Open-access Fetus into man: physical growth from conception to maturity

Fetus into man: physical growth from conception to maturity

RESENHA REVIEW

Ricardo V. Santos

Departamento de Antropologia (Museu Nacional)

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Departamento de Endemias Samuel Pessoa

Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz

Fetus into Man: Physical Growth from Conception to Maturity . J. M. Tanner. Cambridge: Harvard University Press, 1990. 280 pp., ils. (Brochura)

ISBN 0-674-30692-9

A primeira edição de Fetus into Man foi publicada na década de 70, tornando-se obra bastante conhecida entre aqueles interessados em crescimento e desenvolvimento humano. Como indicado por Tanner no prefácio, a edição de 1990 representou praticamente uma reescrita das versões anteriores, já que foram consideráveis os avanços das pesquisas em crescimento e seus aspectos morfológicos e fisiológicos. As principais modificações introduzidas dizem respeito à endocrinologia e às interações entre aspectos genéticos e ambientais no controle do processo de crescimento.

Fetus into Man não se propõe a ser uma obra de referência para especialistas. É algo mais próximo de um livro de divulgação científica, procurando atingir uma platéia minimamente informada, ainda que não necessariamente envolvida diretamente em pesquisa neste campo. Nas palavras do autor, o livro "...descreve o processo de crescimento em crianças de uma forma que [...] o leitor sem conhecimento aprofundado em biologia será capaz de entender e aquele profundamente versado no assunto aprovará" (p. 1). Tal perspectiva reflete-se na abundância de ilustrações (91 no total), particularmente gráficos, e na forma de apresentação das referências bibliográficas. Tanner constantemente lança mão de exemplos oriundos de pesquisas de ponta em crescimento e desenvolvimento, muitas delas fruto de suas próprias atividades de investigação; procura, no entanto, não sobrecarregar o texto com referências. No final do livro, o leitor pode encontrar uma bibliografia comentada e uma lista dos trabalhos mencionados em cada um dos capítulos.

Tanner aborda o processo de crescimento de uma maneira abrangente, indo do nível celular ao morfológico, do período intra-uterino ao adulto. Predomina a ênfase em aspectos biológicos, o sociológico emergindo naqueles momentos quando o autor discute as inter-relações entre crescimento e bem-estar sócio-econômico. Há uma constante preocupação em demonstrar a complexidade e interação de múltiplos fatores na determinação do processo de crescimento e desenvolvimento humano. Os doze capítulos de Fetus into Man abordam tópicos como a curva de crescimento físico da espécie humana, o desenvolvimento de células e tecidos, o crescimento no período intra-uterino, a puberdade e o processo de diferenciação sexual, a questão dos diferentes timings de maturação, a endocrinologia do crescimento, o desenvolvimento do cérebro, as interações genéticas e ambientais no controle do processo de crescimento, os padrões de crescimento físico e desordens de crescimento.

Fetus into Man é um livro introdutório bem dosado e informativo, através do qual o leitor é levado a visualizar o crescimento e desenvolvimento físico humano de uma maneira processual. Para aqueles interessados em saúde coletiva, tal perspectiva é importante à medida que o crescimento de crianças tem sido cada vez mais empregado no monitoramento das condições de bem-estar físico.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Ago 2006
  • Data do Fascículo
    1993
location_on
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz Rua Leopoldo Bulhões, 1480 , 21041-210 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.:+55 21 2598-2511, Fax: +55 21 2598-2737 / +55 21 2598-2514 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@ensp.fiocruz.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro