Open-access Qual é a agenda de pesquisa de Enfermagem para a pandemia COVID-19?

Em 2020 comemoramos 200 anos desde o nascimento de Florence Nightingale, fundadora da enfermagem profissional, pioneira no uso das estatísticas, e promotora de reformas sociais que precederam estados de bem-estar(1).

Em 2018, para comemorar esse bicentenário, a Organização Mundial da Saúde (OMS) em colaboração com o Conselho Internacional de Enfermagem (CIE) lançou a campanha Nursing Now para impulsionar o debate sobre o perfil de enfermagem em todo o mundo(2). A Assembleia Mundial de Saúde designou 2020 como o Ano Internacional dos Profissionais de Enfermagem e Obstetrícia, convocando os líderes mundiais a fazer investimentos maciços, a fim de melhorar e apoiar o desempenho desses profissionais que enfrentam os desafios de saúde do século XXI(3-4). Sobretudo, neste exato ano, os profissionais de saúde, em particular, os enfermeiros, tornaram-se o centro das atenções devido ao advento da COVID-19, oficialmente declarada como pandemia pela OMS em 11 de março de 2020(5).

O papel essencial dos profissionais de saúde durante essa pandemia é um marco na história contemporânea. Entre muitas contribuições da enfermagem no contexto da saúde, têm sido observadas atuações relevantes na educação em saúde, prevenção de infecções e vigilância de doenças, organização e preparação de serviços de longo prazo, proteção de pessoas com doenças crônicas, bem como cuidados agudos de casos graves com COVID-19(6-9).

Como a maior categoria de profissionais de saúde em todo o mundo(10), os enfermeiros têm feito um trabalho monumental, cada vez mais baseado em evidências. No entanto, entre os numerosos pedidos de financiamento de pesquisa para apoiar a resposta à COVID-19, pelo nosso conhecimento, nenhum foi identificado para ser especificamente projetado para auxiliar na pesquisa de enfermagem. Na rápida efervescência de vários grupos de pesquisa que se acumularam, tudo parece indicar que a pesquisa de enfermagem permanece subsumida no conhecimento de outras disciplinas(10). Em grupos multidisciplinares de pesquisadores em saúde pública, isso pode ser visto como um ganho. No entanto, também pode ser uma perda no que diz respeito ao conhecimento de enfermagem, e, além disso, em pontos de prestígio na arena de tomada de decisão e, principalmente, oportunidades de qualificação do cuidado de enfermagem prestado.

Paralelamente à participação em equipes multidisciplinares, os grupos de pesquisa de enfermagem devem construir parcerias entre si, a fim de fortalecer as capacidades de pesquisa que atendam à nossa especificidade, preferencialmente em grupos multinacionais, a fim de ampliar o potencial de generalização dos resultados e captação de recursos.

Nosso objetivo é convocar os enfermeiros a trabalhar em conjunto ao longo de uma agenda de prioridades de pesquisa na enfermagem com foco na pandemia COVID-19. Em rápida revisão das pesquisas realizadas por enfermeiros, identificamos temas e subtemas de interesse, e propusemos alguns que consideramos mais relevantes para serem desenvolvidos em pesquisa de enfermagem (Quadro 1).

Quadro 1
– Possíveis temas e subtemas para pesquisa em enfermagem sobre COVID-19.

Não pretendemos abranger todos os aspectos da pesquisa necessários para o combate à COVID-19, uma vez que isso tem sido amplamente discutido em cenários internacionais(10-11). A intenção é provocar a reflexão e estimular o pensamento global sobre pesquisas de enfermagem relacionadas à COVID-19.

A agenda proposta convida enfermeiros de nível nacional e internacional a combinar esforços, engajar associações e sociedades, instituições de ensino de enfermagem e agências de fomento para promover a visibilidade da produção de conhecimentos de enfermagem. O objetivo final é abordar o direito universal para acesso aos cuidados de saúde. Assim, a pesquisa de enfermagem do século XXI fortalecerá o legado de Florence Nightingale.

REFERÊNCIAS

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Dez 2020
  • Data do Fascículo
    2020
location_on
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro