EDITORIAL
A Acta Botanica Brasilica ¾ ABB foi criada pela Sociedade Botânica do Brasil em l987, com periodicidade semestral. A partir de 1998, como uma das metas do Plano de Ação da Diretoria da SBB empossada em janeiro de 1997, a revista tornou-se quadrimestral. Em 1999, sua capa passou por reformulação, deixando de ser publicada com o fundo colorido ¾ uma cor diferente a cada ano ¾, padronizando-se a capa branca impressa em verde, como a conhecemos hoje. Também houve alteração no formato da revista (que media 23 x 16 cm e, atualmente, seu tamanho é 25 x 18 cm) e passou-se a utilizar papel couché nas páginas do miolo.
Graças ao trabalho sério que vem sendo desenvolvido, a ABB foi inserida no SciELO (em 2001), está classificada como "nível A ¾ nacional" na base QUALIS/CAPES, é indexada pelo CABI e participa de um núcleo de periódicos científicos ligados à Associação Brasileira de Editores Científicos ¾ ABEC. Deve-se ressaltar ainda que a revista tem sido contemplada com recursos financeiros do Programa Editorial/CNPq, anualmente, recursos estes que viabilizam a sua manutenção.
Tais conquistas, que conferem à revista maior visibilidade, seguramente resultam do somatório de ações de diversos atores (Diretoria da SBB, Conselho Editorial, autores de trabalhos, relatores), os quais entenderam que a SBB, sociedade científica integrada no cenário nacional de C, T & I, deveria contar com um periódico cuja qualidade fosse continuamente buscada. E isso tem sido feito, pois são evidentes as melhorias introduzidas, não apenas quanto à forma (apresentação) como também ao conteúdo (mérito dos artigos).
Assim, dando seqüência à política editorial vigente desde 1997, a SBB comunica que, a partir do presente fascículo (volume 16, número 1, jan. a mar. 2002), a Acta Botanica Brasilica passa a ser trimestral. Trata-se de uma resposta ao aumento significativo na demanda de trabalhos, levando a um aumento do número de páginas e de artigos publicados nos últimos anos. Desta forma, os volumes mais recentes (11 a 15, anos 1997 a 2001) totalizaram 337, 354, 330, 355 e 450 páginas, respectivamente, contendo 13, 20, 29, 30 e 38 artigos.
Com quatro números/ano, agilizar-se-á o processo de publicação dos trabalhos, o que trará benefícios a toda a comunidade botânica nacional.
A participação de todos nesta nova fase da revista é imprescindível.
Brasília, março de 2002
Maria Mércia Barradas
Presidente da SBB
Jeanine Maria Felfili Fagg
2a Vice-Presidente da SBB
Editor da ABB
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
02 Jul 2002 -
Data do Fascículo
Jan 2002