Resumos
Os autores estudam 24 crianças que cursam pela primeira vez a primeira série do primeiro grau, mediante o exame neurológico clássico, bem como do exame neurológico evolutivo e de provas para avaliar funções corticais. Analisam o desempenho escolar em relação ao desempenho no exame neurológico evolutivo e no exame das funções corticais. Comparam e discutem os resultados. Concluem que o uso desses dois instrumentos é capaz de discriminar o bom e o mau desempenho escolar.
The authors observed 24 children that are studying for the first time in the first grade of the elementary school. They were observed through the classical neurological examination, the evolutive neurological examination and through tests for evaluation of cortical functions. It is analyzed the school performance in report to the evolutive neurological performance and to the tests for cortical functions. Results obtained are compared and discussed. The authors conclude that the usage of these two evaluation instruments is able to discriminate the good from the bad school performance.
Avaliação neurológica evolutiva e das funções corticais numa amostra de crianças da primeira série
Evolutive neurological evaluation and cortical functions evaluation in a sample of children from the first grade of the elementary school
Liana Lisboa FernandezI; Ana GuardiolaII; Newra Tellechea RottaIII
INeurologista, Professor Auxiliar de Neuropsicologia do Instituto de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
IINeuropediatra, Médica Assistente do Instituto de Neurologia da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre
IIINeuropediatra, Professor Adjunto de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, responsável pela Neuropediatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre
RESUMO
Os autores estudam 24 crianças que cursam pela primeira vez a primeira série do primeiro grau, mediante o exame neurológico clássico, bem como do exame neurológico evolutivo e de provas para avaliar funções corticais. Analisam o desempenho escolar em relação ao desempenho no exame neurológico evolutivo e no exame das funções corticais. Comparam e discutem os resultados. Concluem que o uso desses dois instrumentos é capaz de discriminar o bom e o mau desempenho escolar.
SUMMARY
The authors observed 24 children that are studying for the first time in the first grade of the elementary school. They were observed through the classical neurological examination, the evolutive neurological examination and through tests for evaluation of cortical functions. It is analyzed the school performance in report to the evolutive neurological performance and to the tests for cortical functions. Results obtained are compared and discussed. The authors conclude that the usage of these two evaluation instruments is able to discriminate the good from the bad school performance.
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Dra. Newra T. Rotta - Mariante 239, conj. 202 - 94800 Porto Alegre R8 - Brasil.
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
06 Jun 2011 -
Data do Fascículo
Set 1989