INFORMAÇÕES BÁSICAS
Interface – Comunicação, Saúde, Educação é uma publicação interdisciplinar de acesso aberto, exclusivamente eletrônica, editada pela Universidade Estadual Paulista – Unesp (Departamento de Saúde Pública, Faculdade de Medicina de Botucatu). Tem como missão publicar artigos originais e outros materiais relevantes sobre a Educação e Comunicação nas práticas de Saúde, a formação de profissionais de Saúde (universitária e continuada) e a Saúde Coletiva em sua articulação com a Filosofia, as Artes, e as Ciências Sociais e Humanas, que contribuam para o avanço do conhecimento nessas áreas. Prioriza abordagens críticas e inovadoras e a pesquisa qualitativa. Interface tem mantido rigorosamente sua periodicidade sem atraso, desde sua criação, em 1997, e cumpre com a normalização para a publicação científica seguindo as regras da Convenção de Vancouver. A revista adota a publicação contínua de seus artigos, em um único volume ao ano, de forma ininterrupta, com número DOI. No Sumário eletrônico, apenas a seção a que o artigo foi submetido é indicada. A revista integra a coleção de periódicos indexados na base SciELO e adota o sistema ScholarOne Manuscripts para submissão e avaliação de manuscritos. É regida por regimento que disciplina a composição e mandatos do Corpo Editorial e a gestão editorial do periódico. Interface segue os princípios da ética na publicação científica contidos no código de conduta do Committee on Publication Ethics (COPE). A abreviatura de seu título é Interface (Botucatu), que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé, legendas e referências. |
FONTES DE INDEXAÇÃO
TEXTO COMPLETO
PROPRIEDADE INTELECTUAL
Este é um periódico de acesso aberto. Todo o seu conteúdo, exceto quando identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons CC-BY. Mais detalhes em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt/ |
APOIO
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EDITORES
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EDITORES ASSISTENTES
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EDITORES ASSOCIADOS
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EDITOR DE DEBATES
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EDITORA DE CRIAÇÃO
Equipe de criação |
EDITORA EXECUTIVA
PROJETO GRÁFICO
Projeto gráfico-textual
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PRODUCCIÓN EDITORIAL
Coordenação editorial
Normalização Revisão de textos
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WEBESIGN
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CONSELHO EDITORIAL CIENTÍFICO
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ESCOPO E POLÍTICA EDITORIAL
Interface - Comunicação, Saúde, Educação é uma publicação interdisciplinar, de acesso aberto, exclusivamente eletrônica, editada pela Universidade Estadual Paulista - Unesp (Laboratório de Educação e Comunicação em Saúde, Departamento de Saúde Pública, Faculdade de Medicina de Botucatu). Tem como missão publicar artigos e outros materiais relevantes sobre a Educação e a Comunicação nas práticas de saúde, a formação de profissionais de saúde (universitária e continuada) e a Saúde Coletiva em sua articulação com a Filosofia, as Artes e as Ciências Sociais e Humanas, que contribuem para o avanço do conhecimento nessas áreas. Interface – Comunicação, Saúde, Educação integra a coleção de periódicos indexados na base SciELO e adota o sistema ScholarOne Manuscripts para submissão e avaliação de manuscritos (http://mc04.manuscriptcentral.com/icse-scielo). Prioriza abordagens críticas e inovadoras e a pesquisa qualitativa e não cobra taxas para submissão e acesso aos artigos. Publica apenas textos inéditos e originais, sob a forma de artigos de demanda livre, analíticos e/ou ensaísticos, revisão de temas atuais, resenhas críticas, relatos de experiência, debates, entrevistas; e veicula cartas e notas sobre eventos e assuntos de interesse. Também publica textos considerados relevantes e/ou emergentes, desenvolvidos por autores convidados, especialistas no assunto. Não são aceitas traduções de textos publicados em outro idioma. Os manuscritos submetidos passam por um processo de avaliação de mérito científico por pares, utilizando critérios de originalidade e relevância temática, rigor científico e consistência teórica e metodológica. Os avaliadores são selecionados entre membros do Conselho Editorial ou pareceristas ad hoc, pesquisadores da área do escopo do trabalho submetido, de diferentes regiões e instituições de ensino e/ou pesquisa. Os editores reservam-se o direito de efetuar alterações e/ou cortes nos originais recebidos para adequá-los às normas da revista, mantendo estilo e conteúdo. Interface segue os princípios da ética na publicação científica contidos no código de conduta do Committee on Publication Ethics (COPE) - e utiliza o sistema Turnitin para identificação de plagiarismo, licenciado pela Unesp. Todo o conteúdo da revista, exceto quando identificado, está licenciado sobre uma licença Creative Commons, tipo CC-BY. Mais detalhes, consultar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ A submissão de manuscritos é feita apenas online, pelo sistema Scholar One Manuscripts. Para mais detalhes sobre a submissão no sistema ScholarOne Manuscripts acesse o Guia do Autor: (https://clarivate.com/webofsciencegroup/download/41692/) Recomenda-se a leitura atenta das Instruções antes dos autores submeterem seus manuscritos à Interface, uma vez que a submissão está condicionada ao atendimento às normas adotadas pelo periódico. O não atendimento dessas normas poderá acarretar a rejeição da submissão na análise inicial. SEÇÕES DA REVISTA Editorial – texto temático de responsabilidade dos editores ou de pesquisadores convidados (até duas mil palavras). Dossiê – conjunto de textos ensaísticos ou analíticos temáticos, a convite dos editores, resultantes de estudos e pesquisas originais de interesse para a revista (até seis mil palavras). Artigos – textos analíticos resultantes de pesquisas originais teóricas ou empíricas referentes a temas de interesse para a revista (até seis mil palavras). Revisão – textos de revisão da literatura sobre temas consagrados pertinentes ao escopo da revista (até seis mil palavras). Debates – conjunto de textos sobre temas atuais e/ou polêmicos propostos pelos editores ou por colaboradores e debatidos por especialistas, que expõem seus pontos de vista (Texto de abertura: até seis mil palavras; textos dos debatedores: até mil e quinhentas palavras; réplica: até mil e quinhentas palavras). Relatos de experiência – textos embasados teoricamente que descrevam e analisem criticamente experiências relevantes para o escopo da revista (até cinco mil palavras). Entrevistas – depoimentos de pessoas cujas histórias de vida ou realizações profissionais sejam relevantes para as áreas de abrangência da revista (até seis mil palavras). Resenhas – textos de análise crítica de publicações lançadas no Brasil ou exterior nos últimos dois anos, expondo novos conhecimentos além do simples resumo da publicação, sob a forma de livros, filmes ou outras produções recentes e relevantes para os temas do escopo da revista (até três mil palavras). Criação – textos de reflexão sobre temas de interesse para a revista, em interface com os campos das Artes e da Cultura, que utilizem em sua apresentação formal recursos iconográficos, poéticos, literários, musicais, audiovisuais etc., de forma a fortalecer e dar consistência à discussão proposta. Notas breves – notas sobre eventos, acontecimentos, projetos inovadores e obituários com análise da obra e contribuição científica do homenageado (até duas mil palavras). Cartas ao Editor – comentários sobre publicações da revista e notas ou opiniões sobre assuntos de interesse dos leitores (até mil palavras).
Nota |
FORMA E PREPARAÇÃO DE MANUSCRITOS
Formato e Estrutura 1 Os originais devem ser digitados em Word ou RTF, fonte Arial 12, respeitando o número máximo de palavras definido por seção da revista. Todos os originais submetidos à publicação, sem exceção, devem ter autoria com a afiliação completa (Instituição, cidade, estado e país) e ID do ORCID , título próprio diferente do título da seção, nos três idiomas da revista (português, inglês e espanhol), citações e referências bibliográficas. Devem conter, também, resumo e palavras-chave alusivas à temática, nos três idiomas, com exceção das seções Resenhas, Notas breves e Cartas ao Editor. No ato da submissão do manuscrito é preciso que a ordem de apresentação dos autores esteja definida e acordada com todos, pois caso o artigo seja aprovado para publicação, os nomes dos autores serão apresentados exatamente na ordem estabelecida quando o artigo foi submetido.
Notas
2 As seguintes precauções devem ser tomadas pelos autores ao submeter seu manuscrito:
Nota 3 O número máximo de autores do manuscrito está limitado a cinco. A partir desse número é preciso apresentar uma justificativa, que será analisada pelo Editor. A autoria implica assumir publicamente a responsabilidade pelo conteúdo do trabalho submetido à publicação e deve estar baseada na contribuição efetiva dos autores no que se refere a: a) concepção e delineamento do trabalho ou participação da discussão dos resultados; b) redação do manuscrito ou revisão crítica do seu conteúdo; c) aprovação da versão final do manuscrito. Todas as três condições precisam ser atendidas e descritas para cada um dos autores.
Nota
4 A página inicial do manuscrito (Documento Principal) deve conter as seguintes informações (em português, espanhol e inglês): título, resumo e palavras-chave. Na contagem de palavras do resumo, excluem-se título e palavras-chave. Observe as exceções indicadas no item 1, em relação a essas informações. 4.2 Resumo: deve destacar os aspectos fundamentais do trabalho, podendo incluir o objetivo principal, o enfoque teórico, os procedimentos metodológicos e resultados mais relevantes e as conclusões principais (até 140 palavras).
Deve-se evitar a estrutura do resumo em tópicos (Objetivos, Metodologia, Resultados, Conclusões). 4.3 Palavras-chave: devem refletir a temática abordada (de três a cinco palavras). 5 Notas de rodapé são identificadas por letras pequenas sobrescritas, entre parênteses. Devem ser sequenciais às letras utilizadas na autoria do manuscrito. E devem ser sucintas, usadas somente quando necessário. 6 Manuscritos referentes a pesquisa com seres humanos devem incluir informações sobre aprovação por Comitê de Ética da área, conforme Resolução nº 466/13 do Conselho Nacional de Saúde, ou a Resolução nº 510/2016, que trata das especificidades éticas das pesquisas nas Ciências Humanas e Sociais. Deve-se informar apenas o número do processo, apresentando-o no corpo do texto, no final da seção sobre a metodologia do trabalho. Esse número deve ser mantido na versão final do manuscrito, se for aprovado para publicação. 7 Manuscritos com ilustrações devem incluir seus respectivos créditos ou legendas e, em caso de imagens de pessoas, deve-se incluir também a autorização para o uso dessas imagens pela revista. 8 Imagens, figuras ou desenhos devem estar em formato tiff ou jpeg, com resolução mínima de 300 dpi, tamanho máximo 16 x 20 cm, com legenda e fonte arial 9. Tabelas e gráficos torre podem ser produzidos em Word ou Excel. Outros tipos de gráficos (pizza, evolução...) devem ser produzidos em programa de imagem (photoshop ou corel draw). Todas as ilustrações devem estar em arquivos separados do texto original (Documento principal), com seus respectivos créditos ou legendas e numeração. No texto deve haver indicação do local de inserção de cada uma delas.
Nota 9 É possível incluir no manuscrito um texto suplementar, denominado Apêndice [de autoria do (s) próprio (s) autor (es)] ou Anexo (de outra autoria). Esse texto suplementar deve ser inserido logo após o item de Conclusão do manuscrito, antes das informações autorais e das referências. 10 Interface adota as normas Vancouver como estilo para as citações e referências de seus manuscritos. Detalhes sobre essas normas e outras observações referentes ao formato dos manuscritos encontram-se no final destas Instruções. |
SUBMISSÃO DE MANUSCRITOS
A revista Interface Comunicação, Saúde, Educação alinha-se aos critérios da chamada Ciência Aberta e adotará paulatinamente seus princípios e suas práticas. Esse procedimento implica na: Adesão dos autores, facultativa, à divulgação de seus artigos no formato preprint. Recomendação aos autores da divulgação dos dados primários da pesquisa que deram origem a seu artigo em repositórios certificados. Valorização dos avaliadores, pela abertura de seus pareceres, quando assim desejarem. Na apresentação do manuscrito é importante saber o que constitui um preprint e como pode proceder para se integrar nessa primeira etapa da Ciência Aberta. O preprint disponibiliza artigos e outras comunicações científicas de forma imediata ou paralela a sua avaliação e validação pelos periódicos. Desta forma, acelera a comunicação dos resultados de pesquisas, garante autoria intelectual e permite que o autor receba comentários que contribuam para melhorar seu trabalho, antes de submetê-lo a algum periódico. Embora o artigo possa ficar apenas no repositório de preprints (caso o autor não queira mandá-lo para um periódico), as revistas continuam exercendo as funções fundamentais de validação, preservação e disseminação das pesquisas. Portanto: 1 A submissão do manuscrito pode ser feita ao servidor SciELO preprints ( https://preprints.scielo.org ) ou a outro servidor confiável. Nesse caso, ele será avaliado por uma equipe de especialistas desses servidores, para verificar se o manuscrito obedece a critérios básicos quanto à estrutura do texto e tipos de documentos. Se aprovado, ele receberá um doi que irá garantir sua divulgação internacional imediata. 2 Concomitantemente, caso o autor queira, pode submetê-lo à Interface Comunicação, Saúde, Educação. Os dois processos são compatíveis. 3 É possível optar por apresentar o manuscrito apenas à Interface Comunicação, Saúde, Educação. A submissão a repositório preprint não é obrigatória.4. O processo de submissão é feito penas online, no sistema ScholarOne Manuscripts. Para submeter originais é necessário estar cadastrado no sistema. Para isso é preciso acessar o link https://mc04.manuscriptcentral.com/icse-scielo e seguir as instruções da tela. Uma vez cadastrado e logado, basta clicar em “Autor ” e iniciar o processo de submissão.
Nota 5 Interface - Comunicação, Saúde, Educação aceita colaborações em português, espanhol e inglês para todas as seções. Apenas trabalhos inéditos e originais, submetidos somente a este periódico, serão encaminhados para avaliação. Os autores devem declarar essas condições em campo específico do formulário de submissão. Caso seja identificada a publicação ou submissão simultânea a outro periódico, o manuscrito será desconsiderado. A submissão deve ser acompanhada de uma autorização para publicação assinada por todos os autores do manuscrito. O modelo do documento está disponível para upload no sistema.
6 Os dados dos autores, informados em campo específico do formulário de submissão, incluem:
Notas
Nota 7 O título (até vinte palavras), o resumo (até 140 palavras) e as palavras-chave (de três a cinco), no língua original do manuscrito, e as ilustrações são inseridos em campo específico do formulário de submissão.
8 Ao fazer a submissão, em Página de Rosto, o autor deverá redigir uma carta explicitando se o texto é inédito e original, se é resultado de dissertação de mestrado ou tese de doutorado, se há conflitos de interesse (qualquer compromisso por parte dos autores com as fontes de financiamento ou qualquer tipo de vínculo ou rivalidade que possa ser entendido como conflito de interesses deve ser explicitado) e, em caso de pesquisa com seres humanos, se foi aprovada por Comitê de Ética da área, indicando o número do processo e a instituição. Caso o manuscrito não envolva pesquisa com seres humanos, também é preciso declarar isso em Página de Rosto, justificando a não aprovação por Comitê de Ética. 9 Informações sobre instituições que apoiaram a realização da pesquisa e/ou pessoas que colaboraram com o estudo, mas não preenchem os critérios de autoria, também são incluídas neste campo do formulário. 10 Em texto com dois autores ou mais devem ser especificadas, em Página de Rosto, as responsabilidades individuais de cada um na preparação do manuscrito, incluindo os seguintes critérios de autoria: a) concepção e delineamento do trabalho ou participação da discussão dos resultados; b) redação do manuscrito ou revisão crítica do conteúdo; c) aprovação da versão final do manuscrito. Todas as três condições precisam ser atendidas e descritas para cada um dos autores.
11 No caso de submissão de Resenha, em Página de Rosto o autor deve incluir todas as informações sobre a obra resenhada, no padrão das referências usadas em Interface (Vancouver), a saber:
12 No item Contribuição à Literatura o autor deverá responder à seguinte pergunta:
Nota 13 O autor pode indicar um avaliador (do país ou exterior) que possa atuar no julgamento de seu trabalho, desde que não pertença à mesma instituição do (s) autor (es) do manuscrito. Se houver necessidade, também deve informar sobre pesquisadores com os quais possa haver conflitos de interesse com seu artigo. 14 Todo autor de manuscrito submetido à Interface – Comunicação, Saúde, Educação deve preencher o Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta, disponível no sistema ScholarOne Manuscripts no momento da submissão. Ressalte-se que, caso o autor tenha depositado os dados de sua pesquisa em um repositório, deverá mencionar nesse documento a URL e seu respectivo link. |
AVALIAÇÃO DE MANUSCRITOS E PUBLICAÇÃO DOS ORIGINAIS APROVADOS
Interface adota a política editorial estrita de avaliação de mérito científico por pares, realizada em duas etapas: pré-avaliação e revisão por pares. Ressalta-se que a política de avaliação por pares acontecerá adotando-se os mesmos critérios para manuscritos com submissão em servidores de Preprints ou em outras plataformas Pré-avaliação: todo manuscrito submetido à Interface passa por uma triagem inicial para verificar se está dentro da área de abrangência da revista, se atende às normas editoriais e para identificar pendências na submissão e documentação, incluindo identificação de plágio e auto-plágio e publicação no formato preprint (mediante o preenchimento do Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta no momento da submissão) só confirmando a submissão se cumprir todas as normas da revista e quando todos os documentos solicitados estiverem inseridos no sistema. A análise da triagem inicial é concluída pelos editores e editores associados e só seguem para a revisão por pares os textos que:
Revisão por pares: o texto cuja submissão for confirmada segue para revisão por pares (duplo-cego), no mínimo por dois avaliadores, que seguem critérios de originalidade e relevância temática, rigor científico e consistência teórica e metodológica. Os avaliadores são selecionados entre membros do Conselho Editorial ou pareceristas ad hoc, pesquisadores da área do escopo do trabalho de diferentes regiões e instituições de ensino e/ou pesquisa. O material será devolvido ao autor caso os revisores sugiram pequenas mudanças e/ou correções. Neste caso, caberá uma nova rodada de avaliação do manuscrito revisto.
Notas
Edição de artigo aprovado O processo de edição do artigo aprovado inclui a normalização, diagramação e revisão do material pela equipe técnica de Interface e a aprovação final da versão em PDF pelos autores. Os textos são de responsabilidade dos autores, não coincidindo, necessariamente, com o ponto de vista do Corpo Editorial da revista.
Notas Interface passou a adotar a publicação contínua de seus artigos, publicados em um único volume ao ano, de forma ininterrupta, de acordo com orientação da SciELO. No Sumário eletrônico da revista, na SciELO e em seu site, apenas a seção a que o artigo foi submetido será indicada. |
PROCESSAMENTO DE MANUSCRITOS EM ACESSO ABERTO
Interface - Comunicação, Saúde, Educação é um periódico de acesso aberto, on-line e digital. O movimento internacional de acesso aberto busca garantir o acesso universal a um bem que deve ser de toda a humanidade: o conhecimento. Os custos de produção dos periódicos neste modelo de acesso aberto, ao não serem financiados pelos leitores, requerem um financiamento público. Durante 19 anos Interface foi mantida quase exclusivamente com recursos públicos. Como, atualmente, a captação deste recurso cobre parcialmente seus custos, a revista passou a adotar taxa de publicação de manuscritos aprovados, para assegurar sua periodicidade, regularidade, qualidade e o acesso aberto aos artigos publicados.
Taxa de publicação de artigo (APC)
1 Para manuscritos com até 5000 palavras: R$ 800,00 No valor não está incluído o custo com a tradução do artigo para o inglês, caso haja interesse. Este custo é responsabilidade dos autores do artigo em publicação. O valor da taxa pode variar em função de maior ou menor captação de recursos públicos. Observação: Docentes, discentes e/ou servidores técnico-administrativos da Unesp estão dispensados de pagamento da taxa de publicação.
NORMAS VANCOUVER
CITAÇÕES NO TEXTO Casos específicos de citação
1 Referência de mais de dois autores: inserida no corpo do texto, deve ser citado apenas o nome do primeiro autor seguido da expressão et al.
Notas
3 Citação literal de mais de três linhas: em parágrafo destacado do texto (um enter antes e um depois), com recuo de 4cm à esquerda, espaço simples, tipo de fonte menor que a utilizada no texto, sem aspas e acompanhada da página da citação entre parênteses (após a pontuação da citação).
Nota
REFERÊNCIAS (Transcrito e adaptado de Pizzani L, Silva RC, fev 2014; Jeorgina GR, 2008)
EXEMPLOS:
Notas - Séries e coleções: Migliori R. Paradigmas e educação. São Paulo: Aquariana; 1993 (Visão do futuro, v. 1).
CAPÍTULO DE LIVRO
ARTIGO EM PERIÓDICO
DISSERTAÇÃO E TESE
TRABALHO EM EVENTO CIENTÍFICO
DOCUMENTO LEGAL
ARTIGO EM JORNAL
CARTA AO EDITOR
ENTREVISTA PUBLICADA
DOCUMENTO ELETRÔNICO – Com paginação: Wagner CD, Persson PB. Chaos in cardiovascular system: an update. Cardiovasc Res. [Internet], 1998 [citado 20 Jun 1999]; 40. Disponível em: http://www.probe.br/science.html.
– Sem paginação: Abood S. Quality improvement initiative in nursing homes: the ANA acts in an advisory role. Am J Nurs [Internet]. 2002 Jun [cited 2002 Aug 12]; 102(6):[about 1 p.]. Available from: http://www.nursingworld.org/AJN/2002/june/Wawatch.htmArticle
Nota OUTRAS OBSERVAÇÕES
TÍTULOS E SUBTÍTULOS
Nota
PALAVRAS-CHAVE
NOTAS DE RODAPÉ
Nota
Nota
DESTAQUE DE PALAVRAS OU TRECHOS NO TEXTO USO DE CAIXA ALTA OU CAIXA BAIXA (baseado em: FRITSCHER, Carlos Cezar et al. Manual de urgências médicas.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002, p. 468.)
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Nota
Nota
7 Na primeira letra de palavras que indicam datas oficiais e nomes de fatos ou épocas históricas, de festas religiosas, de atos solenes e de grandes empreendimentos públicos ou institucionais: Sete de Setembro, Idade Média, Festa do Divino, Dia de Natal.
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