Resumos
Com base em um referencial bibliográfico, a autora discute e analisa o processo motivacional na assistência e no ensino de enfermagem. Pretende com este trabalho trazer subsídios para enriquecimento sobre o assunto, procurando mostrar sua importância para a atuação do enfermeiro, quer seja junto ao indivíduo, sua família e a comunidade onde vive, quer seja quando docente, junto ao estudante de enfermagem. Para atingir tais metas, a autora se baseou em vários autores, principalmente em trabalhos realizados na área de enfermagem, em teorias sobre a motivação e na própria experiência.
Based upon bibliographic references, the author discusses and analyses motivational process in teaching and assistance nursing. She intends, on account of this work, to bring subsidies which enrich the subject, trying to point out its importance in nursing performance with the client, the family and the community, as well as to the nursing student. To attain these goals, many authors were consulted, specially those on nursing research and motivational theories besides the subsidies of the author's own experience.
ARTIGO DE ATUALIZAÇÃO
Motivação no ensino e na assistência de enfermagem
Rachel Noronha
Professora do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas â UNICAMP (Mestranda do Curso de Mestrado em Enfermagem da E.E.A.N. da UFRJ)
RESUMO
Com base em um referencial bibliográfico, a autora discute e analisa o processo motivacional na assistência e no ensino de enfermagem. Pretende com este trabalho trazer subsídios para enriquecimento sobre o assunto, procurando mostrar sua importância para a atuação do enfermeiro, quer seja junto ao indivíduo, sua família e a comunidade onde vive, quer seja quando docente, junto ao estudante de enfermagem. Para atingir tais metas, a autora se baseou em vários autores, principalmente em trabalhos realizados na área de enfermagem, em teorias sobre a motivação e na própria experiência.
ABSTRACT
Based upon bibliographic references, the author discusses and analyses motivational process in teaching and assistance nursing. She intends, on account of this work, to bring subsidies which enrich the subject, trying to point out its importance in nursing performance with the client, the family and the community, as well as to the nursing student. To attain these goals, many authors were consulted, specially those on nursing research and motivational theories besides the subsidies of the author's own experience.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
Referências bibliográficas
- 1. ARNDT, C. & HUCKABAY, L.M.D. Nursing administration: theory for practice with a systems approach. Saint Louis, Mosby, 1975.
- 2. CARVALHO, I. M. Introdução à psicologia das relações humanas. 10. ed, Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 1979.
- 3. ______. O processo didático. 3. ed. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 1979.
- 4. DOUGLASS, L.M. & BEVIS, O.E. Nursing leader ship in action. 2. ed. Saint Louis, Mosby, 1974.
- 5. HAMACHECK, D.E. Encontros com o "Self". 2. ed. Rio de Janeiro, Interamericana, 1979.
- 6. JEHRING, J.J. Motivational problems in the modern hospital. J. Nurs. Adm, Billerica, 2(6):35-41,1972.
- 7. KRECH, D. & CRUTCHEIELD, R. Elementos de psicologia. 5.ed. São Paulo, Pioneira, 1974.
- 8. LASCA, L. Motivation evaluation and leadership. J. Nurs. Adm. Billerica, 2(5):17-21,1972.
- 9. LOPES, T. de V.M. Motivação no trabalho. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 1980.
- 10. LYSAUGHT, J. No carrots, no sticks: motivation in nursing. J. Nurs. Adm., Billerica, 2(5):43-50, 1979.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
04 Mar 2015 -
Data do Fascículo
Dez 1984