Informações básicas
A revista Gestão & Produção é publicada em fluxo contínuo trimestralmente (março, junho, setembro e dezembro) pelo Departamento de Engenharia de Produção (DEP) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O primeiro número da Gestão & Produção foi publicado em abril de 1994. Na verdade, a G&P foi resultado de uma larga e longa experiência acumulada por docentes do DEP/UFSCar com a publicação, inicialmente, dos "Cadernos DEP", no início da década de oitenta, e depois com os "Cadernos de Engenharia de Produção". Os últimos três números dos "Cadernos de Engenharia de Produção" foram um teste-piloto para o lançamento da Gestão & Produção uma vez que neles já estavam estabelecidos uma periodicidade (quadrimestral) e um processo de avaliação de artigos pelo sistema "blind review". Outra característica herdada pela G&P dos "Cadernos DEP" e dos "Cadernos de Engenharia de Produção" foi a publicação de números especiais temáticos. Gestão & Produção publica trabalhos originais ou que apresentem resultados de estudos e pesquisas na área de Engenharia de Produção. De acordo com a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), as áreas da Engenharia de Produção são:
Desde 1997, Gestão & Produção vem publicando números especiais sobre áreas ou temas de interesse da comunidade de Engenharia de Produção. Abaixo estão relacionadas as edições especiais já publicadas:
A revista é dirigida a um público-alvo formado por:
Gestão & Produção vem ocupando uma posição de destaque na comunidade acadêmica brasileira de Engenharia de Produção como um dos mais importantes periódicos na área. O título abreviado é Gest. Prod., forma que deve ser usada em bibliografias, referências e legendas bibliográficas. |
Fontes de indexação
Los artículos publicados en la revista "Gestão & Produção" son indexados o resumidos por:
|
Propriedade intelectual
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. A Gestão & Produção adotou até jun/2015 a licença Creative Commons do tipo BY-NC. A partir de Jul/2015 a licença em uso é do tipo BY. |
Patrocinadores
A publicação recebe financiamento do:
|
Editor
|
Editor-Adjunto
|
Editores-Associados
|
Conselho consultivo
|
Co-editores temáticos
Gestão & Produção publica edições temáticas. A cada edição são convidados co-editores para essa finalidade, sendo eles responsáveis pela divulgação da chamada de trabalhos, orientação editorial, indicação de "referees", seleção de artigos etc.
|
Produção editorial
|
Ser um meio de divulgação de trabalhos originais e que apresentem pesquisas e resultados científicos importantes para as áreas de Administração e Engenharia de Produção, por meio de estudos empíricos, teóricos e de simulações.
A Gestão & Produção publica os seguintes tipos de artigo:
O artigo submetido deve ser original. Artigos publicados resumidamente em Congressos podem ser publicados caso apresentem expansão de pesquisa e de resultados científicos, além de representar contribuição significativa para a sua respectiva área. O assunto tratado no artigo submetido deve mostrar aderência com as áreas da Administração e/ou Engenharia de Produção. A melhor forma para isso é relacionar o trabalho desenvolvido com outros anteriormente publicados em periódicos reconhecidamente da área de Engenharia de Produção. |
Linguagem As submissões podem ser feitas em Português e Inglês. Após o aceite para publicação, será necessário que os autores enviem, via sistema de submissão, as versões finais em português e inglês. A publicação dos artigos em inglês visa permitir maior exposição e colaboração com a comunidade internacional, ao mesmo tempo atendendo exigências impostas pelas instituições avaliadoras e de fomento em periódicos do Brasil e exterior. A revista Gestão e Produção não aceitará textos traduzidos automaticamente por programas de computador. A utilização de empresa ou profissional com experiência e que emita um certificado prestação de serviço de revisão e/ou tradução será obrigatória para textos elaborados em inglês por não-nativos e para textos traduzidos. Os custos e responsabilidade da tradução é dos autores. Ao realizar a tradução, cuidado especial deve ser tomado com Dados, Tabelas e Figuras, observando os números decimais. Para textos em português ou espanhol, os autores devem utilizar vírgula, e nos textos em inglês, o ponto. As palavras estrangeiras que aparecem no texto deverão estar em itálico (por exemplo: et al.). Políticas de seção A revista Gestão e Produção aceita submissões dos seguintes tipos de artigo:
A revista Gestão e Produção apoia e recomenda a utilização das checklists disponíveis na rede EQUATOR network, para que os autores preparem seus textos segundo as boas práticas de comunicação científica mais apropriadas para cada tipo de pesquisa. Os textos devem ter no minimo 18 páginas e não podem ultrapassar o limite 22 páginas descontando as referências bibliográficas. Peer review Os artigos submetidos primeiro passam por uma avaliação técnica para verificar se estão elaborados respeitando as normas e políticas editoriais. Os artigos que estão em conformidade com as normas e políticas são encaminhados para um Editor membro do Conselho Editorial que fará a avaliação de escopo e aderência aos temas da revista, podendo ser recusado antes da avaliação. Artigos que sigam para avaliação serão revisados por pelo menos dois referees, usando o processo de revisão duplo-cega. O Editor responsável fará a interpretação das avaliações e decidirá pelo aceite, recusa ou aceite mediante revisão. Artigos aceitos com revisão ainda passarão por uma nova rodada de avaliação para verificar se as solicitações dos referees foram atendidas. Após receber um parecer favorável à publicação do artigo, os autores terão 30 dias para encaminhar a versão revisada final de seu artigo, juntamente com a versão traduzida para o inglês. Autores que não enviarem a versão final traduzida do artigo aceito em 30 dias terão, o artigo rejeitado por falha no atendimento do prazo no processo de avaliação. Autoria /Authorship A Revista Gestão & Produção não permite adição ou remoção de autores após a submissão do manuscrito.
Todas as informações sobre os autores e suas afiliações serão incluídas apenas no sistema de submissão on-line; tal informação será extraída daí se o manuscrito for aceito. Autores e afiliações não devem ser incluídos no arquivo do manuscrito para garantir o processo de revisão em dupla ocultação. Além disso, todas as propriedades devem ser removidas dos manuscritos carregados. A lista de autores deve limitar-se a incluir apenas aqueles que realizaram contribuições significativas para a concepção, design, execução ou interpretação do trabalho. Espera-se que a lista de autores e ordem dos nomes seja cuidadosamente elaborada antes da submissão. Qualquer alteração que seja necessária deve ser solicitada antes do artigo ser aceito. Para realizar essa solicitação o autor correspondente deve enviar ao Editor 1) o motivo da alteração e 2) a um termo de confirmação e concordância escrito e assinado por todos os autores do artigo, incluindo os que estão sendo adicionados ou removidos da lista. Registrar no final do artigos a contribuição de cada um dos autores e colaboradores, com a utilização de dois Critérios mínimos de autoria:
I. Participar ativamente da discussão dos resultados; Colaboradores que não atendam os critérios de Autoria devem ser mencionados na seção de Agradecimentos. Ética e má-conduta na publicação A revista Gestão e Produção segue e recomenda que editores, autores e revisores sigam as recomendações do Committee on Publication Ethics (COPE). Todos os casos de suspeita de plágio ou má-conduta devem ser comunicados ao escritório da revista e serão investigados. Quando necessário serão publicadas manifestações de preocupação, erratas ou retratações.
A seguir estão os princípios básicos que Autores, Revisores e Editores concordam em seguir ao submeterem ou avaliarem artigos para a revista Gestão e Produção.
Revisores:
Editores:
Seguir as orientações do COPE (Committee on Publication Ethics) em todos os casos de suspeita de má conduta ou falta de atitude ética buscando mais informações e tomando as ações necessárias publicando manifestações de preocupação, erratas ou retratações; Declaração de conflitos de interesse A revista Gestão e Produção exige que todos os autores declarem os potenciais conflitos de interesse, seja financeiro ou de relacionamento pessoal, com outras pessoas ou organizações que possam ser interpretadas como podendo influenciar a pesquisa ou sua interpretação. Os autores devem enviar declarações individuais que ficarão arquivadas e uma declaração resumida que será publicada no artigo. Potenciais conflitos de interesse incluem participação em quadro societário ou diretoria, recebimento de verbas de consultoria, pagamentos de viagens ou palestras por empresa que participou da pesquisa etc. Declaração de financiamento Os apoios financeiros recebidos por todos os autores devem ser declarados identificando sempre a instituição e número do projeto, e uma descrição sobre qual foi o papel da instituição (se houve algum) acerca da forma como a pesquisa foi conduzida, preparação, coleta e análise dos dados. Se a instituição financiadora não teve nenhum papel sobre a pesquisa isso também deverá ser declarado. Declaração de disponibilidade dos dados A revista Gestão e Produção encoraja os autores a depositarem os dados utilizados em sua pesquisa em repositórios como Mendeley Data, figshare ou outros repositórios de dados. A disponibilização dos dados aumenta a credibilidade e facilita estudos derivados. Visando facilitar a reprodutibilidade do estudo, os autores são encorajados ainda a disponibilizar software, códigos, modelos, algoritmos, protocolos, métodos e outros materiais úteis relacionados à sua pesquisa. Caso os dados estejam disponíveis, eles podem ser citados na lista de referências. Eventualmente os dados não podem ser disponibilizados devido a questões legais, confidencialidade etc. Independente da disponibilização dos dados, os autores devem fornecer uma declaração informando se os dados estão disponíveis (e como podem ser obtidos), ou o motivo pelo qual não puderam ser disponibilizados. Copyright e licença Os artigos aceitos são publicados em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores retêm todos os direitos de copyright, transferindo para a revista Gestão e Produção o direito de realizar a publicação original e mantê-la sempre atualizada. |
Os artigos devem ser submetidos pelo sistema de submissão ScholarOne. Para artigos aceitos será cobrado o valor de R$ 550,00 referente à taxa de publicação para custear parte da editoração do artigo.
O artigo deverá preparado em MS Word®, com letra Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento entre linhas de 1,5. A especificação para as margens superior, inferior, à direita e à esquerda é de 2,5 cm. O arquivo não deve ultrapassar o tamanho de 3 MB. Arquivos para submissão No ato da submissão o autor deverá enviar três documentos: o formulário de conformidade com a ciência aberta (disponível no link abaixo), o texto do manuscrito sem identificação dos autores e um documento com a identificação dos autores juntamente com as declarações. 1º- Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Formulario-de-Conformidade-Ciencia-Aberta.docx
Lista de Autores Incluir os nomes de todos os autores por extenso, um por linha e usar índice numérico sobrescrito para relacionar com as afiliações, e asterisco “*” para indicar o autor correspondente. Colaboradores que não atendam aos critérios de autoria, conforme nossas políticas editoriais, devem ser incluídos somente nos agradecimentos.
A revista Gestão e Produção solicita o envio do ID ORCID de todos os autores. Exemplo: Nome do Segundo Autor (https://orcid.org/0000-0003-0060-073X)*1 Lista de Afiliações A lista de afiliações (indicar instituição, Faculdade e departamento e Cidade, Estado e o país). Recomenda-se que essas informações venham logo abaixo dos nomes, com uma afiliação por linha e seguir o modelo: Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Engenharia de Produção, São Carlos – SP – Brasil O Endereço de correspondência dos autores devem ser apresentados de forma separada da afiliação institucional. Endereço, Caixa Postal, CEP, Cidade, UF, País, E-mail. (Itens em negrito são obrigatórios). Agradecimentos Colaboradores que não atendam aos critérios de autoria, conforme nossas políticas editoriais, devem ser incluídos somente nos agradecimentos. A identificação dos autores deve estar presente em um documento separado do texto principal, nomeado como authorship.docx. Esse documento deve conter: Declarações As seguintes declarações devem ser elaboradas conforme orientado nas políticas editoriais:
Título Evite a utilização de siglas ou fórmulas. Tenha em mente que o título do seu artigo frequentemente será exibido em resultados de busca, então crie um título informativo e conciso. Após o título no idioma do artigo, inclua sua versão traduzida. Textos em inglês devem incluir a tradução do título para português, e vice-versa. Resumo e palavras-chave
Elabore seu resumo não estruturado, utilizando entre 150 e 250 palavras, de forma que ele possa se sustentar sozinho, sem a necessidade de referências e sem utilizar abreviações. Caso absolutamente necessário utilizar siglas, estas devem ser definidas na primeira oportunidade. Textos em inglês devem incluir a tradução do resumo e palavras-chave para português, e vice-versa. Seções Separe e organize seu texto de forma clara em seções numeradas. As subseções devem ser numeradas 1.1 (depois 1.1.1, 1.1.2, ...), 1.2, etc. (o resumo não deve ser incluído na numeração das seções). Figuras As figuras gráficos, imagens, fluxogramas, desenhos etc, devem estar citadas no corpo do texto em algarismos arábicos e apresentar resolução de 300 dpi. Figuras podem estar dentro ou fora do documento desde que seja apresentado somente um exemplar de cada figura citada no texto. As legendas de figuras devem estar logo abaixo das mesmas. Caso haja texto na figura, verificar se este se encontra no idioma do artigo. Por ser uma publicação prioritariamente online os autores podem utilizar cores na preparação de suas figuras. As figuras não serão redesenhadas nem editadas e, por essa razão, devem ser preparadas, preferencialmente por um profissional, com cuidado para que mantenham uniformidade no tipo e tamanho de fonte utilizados ao longo do artigo todo. Recomendamos que sejam seguidas todas as orientações do ICJME quanto a preparações de ilustrações para submissão (). Imagens não devem ser manipuladas ou ajustadas de forma que possam resultar em má interpretação das informações. Recomendamos que sejam observadas as dicas e exemplos publicados em "‘What's in a picture? The temptation of image manipulation" (Rossner and Yamada 2004, Journal of Cell Biology, 166:11). Os gráficos, fotografias, esquemas, ilustrações etc são considerados como figuras e devem ser enviados nos formatos TIFF ou JPG, com tamanho mínimo de 2500 pixels de largura, além de permitir a perfeita leitura de todos os textos e símbolos utilizados. No caso de utilizar setas, símbolos, letras ou números para identificar partes das figuras certifique-se de identificá-los claramente na respectiva legenda. Tabelas e Quadros Devem sempre estar editáveis, ou seja, elaborados utilizando o recurso de criar tabelas no MS Word. Utilize Tabelas para apresentar dados quantificáveis e Quadros para apresentar informações não quantificáveis. Quadros e Tabelas devem sempre estar citados no texto, utilizando numeração em algarismos arábicos e ordem em que aparecem no texto. As Tabelas e Quadros devem ser inseridas no artigo após serem citadas, sempre precedidas por sua respectiva legenda. A legenda de ser uma breve descrição da Tabela ou Quadro, e explicações específicas sobre valores ou abreviações devem ser inseridos no seu rodapé. Notas de rodapé A revista Gestão e Produção não utiliza notas de rodapé em circunstância alguma. Equações e expressões matemáticas As fórmulas simples exibidas em linha podem ser expressas como texto simples quando possível. Todas as expressões matemáticas devem estar editáveis, elaboradas utilizando o editor nativo do MS Word ou o MathType, e numeradas em algarismos arábicos e citadas na ordem em que aparecem no texto. Características do idioma Em números decimais para textos em português ou espanhol, utilizar vírgulas, e não ponto. As palavras estrangeiras que aparecem no texto deverão estar em itálico (por exemplo: et al.). Citações Por favor, certifique-se de que todas as citações estejam na lista de referências e vice-versa.Todas as citações feitas no texto devem ser referenciadas seguindo o padrão, estabelecido na sexta edição do Manual de Publicação da American Psychological Association. As citações feitas no corpo do texto devem ser sempre seguidas do ano de publicação da referência: Donaire (1999) ou (Donaire, 1999). Quando dois autores, indicar os sobrenomes dos autores separados por “&”: Ackermann & Eden (2001) ou (Ackermann & Eden, 2001). Havendo mais de dois autores, citar o sobrenome do primeiro, seguido da expressão “et al.”: Manso et al. (2015) ou (Manso et al., 2015). Se houver mais de um artigo dos mesmos autores publicados no mesmo ano, faça a distinção com letras minúsculas: Manso et al. (2015a, b). Para separar duas ou mais citações utilize o ponto e vírgula: (Manso et al., 2015; Ackermann & Eden, 2001; Donaire, 1999a, b) Referências A lista de referências será reformatada para o estilo APA, entretanto os autores podem submeter em qualquer dos formatos internacionais mais estabelecidos (APA, Harvard, Chicago etc), desde que seja apresentada em ordem alfabética do último sobrenome do primeiro autor, seguida da ordenação pelo ano usando as letras minúsculas (a, b etc.) quando necessário. As referências devem apresentar o nome de todos os autores e os nomes dos periódicos devem ser indicados por extenso. A seguir alguns exemplos formatados segundo a norma APA: Livro - Donaire, D. (1999). Gestão ambiental na empresa (2a ed.). São Paulo: Atlas. Capítulo de livro - Ackermann, F., & Eden, C. (2001). SODA: journey making and mapping in practice. In J. Rosenhead & J. Mingers (Eds.), Rational analysis in a problematic world revisited (2nd ed., pp. 43-61). London: Wiley. Artigo de periódico - Manso, D. F., Suterio, R., & Belderrain, M. C. N. (2015). Estruturação do problema de gerenciamento de desastres do estado de São Paulo por intermédio do método Strategic Options Development and Analysis. Gestão & Produção, 22(1), 4-16. https://doi.org/10.1590/0104-530X1105-13. Dissertação e tese - Miranda, G. J. (2005). Valor de empresas e medidas de desempenho econômico: um estudo em empresas atacadistas brasileiras (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. Trabalho apresentado em evento - Camilloti, B. M., Israel, V. L., & Chi, A. (2006). Necessidade de um sistema de apoio à decisão em acupuntura. In Anais do X Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (pp. 1-3). Florianópolis: SBIS. Legislação - Brasil. (1991, 25 de setembro). Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências (seção 1, nº 142, pp. 21005-21011). Brasília, DF: Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Material em meio eletrônico - Norsys Software Corp. (2008). Norsys netica: bayesian networks graphical application. Recuperado em 22 de setembro de 2008, de http://www.norsys.com/netica.html LINKS: |