Resumos
A determinação formal de objetivos estratégicos é, sem dúvida, uma das condições primordiais ao sucesso da empresa.
Objetivos estratégicos; linha de conduta; alvos operacionais; missão
The statement of strategic goals is undoubtly one of basic conditions of a business success
Strategic goals; line of conduct; operational targets; mission
REVISITADA
Objetivos como razão de ser da empresa
Raimar Richers
Professor Fundador do Departamento de Mercadologia da EAESP/FGV
RESUMO
A determinação formal de objetivos estratégicos é, sem dúvida, uma das condições primordiais ao sucesso da empresa.
Palavras-chave: Objetivos estratégicos, linha de conduta, alvos operacionais, missão.
ABSTRACT
The statement of strategic goals is undoubtly one of basic conditions of a business success.
Key words: Strategic goals, line of conduct, operational targets, mission.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
Artigo recebido pela redação da RAE em junho/93, aprovado para publicação em outubro/93.
Revisitada por Luiz Tadeu A. Lopes, Mestre e Doutorando pela EAESP/FGV.
1. SIMON, Herbert A. Administrative behavior. New York: Macmillan Company, 1947. Tradução para o português: Comportamento administrativo: estudo dos processos decisórios nas organizações administrativas. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1979.
2. SMIRCICH, Linda. Concepts of culture and organizational analysis. Administrative Science Quarterly, p. 339-58, September 1983.
3. TILLES, Seymour. How to evaluate corporate strategy. Harvard Business Review, v. 41, n. 4, p. 111-21, July/August 1963.
4. KING. W. R., CLELAND, D. I. Strategic planning and policy. New York: Van Nostrand Reinhold, 1979. p. 124.
5. ETZIONI, Amitai. Modern organizations. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1964.
6. DRUCKER, Peter. Managing for results. New York: Harper & Row, 1964, p. 111
7. MOLZ, Rick. How leaders use goals. Long Range Planning, Oxford, v. 20, n. 5, p. 91-101, 1987.
8. SIMON, Herbert A. Rationality of decision making in organizations. Nobel Foundation, 1979. Tradução para o português: Racionalidade do processo decisório em empresas. Rio de Janeiro: Edições Multiplic, 1980.
9. BARNARD, Chester I. The function of executive. Cambridge: Harvard University Press, 1938. Tradução para o português: As funções do executivo. São Paulo: Atlas, 1979.
10. DRUCKER, Peter. Management: tasks: responsabilities and practices. New York: Harper & Row, 1973.
11. ANIHONY, R. N., DEARDEN, J. Management control systems. Irwin, 1976.
12. PEARCE11, J. A., DAVID, F. R. Corporate mission statements: the bottom line. Academy of Management Executive, p. 109-16, 1987.
13. COCHRAN, D., DAVID, F. R. The communication effectiveness of organizational mission statements. Journal of Applied Communication Research, 1987.
14. WANT, J. H. Corporate mission. Management Review, p. 46-50, August 1986.
15. McGINNIS, V. J. The rnission statement - a key step in strategic planning. Business Review, p. 39-43, November/December 1981.
16. DICKSON, Peter R., GINTER, James L Market segmentation, product differentiation, and marketing strategy. Joumal of Marketing, v. 51, o. 1-10, Apri11987.
17. PORTER, Michael. Vantagem competitiva, criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1989.
18. HAX, Arnoldo C., MAJLUF, Nicolás S. Strateglc management - an integrative perspective. Englewood Cliffs: Prentice-Hall,1984.
19. KOTLER, Philip. Marketing. Edição compacta. São Paulo: Editora Atlas, 1980. p. 83
20. YOSHINO, M. Y. International business: what is the best strategy? The Business Quarterly, p. 64-5, Fali 1966.
21. AAKER, David A. Developing business strategies. John Wiley & Sons, 2nd, 1988.
22. BRIGHT, W. M. Alternative strategies for diversification. Research Management, July 1969.
23. THAIN, D. H. Stages of corporate development. Business Quarterly, p. 32-45, Winter 1969.
24. WEINBERG, Robert. Apresentado no seminário Desenvolvimento de estratégias mercadológicas para lucros no curto prazo e crescimento a longo prazo, patrocinado pela Advanced Management Research, Regency Hotel, New York, 29 de setembro de 1969.
Artigo revisto por Mirtes Cristina A. Santos, Mestranda na FEA/USP.
O presente artigo é uma versão reduzida do artigo original publicado pelo professor Raimar Richers, na RAE - Revista de Administração de Empresas, sob o mesmo título, em julho/setembro de l980. A inclusão de referêncías bibliográficas mais recentes se fazem presentes nesta atualização.
- 1. SIMON, Herbert A. Administrative behavior. New York: Macmillan Company, 1947.
- 2. SMIRCICH, Linda. Concepts of culture and organizational analysis. Administrative Science Quarterly, p. 339-58, September 1983.
- 3. TILLES, Seymour. How to evaluate corporate strategy. Harvard Business Review, v. 41, n. 4, p. 111-21, July/August 1963.
- 4. KING. W. R., CLELAND, D. I. Strategic planning and policy. New York: Van Nostrand Reinhold, 1979. p. 124.
- 5. ETZIONI, Amitai. Modern organizations. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1964.
- 6. DRUCKER, Peter. Managing for results. New York: Harper & Row, 1964, p. 111
- 7. MOLZ, Rick. How leaders use goals. Long Range Planning, Oxford, v. 20, n. 5, p. 91-101, 1987.
- 8. SIMON, Herbert A. Rationality of decision making in organizations. Nobel Foundation, 1979.
- 9. BARNARD, Chester I. The function of executive. Cambridge: Harvard University Press, 1938.
- 10. DRUCKER, Peter. Management: tasks: responsabilities and practices. New York: Harper & Row, 1973.
- 11. ANIHONY, R. N., DEARDEN, J. Management control systems. Irwin, 1976.
- 12. PEARCE11, J. A., DAVID, F. R. Corporate mission statements: the bottom line. Academy of Management Executive, p. 109-16, 1987.
- 13. COCHRAN, D., DAVID, F. R. The communication effectiveness of organizational mission statements. Journal of Applied Communication Research, 1987.
- 14. WANT, J. H. Corporate mission. Management Review, p. 46-50, August 1986.
- 15. McGINNIS, V. J. The rnission statement - a key step in strategic planning. Business Review, p. 39-43, November/December 1981.
- 16. DICKSON, Peter R., GINTER, James L Market segmentation, product differentiation, and marketing strategy. Joumal of Marketing, v. 51, o. 1-10, Apri11987.
- 17. PORTER, Michael. Vantagem competitiva, criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1989.
- 18. HAX, Arnoldo C., MAJLUF, Nicolás S. Strateglc management - an integrative perspective. Englewood Cliffs: Prentice-Hall,1984.
- 19. KOTLER, Philip. Marketing. Edição compacta. São Paulo: Editora Atlas, 1980. p. 83
- 20. YOSHINO, M. Y. International business: what is the best strategy? The Business Quarterly, p. 64-5, Fali 1966.
- 21. AAKER, David A. Developing business strategies. John Wiley & Sons, 2nd, 1988.
- 22. BRIGHT, W. M. Alternative strategies for diversification. Research Management, July 1969.
- 23. THAIN, D. H. Stages of corporate development. Business Quarterly, p. 32-45, Winter 1969.
-
24WEINBERG, Robert. Apresentado no seminário Desenvolvimento de estratégias mercadológicas para lucros no curto prazo e crescimento a longo prazo, patrocinado pela Advanced Management Research, Regency Hotel, New York, 29 de setembro de 1969.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
12 Jun 2013 -
Data do Fascículo
Fev 1994
Histórico
-
Aceito
Out 1993 -
Recebido
Jun 1993