Resumos
A obesidade é a forma mais comum de má-nutrição e sua prevalência vem aumentando muito, inclusive no Brasil. A internet, apesar de ainda pouco explorada, pode ser útil no tratamento da obesidade como ferramenta na utilização de técnicas comportamentais. O objetivo deste trabalho foi avaliar o uso da internet no tratamento da obesidade em uma amostra de adultos da cidade de Lagoa dos três Cantos, RS, onde 58,6% dos habitantes tinha IMC acima de 25kg/m². Os indivíduos com excesso de peso (n= 532) foram submetidos a um programa de emagrecimento via internet com dieta hipocalórica e auxílio de técnicas comportamentais. Foi observada diminuição do peso médio em relação ao inicial aos 2º, 5º, 8º e 13º meses, respectivamente: 354 indivíduos (66,6%) perderam mais do que 5%, sendo que 106 (20%) perderam mais do que 10% do peso inicial. Estes resultados demonstram que o acompanhamento pela internet pode ser útil no combate ao excesso de peso e obesidade.
Prevalência de obesidade; Internet; Perda de peso; Índice de massa corporal
Obesity is the most common expression of malnutrition and its prevalence has been increasing fast in Brazil. The Internet - though still underused - can be an useful tool in treating obesity through behavioral techniques. The purpose of the present paper was to assess the use of the Internet for obesity treatment in a sample of adults of Lagoa dos Três Cantos, RS, where 58.6% of the population reported a BMI over 25kg/m². All overweight individuals (n= 532) were submitted to a weight loss program via the Internet, on a low-calorie diet and the support of behavioral techniques. Mean body weight loss was reported at 2, 5, 8 and 13 months, as compared to baseline: 354 individuals (66.6%) lost over 5%, and 106 of them (20%) lost over 10% of their initial weight. Results show that the Internet can be useful in the fight against overweight and obesity.
Prevalence of obesity; Internet; Weight loss; Body mass index
PERSPECTIVAS
O uso da internet como meio auxiliar para o tratamento do excesso de peso
The internet as a tool to treat an overweight population
Analucia G. CostaI; Andrea C. FuchiwakiI; Vanessa D. MirandaI; Alfredo HalpernII
ISite http://www.emagrecendo.com.br IIDepartamento de Endocrinologia, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP
Endereço para correspondência Endereço para correspondência Analucia Giusti Costa Praça Barão Pinto Lima 161 05470-050 São Paulo, SP Email: giucosta@uol.com.br
RESUMO
A obesidade é a forma mais comum de má-nutrição e sua prevalência vem aumentando muito, inclusive no Brasil. A internet, apesar de ainda pouco explorada, pode ser útil no tratamento da obesidade como ferramenta na utilização de técnicas comportamentais. O objetivo deste trabalho foi avaliar o uso da internet no tratamento da obesidade em uma amostra de adultos da cidade de Lagoa dos três Cantos, RS, onde 58,6% dos habitantes tinha IMC acima de 25kg/m2. Os indivíduos com excesso de peso (n= 532) foram submetidos a um programa de emagrecimento via internet com dieta hipocalórica e auxílio de técnicas comportamentais. Foi observada diminuição do peso médio em relação ao inicial aos 2º, 5º, 8º e 13º meses, respectivamente: 354 indivíduos (66,6%) perderam mais do que 5%, sendo que 106 (20%) perderam mais do que 10% do peso inicial. Estes resultados demonstram que o acompanhamento pela internet pode ser útil no combate ao excesso de peso e obesidade.
Descritores: Prevalência de obesidade; Internet; Perda de peso; Índice de massa corporal
ABSTRACT
Obesity is the most common expression of malnutrition and its prevalence has been increasing fast in Brazil. The Internet though still underused can be an useful tool in treating obesity through behavioral techniques. The purpose of the present paper was to assess the use of the Internet for obesity treatment in a sample of adults of Lagoa dos Três Cantos, RS, where 58.6% of the population reported a BMI over 25kg/m2. All overweight individuals (n= 532) were submitted to a weight loss program via the Internet, on a low-calorie diet and the support of behavioral techniques. Mean body weight loss was reported at 2, 5, 8 and 13 months, as compared to baseline: 354 individuals (66.6%) lost over 5%, and 106 of them (20%) lost over 10% of their initial weight. Results show that the Internet can be useful in the fight against overweight and obesity.
Keywords: Prevalence of obesity; Internet; Weight loss; Body mass index
A OBESIDADE É FORMA MAIS COMUM de má-nutrição, contribuindo para o surgimento de diversas co-morbidades (1,2). É uma condição clínica séria e prevalente, podendo se tornar o principal problema de saúde do séc. XXI, e a primeira causa de doenças crônicas do mundo (1-3).
Segundo os dados mais recentes do NHANES III 19992000, houve progressão da prevalência de obesidade (IMC >30kg/m2) nos EUA, a despeito de todas as campanhas de conscientização sobre os malefícios causados pelo excesso de gordura corporal (2).
No Brasil, segundo dados do inquérito nacional de 1997, a prevalência de obesidade (IMC >30kg/m2) gira em torno de 12,4% para mulheres e 7% para homens. Quando são incluídos também os casos de sobrepeso (IMC >25kg/m2), estes valores elevam-se para 38,5% dos homens e 39% das mulheres. Comparando os inquéritos realizados em 1975 e 1997, nota-se um crescimento de 60% na prevalência de obesidade no Brasil (4).
O tratamento da obesidade baseia-se no binômio: dieta hipocalórica e aumento da atividade física. Para que seja realizado com sucesso são utilizadas algumas técnicas comportamentais, como a educação nutricional e a adoção de um diário alimentar pelo obeso (5). Diversos estudos demonstram que a associação de psicoterapia cognitivo-comportamental ao tratamento da obesidade melhora os resultados deste último (6).
A internet pode ser um meio eficiente para a implantação de um sistema comportamental de tratamento para a obesidade. Há poucos trabalhos publicados com este objetivo utilizando este veículo de comunicação.
Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi verificar a utilidade da internet no tratamento do sobrepeso e obesidade de uma população do estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Lagoa dos Três Cantos, com alta prevalência de sobrepeso e obesidade (58,6%).
MÉTODOS
A população de estudo constituiu-se dos habitantes de Lagoa dos Três Cantos, RS, cidade com prevalência de descendência alemã, predominantemente rural. Feito o levantamento dos hábitos alimentares, verificou-se que a alimentação era muito rica em proteínas e gorduras (principalmente animal), chegando a 40% desta última no total da dieta, e pobre em carboidratos, fibras, frutas e vegetais. O número de refeições era reduzido, sendo de 2 a 3 refeições diárias com alto teor calórico. O sedentarismo predominava na população com pequenos períodos mais ativos durante o plantio e a colheita de soja.
Dos 1.650 habitantes, 1.262 adultos foram pesados vestindo roupas leves e descalços, utilizando-se uma balança portátil com capacidade de registrar até 120kg e uma precisão de 0,1kg. Para a determinação da estatura utilizaram-se trenas metálicas com escala de 0,5cm.
Utilizando-se o calculo do índice de massa corporal - IMC (6,7), verificamos 740 indivíduos (58,6%) da população com sobrepeso ou obesidade (IMC >25kg/m2), sendo 39% do sexo masculino e 61% do sexo feminino.
Destes 740 com excesso de peso, 532 concordaram em fazer parte de um programa de emagrecimento via internet. O peso, altura e IMC médio da população foram 82,3kg, 1,63m e 30,9kg/m2, respectivamente.
Após o cálculo de metabolismo de repouso pela formula de Harris Benedict e estimativa do fator de atividade física, foi prescrita uma dieta hipocalórica com 600kcal abaixo do valor calórico total estimado para cada indivíduo.
A dieta aplicada foi de equivalentes alimentares, utilizando-se pontos ao invés de calorias (1 ponto= 3,6kcal).
Um posto de atendimento local foi montado para dar suporte no processo de coleta de dados e pesagens semanais, onde foram disponibilizados computadores com acesso à internet, balanças e atendentes para anotar as dificuldades de cada participante e transferir para o Núcleo Nutricional em São Paulo, e mais 8 postos de pesagens foram colocados para abranger tanto a área urbana como a rural.
Foi realizada uma palestra de conscientização sobre a obesidade, alimentação e de como utilizar o sistema de pontos aplicado via internet para os participantes, e distribuído um bloco para anotação de um diário alimentar.
Os indivíduos foram avaliados semanalmente ao longo de 13 meses de estudo, enviando via internet a pontuação que realizavam por dia e o peso obtido toda semana. Uma equipe de nutricionistas via internet recebia estes dados e avaliava os resultados, orientando individualmente por e-mail cada participante em como continuar. Assim, os participantes receberam orientação individual via e-mail toda semana, durante os 13 meses de estudo. Os participantes tiveram acesso ao conteúdo informativo orientando como seguir a dieta na internet durante todo acompanhamento.
Foi realizada a montagem de uma tabela de alimentos impressa contendo 300 alimentos típicos da cidade, sendo 50 em língua alemã, e seus valores calóricos convertidos em pontos.
Os participantes foram incentivados a se pesar semanalmente. Todos se pesaram no 2º, 5º, 8º e 13º meses. Assim, nossos dados se concentram nestes períodos em que temos toda a amostra.
Foi inaugurado o "placar" na cidade, um outdoor para se registrar a soma de peso emagrecido pela população, com atualização semanal. Este serviu de estímulo para todos os participantes, colaborando para a adesão ao programa.
Após a primeira mensuração do peso dos participantes, em março de 2002, ocorreram mais quatro pesagens, nos tempos de 2, 5, 8 e 13 meses da pesagem inicial. O estudo foi finalizando em abril de 2003.
RESULTADOS
Todos os 532 participantes completaram os 13 meses de estudo (aderência de 100%).
O peso médio e o IMC médio dos 532, no início e ao longo do programa, estão mostrados na tabela 1. A porcentagem de perda de peso em relação ao peso inicial está na figura 1.
DISCUSSÃO
Os resultados encontrados demonstraram que o acompanhamento pela internet pode ser um grande aliado no combate à obesidade, sendo um meio eficiente e econômico, tanto para o individuo quanto para a coletividade.
Apesar das poucas referências sobre a utilização da internet no tratamento da obesidade, um estudo realizado com intervenção nutricional por este meio de comunicação mostrou que os participantes com acompanhamento via internet e e-mail perderam mais peso e medidas do que aqueles que tiveram apenas acesso aos sites de emagrecimento da internet (8).
Outro estudo realizado com portadores de diabetes tipo 2 mostrou que os participantes com acompanhamento via internet e e-mail tiveram maior perda de peso, porcentagem de gordura corporal e medida de circunferência da cintura (9).
Nos dois estudos de Harvey-Berino e cols. (10,11), a comparação realizada foi da perda de peso entre indivíduos com acompanhamento via internet e indivíduos com acompanhamento face-a-face, mostrando não haver diferenças nos resultados obtidos entre ambos.
Os estudos de Cameron e Tate (8,12), realizados anteriormente, já haviam mostrado bons resultados no tratamento da obesidade utilizando a internet, mas nenhum dos estudos trabalhou com uma amostra como a nossa.
Cameron e cols. (12) trabalharam com n= 142 e Tate (8) utilizou n= 33. Em nosso estudo, trabalhamos com uma amostra maior de 532 indivíduos com a peculiaridade de pertencerem a uma mesma cidade. No estudo de Cameron e cols. (12), foram levantados dados de que pessoas que passam por um processo estruturado de mudança de comportamento, aliado a contatos individuais semanais pela internet, têm melhores resultados em perda de peso do que aqueles que têm apenas acesso ao conteúdo informativo da web.
A perda de peso dos participantes do presente estudo foi melhor do que perdas obtidas em estudos com mínima intervenção e apenas acesso à internet sem acompanhamento (13,14), e é comparável com resultados obtidos no estudo com um estruturado programa comercial (15).
Perdas de 5 e 10% de peso em relação ao peso inicial são consideradas substanciais para a redução de boa parte das co-morbidades associadas à obesidade (16,17). Em nossa população de estudo, 354 indivíduos (66,6%) perderam mais do que 5% em relação ao peso inicial, tendo 20% perda maior ou igual a 10%.
Esse resultado é superior ao estudo de Tate e cols. (8), onde 45% dos participantes tiveram uma perda igual ou maior que 5% do peso em relação ao peso inicial.
Após os primeiros 3 meses, a perda média de peso foi de 3kg e, após o acompanhamento de 13 meses, foi de 7,3kg. No estudo de Tate e cols., a perda média de peso em 6 meses foi de 1,7kg, e Cameron e cols. relatam a perda média de peso em 12 meses de estudo de 5,8kg no sexo masculino e 2,3kg no feminino.
Ao contrário do relatado na literatura e de estudos realizados com acompanhamento via internet, como o de Tate e cols. (8), com desistência ao longo do estudo de 28%, não houve desistência no presente estudo, com aderência de 100% justificados talvez por ser uma cidade pequena onde foi possível aplicar uma forte campanha motivacional (2).
Além disto, o acesso via internet ao menos uma vez na semana para lançamento do peso e feedback por parte das nutricionistas sobre o emagrecimento obtido e orientação parar prosseguir, reforçaram a motivação e adesão ao programa.
O setor da saúde vem sofrendo várias transformações estruturais na maior parte dos países, devido a dificuldades financeiras e uma maior procura dos serviços, encontrando-se a necessidade de implantar processos que não precisem aumentar as horas nem mobilizar pessoal. A internet aparece como uma solução simples, de custo relativo e muito eficiente para se manter contato entre pacientes e médicos, assim como entre outras áreas da saúde (18,19).
Concluímos que o uso da internet é viável e eficiente não apenas como meio de consulta, mas como método para acompanhamento e perda de peso, sendo um grande aliado no tratamento da obesidade.
Recebido em 27/05/04
Revisado em 24/09/04
Aceito em 25/10/04
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
12 Set 2005 -
Data do Fascículo
Abr 2005
Histórico
-
Aceito
25 Out 2004 -
Revisado
24 Set 2004 -
Recebido
27 Maio 2004