Open-access Editorial Edição Especial 2009

Editorial Edição Especial 2009

Este número especial da revista Psicologia e Sociedade reúne 15 artigos em torno do tema Psicanálise: linguagem, experiência e utopia. A psicanálise tem tido presença importante no campo da prática, da pesquisa e do ensino em psicologia no Brasil e o fato da editoria desta revista acolher este número especial, evidencia o diálogo fértil que a psicologia social tem construído com o discurso psicanalítico. Se outro título fosse ainda possível para este número, poderíamos evocar um texto de juventude do poeta Rainer Maria Rilke "Notas sobre a melodia das coisas" onde esboça de forma poética um pensamento sobre a arte do encontro, a necessidade fundamental de escutar os bastidores de nosso mundo para sabermos um pouco mais em que direção podemos e devemos seguir. Sabemos que este é um grande desafio. Rilke inicia este pequeno texto justamente questionando de que vale um mundo de sonhos sem atos. Insiste ele: "é preciso se tornar um iniciador. Alguém que escreve uma primeira palavra ..."

Os artigos deste número reúnem pesquisadores de inúmeras universidades brasileiras bem como do exterior (México e França) abrindo diálogos com outros grupos de pesquisa que se dedicam a pensar a relação Psicologia e Sociedade. Todos os artigos publicados nesse número seguiram o mesmo processo editorial dispensado aos artigos publicados nos números regulares. Agradecemos a acolhida da editoria da revista a esta proposta de publicação bem como a todos os consultores que com seus pareceres contribuíram para a qualidade científica da presente publicação. Esperamos que as ressonâncias deste número sejam frutíferas.

Edson Luiz André de Sousa (UFRGS)

Maria Cristina Poli (UFRGS e UVA-RJ)

Cleci Maraschin (UFRGS)

Anna Carolina Lo Bianco (UFRJ)

Referências bibliográficas

  • 1 RILKE, Rainer Maria. Notes sur la melodie des choses. Paris, Éditions Allia, 2008, p.9
  • 1
    Os textos que aqui apresentamos ensaiam palavras de fronteiras, litorais, pois buscam construir diálogos com outros campos do conhecimento a partir da psicanálise. Em um tempo em que a máquina de fabricação do consentimento, como evoca Noam Chomsky, busca regular as formas de viver e de pensar, precisamos abrir furos nesta névoa de paralisia e construir outras possibilidades de futuro, o que implica evidentemente, uma prática social atenta ao sofrimento psíquico. As três palavras chaves que compõem o título deste número especial buscam justamente esta direção: linguagem, experiência e utopia como articuladores clínicos e políticos de um pensamento que quer escutar a melodia, por vezes, ruidosa de nossa época.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      22 Jan 2010
    • Data do Fascículo
      2009
    location_on
    Associação Brasileira de Psicologia Social Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Av. da Arquitetura S/N - 7º Andar - Cidade Universitária, Recife - PE - CEP: 50740-550 - Belo Horizonte - MG - Brazil
    E-mail: revistapsisoc@gmail.com
    rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
    Acessibilidade / Reportar erro