Resumos
O conhecimento do módulo de resiliência dos solos de subleito e dos materiais que compõem as camadas de pavimentos rodoviários é obrigatório para uma análise eficiente de seu comportamento estrutural como um todo. Devido à importância dos materiais granulares como constituintes de camadas de pavimentos rodoviários flexíveis, tem-se evidenciado maior interesse em abordar a sua resposta resiliente e de misturas estabilizadas quimicamente obtidas a partir destes, procurando conhecer o seu comportamento mecânico, sob a ação de cargas repetidas, quando constituintes do pavimento de estradas florestais. Buscou-se, com a realização deste trabalho, identificar o módulo de resiliência de um solo arenoso comum na região de Viçosa-MG, em seu estado natural e quando estabilizado com cal e alcatrão, e propor correlações empíricas entre este e outros parâmetros geotécnicos de fácil obtenção em laboratório.
Estradas florestais; ensaio triaxial de cargas repetidas; módulo de resiliência; aditivos químicos
Understanding the resilient modulus (M R) of the sub-grade soils and materials composing the layers of road pavements is crucial for an efficient analysis of their structural behavior as a whole. Due to the importance of the granular materials as layers of flexible road pavements, it has been a practice to determine their resilient response and that of their chemically stabilized mixtures in order to understand their mechanical behavior under repeated loads when used as layers of forest road pavement. This work was conducted to identify the geotechnical and resilient properties of a sandy soil in the county of Viçosa-MG, in its natural state and after stabilization with lime and tar and to propose empirical correlations between the resilient modulus of these materials and geotechnical parameters easily determined from laboratory testing data.
Forest roads; repeated-loading triaxial testing; resilient modulus; chemical additives
Módulo de resiliência de um solo arenoso e de suas misturas com alcatrão fracionado e cal
Resilient modulus of a sandy soil and its mixtures with fractioned tar and lime
Giovani Levi Sant'AnnaI; Carlos Cardoso MachadoII; Carlos Alexandre Braz de CarvalhoIII; Dario Cardoso de LimaIV; Luciano José MinettiV
IMestre em Ciência Florestal, Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa UFV, 36570-000 Viçosa-MG, <ms25751@correio.ufv.br>>
IIProfessor Titular do Departamento de Engenharia Florestal UFV
IIIProfessor Adjunto do Departamento de Engenharia Civil UFV, <cabraz@mail.ufv.br>
IVProfessor Titular do Departamento de Engenharia Civil UFV, <dariodelima@aol.com>
VProfessor Substituto do Departamento de Engenharia Florestal UFV
RESUMO
O conhecimento do módulo de resiliência dos solos de subleito e dos materiais que compõem as camadas de pavimentos rodoviários é obrigatório para uma análise eficiente de seu comportamento estrutural como um todo. Devido à importância dos materiais granulares como constituintes de camadas de pavimentos rodoviários flexíveis, tem-se evidenciado maior interesse em abordar a sua resposta resiliente e de misturas estabilizadas quimicamente obtidas a partir destes, procurando conhecer o seu comportamento mecânico, sob a ação de cargas repetidas, quando constituintes do pavimento de estradas florestais. Buscou-se, com a realização deste trabalho, identificar o módulo de resiliência de um solo arenoso comum na região de Viçosa-MG, em seu estado natural e quando estabilizado com cal e alcatrão, e propor correlações empíricas entre este e outros parâmetros geotécnicos de fácil obtenção em laboratório.
Palavras-chave: Estradas florestais, ensaio triaxial de cargas repetidas, módulo de resiliência e aditivos químicos.
ABSTRACT
Understanding the resilient modulus (MR) of the sub-grade soils and materials composing the layers of road pavements is crucial for an efficient analysis of their structural behavior as a whole. Due to the importance of the granular materials as layers of flexible road pavements, it has been a practice to determine their resilient response and that of their chemically stabilized mixtures in order to understand their mechanical behavior under repeated loads when used as layers of forest road pavement. This work was conducted to identify the geotechnical and resilient properties of a sandy soil in the county of Viçosa-MG, in its natural state and after stabilization with lime and tar and to propose empirical correlations between the resilient modulus of these materials and geotechnical parameters easily determined from laboratory testing data.
Key words: Forest roads, repeated-loading triaxial testing, resilient modulus and chemical additives.
1. INTRODUÇÃO
A importância dos materiais granulares como constituintes de camadas de pavimentos rodoviários flexíveis tem evidenciado o maior interesse em abordar a sua resposta resiliente e a de suas misturas estabilizadas quimicamente, procurando conhecer o seu comportamento mecânico sob a ação de cargas repetidas e transientes, quando constituintes do pavimento de estradas florestais.
A determinação do módulo de resiliência através de ensaios triaxiais de cargas repetidas em laboratório é um procedimento considerado especial, por exigir equipamentos relativamente complexos e caros, tornando restrito o seu uso fora das instituições acadêmicas ou de pesquisa. Este fato explica a pouca experiência, no Brasil, no que diz respeito à determinação das propriedades geotécnicas dinâmicas dos solos (Barros, 1997), principalmente quando se trata da obtenção, em laboratório, do módulo de resiliência de solos arenosos e argilosos.
Assim, Trindade et al. (2001), Carmo (1998), Lee et al. (1997) e Bernucci (1995), entre outros pesquisadores, propuseram, ao longo dos anos, correlações empíricas entre o módulo de resiliência e outros parâmetros geotécnicos de fácil obtenção.
Como o tipo de solo é de grande significância na avaliação do parâmetro reatividade solo-estabilizante, cresce o interesse em desenvolver estudos de caráter regional para a análise das propriedades dinâmicas de misturas estabilizadas, particularmente considerando suas aplicações no campo de estradas florestais.
Os objetivos deste trabalho foram avaliar a resposta mecânica do parâmetro módulo de resiliência de uma amostra de solo da microrregião de Viçosa-MG, em seu estado natural e estabilizada com alcatrão de madeira e cal-alcatrão, para fins de pavimentação de estradas florestais, e propor correlações entre este e outros parâmetros geotécnicos de fácil obtenção em laboratório.
2 . MATERIAL E MÉTODOS
2.1. Caracterização da Área de Estudo e Amostragem
Foi utilizado um solo saprolítico de grande ocorrência no relevo do município de Viçosa-MG. Este solo, denominado de VS, de textura arenosa, compõe o manto saprolítico, horizonte C, dos solos da região. Apresenta ainda coloração acinzentada, com granulometria areno-silto-argilosa, (74% de areia, 16% de silte e 10% de argila). Quanto à sua classificação, segundo o sistema HRB, é um solo do grupo A-2-4(0), enquanto na classificação MCT, é um solo NS'.
A amostra utilizada no estudo foi coletada na base de um talude no campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV), entre o Serviço Médico e a Vila Secundino, nas proximidades da Sericicultura.
A cal empregada como estabilizante, no teor de 2% em relação ao peso de solo seco, foi do tipo hidratada, normalmente empregada em argamassas e denominada comercialmente de "Supercal". Foi utilizado alcatrão, nos teores de 0,00, 0,25, 0,50 e 1,00%, que foi obtido da empresa V&M Florestal, e posteriormente passado por tratamento térmico a 170ºC, na Universidade Federal de Viçosa.
2.2. Ensaios de Laboratório
2.2.1. Ensaio de Compactação
Este ensaio foi realizado, visando a obtenção do parâmetro peso específico seco máximo e teor ótimo de umidade do solo em seu estado natural e de suas misturas estabilizadas quimicamente de acordo com o método AASHTO, correspondente à norma NBR 7182/86 (Solo Ensaio de Compactação).
2.2.2. Resistência à Compressão Simples
Este ensaio foi realizado em uma amostra do solo e nas misturas solo-cal-alcatrão, em concordância com a metodologia preconizada por Head (1982), mas com aplicação da taxa de deformação de 1% sugerida por Lee et al. (1997).
2.2.3. Módulo de Resiliência
Os módulos de resiliência do solo e das misturas de solo-cal-alcatrão foram determinados segundo a norma DNER-ME 131/94 (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, 1994), a partir dos resultados dos ensaios triaxiais de cargas repetidas, com instrumentação interna à câmara triaxial.
Para realização dos ensaios de compressão simples foram moldados corpos-de-prova do solo VS, no estado natural e estabilizado com alcatrão e, ou, cal, compactados na energia do ensaio AASHTO Normal. Foram moldados por processo dinâmico em três camadas iguais, considerando os seguintes limites fixados na preparação das amostras: 10 ± 0,05 cm; diâmetro: 5 cm; teor ótimo de umidade ± 0,3%; grau de compactação: 100 ± 0,3%. Os corpos-de-prova foram rompidos em uma prensa de compressão simples, com velocidade de subida do prato de 1 mm/min, como proposto por LEE et al. (1997). Os corpos-de-prova do solo no estado natural foram levados à ruptura logo após sua moldagem, e para os corpos-de-prova obtidos das misturas estabilizadas quimicamente foram obedecidos tempos de cura de 1, 7 e 28 dias. Para cada situação ensaiou-se um corpo-de-prova e determinou-se a sua curva tensão versus deformação do corpo-de-prova, obtendo-se os valores de tensão correspondentes à deformação de 1% (Su1%) e o módulo tangente inicial (E0).
2.3. Correlação para a Estimativa do Módulo de Resiliência dos Solos
O emprego de ensaios mais simples para determinação do módulo de resiliência dos solos a partir do desenvolvimento de correlações entre esse parâmetro e ensaios-padrão de engenharia rodoviária é sugerido pela AASHTO (1986).
Todavia, é necessário observar que algumas das possíveis correlações podem não levar em consideração parâmetros importantes, como a dependência do módulo de resiliência com os níveis de tensão aplicados, o que acaba por restringir seu campo de emprego em estradas; daí o interesse em desenvolver correlações entre o módulo de resiliência e as propriedades índices dos solos, merecendo destaque a resiliência não confinada.
Lee et al. (1997) determinaram a correlação entre o módulo de resiliência de três solos finos de subleito do estado de Indiana, Estados Unidos, e a resistência à compressão simples SU1%. Os autores determinaram uma correlação significativa (R2 = 0,97) entre os parâmetros MR e SU1%, apresentados na equação 1:
Os autores concluíram que a tensão determinada a 1% de deformação no ensaio de compressão não confinada é um bom indicador do módulo de resiliência.
Carmo (1998) propõe duas equações para determinação do módulo de resiliência a partir do módulo tangente inicial determinado em ensaios de compressão não confinada (Eo, em kPa), da tensão-desvio (sd, em kPa) e do primeiro invariante de tensões (q, em kPa). Para solos argilosos e arenosos têm-se, respectivamente, as relações apresentadas nas equações 2 e 3.
Trindade et al. (2001), trabalhando com um solo arenoso representativo do relevo da cidade de Viçosa-MG, em seu estado natural e estabilizado com 5% de cimento tipo CPII-E-32, em relação ao peso de solo seco, encontraram um coeficiente de determinação (R2) igual a 0,85, quando analisaram a relação entre o módulo de resiliência, a tensão correspondente à deformação de 1% e o estado de tensões. Para a relação entre o módulo de resiliência, o módulo tangente inicial e o estado de tensões, os autores relataram um (R2) igual a 0,93. Equações 4 e 5, respectivamente.
Para o cálculo dos módulos resilientes apresentados neste trabalho, visando a sua correlação com alguns dos parâmetros geotécnicos de fácil obtenção, utilizou-se a tensão-desvio de 70 kPa.
3. RESULTADOS E DISCUSSÃO
3.1. Compactação
Pelos resultados obtidos, observa-se que a inclusão do alcatrão e da cal causou variações no peso específico seco máximo (gdmáx) e no teor ótimo de umidade (Wót) da mistura, em comparação com o solo no estado natural. Foram constatados um decréscimo no teor ótimo de umidade e um ligeiro acréscimo no peso específico seco máximo das misturas com alcatrão. Quando se trabalhou com cal e alcatrão, observou-se que houve pequeno acréscimo nos valores do teor ótimo de umidade e queda no peso específico seco máximo, quando comparados com o solo em seu estado natural ou estabilizado somente com o uso do alcatrão, como se apresenta no Quadro 1.
A comparação das misturas solo-alcatrão e solo-cal-alcatrão mostra aumento no teor ótimo de umidade e queda no peso específico seco máximo das últimas, variações estas possivelmente relacionadas ao fato de a adição de cal ter sido responsável pelo aumento da fração fina do solo, redundando em aumento no teor ótimo de umidade e queda no peso específico seco máximo.
3.2. Resistência à Compressão Simples
Os Quadros 2 e 3 e as Figuras 1 e 2 apresentam os resultados dos ensaios de compressão simples, tensão correspondente à deformação de 1% (Su1%) e módulo tangente inicial (E0), nos períodos de cura de 1, 7 e 28 dias, para as misturas ensaiadas.
De modo geral, constatou-se que a adição de alcatrão e alcatrão-cal ao solo VS, considerando o tempo de cura de 28 dias, foi responsável por uma variação significativa nos valores de resistência à compressão simples (RCS), tensão correspondente à deformação de 1% (Su1%) e módulo tangente inicial (E0) do solo.
No caso das misturas solo-alcatrão, nota-se a influência do tempo de cura nas suas respostas mecânicas. Para o período de cura de 28 dias, conclui-se que o teor ótimo de alcatrão é de 1%, para os quantitativos ensaiados.
Quanto às misturas solo-cal-alcatrão, observa-se que a adição de alcatrão não foi responsável por ganhos nos parâmetros mecânicos das misturas solo-cal.
3.3. Módulo de Resiliência
De acordo com Parreira et al. (1998), a condição de carregamento, o estado de tensão e a natureza do solo e das misturas estabilizadas quimicamente estão entre um grande número de fatores que podem causar variações no valor do módulo de resiliência.
A maioria dos modelos adotados em mecânica dos pavimentos foi desenvolvida quando a natureza do solo foi levada em consideração com predomínio da tensão-desvio ou da tensão confinante, dependendo da textura do solo ser argilosa ou arenosa, respectivamente.
Com base nos resultados dos ensaios triaxiais cíclicos, procurou-se avaliar o desempenho do modelo sugerido no método do DNER-ME 131/94 para a representação da variação do módulo de resiliência com o estado de tensão (equações 6 e 7). Optou-se pelo modelo descrito pela equação 6 como o de melhor desempenho, tanto para o solo em seu estado natural quanto para o solo estabilizado quimicamente. Nos solos arenosos, como o VS, o módulo depende principalmente da tensão confinante, s3, ou da soma das tensões principais, q.
em que MR = módulo de resiliência (MPa); sd = tensão-desvio (kPa); e k1 (kPa) k2 = parâmetros que variam de acordo com o material utilizado.
Os valores dos parâmetros k1 (kPa) e k2 e os respectivos coeficientes de determinação (R2), obtidos a partir dos resultados dos ensaios triaxiais de cargas repetidas, para cada um dos materiais estudados, solo natural e misturas, para diferentes teores de alcatrão e períodos de cura, estão nos Quadros 4, 5 e 6.
Analisando os resultados apresentados nos Quadros 4, 5 e 6, observa-se que houve uma significativa variação dos coeficientes k1 e k2 em função do teor de alcatrão e da utilização da cal. Outros fatores, como o tempo de cura e de adição de cal, exercem forte influência sobre os valores dos módulos de resiliência.
3.4. Correlações Obtidas entre o Módulo de Resiliência e Parâmetros Geotécnicos de Fácil Obtenção
Quando se trabalhou com as misturas solo, cal e alcatrão nos períodos de cura de 1, 7 e 28 dias, obteve-se o maior coeficiente de determinação, (R2) igual a 0,809 e um desvio-padrão de 0,067, entre todas as correlações testadas para o solo VS em seu estado natural e estabilizado quimicamente. Este valor foi observado para a correlação efetuada entre o módulo de resiliência (MR) e os parâmetros tensão-desvio (sd), primeiro invariante de tensão (q) e o módulo tangente inicial (E0), conforme se apresenta na equação 8 e na Figura 3.
Observa-se que os parâmetros obtidos através dos resultados dos ensaios de compressão simples [tensão correspondente à deformação de 1% (Su1%) e módulo tangente inicial (E0)] guardam estreita relação com o módulo de resiliência, uma vez que eles também são obtidos no ramo elástico da curva tensão versus deformação obtida no ensaio de compressão não confinada, o que leva a crer serem promissoras as tentativas de correlações entre esses parâmetros e o módulo de resiliência.
4. CONCLUSÕES
Com base nos valores dos coeficientes de determinação (R2) encontrados para algumas correlações do módulo de resiliência com o parâmetro de tensão correspondente à deformação de 1% com o módulo tangente inicial dos solos e, ou, misturas estabilizadas quimicamente, conclui-se que é possível determinar o módulo de resiliência das misturas através do emprego de alguns parâmetros geotécnicos de fácil obtenção, merecendo destaque a utilização da tensão correspondente à deformação de 1% e do módulo tangente inicial. Ambos os parâmetros ocorrem no ramo elástico das curvas tensão versus deformação e é justamente no regime elástico que o módulo de resiliência atua, avaliando a rigidez do material.
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Recebido para publicação em 10.7.2002
Aceito para publicação em 9.9.2003
Referências bibliográficas
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
23 Dez 2003 -
Data do Fascículo
Ago 2003
Histórico
-
Aceito
09 Set 2003 -
Recebido
10 Jul 2002