Resumos
Neste artigo exploro alguns sentidos políticos do dilema entre o universal e o particular, concebido como traço distintivo do projeto moderno de uma sociedade secular, livre e igualitária. Para isso, discuto certas configurações desse dilema presentes no pensamento antropológico clássico, no pensamento político do século XIX e no debate político-cultural contemporâneo sobre o multiculturalismo e o direito às diferenças.
modernidade; identidade; democracia; igualdade; liberdade; evolucionismo; relativismo; multiculturalismo; política; antropologia
In this article, I take up some of the political meanings of the dilemma between universality and particularity, conceived as a distinct feature of the modern project of a secular, free and equalitarian society. Thus, I discuss some of the configurations of this dilemma present in classical anthropological thought, in the political thought of the nineteenth century and in the contemporary politicalcultural debate about multiculturalism and the right to differences.
modernity; identity; democracy; equality; liberty; evolutionism; relativism; multiculturalism; politics; anthropology
Texto completo disponível em PDF.
-
1
Ao iniciar o curso de Teorias Antropológicas Clássicas com essa afirmação, Maria Lucia Montes, alinhada à tradição do curso de ciências sociais da USP, convida à contínua reflexão sobre o pensamento clássico, concebido como instrumento para pensar as questões e os dilemas da modernidade contemporânea. Este texto insere-se nessa perspectiva, buscando explorar uma das várias possibilidades que ela sugere.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- ARENDT, Hannah. (1979) Entre o passado e o futuro São Paulo, Perspectiva.
- BOAS, Franz. (1949) The limitations of the comparative method of anthropology. In: ______. Race, language and culture. New York, The Macmillan Company, p. 270-279.
- DAMATTA, Roberto. (1987) Relativizando: uma introdução à antropologia social Rio de Janeiro, Rocco.
- ELIAS, Norbert. (1990) O processo civilizador Rio de Janeiro, Jorge Zahar.
- FLAX, Jane. (1991) Pós-modernismo e relações de gênero na teoria feminista. In: HOLLANDA, H. Buarque de (org.). Pós-modernismo e política. Rio de Janeiro, Rocco, p. 217-250.
- FOUCAULT, Michel. (1981) As palavras e as coisas São Paulo, Martins Fontes.
- GEERTZ, Clifford. (1988) Anti-anti relativismo. Revista Brasileira de Ciências Sociais, nº 8, vol. 3, outubro, p. 5-19.
- GIDDENS, Anthony. (1984) Sociologia: uma breve porém crítica introdução Rio de Janeiro, Zahar.
- HUGHES, Robert. (1993) Cultura da reclamação São Paulo, Cia. das Letras.
- LACLAU, Ernesto. (1991) A política e os limites da modernidade. In: HOLLANDA, H. Buarque de (org.). Pós-modernismo e política Rio de Janeiro, Rocco, p. 127-149.
- LÉVI-STRAUSS, Claude. (1980) Raça e história. In: Lévi-Strauss Coleção Os Pensadores. São Paulo, Abril Cultural, p. 45-87.
- MACPHERSON, C.B. (1978) A democracia liberal Rio de Janeiro, Zahar.
- MORGAN, Lewis. (1973) A sociedade primitiva Lisboa, Editorial Presença.
- ROUANET, Sérgio Paulo. (1993) Mal-estar na modernidade . São Paulo, Cia. das Letras.
- SAHLINS, Marshall. (1979) Cultura e razão prática Rio de Janeiro, Zahar.
- STAROBINSKI, Jean. (1988) 1789: os emblemas da razão São Paulo, Cia. das Letras.
- TYLOR, Edward B. (1912) Antropología: introducción al estudio del hombre y de la civilización Madrid, Daniel Jorro Ed.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
Jan-Dec 1993
Histórico
-
Recebido
Out 1994