O Editorial é o meio de que o Editor dispõe para se comunicar com a comunidade ligada à Revista de Administração, não apenas para discorrer sobre sua visão da área, ressaltar itens importantes do conteúdo, mas também para chamar a atenção para mudanças importantes nesse relacionamento.
A dinâmica da vida acadêmica, com sua função social, seus meios de divulgação, processos de avaliação etc., está intimamente ligada aos periódicos científicos, o canal principal de publicação dos resultados de pesquisa e, portanto, a fonte básica de informações para a avaliação da produção científica dos pesquisadores, bem como, numa lógica circular, para a relevância do periódico.
As áreas de Administração e Contabilidade, atendidas pela Revista de Administração, são fortemente globalizadas, com uma comunidade de pesquisadores que excede em muito os limites da população lusófona. Nessa comunidade global, o idioma inglês cristalizou-se como a “língua franca” de comunicação entre os pesquisadores. Mesmo os autores nacionais, a julgar pelos idiomas dos artigos citados em suas referências bibliográficas, transitam livremente nesse ambiente.
Para que a Revista de Administração possa contribuir para um maior impacto dos seus autores, será necessário tornar o seu conteúdo mais acessível à comunidade global, o que, por ora, tem como meio mais eficaz o uso do idioma inglês. A nossa comunidade acadêmica saberá fazer a distinção entre o uso desse idioma e a dominância de paradigmas científicos oriundos de culturas de países anglófonos.
Assim, a Revista de Administração está iniciando um processo de transição gradual do idioma português para o inglês, com a meta de, a partir de 2016, publicar a totalidade de seus artigos em inglês, mantendo ainda títulos, resumos e palavras-chave em português e espanhol para facilitar as buscas.
Os artigos que estão em processo de avaliação serão, se aprovados, publicados no idioma em que foram submetidos. Para as novas submissões, porém, a partir de agora será dada preferência aos artigos escritos em inglês.
Está em curso também o estudo da terceirização da impressão da Revista para o sistema de “impressão sob demanda”. Com isso, a Revista de Administração encerrará a venda de assinaturas e remeterá os leitores interessados em adquirir o seu exemplar impresso para as gráficas credenciadas que serão indicadas oportunamente. Os leitores com assinaturas vigentes continuarão sendo atendidos no sistema atual até o término do período.
Este número da Revista de Administração traz, como sempre, artigos com contribuições relevantes para a área, mas também reflexões instigantes sobre a leitura do processo administrativo e a intervenção na organização.
Desejamos a todos proveitosa leitura e esperamos contar com a sua colaboração nesta nova fase da Revista de Administração.
Prof. Dr. Nicolau Reinhard
Editor Científico
Revista de Administração
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Este número contou com o apoio financeiro da Fundação Instituto de Administração.
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
Jan-Mar 2015