RESUMO DE TESE
Incidência de lesão cervical em mulheres com citologia de rastreamento normal segundo a detecção do papilomavírus humano
Incidence of cervical lesions in women with baseline normal cytology according to human papillomavirus detection
Autora: Renata Clementino Gontijo
Orientadora: Prof.Dra. Sophie Françoise Mauricette Derchain
Co-orientadora: Prof Dra. Cecilia Roteli-Martins
Tese de Doutorado em Tocoginecologia, apresentada à Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em 14 de outubro de 2005
INTRODUÇÃO: muitas mulheres com resultado de citologia negativa e colo uterino normal são infectadas pelo papilomavírus humano, e o significado clínico desta infecção em relação ao risco de apresentar anormalidades futuras não está totalmente esclarecido.
OBJETIVO: investigar a incidência e o risco relativo de alterações citológicas e histológicas cervicais segundo a detecção do HPV, em mulheres com citologia inicial normal.
MÉTODOS: um grupo de 365 mulheres com resultado de citologia normal e de captura híbrida II (CHII) positivo e negativo, seguidas por 24 meses. Aquelas com pelo menos um exame positivo e uma amostra aleatória de 10% com ambos testes negativos foram convocadas para seguimento semestral com citologia e colposcopia. Foram calculados a incidência e o risco relativo (RR) com intervalo de confiança a 95% de desenvolver anormalidades citológicas ou histológicas durante o seguimento.
RESULTADOS: a incidência de lesões citológicas foi maior entre as mulheres com resultado de CHII positivo. Até 12 meses, mulheres com CHII positivo apresentaram um RR maior de lesão de baixo (1,4; 1,1-1,7) e alto (1,5; 1,4-1,7) grau na citologia. O RR para lesão de alto grau aumentou para 1,7 (1,5-1,9) naquelas acompanhadas por 24 meses. A incidência de NIC 2/3 também foi maior entre as mulheres inicialmente infectadas pelo HPV. Mulheres com CHII positivo apresentaram um RR de 1,5(1,4-1,6) para NIC 2/3 até 12 meses e este RR aumentou para 1,7 (1,5-1,9) naquelas seguidas até 24 meses.
CONCLUSÃO: o teste para detecção do HPV associado à citologia pode selecionar entre as mulheres com citologia normal aquelas com maior risco de lesão cervical subseqüente.
Palavras-chave: Citologia; Papilomavirus humano; Neoplasia intra-epitelial cervical; Seguimento
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
10 Abr 2006 -
Data do Fascículo
Nov 2005