Resumos
Este artigo tem como objeto a produção científica dos enfermeiros sobre Educação em Enfermagem divulgada na REBEn (Revista Brasileira de Enfermagem) no período 1990-2001. Objetivos: identificar artigos publicados sobre Educação em Enfermagem, analisar os níveis e sub-temas identificados em 168 artigos das 43 revistas examinadas. Resultados: o Ensino de Graduação foi o tema mais evidenciado, seguido de Educação para a Saúde e Educação Continuada com menor destaque para Educação de modo geral, Pós-Graduação e Ensino de Nível Médio. Concluímos que a enfermagem brasileira na última década refletiu sobre as modificações curriculares conquistadas pela categoria. Privilegiou a Educação em Saúde assumindo seu papel educativo e, a Educação Continuada em função dos avanços tecnológicos.
enfermagem; produção científica; educação em enfermagem; REBEn
El artículo ha enfocado la producción científica de los enfermeros sobre Educación en Enfermería que ha sido divulgada por la REBEn (Revista Brasileña de Enfermería) durante 1990 hasta 2001. Objetivos: identificar los artículos sobre Educación en Enfermería, analizar los niveles y subtemas identificados en 168 artículos de las 43 revistas examinadas. Resultados: la Enseñanza de Graduación ha sido el tema más destacado, seguido de Educación para la Salud y Educación Continuada y una menor ocurrencia para la Educación en general, PosGraduación y Enseñanza de Nivel Medio. Se concluye que la enfermería brasileña en la ultima década ha reflexionado sobre los cambios curriculares que han sido conquistados por la categoría. Se destaca la Educación en Salud que asume su papel educativo y la Educación Continuada en función de los avances tecnológicos.
enfermería; producción científica; educación
This paper looks at the scientific production of nursing professionals, on the subject of education in nursing, published in REBEn (BRAZILIAN JOURNAL OF NURSING) between 1990 -2001. It aims at identifying articles on education in nursing and analyzing the levels and sub-themes in 168 articles obtained from 43 magazines. Results showed that undergraduation teaching was the most highlighted theme, followed by education for health and continued education. There was less attention to the theme education (in general), post-graduation and High School Education. The study concluded that, in the last decade, Brazilian nursing has reflected upon curriculum changes, which were conquered by its professionals; valued its educational role through privileging education in health and highlighted continued education due to technological advances.
nursing; scientific production; education
PESQUISA
Educação em enfermagem através da REBEn: 1990-2001
Nursing education through REBEn: 1990-2001
Educación en enfermería a través de la REBEn: 1990 - 2001
Maria Madalena de Andrade SantiagoI; Gertrudes Teixeira LopesII; Nalva Pereira CaldasIII
IDoutora em Enférmagem. Mestre em Filosofia. Professora Adjunta da FENF/UERJ
IIDoutora em enfermagem. Pesquisadora do CNPq. Procientista e Professora Titular da FENF/UERJ
III Doutora em Enfermagem. Mestre em Administração Pública. Professora emérita da FENF/UERJ
RESUMO
Este artigo tem como objeto a produção científica dos enfermeiros sobre Educação em Enfermagem divulgada na REBEn (Revista Brasileira de Enfermagem) no período 1990-2001. Objetivos: identificar artigos publicados sobre Educação em Enfermagem, analisar os níveis e sub-temas identificados em 168 artigos das 43 revistas examinadas. Resultados: o Ensino de Graduação foi o tema mais evidenciado, seguido de Educação para a Saúde e Educação Continuada com menor destaque para Educação de modo geral, Pós-Graduação e Ensino de Nível Médio. Concluímos que a enfermagem brasileira na última década refletiu sobre as modificações curriculares conquistadas pela categoria. Privilegiou a Educação em Saúde assumindo seu papel educativo e, a Educação Continuada em função dos avanços tecnológicos.
Palavras chave: enfermagem, produção científica, educação em enfermagem, REBEn
ABSTRACT
This paper looks at the scientific production of nursing professionals, on the subject of education in nursing, published in REBEn (BRAZILIAN JOURNAL OF NURSING) between 1990 -2001. It aims at identifying articles on education in nursing and analyzing the levels and sub-themes in 168 articles obtained from 43 magazines. Results showed that undergraduation teaching was the most highlighted theme, followed by education for health and continued education. There was less attention to the theme education (in general), post-graduation and High School Education. The study concluded that, in the last decade, Brazilian nursing has reflected upon curriculum changes, which were conquered by its professionals; valued its educational role through privileging education in health and highlighted continued education due to technological advances.
Keywords: nursing, scientific production, education
RESUMEN
El artículo ha enfocado la producción científica de los enfermeros sobre Educación en Enfermería que ha sido divulgada por la REBEn (Revista Brasileña de Enfermería) durante 1990 hasta 2001. Objetivos: identificar los artículos sobre Educación en Enfermería, analizar los niveles y subtemas identificados en 168 artículos de las 43 revistas examinadas. Resultados: la Enseñanza de Graduación ha sido el tema más destacado, seguido de Educación para la Salud y Educación Continuada y una menor ocurrencia para la Educación en general, PosGraduación y Enseñanza de Nivel Medio. Se concluye que la enfermería brasileña en la ultima década ha reflexionado sobre los cambios curriculares que han sido conquistados por la categoría. Se destaca la Educación en Salud que asume su papel educativo y la Educación Continuada en función de los avances tecnológicos.
Palavras clave: enfermería, producción científica, educación
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Recebido em 31/08/2002
Aprovado em 27/09/2002
1 Entendemos que quando o enfermeiro presta informações aos clientes e/ou familiares a respeito da assistência de enfermagem, esta informação tem um cunho educativo, porque contém aspectos que vão além do caráter meramente informativo
2 Agradecemos às acadêmicas do 7º período do Curso de Graduação da FENF/UERJ: Gabriela B. Cabral e Liz Lopes de O. Gomes monitoras de Pesquisa em Enfermagem - Método Qualitativo e Cíntia Miller e Monique V. Dias monitoras voluntárias.
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
26 Jun 2014 -
Data do Fascículo
Fev 2002
Histórico
-
Aceito
27 Set 2002 -
Recebido
31 Ago 2002