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(Atualizado: 15/07/2024)

Sobre o periódico

 

Informações Básicas

 

A Revista Brasileira de Ciência Política é uma publicação em fluxo contínuo do Instituto de Ciência Política e do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade de Brasília.

Iniciada em 2009, com periodicidade semestral, a Revista Brasileira de Ciência Política tornou-se quadrimestral em 2012 e em 2024 adotou o sistema de fluxo contínuo com volume único por ano.   

Sua ambição é fomentar o debate científico, estabelecendo-se como um espaço de estudo sobre os fenômenos da política que partam de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas e que tenham em comum o compromisso com o rigor metodológico e a capacidade de estimular a pesquisa na área.

A abreviatura de seu título é Rev. Bras. Ciênc. Polít.

 

 

Conformidade com Ciência Aberta

 

Este periódico segue o modelo Gold Open Access.

A RBCP, em consonância com os princípios da Ciência Aberta, adota uma série de práticas, como o acesso aberto; o manual de ética para editores; o compartilhamento dos conjuntos de dados de análise, instrumentos, scripts de análise estatística, roteiros e materiais adicionais, disponibilizados em repositórios online abertos, como, por exemplo, o portal Harvard Dataverse, cujos links são disponibilizados no artigo aprovado. Em consequência, os artigos que envolvem pesquisas devem indicar e referenciar a disponibilidade dos conteúdos subjacentes à elaboração da pesquisa e dos resultados obtidos.

A RBCP aceita a submissão de artigos já publicados no SciELO Preprints, para que, sendo o caso, sejam avaliados por pareceristas, antes de serem publicados. Em caso de aceitação do artigo, este receberá o mesmo número DOI atribuído quando da publicação no Preprint. A RBCP também aceita a submissão de artigos publicados em anais de eventos científicos, em versões preliminares e working papers.

 

 

Diretrizes éticas

 

A Revista Brasileira de Ciência Política está comprometida com as normas definidas pela Comissão de Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e também orienta-se por instruções de ética na publicação do Committee on Publication Ethics – COPE. Nós recomendamos que os autores e coautores consultem essas fontes antes de submeter artigos ou resenhas.

O Comitê Editorial também luta contra qualquer forma de discriminação contra autores, editores e revisores com base em características pessoais ou de identidade. Nós encorajamos ativamente as inscrições de acadêmicos de diversas origens.

Estamos empenhados em salvaguardar permanentemente a correção e qualidade dos dados e iremos esclarecer, retirar e corrigir quaisquer erros dos autores ou que resultem do processo de edição. Com esses conjuntos de normas e instruções, as editoras agem para impedir irregularidades e comportamento antiético na publicação de artigos, com atenção especial para evitar plágio, manipulação de citação e falsificação de dados, verificados pelo software Turnitin. Em caso das editoras tomarem conhecimento de má conduta ética, elas lidarão prontamente com as alegações baseadas nas Diretrizes de Retirada do COPE, garantindo que o autor (es) do texto em questão tenha a oportunidade de apresentar sua (s) posição (ões) sobre o problema. Após a determinação da má conduta, a Revista irá prontamente publicar uma correção ou expressão de preocupação, e, quando apropriado, desculpas.

 

 

Foco e Escopo

 

A Revista Brasileira de Ciência Política publica artigos relacionados à temática da política, adotando diferentes perspectivas teóricas e metodológicas. A Revista se interessa particularmente pela publicação de pesquisas e contribuições teóricas originais e que tenham em comum o compromisso com o rigor metodológico. Tem como missão representar a diversidade dos debates teóricos e práticas metodológicas da Ciência Política contemporânea e se interessa especialmente no trabalho acadêmico que estabelece pontes entre as fronteiras da disciplina.

A Revista publica volume único anual em fluxo contínuo.

Os artigos submetidos à Revista Brasileira de Ciência Política serão julgados segundo a sua relevância para a Ciência Política, a sua inovação e atualidade, sobre o rigor metodológico e clareza da forma como foi escrito.

A Revista encoraja publicações de pesquisadores engajados nos anos avançados do Doutorado ou que tenham completado o Doutorado e requer que, pelo menos, um autor tenha o grau de Mestre ou equivalente.

 

 

Preservação Digital

 

Este periódico utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes do periódico para a preservação e restauração.

 

 

Fontes de indexação

 

Os artigos publicados na Revista Brasileira de Ciência Política são indexados ou resumidos por:

 

 

Websites e Mídias Sociais

   

 

Ficha Bibliográfica

 
  • Título do periódico: Revista Brasileira de Ciência Política
  • Título abreviado: Rev. Bras. Ciênc. Polít.
  • Publicação de: Universidade de Brasília Instituto de Ciência Política
  • Periodicidade: Anual
  • Modalidade de publicação: Publicação Contínua
  • Ano de criação do periódico: 1989
 

 

POLÍTICA EDITORIAL

Preprints

 

A RBCP aceita a submissão de artigos já publicados no SciELO Preprints, para que, sendo o caso, sejam avaliados por pareceristas, antes de serem publicados.

Em caso de aceitação do artigo, este receberá o mesmo número DOI atribuído quando da publicação no Preprint.

A forma padrão de avaliação adotada pelo periódico é a duplo-anônima. Contudo, nos casos de preprint não é possível garantir o anonimato dos autores e, por isso, a avaliação pode ser simples-cega ou aberta.

 

 

Processo de Avaliação por pares

 

Revisão de pares e responsabilidade dos avaliadores (pareceristas):

Os manuscritos enviados à RBCP que estão de acordo com as normas editoriais passam por uma primeira avaliação dos membros do Comitê Editorial, que verifica a adequação das contribuições ao escopo temático e critérios de qualidade da revista. Uma vez aprovadas na pré-seleção, as contribuições são encaminhadas aos pareceristas.

Todos os artigos são avaliados por pelo menos dois pareceristas, que podem ser membros do Conselho Consultivo ou assessores ad hoc, qualificados com grau de Doutorado. Os avaliadores (pareceristas) são orientados por um guia claro, recebido concomitantemente com o artigo a ser revisado, com os tópicos a serem avaliados e o padrão de qualidade a ser garantido. Na emissão do parecer, eles levam em consideração: i) o interesse científico para a área de Ciência Política; ii) o conhecimento dos estudos atuais do tema/ iii) se possui elementos inovadores; iv) adequação ou consistência das evidências empíricas ou, em caso de artigo teórico, a novidade, adequação e consistência do enfoque assumido e dos argumentos apresentados, e v) se o artigo é redigido de forma clara e consistente. Os avaliadores podem rejeitar, sugerir modificações para ressubmissão, ou aprovar a publicação do texto. No caso de pareceres divergentes, a contribuição é necessariamente enviada a um terceiro parecerista.

Quando aceitam avaliar um artigo, os avaliadores (pareceristas) são solicitados a responder se existe conflito de interesses no que diz respeito aos autores e à pesquisa.

As revisões (pareceres) são estritamente confidenciais.

Os pareceres servem como base para a decisão editorial, ficando reservado aos Editores-Chefes e Comitê Editorial o direito de publicar ou rejeitar as submissões enviadas. Após a emissão dos pareceres via formulário específico da revista, os autores são comunicados da decisão editorial, que pode ser de quatro tipos:

a) Aceitar

b) Aceitar com pequenas modificações

c) Revisar e ressubmeter

d) Rejeitar

No caso de solicitação de pequenas alterações ou de segunda solicitação de revisão, os autores possuem o prazo de 30 dias, a partir do envio da decisão editorial, para realizar as modificações solicitadas. A nova versão do texto deve ser redigida usando o recurso Controlar Alteração do Word ou similar (marcação com a cor azul dos trechos alterados) e o autor deve enviar em arquivo separado uma Carta ao Editor e aos pareceristas explicando como as alterações pedidas foram feitas e em caso de não realização, a justificativa para esse procedimento. Após o envio da nova versão corrigida pelos autores, o editor responsável pela condução da avaliação pode verificar as modificações solicitadas e deliberar se o artigo será rejeitado ou aprovado. Ou, enviar novamente para pareceristas, a fim de avaliar a adequação das mudanças solicitadas.

No caso de primeira solicitação de revisão e ressubmissão, os autores possuem o prazo de 60 dias, a partir do envio da decisão editorial, para realizar as modificações solicitadas. A nova versão do texto deve ser redigida usando o recurso Controlar Alteração do Word ou similar (marcação com a cor azul dos trechos alterados) e o autor deve enviar em arquivo separado uma Carta ao Editor e aos pareceristas explicando como as alterações pedidas foram feitas e em caso de não realização, a justificativa para esse procedimento. Após o envio da nova versão corrigida pelos autores, o editor responsável encaminhará novamente para pareceristas que solicitaram modificações, a fim de avaliar a adequação das mudanças solicitadas.

Após a aprovação do manuscrito, ele segue para adequações de normatização, revisão e diagramação.

A Revista Brasileira de Ciência Política adota três tipos de avaliação por pares:

1. Avaliação por pares duplamente anônima: nessa modalidade autores e pareceristas não conhecem a identidade um do outro.

2. Avaliação por pares simples-anônima: nessa modalidade os autores revelam a sua identidade, mas os pareceristas permanecem anônimos.

3. Avaliação por pares aberta: nessa modalidade autores e pareceristas conhecem a identidade um do outro.

A forma padrão de avaliação adotada pelo periódico é a duplo-anônima. Contudo, nos casos de preprint não é possível garantir o anonimato dos autores e, por isso, a avaliação pode ser simples-cega ou aberta.

Os autores serão questionados no momento da submissão, se querem ou não abrir mão do seu anonimato. Assim como os pareceristas serão questionados no momento do pedido e aceite de avaliação, se desejam ou não renunciar ao anonimato.

Responsabilidades do corpo editorial:

As editoras-chefes e os editores associados analisam todos os artigos recebidos e têm a responsabilidade e a autoridade para rejeitarem ou aceitarem os artigos, com base nos pareceres.

As editoras-chefes têm a responsabilidade de selecionar os avaliadores (pareceristas) de forma adequada, considerando os temas dos artigos, a produção e respeitabilidade de acadêmicos considerados como avaliadores (pareceristas).

As editoras-chefes têm a responsabilidade de garantir os padrões de qualidade acordados.

As editoras-chefes têm a responsabilidade de evitar más práticas e comportamento antiético, especialmente de plágio e informação fraudulenta.

As editoras-chefes têm a responsabilidade de corrigir eventuais erros, publicando correções ou retratação.

As editoras-chefes têm a responsabilidade de preservar permanentemente o anonimato dos avaliadores (pareceristas), bem como o anonimato dos autores dos artigos em análise.

 

 

Dados abertos

 

Este periódico segue o modelo Gold Open Access.

A RBCP, em consonância com os princípios da Ciência Aberta, adota uma série de práticas, como o acesso aberto; o manual de ética para editores; o compartilhamento dos conjuntos de dados de análise, instrumentos, scripts de análise estatística, roteiros e materiais adicionais, disponibilizados em repositórios online abertos, como, por exemplo, o portal Harvard Dataverse, cujos links são disponibilizados no artigo aprovado. Em consequência, os artigos que envolvem pesquisas devem indicar e referenciar a disponibilidade dos conteúdos subjacentes à elaboração da pesquisa e dos resultados obtidos.

A RBCP aceita a submissão de artigos já publicados no SciELO Preprints, para que, sendo o caso, sejam avaliados por pareceristas, antes de serem publicados. Em caso de aceitação do artigo, este receberá o mesmo número DOI atribuído quando da publicação no Preprint. A RBCP também aceita a submissão de artigos publicados em anais de eventos científicos, em versões preliminares e working papers.

 

 

Cobrança de Taxas

 

A Revista Brasileira de Ciência Política não cobra taxas para submissão e avaliação de artigos.

 

 

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

 

A RBCP está empenhada em defender a integridade da literatura e publica Errata, Expressões de Preocupações ou Avisos de Retratação dependentes da situação e de acordo com as Diretrizes de Retratação do COPE.

Visando garantir uma política editorial comprometida com critérios éticos de publicação, que incentivam a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, recomendamos enfaticamente que os autores sigam os seguintes passos antes de submeterem textos para a revista:

a) Visitar o website do COPE, que contém informações sobre a ética em pesquisa para autores e editores;

b) Referenciar de maneira explícita os dados adquiridos, analisados ou interpretados de outras publicações;

c) Citar qualquer conteúdo intelectual de outros autores;

d) Indicar os distintos papéis desempenhados por cada um dos colaboradores nos resultados da investigação;

e) Não omitir da lista de autores nenhum pesquisador envolvido por completo na pesquisa e na redação do artigo.

Após a submissão e durante a fase de desk review, todos os artigos são submetidos ao sistema de verificação de similaridade Turnitin. Nesse momento é analisado o conteúdo textual do manuscrito, procurando identificar similaridades com outros previamente publicados.

Ao longo do processo de submissão e avaliação dos manuscritos, os Editores-chefes, em conjunto com a Secretaria da revista, podem realizar os seguintes procedimentos quando acharem pertinente:

a) Solicitar explicações formais acerca da participação dos autores que subscrevem o texto;

b) Solicitar explicações formais acerca de eventuais dúvidas, problemas e/ou pontos obscuros surgidos da avaliação de similaridade do manuscrito;

c) A fabricação ou falsificação de dados e imagens são más condutas graves. O processo de avaliação é criterioso na identificação de tais más condutas. E se houver dúvidas, o periódico solicitará aos autores dados comprobatórios da metodologia e dos resultados.

Com os resultados e as eventuais explicações recebidas, caberá ao Editor-Chefe, em conjunto com os Editores Associados e, se pertinente, a Comissão Editorial, decidir sobre os procedimentos em relação ao manuscrito.

Eventualmente quando há contestação da decisão do periódico acerca das práticas de má conduta, constitui-se um comitê de membros do corpo editorial e externos ao periódico para análise do caso.

O artigo já publicado em que má conduta foi identificada permanece indexado na base de dados SciELO na condição de retratado. A retratação documenta o motivo da retratação devidamente referenciada, mediante comunicação do autor ou editor ou outro agente autorizado, e publicada no mesmo periódico. A retratação pode ser parcial quando a má conduta se aplica a uma parte específica do artigo, sem, entretanto, comprometer o conjunto da pesquisa publicada. O artigo não poderá ser “despublicado”. Em caso de retratação total, haverá o cancelamento de todo o conteúdo publicado, e será publicado somente o texto da retratação com a justificativa encaminhada pelo editor e os dados básicos do artigo, como: título, autor, afiliação e resumo.

Casos de erros ou falhas, independente da natureza ou da origem, que não configurem má conduta, são corrigidos por meio de errata. As erratas serão publicadas em casos de: a) correção da informação inserida incorretamente nas tabelas, figuras, quadros, partes do texto; b) inclusão de informação, tais como inclusão de instituição de fomento com número de contrato; inclusão de autor e inclusão de afiliação de autor, e c) exclusão de informações que sejam consideradas erros honestos, e que não afetam a estrutura científica do documento. O periódico publicará o mais rápido possível as erratas, correções ou retratações.

 

 

Política sobre Conflito de Interesses

 

O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. Caso haja, ainda que potencialmente, conflito de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo em documento próprio assinado e anexado à plataforma de submissão. Para mais informações ver: Disclosure of Financial and Non-Financial Relationships and Activities, and Conflicts of Interest.

 

 

Adoção de softwares de verificação de similaridade

 

Estamos empenhados em salvaguardar permanentemente a correção e qualidade dos dados e iremos esclarecer, retirar e corrigir quaisquer erros dos autores ou que resultem do processo de edição. Com esses conjuntos de normas e instruções, as editoras agem para impedir irregularidades e comportamento antiético na publicação de artigos, com atenção especial para evitar plágio, manipulação de citação e falsificação de dados, verificados pelo software Turnitin. Em caso das editoras tomarem conhecimento de má conduta ética, elas lidarão prontamente com as alegações baseadas nas Diretrizes de Retirada do COPE, garantindo que o autor (es) do texto em questão tenha a oportunidade de apresentar sua (s) posição (ões) sobre o problema. Após a determinação da má conduta, a Revista irá prontamente publicar uma correção ou expressão de preocupação, e, quando apropriado, desculpas.

 

 

Adoção de softwares e uso de recursos de Inteligência Artificial

 

Autores e autoras que fizerem uso de inteligência artificial generativa devem descrever no manuscrito como utilizaram a ferramenta para garantir transparência e confiança, além de apresentar justificativa para o uso de tal ferramenta. O manuscrito deve especificar na seção metodológica ou equivalente: a) o nome e versão da ferramenta de IA utilizada; b) a data e o horário da consulta; c) se a ferramenta foi utilizada para análise, geração de resultados ou escrita de códigos, e d) qual parte do conteúdo foi gerada por uma aplicação da IA.

Autores e autoras são responsáveis por todo o conteúdo submetido e especialmente aprovado para a publicação e, portanto, devem aderir às  diretrizes éticas que regulam a má conduta, sendo de responsabilidade do autor checar conteúdos gerados ou revisados por esta ferramenta, a fim de evitar o plágio, a fabricação ou falsificação de textos e imagens gerados pela IA. Os autores e autoras devem ainda certificar-se que todo o material citado seja corretamente atribuído, inclusive as citações completas.

 

 

Questões de Sexo e Gênero

 

A equipe editorial da Revista Brasileira de Ciência Política, além dos autores que publicam na revista, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, a Revista Brasileira de Ciência Política observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

 

 

Direito Autoral

  Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.  

 

Propriedade intelectual e Termos de uso

 

Responsabilidade do site:

A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;

Os originais não serão devolvidos aos autores.

Responsabilidade do autor:

Os termos de direitos autorais não devem contradizer os termos de licenciamento ou os termos da política de acesso aberto. “Todos os direitos reservados” nunca é apropriado para conteúdo de acesso aberto.

Os dados, opiniões e conceitos emitidos nos artigos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

Todo o conteúdo da revista e os artigos publicados pela Revista Brasileira de Ciência Política, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution.

Autores de artigos publicados pela Revista Brasileira de Ciência Política mantém os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.

Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

A Revista Brasileira de Ciência Política encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.

 

 

Patrocinadores

 

A publicação da Revista Brasileira de Ciência Política conta com apoio financeiro do Instituto de Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade de Brasília.

 

 


Corpo Editorial

 

Editoras-chefes

   

 

Editores Associados

   

 

Comissão editorial

   

 

Equipe Técnica

 

Editora assistente

Assistentes de edição

Revisão

  • Stella Montalvão

Diagramação

  • Rafael Grillo Santana
 

 


Instruções aos autores

 

 

A Revista aceita submissão de manuscritos inéditos em português, espanhol e inglês, que serão publicados na língua adotada no artigo durante a submissão. A tradução e revisão gramatical dos artigos em espanhol e inglês são de responsabilidade dos autores, podendo as Editoras-chefes rejeitarem a publicação em caso de não adequação gramatical dos artigos em sua versão final.

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os autores são convidados a encaminhar a tradução em inglês e/ou espanhol (para casos de terem sido escritos em português). Traduções devem ter sido revistas por profissional especialista ou equivalente, a ser custeado pelo autor(a). Traduções realizadas por inteligência artificial sem revisão profissional e humana não serão aceitas.  As editoras chefes reservam o direito de avaliar a qualidade da tradução e eventualmente recusar uma versão traduzida não considerada adequada.

O manuscrito submetido não deve estar sob revisão em nenhuma outra Revista. Dois são os formatos aceitos para avaliação da revista:

Artigo Original: artigo inédito com resultados de pesquisa acadêmica sistemática e que apresenta clara contribuição teórica, empírica ou metodológica à bibliografia especializada atual sobre seu tema. A Revista Brasileira de Ciência Política também aceita artigos publicados previamente no servidor SciELO Preprints, os quais devem ser adequados de acordo com as normas editoriais da RBCP, antes de sua submissão. Os artigos devem ser escritos em Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5 e devem conter até 10 mil palavras, incluindo as tabelas, quadros, figuras e referências.

Resenha: Resenhas de obras publicadas nos últimos 36 meses a contar do envio do texto pelo autor. Todas as resenhas são avaliadas pelo Comitê Editorial a partir de dois critérios: (i) adequação à política e escopo editorial da Revista e (ii) relevância da obra para o campo da ciência política. O editor revisor da resenha pode solicitar avaliação externa de pares, caso julgue necessário. As resenhas devem conter no máximo 2500 palavras, em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, sem resumo.

 

 

Contribuição dos Autores

 

A RBCP adota a taxonomia do CRediT (Contributor Roles Taxonomy) para identificar as contribuições de cada autor no artigo. Em caso de aceite para publicação de artigo original com mais de um autor, deverá ser indicado os papéis normalmente desempenhados por cada um dos colaboradores nos resultados da investigação, considerando os seguintes papéis: a. Participação na discussão conceitual. b. Trabalho e pesquisa de campo (caso se aplique). c. Participação na discussão dos resultados. d. Revisão e aprovação da versão final do trabalho. A RBCPOL orienta que estas informações sejam inseridas na versão final do artigo, após as referências bibliográficas, no seguinte modelo:

CRediT:

Contribuição dos autores:  a. Participação na discussão conceitual: SOBRENOME, nome do autor (es). b. Trabalho e pesquisa de campo (caso se aplique): SOBRENOME, nome do autor (es). c. Participação na discussão dos resultados: SOBRENOME, nome do autor (es). d. Revisão e aprovação da versão final do trabalho: SOBRENOME, nome do autor (es).

Caso todos os autores tenham participado de todas as etapas, indicar:

Todos os autores participaram das etapas de discussão conceitual, trabalho de campo, discussão dos resultados e revisão e aprovação da versão final do trabalho.

Para mais informações sobre o sistema CRediT, visite o site oficial.  

Após aceitação do artigo, o (s) autor(es) deverá (ão) também enviar juntamente com o arquivo final corrigido, o número de ORCID. O DOI do artigo é atribuído pela equipe de edição e diagramação da RBCP no momento de preparação do artigo para publicação.

 

 

Forma e preparação de manuscritos

 

Anonimização do texto

A fim de garantir o anonimato de autores e pareceristas no processo de avaliação e seleção, o nome do autor não deverá constar do corpo do texto submetido. Qualquer referência que permita a identificação da autoria (indicação de apresentação prévia em seminários, remissão em primeira pessoa a obras anteriores etc.) deverá ser eliminada do texto. Nesse sentido, os textos NÃO devem incluir uma folha de rosto. Também é importante retirar o nome do autor, caso constar, das propriedades do documento.

Trabalho do próprio autor: As referências ao seu próprio trabalho devem ser feitas na terceira pessoa, para não revelar sua identidade. Por exemplo, substitua quaisquer frases como "como já mostramos antes" por "como já foi mostrado antes (Autor, Ano)". Se for necessário citar seu trabalho anterior, não inclua referências que não estejam amplamente disponíveis ou que possam revelar sua identidade por meio dos detalhes do documento.

Metadados do documento: Certifique-se de que os metadados do documento estejam livres de todas as informações de identificação. Isso inclui nomes de autores, detalhes da instituição e qualquer outra informação que possa revelar a identidade dos autores. As instruções para remover os metadados variam de acordo com o software e geralmente podem ser encontradas na seção "Propriedades" ou "Informações do arquivo" do documento.

Seção de agradecimentos: Se você tiver agradecimentos que possam revelar sua identidade, como informações sobre subsídios ou agradecimentos a pessoas pela assistência, eles deverão ser removidos do envio inicial e incluídos somente no rascunho final após a aceitação.

Nomes de arquivos: Não inclua nomes pessoais nos nomes de arquivos dos documentos enviados para revisão; em vez disso, use títulos descritivos e números de versão (por exemplo, "Manuscript_v1.pdf").

Figuras e tabelas: Certifique-se de que as figuras e tabelas não contenham informações de identificação ou metadados que possam revelar a identidade dos autores. Isso inclui a verificação das propriedades de todas as imagens e do texto de todas as tabelas.

Formatação dos artigos

Os artigos devem conter:

1. resumo em português e em inglês/abstract (até 250 palavras), que sintetize os propósitos, metodologia e conclusões do trabalho. Os resumos devem vir ao final do artigo, após a bibliografia.

2. de 4 a 6 palavras‐chave/keywords em português e em inglês que identifiquem o conteúdo do artigo.

3. o artigo deve ser composto por introdução, seções de desenvolvimento e análise dos dados, e conclusão. As seções do artigo não devem ser numeradas, mas identificadas a partir da seguinte formatação:

a. Título de seção em formato negrito

b. Subtítulo de seção em formato itálico

Bancos de dados para Replicação

Artigos baseados em dados quantitativos devem disponibilizar, quando e se o manuscrito for aprovado, o banco de dados utilizado na análise, o dicionário de códigos descrevendo as variáveis e o código para replicação ou a série de passos da análise.

Caso o banco utilizado pertença a terceiros, é possível disponibilizá-lo com um link de acesso público ao arquivo original.

O banco de dados deve estar em um formato de fácil acesso aos softwares estatísticos convencionais, como R, Stata, SPSS e Excel.

Os microdados que se referirem a sujeitos humanos devem ser completamente anonimizados, protegendo a confidencialidade das informações.

O dicionário de códigos deve indicar o nome da variável, a sua descrição e a fonte dos dados.

Quando for o caso, o código para replicação das análises deve ser extensamente comentado.

Quando o artigo não utilizar um software estatístico que permita a criação de um código de replicação, o autor deve descrever os procedimentos, passo a passo, para que a replicação seja possível.

No caso de artigos baseados em surveys, é necessário também fornecer o questionário utilizado na pesquisa.

Os bancos e códigos serão disponibilizados na página da Revista no Portal Dataverse.

Formatação das Referências Bibliográficas

As referências bibliográficas devem ser elaboradas de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, NBR10520/2023). No corpo do texto, elas devem ser identificadas entre parênteses, de acordo com o seguinte modelo:

(Sobrenome do autor, data) ou (Sobrenome do autor, data, página). Ex.: (Reis, 1989) ou (Reis, 1989, p. 64). Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano serão identificados por uma letra após a data.

Ex.: (Diniz, 2003a), (Diniz, 2003b).

Em caso de mais de um autor, separar os nomes com ponto e vírgula.

Ex.: (Reis; Diniz, 2003).

Os textos devem ser submetidos via sistema SciELO, em arquivo com extensão “.doc” ou “.docx”. Quadros, mapas, tabelas etc. devem ser enviados no corpo do texto. Imagens e/ou figuras devem ser enviadas em formato jpeg, resolução 300 dpi. A responsabilidade pelos direitos autorais de reprodução ficará a cargo do autor.

Ao final do texto, as referências bibliográficas devem ser listadas em ordem alfabética:

Livro: SOBRENOME, Nome. Título em negrito: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora e data da publicação.

Exemplo: BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

Capítulo em coletânea: SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (abreviado) do(s) organizador(es). (org.). Título da coletânea em negrito: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, data da publicação. páginas.

Exemplo: CARDOSO, Ruth. Movimentos sociais urbanos: balanço crítico. In: SORJ, B.; ALMEIDA, M. H. T. (orgs.). Sociedade e Política no Brasil Pós-64. São Paulo: Brasiliense, 1984. p. 215-239.

Artigo em periódico: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do Periódico em Negrito: subtítulo, volume, número do periódico, local, intervalo de páginas do artigo, ano.

Exemplo: AVRITZER, Leonardo. Sociedade civil, instituições participativas e representação: da autorização à legitimidade da ação. Dados: Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 50, n. 3, p. 443-464, 2007.

Dissertações e teses: SOBRENOME, Nome. Título da dissertação/tese em negrito: subtítulo. Dissertação (Mestrado em área do conhecimento ou Tese (Doutorado em área do conhecimento). Local, Instituição em que foi apresentada, cidade, ano.

Exemplo: RODRIGUES, Ana Lúcia Aquilas. Impacto de um programa de exercícios no local de trabalho sobre o nível de atividade física e o estágio de prontidão para a mudança de comportamento. 2009. Dissertação (Mestrado em Fisiopatologia Experimental) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

Internet (documentos eletrônicos): SOBRENOME, Nome. Título em negrito: subtítulo. Local e editora (se houver), ano. Disponível em:

Indicação da URL. Acesso em: dia mês abreviado. ano.

Exemplo: ALVES, Castro. Navio negreiro. [S. l.]: Virtual Books, 2000. Disponível em: http://www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/Lport2/navionegreiro.htm. Acesso em: 10 jan. 2010.

Os artigos submetidos que não se adequam aos padrões bibliográficos e de formatação não serão avaliados.

 

 

Envio de manuscritos

 

Os artigos devem ser submetidos pelo Sistema SciELO de submissão:  http://submission.scielo.br/index.php/rbcpol/login. O autor deve se cadastrar no sistema e seguir todos os passos indicados nas instruções da plataforma.  

A submissão de uma mesma pesquisa a mais de uma Revista é expressamente proibida. Quando os autores submetem seus artigos, eles devem declarar que o conteúdo é inédito, que não foi publicado ou submetido a nenhuma outra publicação, em qualquer língua.

Junto com o envio do texto anonimizado, deve ser submetido um documento suplementar informando a filiação institucional de todas(os) as(os) autoras(es), link para o currículo lattes ou equivalente e “mini-bio” de 5 linhas.  Todos os coautores devem ter participado diretamente da pesquisa e/ou redação do texto.

Dúvidas sobre o processo de submissão ou avaliação de manuscritos devem ser encaminhadas ao e-mail institucional da revista: rbcp.unb@gmail.com.

É responsabilidade do autor garantir a autenticidade das informações e dados informados no artigo. Todos os artigos e resenhas devem conter uma lista de referências. As fontes devem estar claramente referenciadas no texto e na bibliografia.

No caso de pesquisa quantitativa, dados e roteiros para replicação (o banco de dados utilizado na análise, o dicionário de códigos descrevendo as variáveis e o código para replicação ou a série de passos da análise) devem ser fornecidos no momento da aceitação da submissão para publicação. Esses dados serão publicados na página da revista no Harvard Dataverse (provedor de acesso e domínio público) quando e se o manuscrito for aprovado. Caso o banco utilizado pertença a terceiros, é possível disponibilizá-lo com um link de acesso público ao arquivo original.

Uma vez aceito para publicação, as instituições e projetos de pesquisa no âmbito do qual o trabalho foi desenvolvido, assim como as organizações que concederam apoio financeiro devem ser identificados na versão final do texto.

É responsabilidade do autor informar ao editor caso descubra quaisquer erros, dados incorretos ou informações enganosas. Ao submeterem o artigo, devem concordar em informar e corrigir eventuais erros.

Os autores devem trabalhar como avaliadores (pareceristas) para outros artigos em sua subárea do conhecimento.

Após a publicação na Revista, os autores devem esperar, pelo menos, um ano antes de submeter um novo artigo.

 

 

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