EDITORIAL
Agregar valores
A expressão "valor agregado" foi utilizada inicialmente nas áreas de Marketing e da Economia em função da imensa oferta de produtos e informações ao consumidor.
A oferta destes serviços/produtos cresce exponencialmente. O consumidor busca eleger qual o produto ou serviço que tenha um diferencial em relação aos demais. Isto justifica o fato desta expressão estar sendo utilizada pela enfermagem porque ela é uma profissão que oferece serviços e produtos à sociedade.
A preocupação do Corpo Editorial da Acta Paulista de Enfermagem visa refletir sobre esse novo conceito e agregá-lo ao periódico.
Encontrar o "set point" do valor agregado à informação científica veiculada a cada fascículo da atual Acta Paulista de Enfermagem é o nosso grande desafio.
O volume de idéias ao qual somos submetidas (os) diariamente pelos veículos de informações: jornais, TVs, revistas de vários gêneros, revistas específicas da área de saúde, etc, deixa-nos muitas vezes perplexas(os) a respeito da correta escolha destes meios de informação.
Assim, buscar este ponto de ajuste, tornando esta revista um diferencial em informação acerca do conhecimento científico da Enfermagem, tem sido a preocupação diária das pesquisadoras responsáveis pela política editorial deste periódico.
As perguntas iniciais foram:
- A informação veiculada nos tornará menos carente em conhecimento científico?
- A escolha das informações a serem veiculadas agregará valor às enfermeiras (os) nacionais e internacionais?
As respostas poderão advir de outras indagações.
Como a informação engloba reflexões sobre a natureza do conhecimento em Enfermagem?
- Qual a contribuição para definir a abrangência, o domínio de campo desse conhecimento?
Contribui para o desenvolvimento teórico e metodológico do conhecimento em enfermagem?
- Focaliza o significado, a natureza e valor das experiências de interação com os clientes?
- Reflete a missão social da enfermagem e seu fenômeno clínico?
Estas respostas nortearão nossas futuras decisões evidenciando a tendência da Acta na divulgação do conhecimento científico.
O discernimento sobre as contribuições quanto ao valor que trazem aos consumidores deverá ser realizado.
A análise inicial a respeito do valor da informação inicia-se no Comitê responsável pela Política Editorial.
A economia da informação deve também ser um conceito introjetado ao considerarmos um periódico como um negócio.
O nosso cliente busca satisfação e qualidade com custo baixo, ou seja, receber a informação necessária, serviço com qualidade, em tempo real e que seja um diferencial, agregando, portanto um valor ao conhecimento até então adquirido.
Estas considerações têm como ponto focal a questão seguinte: qual a diferença que podemos fazer na vida de nossos clientes e comunidades a quem oferecemos serviços?
Assim, esperamos ampliar o diálogo, a reflexão de natureza epistemológica e ontológica da enfermagem.
Prof.ª Dra. Mariana F. de Souza
Prof.ª Dra. Alba L. B. L. de Barros
Prof.ª Dra. Mª Clara C Matheus
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
27 Set 2007 -
Data do Fascículo
Set 2005