Informações básicas
Qualis/CAPES: A2
Histórico A Trans/Form/Ação teve seu primeiro número publicado em 1974 pelo Departamento de Filosofia da extinta Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, que em 1976 passou a integrar a Universidade Estadual Paulista (UNESP). Logo a seguir, o Departamento se transferiu para o Campus de Marília, ao qual a revista está vinculada, em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Em 2011 a revista passou oficialmente a ser um periódico de publicação quadrimestral (contando com três edições regulares e um número especial). A partir de 2016 a periodicidade passou a ser trimestral.
Missão A Trans/Form/Ação tem por missão publicar, por meio eletrônico e impresso, textos de excelência em filosofia ou de relevância filosófica, socializando o conhecimento, buscando promover o debate e a interlocução de ideias. O conteúdo dos textos é exposto em forma de artigos, comentários, resenhas, traduções, além de entrevistas aplicadas a profissionais cujos papéis concernem à relevância da produção e dedicação à área filosófica. Todas as formas de publicação obedecem à variedade temática, metodológica e de época, mantendo-se, com isso, o respeito às diversas tendências do conhecimento filosófico, assim como às diversas orientações de pensamento.
Foco e Escopo Publicar resultados de pesquisas consolidadas em filosofia e áreas correlatas, buscando contribuir com a socialização, discussão e desenvolvimento do conhecimento na área. Os fascículos da revista reúnem textos recebidos em fluxo contínuo versando sobre qualquer tema ou área da filosofia, bem como sobre demais assuntos com manifesta relevância filosófica. Os originais podem ser enviados por autores doutores (a revista permite exceções muito ocasionais) em português, inglês, francês, italiano e espanhol. A revista se dirige prioritariamente à pesquisa universitária em Filosofia, embora reconheça que o leitor leigo, porém culto e interessado em Filosofia, também pode constituir seu público-alvo.
Verificação de Similaridade e Exclusividade de Textos Os manuscritos submetidos passam por verificação de similaridade de textos e prevenção de plágio (Turnitin) na etapa de designação das submissões. A revista também exige que o texto não tenha sido submetido a outra revista ao mesmo tempo. Em caso de verificação de plágio ou de envio conjunto, o(a) autor(a) fica proibido de publicar na revista pelos próximos cinco anos.
Avaliação por Pares: Depois de aprovado nas fases iniciais da submissão, o manuscrito é submetido ao exame por pares “duplo-cego”. Via de regra, a decisão favorável ou desfavorável à publicação é definida de acordo com o parecer da maioria dos avaliadores, no mínimo dois, podendo, em certos casos, haver uma decisão qualitativa da equipe editorial. Os pareceristas são, preferencialmente, professores vinculados a Programas de Pós-graduação em Filosofia do Brasil e exterior. As modificações e/ou correções sugeridas pelos pareceristas quanto ao conteúdo e/ou à redação são repassadas aos autores, que terão um prazo delimitado para efetuarem as alterações requeridas ou justificar a sua manutenção.
Prazos O prazo médio entre a submissão e a resposta dos avaliadores é de quatro meses. O prazo médio entre a aprovação do artigo e sua publicação é de outros cinco meses, considerando que o artigo passa, depois de aprovado, por uma revisão gramatical, normalização, diagramação, editoração e conversão XML. Critérios normativos para submissão: Ao submeter o artigo, devem ser considerados os critérios de normalização para o manuscrito seguir para a fase de avaliação: 1. Os autores do manuscrito possuem o título de Doutor (justificar, se não for o caso); 2. O manuscrito não pode conter referências ao(s) autor(es); 3. O manuscrito deve conter entre cinco e oito mil palavras (entre 14 e 21 laudas); 4. O manuscrito segue cuidadosamente o Modelo Padrão da revista. A revista não cobra taxa de submissão ou de publicação de artigos (article processing charge, APC). |
Política de Acesso Aberto
A Trans/Form/Ação oferece acesso aberto às publicações, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os direitos de exploração dos conteúdos dos artigos são da revsita, sendo permitido o seu compartilhamento ou citação (direta ou indireta) desde que citados e referenciados conforme estabelecido pelas normas vigentes. É permito ao autor compartilhar os textos em suas páginas pessoais, em repositórios institucionais e em outros locais, desde que cite e referencie a publicação pela revista.
|
Financiamentos
A revista costuma contar com financiamentos de agências de fomento como CAPES, CNPq e FAPESP, bem como de verbas da Pr´´ó-Reitoria de Pesquisa (`PROPe-Unesp), Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG-Unesp) e Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC-Unesp, Marília). Recebe também apoio do Laboratório Editorial (LE) da FFC-Unesp, Departamento de Filosofia e Programa de Pó-Graduação em Filosofia da UNESP.
Indicadores Bibliométricos:
O periódico está indexado em diversas bases, conforme pode ser visualizado em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/Indexadores. Outras informações sobre o periódico podem ser obtidos em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/about. |
Editor Responsável
|
Comissão Executiva
|
Conselho Editorial
|
Produção editorial
Editor Responsável
Secretário
Estagiária
Revisão
Normalização
Diagramação
Arte de Capa
O/A Editor/a Responsável é docente do departamento de filosofia e do programa de pós-graduação em filosofia da Unesp. Seu mandato é de dois anos, podendo ser reconduzido. A comissão executiva é composta por pelo menos cinquenta por cento de docentes internos, pertencentes ao departamento de filosofia ou ao programa de pós-graduação em filosofia da Unesp, preferencialmente ex-editores/as, além de representantes docentes externos, nacionais e estrangeiros. Busca-se distribuição equânime entre as áreas da filosofia, geográfica e de gênero. A comissão é responsável por questões administrativas e pela política editorial do periódico. O conselho editorial é composto por reconhecidos pesquisadores nacionais e estrangeiros. Busca-se uma distribuição equânime entre as diversas áreas da filosofia e alguns integrantes de áreas afins, bem como de gênero, geográfica e institucional, seja no âmbito nacional ou internacional. O critério para a escolha dos integrantes nacionais é feito com base em seu currículo Lattes, especialmente pesquisadores com bolsa de produtividade em pesquisa CNPq/Categoria PQ-1. Para os estrangeiros, a escolha é feita a partir de seu currículo, considerando sua produção, fator de impacto e referência internacional. O conselho editorial tem função consultiva e pode ser chamado para sugerir decisão sobre pareceres em material submetido em situações específicas, dar sugestões na linha editorial da revista, bem como sugerir ou organizar números temáticos. A galeria de editores pode ser encontrada em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/1. |
Diretrizes e Avaliação por pares
Toda contribuição submetida à Revista passa, primeiramente, por uma avaliação preliminar dos Editores que analisa a adequação dos trabalhos segundo a linha editorial da Revista, sua adequação ao escopo, e aspectos como contribuição e ineditismo do texto. As submissões que passaram pelo processo de verificação editorial são encaminhadas para pelo menos duas/dois avaliadoras/es ad hoc especializadas/os na temática, que servirão de subsídio aos editores. O sistema de revisão é por pares duplo cego (Double Blind Review): os nomes dos/as pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também os nomes dos/as autores/as perante os/as pareceristas. Os critérios para a avaliação dos artigos levam em conta relevância do tema, originalidade da contribuição nas áreas temáticas da Revista, clareza do texto, adequação da bibliografia, estruturação e desenvolvimento teórico, metodologia utilizada, conclusões e contribuição oferecida para o conhecimento da área. Os pareceres poderão resultar em três tipos de avaliações: Deferir; Deferir com restrições; Indeferir. A publicação de trabalhos está condicionada ao cumprimento das recomendações dos pareceristas. A avaliação é feita com base no Formulário de avaliação Quesitos orientadores para a avaliação objetiva da submissão (notas de 1 a 5)
Os requisitos objetivos indicam quantitativamente o parecer do/a avaliador/a. Entretanto, é fundamental, a fim de cumprir o papel didático e dialógico do parecer, que o/a avaliador/a também construa um parecer descritivo da submissão. Nesse sentido, tem total liberdade para explicitar a sua avaliação e decisão, comentando os quesitos acima elencados bem como outros pontos que entender relevantes para o aprimoramento do trabalho avaliado.
|
Submissão de manuscritos
Os manuscritos devem ser submetidos a partir da página da revista: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/index. Normas para apresentação dos originais: 1) Originalidade: Trans/Form/Ação publica textos originais na forma de artigos, além de entrevistas, traduções de ensaios filosóficos de reconhecida relevância, e resenhas de obras filosóficas. O autor, ensaísta, resenhista ou tradutor que publicar na revista precisa aguardar dois anos, isto é, seis fascículos, para poder apresentar uma nova proposta. 2) Adequação do Tema: Os temas tratados devem ser da área de Filosofia ou ter uma abordagem filosófica interdisciplinar, os quais podem ser resultados de pesquisa ou ter caráter meramente informativo. As traduções precisam ser de textos de Filosofia e as resenhas de livros publicados, há menos de dois anos. 3) Informações gerais: Os manuscritos submetidos para publicação devem ser encaminhados on-line pela plataforma do OJS, já no formato de “avaliação cega” (sem dados que identifiquem o autor), via homepage da revista, em versão do Word (.doc, docx) ou formato Rich Text Format (.rtf). São aceitos trabalhos redigidos em português, espanhol, italiano, francês e inglês. Os trabalhos já no formato de “avaliação cega” serão direcionados para um avaliador da área de Filosofia, que comumente será o editor ou eventualmente algum membro do Conselho Editorial, a fim de checar a pertinência de sua possível publicação na Trans/Form/Ação, bem como a adequação de seu formato, para posteriormente ser encaminhado aos pareceristas. 4) Autoria: Os dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores. Os arquivos devem ser encaminhados necessariamente através da homepage da revista. Toda identificação e dados do autor serão obtidos via cadastro no sistema, e não pelo texto. O preenchimento incorreto de dados, assim como a ausência dos mesmos e eventuais problemas em seu cadastro, pode invalidar sua submissão. A revista NÃO TEM a tradição de aceitar trabalhos de estudantes, mesmo na condição de autoria coadjuvante, geralmente negando textos enviados por não doutores, reservando-se o direito de exceção quando assim julgar razoável. 5) Critérios normativos para submissão: Ao submeter o artigo, considerar os critérios para seguir à fase de avaliação: 1. Os autores possuem o título de Doutor (justificar caso contrário); 2. O manuscrito não contém referências ao(s) autor(es); 3. O manuscrito contém entre cinco e oito mil palavras (entre 14 e 21 laudas); 4. O manuscrito segue cuidadosamente o Modelo Padrão da revista. Os trabalhos que não se enquadram nas normas acima serão rejeitados ou devolvidos aos autores indicando as adaptações a serem realizadas. A revista não cobra taxa de submissão ou de publicação de artigos (article processing charge, APC). |
Contato
E-mail da revista: transformacao.marilia@unesp.br E-mail do editor da revista: marcos.a.alves@unesp.br Endereço: Departamento de Filosofia/Programa de Pós-graduação em Filosofia, Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP) – Campus de Marília, Av. Hygino Muzzi Filho, 737 – Cidade Universitária, 17525-900 – Marília – SP.
|