Breve Histórico
A Revista Brasileira de Educação Especial - RBEE foi criada em 1992 e, um ano depois, em 13 de agosto de 1993, foi fundada a Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, na cidade do Rio de Janeiro, durante a realização do III Seminário de Educação Especial. Desde então, a RBEE tem sido um importante espaço para difusão e compartilhamento do conhecimento produzido pela área da Educação Especial, reunindo a produção dos pesquisadores mais reconhecidos neste campo. Por muito tempo, a RBEE foi o único periódico da área no Brasil. Atualmente a Revista é amplamente consolidada na área e procurada por pesquisadores brasileiros e estrangeiros como meio de publicação de suas pesquisas. Além disso, a Revista tem sido utilizada como referencial em diferentes disciplinas do campo da Educação Especial e Inclusiva, Programas de Pós- Graduação e concursos públicos para professores da área. A Revista tem como o objetivo a disseminação de conhecimento em Educação Especial e áreas afins com a publicação em fluxo contínuo. Publica artigos originais, principalmente relatos de pesquisa, porém abrindo espaço para ensaios teóricos, artigos de revisão de literatura e resenhas. A abreviatura de seu título é Rev. bras. educ. espec., que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas. |
Conformidade com a Ciência Aberta
O movimento Ciência Aberta (Open Science) propõe diretrizes para a prática científica colaborativa, compartilhada e pública. A Revista Brasileira de Educação Especial - RBEE adota uma série de práticas em consonância com as diretrizes de Ciência Aberta, como por exemplo: a política de acesso livre, o código de boas práticas para editores e o uso de rede social para divulgação de trabalhos publicados. Além disso, requer a indicação precisa do papel de cada um dos autores em artigos com múltipla autoria, incentiva o compartilhamento dos conjuntos de dados de análise, instrumentos, scripts de análise estatística, roteiros e materiais adicionais, disponibilizados em repositórios online abertos, como, por exemplo, o SciELO Data, caso não possam ser publicados no próprio trabalho, informação que deve ser indicada no manuscrito. Em consequência, os artigos que comunicam pesquisas deverão indicar e referenciar a disponibilidade dos conteúdos subjacentes à elaboração da pesquisa e dos resultados obtidos. A Revista Brasileira de Educação Especial - RBEE incentiva publicação de artigos preprints em plataformas públicas, como Preprints, SciELO e Psyarxiv, para que, sendo o caso, sejam discutidos abertamente, antes de serem publicados. preprints, não sendo admitida a sua submissão simultânea, para avaliação, em outro periódico. |
Ética na Publicação
A Revista Brasileira de Educação Especial - RBEE possui compromisso com o cumprimento de questões éticas relacionadas aos artigos publicados baseando-se nos seguintes documentos: a) Resolução CNE nº 466/2012 (Ética na Pesquisa com Seres Humanos); b) Resolução CNS nº 510/2016; c) Documento do CNPq – Ética e integridade na prática científica; c) nos princípios dos Códigos de Ética da SciELO, presentes no “Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica”; nos “Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas” recomendados pelo Committee on Publication Ethics (Comitê de Ética em Publicações - COPE). No ato de submissão, o autor deve declarar que foram respeitadas todas as diretrizes éticas concernentes à integridade das atividades científicas realizadas no transcorrer das pesquisas, assim como informar fontes de financiamento, como as agências de pesquisa. Em pesquisas que envolvem coleta de dados com seres humanos, ou dados sensíveis conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), os autores devem anexar uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa. A observância das boas práticas de ética na pesquisa é de responsabilidade exclusiva do autor. |
Foco e Escopo
A Revista publica artigos nacionais e internacionais inéditos com foco na área de Educação Especial na interface com outras áreas de conhecimento como Educação, Psicologia, Saúde, entre outras, desde que com ênfase na Educação Especial. Tem como público-alvo pesquisadores e pós-graduandos de Educação Especial e áreas afins. A Revista publica apenas artigos originais, principalmente relatos de pesquisa, porém abrindo espaço para ensaios teóricos, artigos de revisão de literatura, assim como resenhas. |
Preservação Digital
Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO. |
Fontes de Indexação
Ficha Bibliográfica
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Websites e Mídias Sociais
As mídias sociais da Revista Brasileira de Educação Especial estão vinculadas à Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial.
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Preprints
A RBEE incentiva publicação de artigos preprints em plataformas públicas, como Preprints, SciELO Preprints e EmeRI, para que, sendo o caso, sejam discutidos abertamente, antes de serem publicados. Preprints são manuscritos prontos para submissão a um periódico, os quais são depositados em um servidor web de acesso aberto previamente, pelo autor, ou em paralelo à submissão ao periódico, pelo autor ou pela revista. O uso do preprint como opção do autor supõe que, quando da submissão do artigo ao periódico, se deve informar se o manuscrito está depositado em um servidor de preprints, bem como seu nome e seu URL |
Processo de Avaliação por Pares
A revisão dos manuscritos ocorre em duas etapas. Na primeira, dois pareceristas do Comitê Editorial fazem uma triagem para verificar o cumprimento das normas editorais. Na segunda etapa, os manuscritos aprovados na primeira etapa são enviados para um dos editores associados que fazem parte do Comitê Editorial da RBEE. O editor associado encaminha o manuscrito, de forma anônima, a dois pareceristas que indicam a aceitação, a recusa ou as reformulações necessárias. Em caso de pareceres discordantes, o manuscrito é analisado pelos editores que definem ou não a sua publicação, baseada nas indicações dos pareceres. Os editores envolvidos no processo de avaliação são nomeados no artigo publicado. Além disso, no último lote anual da revista, consta a lista dos parecistas que participaram da avaliação dos manuscritos publicados no ano. A forma padrão de avaliação adotada pelo periódico é a duplo-cega. Contudo, nos casos de preprint não é possível garantir o anonimato dos autores e, por isso, a avaliação pode ser simples-cega ou aberta. |
Dados Abertos
Prezando pela consolidação de processos de Ciência Aberta, é solicitado ao autor o compartilhamento de todos os conteúdos (dados, códigos de programa e outros materiais) subjacentes ao texto do manuscrito, anteriormente ou no momento da publicação. Exceções são permitidas em casos de questões legais e éticas. O objetivo é facilitar a avaliação do manuscrito e, se aprovado, contribuir para a preservação e o reuso dos dados e das informações, bem como com a replicabilidade das pesquisas. Para compartilhamento, o autor pode utilizar o repositório de suas instituições, bem como identificar repositórios relevantes e certificados: Lista de repositórios para depósito de dados de pesquisa SciELO. Alternativamente, o autor pode declarar que os dados serão disponibilizados mediante solicitação direta ao autor, ou que todos os dados estão contidos e discutidos no artigo. O repositório em que se encontram os dados e informações, se for o caso, deve ser citado no texto de acordo com o Guia de citação de dados de pesquisa, preferencialmente na seção metodológica, incluído na lista de referências e na seção “Disponibilidade de Dados de Pesquisa”. |
Cobrança de Taxas
A RBEE não cobra taxas para submissão, avaliação ou publicação de artigos. A revista é publicada no formato eletrônico e é de livre acesso. As despesas do processo editorial são financiadas pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial e por editais de financiamento do CNPq. |
Política de Ética e Más Condutas, Errata e Retratação
A RBEE está de acordo com as principais orientações de organismos internacionais e nacionais que servem de referência de princípios e boas práticas sobre ética e negligência para publicações científicas e orienta-se pelas principais práticas de ética do Cope, o “Guia SciELO de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica” e os “Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas” recomendados pelo COPE, DOAJ, OASPA e WAME. Se o autor descobrir que houve algum tipo de erro relevante após a publicação do artigo, deve informar imediatamente aos editores, para que sejam publicadas as devidas erratas. |
Política sobre Conflito de Interesses
O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. Caso haja, ainda que potencialmente, conflito de interesse, os autores devem informá-lo em documento próprio assinado e anexado à plataforma de submissão. Para mais informações, acesse: Disclosure of Financial and Non-Financial Relationships and Activities, and Conflicts of Interest. |
Adoção de Softwares de Verificação de Similaridade
A Revista adota o software Turnitin para identificação de plágio e/ou autoplágio. |
Adoção de Softwares Uso de Recursos de Inteligência Artificial
A RBEE recomenda aos autores e pareceristas a leitura do Guia de uso de ferramentas e recursos de Inteligência Artificial no caso de uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e de conteúdos gerados por aplicações de IA na comunicação de pesquisas. |
Questões de Sexo e Gênero
A RBEE e seus colaboradores devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and GenderEquity in Research –Sager). |
Comitê de Ética
Os autores devem anexar uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa, quando esta envolver a participação de seres humanos nos processos de coleta de dados. |
Direitos Autorais
Os autores de artigos publicados pela Revista Brasileira de Educação Especial mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. |
Propriedade Intelectual e Termos de Uso
Todo o conteúdo da revista e os artigos publicados pela RBEE, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution. Após aceitos, os manuscritos podem sofrer alterações não substanciais (correções gramaticais e adequações estilísticas) na etapa de editoração de texto. Os dados, opiniões e conceitos emitidos nos artigos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores. A RBEE encoraja os autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista. |
Patrocinadores e Agências de Fomento
A publicação recebe financiamento das seguintes instituições
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Editor-Chefe
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Editora Adjunta
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Editores Associados
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Comissão Editorial
Conselho Editorial Nacional
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Conselho Editorial Internacional
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Equipe Técnica
Revisão
Composição e Arte Final
Assessoria Técnica/Correção Linguística
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Forma e Preparação do Manuscrito
Envio de manuscritos
Contato
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