CARTA AO EDITOR
Ácido acetilsalicílico e clopidogrel na prevenção da trombose de stent
Mariana Menegotto; Eduardo Maffini da Rosa; Marina Bertoni Guerra
Universidade de Caxias do Sul - UCS, Caxias do Sul, RS - Brasil
Correspondência Correspondência: Mariana Menegotto Rua Travessao Solferino, 1156 Cruzeiro Caxias do Sul, RS - Brasil E-mail: mmenegotto@gmail.com
Palavras-chave: Stents farmacológicos, aspirina/administração & dosagem, clopidogrel, trombose.
Nossa equipe de estudos em Cardiopatia Isquêmica parabeniza os autores pelo artigo "Efetividade e Segurança dos Stents Farmacológicos em um Serviço de Cardiologia em Curitiba - PR"1 e pelos resultados obtidos em seu serviço.
Sabe-se que a ocorrência de trombose de stent possui, muitas vezes, consequências catastróficas, como oclusão aguda do vaso, que chegam até mesmo a morte súbita2. A trombose de stent é um tema que nos interessa, em especial, na maneira de abordarmos tromboses tardias em stents farmacológicos. Por isso, gostaríamos de saber a opinião dos autores quanto ao uso rotineiro de ácido acetilsalicílico e clopidogrel, após o primeiro ano do implante de stent farmacológico, no intuito de evitar eventos decorrentes da trombose tardia de stent.
Artigo recebido em 27/10/11; revisado recebido em 17/01/11; aceito em 17/01/11.
Referências bibliográficas
- 1. Braga CYY, Rivetti LA, Stella FP. Efetividade e segurança dos stents farmacológicos em um serviço de cardiologia em Curitiba-PR. Arq Bras Cardiol. 2010;95(1):3-11.
- 2. Campos CAHM, Ribeiro EE, Lemos PA, Falcão JL, Spadaro AG, Kajita LJ, et al. Perfil de segurança dos stents farmacológicos nas síndromes coronárias agudas: dados do Registro INCOR. Rev Bras Cardiol Invas. 2008;16(3):289-94.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
03 Out 2011 -
Data do Fascículo
Jun 2011