EDITORIAL
Prezados leitores,
Os indicadores bibliométricos recentemente divulgados pela Thomson Reuters Científica indicaram que a Revista Ciência e Tecnologia de Alimentos, indexada há quatro anos, está na direção certa e precisa de ajustes para continuar elevando seu padrão de qualidade e credibilidade. O resumo dos indicadores de qualidade da Revista (Tabela 1) mostra que o fator de impacto de 2010 manteve-se praticamente igual ao anterior. Acrescente-se a isso, o baixo índice de autocitações, que foi, em média, 18% nos últimos três anos. Por outro lado, é importante destacar que a porcentagem de artigos com autores de mais de um país, que indica a cooperação internacional, apresentou uma importante queda em 2010 e que, no ranking das revistas brasileiras da área de Ciências Agrárias e Biológicas, na categoria Ciências de Alimentos, a Revista, que ocupava a primeira posição em 2008, ocupa hoje a quarta posição. Os dados completos sobre os indicadores bibliométricos podem ser encontrados no site http://www.scimagojr.com, utilizando-se o ISSN da Revista - 1012061.
Após assumirmos a Revista, estabelecemos uma nova política editorial e as principais mudanças foram: a ampliação do quadro de editores, já apresentados anteriormente; a implantação do sistema de pré-avaliação dos manuscritos, e a modificação do formulário para avaliação dos mesmos. Os novos critérios a serem considerados pelos revisores são: 1) O título do trabalho é adequado e reflete o estudo desenvolvido? 2) O resumo reflete adequadamente o conteúdo do trabalho? 3) A introdução está cientificamente fundamentada e é pertinente ao trabalho? 4) Os objetivos estão definidos de forma clara e concisa? 5) A metodologia é adequada e inclui detalhes suficientes para o seu claro entendimento? 6) O delineamento experimental e a análise estatística são suficientes para uma correta interpretação dos dados? 7) Os resultados são apresentados de forma clara e analisados criticamente? 8) As conclusões são compatíveis com os objetivos propostos? 9) O trabalho contém informações novas e as mesmas são suficientemente claras e relevantes para um artigo científico? Acreditamos que a manutenção desta nova política editorial possa, ao longo do tempo, contribuir para a maior uniformidade na qualidade dos artigos publicados, o que é fundamental para a elevação dos indicadores de qualidade do periódico.
Como nós, pesquisadores, revisores e autores brasileiros da área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, podemos contribuir para o sucesso e para a real internacionalização da nossa Revista, que completa 30 anos este ano sem nunca ter interrompido sua publicação? Podemos contribuir reservando manuscritos de alta qualidade para serem avaliados e publicados na Revista. Esta é uma importante forma de darmos visibilidade à produção científica brasileira de qualidade, por meio do seu veiculo de publicação indexado. Podemos também contribuir desempenhando nosso papel de revisores criteriosos e pontuais. Nossa equipe está trabalhando incansavelmente para acelerar a avaliação dos 140 manuscritos que já se encontravam em processo de avaliação quando assumimos essa editoria, bem como dos novos submetidos desde a reabertura do site.
Aproveitamos, mais uma vez, a oportunidade deste editorial para convidarmos toda a comunidade científica a unir esforços visando à elevação do padrão de qualidade e credibilidade da Revista Ciência e Tecnologia de Alimentos, reafirmando que estamos sempre abertos a críticas e sugestões construtivas, que visem à melhoria dos nossos trabalhos.
Mirna L. Gigante
Editora Chefe
Virgínia M. Matta
Editora Adjunta
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
02 Ago 2011 -
Data do Fascículo
Jun 2011