Apresentação
José Sebastião Witter
Diretor do Museu Paulista/ Universidade de São Paulo
Aqui está o número 3 dos Anais do Museu Paulista. Estamos todos nós, da direção ao mais humilde funcionário, empenhados em dar a esta publicação a periodicidade absolutamente necessária, a fim de que ela ganhe a credibilidade que todos queremos. E tarefa complexa e difícil. Mas vamos tentando atingir esse objetivo.
Este número traz em suas páginas não um mas dois "dossiês", que englobam textos básicos e comentários de especialistas. Um deles, "Museu histórico e conhecimento histórico", de Ulpiano T. Bezerra de Meneses, é continuação do n° 2; enquanto o tema de Mary Lucy Murray Dei Priore, "A história do corpo", é a pedra angular deste n° 3. Ambos, acrescidos dos comentários de renomados professores, dão o tom à publicação. Completam-no os Estudos de Cultura Material, Museus e Bibliografia comentada. Além, é evidente, dos Resumos.
Tenho, mais uma vez, o privilégio de apresentar um novo número da publicação, que começa a se firmar como marca do Museu. E este número sai numa data muito significativa para o Museu Paulista da Universidade de São Paulo - no ano do centenário da abertura da Instituição à visitação pública e, se nele estão trabalhos intelectuais de alto valor, é preciso registrar que, neste 1995, são iniciadas as obras de recuperação do edifício.
E um registro necessário porque uma data histórica. Reuniram-se na sala da Diretoria do Museu Paulista: