Open-access Reduzindo atrasos na avaliação de artigos

A Revista Brasileira de Ciências Sociais (RBCS) é um dos mais tradicionais periódicos acadêmicos das Ciências Sociais no Brasil, cobrindo as áreas da antropologia, ciência política e sociologia. No último ano, ela passou por reformulações importantes. Sendo uma publicação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), a situação da Revista está atrelada ao contexto da Associação. Ainda que tenhamos experimentado um ambiente político-institucional hostil à manutenção de um periódico com padrão de excelência e alto fator de impacto, foi possível abrir novos horizontes à RBCS a partir de uma recomposição da equipe editorial, que padronizou processos, reduziu significativamente o tempo de tramitação de artigos e os custos da publicação.

A atual gestão deu seguimento ao importantíssimo trabalho de colegas antecessores, que elevaram o periódico ao patamar de excelência em que atualmente se encontra. A última gestão da revista realizou reestruturações fundamentais, acompanhando o processo de profissionalização das revistas acadêmicas no país. Entre as principais medidas adotadas, destaca-se a incorporação da RBCS ao Scielo, a migração da versão impressa para a eletrônica e a manutenção do alto padrão dos estudos publicados.

No início de 2019, a atual equipe assumiu o processo editorial tendo como desafio reagir a uma série de restrições orçamentárias. Lamentavelmente, a situação financeira da ANPOCS, que a forçou a reduzir o quadro de funcionários, também atingiu a RBCS. Em consequência, parte considerável do trabalho de gestão editorial foi absorvida pela nova equipe, formada por acadêmicos/as que desempenham as atividades de forma voluntária e não remunerada. O corpo de editores/as e suas atribuições foram ampliados. Além do editor chefe, a revista também passou a ser assumida por editores/as das áreas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia que se encarregaram, completamente, das tarefas de tramitação dos textos submetidos. Além disso, contamos com uma editora assistente, remunerada, que se ocupa dos artigos aprovados até sua publicação, e continuamos com serviços profissionalizados de revisão, diagramação e indexação. Durante este ano, os custos da revista foram reduzidos para menos da metade, mas, ainda assim, não garantem a sua sustentabilidade financeira no médio prazo.

Textos submetidos, taxas de aprovação e tempo de tramitação

A atual equipe editorial se comprometeu com a avaliação dos textos seguindo critérios de qualidade e a sistematização de procedimentos de avaliação da pertinência do artigo (desk review) e avaliação por pelo menos dois/duas pareceristas especialistas no tema no sistema duplo-cego. Nesta segunda fase, os textos são aprovados, rejeitados ou recebem orientações sobre reformulações necessárias. Em caso de necessidade de reformulações, o/a autor/a encaminha uma nova versão do manuscrito reformulado e uma carta resposta aos/às pareceristas que reavaliam o trabalho. A comissão editorial repete o processo até chegar a uma decisão final, sendo raros os casos em que pareceristas precisam emitir uma terceira avaliação. A equipe entende que após três avaliações o texto merece um encaminhamento definitivo, decidindo-se pela sua publicação ou rejeição.

Tendo em vista a redução do tempo de tramitação dos textos, esse procedimento tem sido paulatinamente aperfeiçoado. Entendemos que o compromisso com a celeridade do processo de avaliação é sinônimo de respeito aos/às autores/as, dos/as quais exigimos exclusividade da submissão. As metas com as quais nos comprometemos são: (a) prazo de até 30 dias para a fase de desk review; (b) prazo de até 90 dias para o envio dos primeiros pareceres aos/às autores/as; (c) até 6 meses para a decisão final sobre a publicação ou rejeição do manuscrito; (d) não ultrapassar 9 meses para a publicação de um artigo, considerando-se a data da sua submissão. Obviamente, nem todos os fatores estão sob nosso controle, dado que é necessário respeitar o tempo dos/as pareceristas, um pilar fundamental para a manutenção da qualidade da revista.

No ano de 2020, a equipe atual tem conseguido resultados muito positivos quanto ao tempo de tramitação de artigos. Os gráficos abaixo permitem que seja observado o tempo médio de tramitação dos textos nas suas diferentes fases. Os artigos estão organizados pela data de submissão, agregados por trimestre. Além das informações sobre o tempo médio de tramitação, incluímos também os dados sobre a taxa de rejeição e aprovação nessa fase. Os números de textos tramitados em cada fase estão no pé de cada coluna.

Em termos gerais, os principais resultados que podem ser observados abaixo são:

Desk review (figuras 1 e 2):

Figura 1
Resultados do desk review (numero de textos)
Figura 2
Tempo até desk review

1. A figura 1 informa que no terceiro trimestre de 2018 recebemos 61 artigos, no trimestre seguinte 50 e assim por diante. A cada trimestre o fluxo de artigos submetidos tem variado entre 50 e 95 textos;

2. Ainda na figura 1, podemos verificar que no primeiro trimestre do período observado 26 dos 61 textos foram encaminhados para pareceristas. O restante foi rejeitado. No trimestre seguinte essa taxa caiu para 12 dos 50 textos submetidos. Em média 31% dos textos foram aprovados para seguir à próxima etapa, a análise por pareceristas;

3. A figura 2 informa que o tempo médio de tramitação dos textos nessa primeira fase do desk review caiu de 63 dias no primeiro trimestre do período observado para 12 dias no último trimestre observado.

Primeira avaliação do texto (figuras 3 e 4):

Figura 3
Resultados da primeira avaliação
Figura 4
Tempo até primeira avaliação

4. A figura 3 informa que entre 11 e 31 textos por trimestre foram encaminhados para pareceristas;

5. No primeiro trimestre do período observado, 14 dos 26 textos foram rejeitados, com base nos pareceres. No período todo, uma média de 49% dos trabalhos foram aprovados para seguir tramitando, tipicamente com solicitações de reformulação do texto.

6. A figura 4 informa que conseguimos uma redução no tempo de encaminhamento da primeira avaliação aos/às autores/as: passamos de uma média de 224 dias no terceiro trimestre de 2018, para 73 dias em 2020.

Decisão final sobre os textos submetidos (figuras 5 e 6):

Figura 5
Resultados da decisão final
Figura 6
Tempo até decisão final

7. Entre 5 e 15 textos por trimestre seguem para nova avaliação (figura 5);

8. Aproximadamente 85% dos textos, para os quais os/as pareceristas solicitaram reformulações, foram aprovados após uma ou duas rodadas adicionais;

9. O tempo médio de resposta final sobre os textos que chegaram nessa fase baixou de 421 para 140 dias (figura 6).

Da aprovação até a publicação:

10. Na última fase, da aprovação final até a publicação, há poucos dados disponíveis, embora seja possível perceber que ainda há trabalho a fazer.

A questão de gênero

A participação de mulheres nos artigos submetidos à RBCS é de 42% no período observado. Para chegar a esse número, calculamos a participação feminina na autoria de cada artigo. Em artigos escritos por uma ou mais mulheres, considera-se que a participação feminina é equivalente a 100%. Nos manuscritos com a participação de autores homens, apenas, a participação feminina é de 0%. Um artigo escrito por duas mulheres e um homem tem participação feminina correspondente a 66%. Portanto, a unidade de avaliação é o artigo submetido. Com base nesse levantamento, chegamos a uma taxa média de participação de mulheres de 42% no período todo. A figura 7, abaixo, mostra a evolução da participação de mulheres nos artigos submetidos na RBCS, por quadrimestre. Vale lembrar também que, no nosso campo, as mulheres representam quase metade do corpo docente. Na Antropologia 52% das professoras de Pós-Graduação são mulheres, enquanto na Sociologia elas somam 47% e na Ciência Política, apenas 34% (Candido; Feres Júnior; Campos, 2018). A revista reflete aproximadamente essa realidade, mas ainda há espaço para crescer.

Figura 7
Participação de mulheres em artigos submetidos

Figura 7: Participação média de mulheres nos artigos submetidos

Por último, cabe informar que a ferramenta para gerenciar a tramitação dos textos na revista e produzir os gráficos usados aqui foi disponibilizada no scielo em perspectiva (Speck, 2020).

  • Redigido em 22 de setembro de 2020

Referências

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Dez 2020
  • Data do Fascículo
    2020
location_on
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - sala 116, CEP: 05.655-010, Tel.: (+55 11) 3091-4664 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anpocs@anpocs.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro