Open-access VANTAGENS DO ENSINO NO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM

The advantages of the nursing laboratory teaching

Resumos

Revendo a literatura, a autora descreve algumas vantagens do ensino das habilidades perceptivo-motoras (ou psicomotoras) no laboratório de enfermagem como treinamento anterior ao estágio em campo clínico. Os argumentos utilizados são de ordem ética (levantando a questão do erro cometido pelo aluno no cliente), de natureza psicológica, apontando os conflitos do aluno, do cliente e do professor, aspectos relacionados ao custo-benefício desse treinamento preliminar e de ordem pedagógica. Estes últimos aspectos apoiam-se nas teorias da aprendizagem perceptivo-motora que confirmam a importância do ensino no laboratório de enfermagem.

Educação em enfermagem; Ensino


Reviewing the literatur, the author describes some advantages of the psychomotor skill teaching at nursing laboratory as a previous training to the clinical service setting. The arguments herein presented are related, first to the ethics (questioning the mistakes mader by the trainee on the patient); second, to the psychological nature by pointing out the trainee, the patient and the teacher's conflicts, as well as aspects on the cost-benefit obtained with this preliminary training; and third, to the pedagogy. These last mentioned aspects are supported on the psychomotor learning theories which confirm the importance of a nursing laboratory.

Nursing education; Teaching


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Ago 1994
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