Resumos
Pesquisa que se apoia nos fundamentos do paradigma emergente para repensar as práticas pedagógicas adotadas pelos professores das áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Procura articular as concepções pedagógicas subjacentes à formação de professores com a concepção da pesquisa como princípio metodológico no ensino. Verifica, por meio de entrevistas, como o professor-pesquisador que atua nessas áreas desenvolve sua prática pedagógica a fim de estabelecer até que ponto os processos de pesquisa têm sido incorporados às práticas pedagógicas desses professores. Objetiva gerar bases para uma nova didática no ensino das áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, centrada no ensino com pesquisa. Por fim, tece algumas reflexões resultantes dos depoimentos colhidos.
Ensino; Ensino de biblioteconomia e ciência da informação; Paradigma emergente; Pesquisa
This research relies on the fundamentals of the emerging paradigm for rethinking the teaching approaches used by professors in the areas of Library and Information Science. It aims to relate the underlying pedagogical conceptions in teacher training with the design of research as a methodological principle in education. It verifies, through interviews, how a teacher-researcher who works in these areas develops his/her teaching in order to establish to what extent the research processes have been incorporated into teaching practices. It aims to generate a new basis for teaching in Library and Information Sciences, focusing on teaching with research. Finally, it offers some reflections resulting from the reports collected.
Teaching; Teaching of library and information sciences; Emerging paradigm; Research
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
04 Jul 2014 -
Data do Fascículo
Ago 2010
Histórico
-
Aceito
08 Jul 2010 -
Recebido
19 Dez 2009