Open-access EDITORIAL

Difícil dizer num texto breve da falta de alguém querido que se foi cedo demais, de um profissional de mente potente e inventiva, livre e inquieta, da doce impaciência dos seus óculos escuros ao fundo das salas de seminário, de suas longas conversas pelas madrugadas sobre infinitos projetos possíveis. Um haicai é nosso modo de registrar, aqui, a vida levada de Romulo Campos Lins.

Isso de ser exatamente o que se é ainda vai nos levar além****.

No fascículo anterior anunciamos algumas medidas importantes para o periódico, das quais gostaríamos de destacar duas: a atualização e ampliação do Conselho Consultivo e a migração de nosso sistema de avaliações para a plataforma ScholarOne.

Como sabemos, a Revista cresceu muito, o que demanda cada vez mais avaliadores. Temos, atualmente, um número de submissões que beira os 150 artigos anuais, para os quais necessitamos de quase 400 pareces. Posto isso, assumimos uma mudança radical na Revista, ampliando consideravelmente nosso Conselho, que passou de 49 para 101 membros, dos quais mais de 10% tem afiliação externa ao Brasil. Os critérios para a escolha de novos membros envolveram, principalmente, a participação ativa na Revista nos últimos anos como avaliador ad hoc e a atenção à diversidade de temas que circulam no Periódico. Esperamos, com isso, manter a qualidade nas avaliações dos artigos submetidos à nossa Revista e demonstrar nosso agradecimento a uma série de avaliadores que já nos auxiliavam sem que figurassem em nosso quadro fixo de pareceristas.

A segunda medida em destaque diz respeito à plataforma de avaliações do BOLEMA, que migrou de um sistema OJS para ScholarOne, uma plataforma mais robusta e com interface mais intuitiva. Esta plataforma - cuja utilização é fortemente sugerida pelo SCIELO - é inicialmente oferecida em língua inglesa, o que pode, em um primeiro momento, parecer desvantajoso, posto que o BOLEMA sempre foi um periódico prioritariamente de língua portuguesa ainda que aberto para não descuidar de atender, sempre que possível e necessário, à comunidade estrangeira. Para minimizar possíveis desconfortos que essa faceta da migração poderia causar, temos nos esforçado para paulatinamente traduzir toda plataforma para o português, de maneira a constituir uma plataforma bilíngue para o BOLEMA, uma medida que, pensamos, pode trazer grandes contribuições para Revista e para seus autores, dada a potencialidade de atrair artigos com maior diversidade institucional também do ponto de vista geográfico, alcançando assim um maior número de leitores. Pois bem, essa é nossa aposta.

Quanto aos artigos desta edição, mantemos a nossa já tão conhecida diversidade ao abarcar temas como a Educação Matemática Financeira, as Metodologias de Ensino, a Filosofia, Etnomatemática e Sociedade, Formação de Professores, Educação Estatística, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Perspectivas educacionais em torno de objetos matemáticos e outros assuntos.

Desejamos a todos boas leituras.

  • ****
    Paulo Leminski

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Ago 2017
location_on
UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro