato de imagem, apenas arquivos editáveis. O mesmo ocorre com os gráficos. Neste caso, mesmo que contenham imagens, partes textuais e/ou numéricas devem ser passíveis de edição.
  • As imagens devem vir em formato JPG com resolução a partir de 300 dpi e ser apresentadas em dimensões que permitam sua ampliação ou redução sem que a legibilidade seja prejudicada, sempre referidos no corpo do texto. Todas as imagens devem ser enviadas também separadamente (quando requisitadas), em seus arquivos originais. O nome de cada arquivo deve corresponder ao nome da imagem (por exemplo: Gráfico 1).
  • O periódico não aceita fórmulas matemáticas em formato de imagem. Todas as fórmulas devem ser criadas a partir de editores como Word ou Excel e enviadas ao periódico nestes formatos.
 

 

Citações e Referências

 
  • Notas de rodapé de caráter explicativo devem ser usadas com parcimônia, apenas quando estritamente necessárias para a compreensão do texto. As notas devem estar numeradas em algarismos arábicos conforme a sequência em que aparecem no texto.

  • Citações no corpo do texto devem obedecer à norma técnica NBR 10520 de 19 de julho de 2023, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e cumprir os seguintes critérios:

a) Citações textuais de até três linhas devem ser incorporadas ao parágrafo, transcritas entre aspas e acompanhadas pelas seguintes informações entre parênteses: sobrenome do autor da citação, ano da publicação e número da página;

b) Citações textuais de mais de três linhas devem estar em parágrafo isolado, com recuo de 4 cm na margem esquerda, tamanho 11 e sem aspas;

  • Referências devem obedecer à norma técnica NBR 6023, de 14 de novembro de 2018, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Apenas as obras citadas ao longo do texto devem figurar na bibliografia, a qual deve constar, sob o título de Referências, ao final do artigo e em página separada.

Exemplos:

JESUS, Denise Meyrelles de et al. Avaliação e educação especial: diálogos sobre diagnósticos, planejamento e rendimento escolar nas salas de recursos multifuncionais. In: MENDES, Enicéia Gonçalves; CIA, Fabiana; D'AFFONSECA, Sabrina Mazzo (org.). Inclusão escolar e a avaliação do público-alvo da educação especial. São Carlos: ABPEE, 2015. p. 327-348.

MENDES Enicéia Gonçalves; MATURANA, Ana Paula Pacheco Moraes. O apoio à escolarização de estudantes com deficiência intelectual: salas de recursos multifuncionais e/ou instituições especializadas? Revista Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 1-23, jul./dez. 2016. 

SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2007.

 

 

Documentos Suplementares

 

Educação e Pesquisa solicita que todas as informações de autoria (vínculo institucional, biografia, grupos de pesquisa etc.) sejam enviadas em um documento word separado, nomeado “sobre a autoria”.

Caso haja termo de aprovação de comitê de ética, o documento também deve ser enviado como material suplementar.

Artigos publicados em preprint devem incluir o Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta, disponível no site do SciELO.

Artigos ou pesquisas que tenham utilizado alguma ferramenta IA devem notificar e especificar seu uso através do Formulário de declaração de uso de IA.

 

 

Condições para Submissão

 

Todos os artigos resultantes de pesquisas originais devem ser submetidos com uma nota de rodapé, na página inicial sobre a "Disponibilidade de dados", informando que o conjunto de dados está disponível publicamente, e como acessá-los. Os dados devem estar sempre disponíveis para eventual consulta, observadas as restrições ao acesso público impostas pelas características materiais dos dados e/ou por seu modo de produção.

É necessário que se indique na nota, o nível de acesso definido para o recurso aos dados, como já mencionado no item Dados Abertos.

Recomenda-se que os dados, instrumentos metodológicos e/ou materiais de análises subjacentes ao artigo e utilizados na concepção e realização da pesquisa sejam adequadamente citados no texto e listados na seção de referências, se possível remetendo-se à sua localização em repositório e com um identificador persistente como o DOI.

Educação e Pesquisa não aceita tramitar simultaneamente dois artigos de mesma autoria, seja individual ou coletiva. Ou seja, até que um artigo seja publicado, outro não pode ser enviado para avaliação, mesmo que os artigos tenham coautorias diferentes. Se alguém integrante da autoria já tem artigo em tramitação, deve aguardar o fim do processo para realizar nova submissão.

 

 

Declaração de Ciência e Concordância com as Regras de Submissão

 

Como parte do processo de submissão, a autoria é obrigada a verificar a conformidade da submissão, em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

A) O artigo é inédito e não foi submetido, concomitantemente, a outra publicação.

B) A autoria e eventual coautoria conhecem e declaram concordar com as políticas editoriais da revista para a publicação de artigos.

C) O título do artigo tem até 15 palavras.

D) O texto está dentro dos limites de tamanho: entre 35.000 e 50.000 caracteres (contando os espaços e as referências), excluído o resumo.

E) O resumo está dentro dos limites de tamanho: de 200 a 250 palavras.

F) As referências estão de acordo com a norma NBR 6023 e NBR 10520 da ABNT.

G) Não existem identificações da autoria, ou da(s) instituição(ões) a que pertence(m) o(s) autor(es), no texto que será enviado para as avaliações externa de pareceristas (as informações autorais ficarão registradas apenas como METADADOS, acessados somente pelos editores).

H) A autoria fica ciente de que, caso seu artigo seja aprovado, deverá enviar posteriormente resumo, título e palavras-chave vertidos para o inglês. Bem como a versão completa do artigo, caso indicado pela Comissão Editorial. Os custos com a versão e/ou revisão do inglês serão de responsabilidade da autoria.

I) A autoria confirma que a coautoria, quando for o caso, está ciente(s) e notificada da submissão do artigo e que, após a submissão, não é permitida a inclusão ou exclusão de coautoria.

J) A autoria confirma que preencheu e anexou o formulário SciELO-Preprints de Conformidade com a Ciência Aberta junto aos arquivos submetidos para avaliação.

K) A autoria está ciente de que não é permitido submeter novo artigo de sua autoria para avaliação enquanto participar de processo editorial em andamento.

L) Escolha duas ou mais áreas do CNPq e inclua no campo "Mensagem à editoria", clique aqui para baixar a lista de áreas do CNPq

M) Os Dados da Pesquisa, quando não estiverem disponíveis no artigo, devem constar em repositórios institucionais, com acesso livre. A informação deve aparecer em nota de rodapé, indicando o site e/ou link para acesso.

 

 

Declaração de Financiamento

 

Informar fontes de apoio para o trabalho, incluindo nomes de patrocinadores, número de contrato (se houver), juntamente com explicações sobre o papel dessas fontes.

 

 

 

Informações Adicionais

 

O prazo para resposta às submissões (aceitação ou recusa) é, em média, de seis meses, porém varia conforme a complexidade das avaliações e de eventuais modificações sugeridas e realizadas. As datas de recebimento e aprovação de cada colaboração serão informadas no texto publicado. Cabe à Comissão Editorial definir, a cada volume da revista, os critérios para reunir os artigos já aprovados.

 

 

Contato

 

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Av. da Universidade, 308 - Biblioteca, 2º andar, sala 205, Cep: 05508-040
São Paulo, SP, Brasil,
Tel./Fax.: (55 11) 30913520
E-mail: revedu@usp.br

 

 

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Av. da Universidade, 308 - Biblioteca, 1º andar 05508-040 - São Paulo SP Brasil, Tel./Fax.: (55 11) 30913520 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revedu@usp.br