RESUMO
Objetivo: identificar e analisar as abordagens teóricas e propostas processuais utilizadas na adaptação transcultural de instrumentos de pesquisa para a língua portuguesa, pela enfermagem brasileira.
Método: revisão integrativa de artigos que descreviam o processo de adaptação transcultural de instrumentos utilizados na prática clínica hospitalar, publicados entre 2005-2016. A busca foi realizada na MEDLINE®, CINAHL®, Scopus®, Web of science®, LILACS®, BDENF e SciELO®. Foram analisados 22 artigos, identificando-se as etapas do processo de adaptação, a abordagem metodológica, o instrumento e especialidade clínica.
Resultados: todos os estudos utilizaram a abordagem universalista e em 20 deles Beaton foi o referencial metodológico adotado. Dentre os pontos fortes, destacam-se a adoção de referenciais metodológicos, cumprimento e detalhamento dos procedimentos adotados no processo, validação de conteúdo e avaliação psicométrica. Entretanto, a fragilidade predominante foi a ausência de informações importantes do processo de adaptação.
Conclusão: evidencia-se uma supervalorização da avaliação psicométrica, em detrimento do cumprimento rigoroso do processo adaptação. Os achados possibilitam a elaboração de recomendações para estudos de adaptação transcultural, que podem subsidiar futuras pesquisas deste método.
DESCRITORES: Tradução; Estudos de validação; Enfermagem; Brasil
RESUMEN
Objetivo: identificar y analizar los enfoques teóricos y propuestas procesales utilizadas en la adaptación transcultural de instrumentos de investigación para la lengua portuguesa, por la Enfermería brasileña.
Método: revisión integrativa de artículos que describían el proceso de adaptación transcultural de instrumentos utilizados en la práctica clínica hospitalaria, publicados entre 2005-2016. La búsqueda fue realizada en MEDLINE®, CINAHL®, Scopus®, Web of science®, LILACS®, BDENF y SciELO®. Se analizaron 22 artículos, identificándose las etapas del proceso de adaptación, el abordaje metodológico, el instrumento y especialidad clínica.
Resultados: todos los estudios utilizaron el enfoque universalista y en 20 de ellos Beaton fue el referencial metodológico adoptado. Entre los puntos fuertes, se destacan la adopción de referenciales metodológicos, cumplimiento y detalle de los procedimientos adoptados en el proceso, validación de contenido y evaluación psicométrica. Sin embargo, la fragilidad predominante fue la ausencia de informaciones importantes del proceso de adaptación.
Conclusión: se evidencia una sobrevaloración de la evaluación psicométrica, en detrimento del cumplimiento riguroso del proceso de adaptación. Los hallazgos posibilitan la elaboración de recomendaciones para estudios de adaptación transcultural, que pueden subsidiar futuras investigaciones de este método.
DESCRIPTORES: Traducción; Estudios de validación; Enfermería; Brasil
ABSTRACT
Objective: to identify and analyze the theoretical approaches and stages of the cross-cultural adaptation of research instruments to the Portuguese language, by people working in the field of nursing in Brazil.
Method: an integrative review of articles which described the process of cross-cultural adaptation of instruments used in clinical hospital practice, published between 2005 - 2016. The search was undertaken in MEDLINE®, CINAHL®, Scopus®, Web of Science®, LILACS®, BDENF and SciELO®. A total of 22 articles was analyzed, identifying the stages of the process of adaptation, the methodological approach, the instrument and the clinical specialty.
Results: all the studies used the universalist approach, and 20 of these adopted Beaton as the methodological framework. Among the strong points, emphasis is placed on the adoption of methodological frameworks, implementation and detailing of the procedures adopted in the process, content validation and psychometric evaluation. However, the predominant weakness was the absence of information which is important in the adaptation process.
Conclusion: an overvaluing of psychometric evaluation was evidenced, in detriment to the rigorous accomplishment of the adaptation process. The findings make it possible to elaborate recommendations for cross-cultural adaptation studies, which could support future research into this method.
DESCRIPTORS: Translating; Validation studies; Nursing; Brazil
INTRODUÇÃO
De forma geral, a elaboração de instrumentos de pesquisa utilizados em estudos epidemiológicos e clínicos consiste em um processo complexo, que demanda muitos recursos e mobilização de capacidades, habilidades e conhecimentos de naturezas diversas.1 No Brasil, a escassez de instrumentos formais e objetivos para coleta de dados, em pesquisas científicas de diversas áreas do conhecimento, têm favorecido o uso, cada vez mais frequente, de instrumentos internacionais. Entretanto, selecionar um instrumento elaborado em língua, contexto e cultura diferentes daqueles aonde será utilizado consiste apenas no primeiro passo de um processo necessário para torná-lo confiável, válido e eficaz para ser empregado em outra realidade.2
Realizar a Adaptação Transcultural (ATC) de um instrumento de pesquisa requer o mesmo rigor metodológico adotado na elaboração de um novo instrumento, para que sejam mantidas a confiabilidade e validade. O instrumento adaptado contribuirá para a realização de estudos transculturais robustos, para comparação entre diferentes contextos e produção de um corpo de conhecimentos mais denso e significativo.2 Assim, estudos desta natureza justifica-se, principalmente, devido ao aumento do número de estudos multicêntricos, multinacionais e multiculturais.3
No processo de ATC dois componentes são essenciais, podendo ser realizados de forma combinada ou não: a tradução literal de palavras e de sentenças, de uma língua para outra, e a adaptação, no que diz respeito ao idioma, cultura, contexto e estilo de vida da população-alvo. O uso combinado de tradução e adaptação está indicado quando o pesquisador fizer uso de um instrumento de pesquisa em uma população de cultura e língua diferentes daquela para qual o instrumento original fora criado.4
As abordagens teóricas, que servem de base para definir as etapas ou estágios a serem realizados, durante o processo de ATC, disponíveis em literaturas publicadas sobre o tema, são diversificadas, não havendo um consenso sobre as estratégias de execução.5 Dentre elas, destaca-se a universalista, considerada como a mais adequada, por propor um modelo de avaliação para o processo de ATC que contemple as equivalências: conceitual (revisão bibliográfica dos construtos), de item (pertinência para captar cada domínio), semântica (capacidade de transferir o sentido dos conceitos), operacional (veículo e formato das questões e instruções), de mensuração e funcional (síntese das demais equivalências).6-7
Fundamentando-se em aspectos essenciais da abordagem universalista de ATC, foram publicados guidelines para uma proposta processual com vistas a alcançar as equivalências semântica, idiomática, cultural e conceitual, que representa, na atualidade, uma das mais utilizadas em estudos de adaptação, em diversos países do mundo, incluindo o Brasil.3
Portanto, a realização desta revisão integrativa teve como objetivo identificar e analisar as abordagens teóricas e as propostas processuais utilizadas na ATC de instrumentos de pesquisa, para língua portuguesa do Brasil, pela Enfermagem brasileira.
Assim, este estudo pretende contribuir para que se conheça como têm sido conduzidos pela enfermagem brasileira os estudos de ATC voltados para a prática clínica hospitalar, as abordagens teóricas, os referenciais metodológicos adotados e as especialidades mais estudadas. Além disso, possibilitará a análise das etapas do processo de adaptação adotadas, das coerências e incoerências em relação aos referenciais utilizados, bem como do uso de estratégias inovadoras e exitosas adotadas nesses estudos.
MÉTODO
Trata-se de estudo de revisão integrativa, o qual auxilia na construção de um corpo de conhecimento de uma disciplina e contribui para a elaboração de síntese e análise de resultados de estudos independentes. Foram observadas as diretrizes de Ganong,8 num processo de seis etapas: seleção do tema e definição da pergunta de pesquisa; definição dos critérios de inclusão de estudos e seleção da amostra; representação dos estudos selecionados em formato de tabelas, considerando as características em comum; análise crítica dos resultados, identificando diferenças e conflitos; discussão e interpretação dos resultados; apresentação de forma clara da evidência encontrada.
Na primeira etapa, definiu-se o tema “adaptação transcultural de instrumentos de pesquisa pela enfermagem brasileira” e formulou-se a pergunta de pesquisa: quais abordagens teóricas e propostas processuais, descritas na produção científica, são adotadas no processo de ATC de instrumentos de pesquisa, para língua portuguesa, nas publicações científicas conduzidas pela enfermagem brasileira?
Na segunda etapa, foram definidos como critérios de inclusão: artigos de pesquisas científicas conduzidas no Brasil por profissionais da enfermagem, que descrevem o processo de ATC de instrumento utilizados na prática clínica hospitalar, publicados no período de 2005 a 2016, em periódicos nacionais e internacionais, nos idiomas português, inglês ou espanhol. A busca dos artigos foi realizada nas bases de dados MEDLILNE®, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature® (CINAHL), Scopus®, Web of science®, Literatura da América Latina e Caribe® (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e Coleção SciELO®. As sintaxes de busca, combinando-se descritores, palavras-chave e suas variantes estão descritas no Quadro 1.
Bases de dados e sintaxes de busca utilizadas na revisão integrativa. Florianópolis-SC, 2017
Mediante as buscas realizadas entre os meses de julho e agosto de 2016, foi localizado um total de 48 publicações na MEDLINE, 18 publicações na CINAHL®, 64 publicações na Scopus®, 36 publicações na Web of Science®, 17 publicações na LILACS, 08 publicações na BDENF e 133 na SciELO®, totalizando 324 publicações. Após a eliminação daquelas que estavam indexadas em mais de uma base de dados, restaram 169, que foram submetidas à leitura do resumo, o que levou à exclusão de 125 artigos, restando, portanto, para leitura do texto completo 44 artigos. Ao serem submetidos aos critérios de inclusão descritos anteriormente, 22 artigos foram incluídos na revisão (Figura 1).
Fluxo do processo de seleção dos artigos incluídos na revisão integrativa. Florianópolis-SC, 2017
Feita a seleção dos artigos, na terceira etapa da revisão, realizou-se a coleta das informações consideradas relevantes, segundo a questão de pesquisa e o objetivo da revisão. As informações foram retiradas dos textos dos artigos selecionados e organizadas em fichas bibliográficas digitais e em um quadro contendo: o título do artigo, autores, ano de publicação, periódico em que foi publicado, base de dados em que se encontra indexado, etapas do processo de ATC descritas e abordagem metodológica adotada pelos autores do artigo, nome do instrumento que foi adaptado transculturalmente e especialidade clínica em que se deu o estudo.
Procedeu-se, em seguida, a quarta etapa da revisão, que consistiu na avaliação dos estudos, mediante uma análise criteriosa e crítica das fichas, do quadro e, quando necessário, a releitura e revisão do artigo na íntegra. Para análise dos estudos, foram utilizadas as referências metodológicas citadas pelos autores dos artigos e o conceito de abordagem universalista.6 Analisaram-se o rigor metodológico no cumprimento de cada estágio da ATC e a descrição minuciosa daquelas informações que são essenciais para o leitor julgar a qualidade metodológica do estudo. Com isso, foi possível organizar duas categorias principais da análise: pontos fortes da metodologia e fragilidades metodológicas.
Na quinta etapa foram apresentadas as abordagens teóricas em que estão ancorados os estudos selecionados, os estágios ou etapas que esses estudos têm realizado para dar conta do processo de ATC e os instrumentos que têm sido submetidos à ATC pela enfermagem brasileira, juntamente com uma discussão acerca das fragilidades mais frequentes e os pontos fortes presentes nesses estudos.
Na sexta etapa um resumo das informações metodológicas mais relevantes disponíveis foi elaborado, contendo a produção dos resultados que serão apresentados nos resultados e discussão.
RESULTADOS
A maioria dos artigos analisados (18) foi publicada entre os anos de 2011 e 20149-26 (Quadro 2) e as especialidades mais frequentes foram Clínica Médica10,13,17,25,27 e Pediatria9,14,17,20. O referencial metodológico de ATC mais utilizado, em 20 artigos analisados, foi de Beaton como autora principal ou colaboradora, publicados em diferentes anos.9-12,14-17,19-30
Quanto aos estágios do processo de ATC, em 14 dos artigos analisados11-12,14-16,18-21,24,26-27,29-30 adotou-se a sequência: tradução, síntese das traduções, retrotradução, análise por um comitê de especialistas e pré-teste da versão adaptada.1 Nos demais estudos9-10,13,17,22-23,25,28 essa sequência do processo sofreu alterações.
Em três, dentre os estudos analisados, os autores realizaram a submissão de todo o material produzido durante a ATC aos criadores da versão original do instrumento.16,21,26
No entanto, em quatro artigos inexistiam informações sobre a nacionalidade dos tradutores11,17,20,28 responsáveis pelos estágios da tradução e/ou retrotradução do instrumento. Em seis21,23,25,27,29-30 artigos analisados havia ausência parcial ou total de informações sobre características ou critérios obrigatórios para seleção dos tradutores responsáveis pelos estágios de tradução inicial e de retrotradução ou não foram seguidas as recomendações sobre esses critérios.
Sobre a quantidade de versões produzidas no estágio da tradução e/ou retrotradução, em três estudos11,13,17 foi realizada apenas uma versão, contrariando os referenciais metodológicos adotados. Quanto à quantidade mínima de participantes da amostra do pré-teste do instrumento, em três artigos analisados10,28-29 observou-se a utilização de amostras com menos de 30 a 40 pessoas.
Quanto à abordagem metodológica adotada, em todos os estudos analisados9-30 observou-se o esforço para alcançar ao menos as equivalências idiomática, semântica, cultural e conceitual, caracterizando-a, portanto, como sendo universalista.
Sobre a descrição dos procedimentos adotados nos estágios de ATC observou-se que em 20 artigos9-17,19-21,23-30 houve uma preocupação dos autores em descrever detalhadamente a maior parte do processo, evidenciando a atenção para o rigor metodológico adotado.3 A descrição do processo de seleção dos experts que compuseram os comitês de especialista foi observada em 18 artigos.9,11-17,19,22,24-28,30
Em 17 estudos9-10,12-14,17-19,21-28,30 foi realizada a avaliação das propriedades psicométricas dos instrumentos e também a validação de conteúdo (comitê de experts) qualitativa e quantitativa, com a descrição da análise estatística usada. Dentre os testes estatísticos utilizados na avaliação psicométrica, merece destaque o Alfa Cronbach, empregado na análise da consistência interna (confiabilidade) do instrumento, visto que foi realizado em 099-10,12,14,18,24-25,28 dos 17 artigos (Quadro 2).
A disponibilização da versão do instrumento submetida à ATC como parte do corpo ou apêndice da publicação foi observada em quatro artigos analisados.16,22,26,29
DISCUSSÃO
Os dados analisados evidenciam uma considerável quantidade de estudos de ATC de instrumentos estrangeiros conduzidos pela enfermagem brasileira, objetivando possibilitar o uso desses instrumentos no contexto da prática clínica hospitalar no Brasil.
Na análise dos achados ficou evidente a existência de pontos fortes que merecem ser destacados, como o cumprimento de todos os estágios previstos na execução de um processo de ATC e a utilização de estratégias criativas e inovadoras. No entanto, foram observados pontos de fragilidades metodológicas que podem interferir negativamente na qualidade e confiabilidade dos instrumentos adaptados, como a ausência da descrição de detalhes dos estágios essenciais e a não adoção das recomendações internacionalmente aceitas.
Em um dos estudos analisados, observou-se que não foi utilizado um referencial metodológico primário de qualidade, reconhecido internacionalmente na área de ATC e estudos metodológicos, visto que sua referência foi outro estudo de ATC.13
Embora em alguns estudos tenha sido observada a inversão ou troca na ordem de realização dos estágios da ATC previstos pelos referenciais adotados, na totalidade dos analisados foi observado o cumprimento de todos os estágios, em conformidade com a proposta metodológica recomendada pelos referenciais.
Dentre os aspectos importantes a serem minuciosamente descritos nos estudos, estão o perfil dos tradutores (tradução e retrotradução), o número de tradutores envolvidos nesses estágios, a nacionalidade, o domínio de idiomas (da versão original e da versão adaptada).3,31-32
No processo de ATC de instrumentos, é primordial definir adequadamente o número e a qualificação dos profissionais especialistas que formarão o comitê de experts. Para escolher adequadamente a composição membros que formem de um comitê com capacidade de fazer julgamentos pertinentes e tomar decisões acertadas, que conduzam à equivalência do instrumento, é preciso levar em conta a formação, a experiência clínica e de produção e publicação na área e em metodologia da adaptação e a qualificação profissional dos candidatos. Portanto, é essencial descrever os critérios utilizados na seleção dos membros.33
Os guidelines mais usados como referenciais metodológicos para estudos de ATC recomendam a formação de comitês de experts multidisciplinares, com membros bilíngues e especialistas na área de conhecimento do instrumento, que tenham recebido informações sobre os conceitos envolvidos.4 São exemplos de membros sugeridos os profissionais da área de saúde, professores de línguas, especialistas da metodologia e tradutores participantes de outros estágios do processo.3
A avaliação por um comitê de experts pode englobar procedimentos qualitativos e quantitativos. Os procedimentos qualitativos incluem a avaliação individual e independente do expert, que pode ser seguida de avaliações feitas em reuniões com todo o grupo de experts, nas quais se insere ou não a participação dos pesquisadores.33
Os procedimentos quantitativos dizem respeito às medidas estatísticas usadas para quantificar o grau de concordância entre os experts no processo de avaliação de conteúdo. Dentre as mais usadas está a porcentagem de concordância, que é calculada dividindo o número de participantes que concordaram pelo número total de participantes e multiplicando o resultado por 100. Outra medida muito utilizada na área de saúde é o Índice de Validade de Conteúdo, que mede a proporção de juízes que concordam sobre determinados aspectos do instrumento, que tem como vantagem principal permitir a análise de cada item do instrumento individualmente e em seguida do instrumento de forma integral. Além disso, pode-se fazer uso do coeficente de Kappa para avaliar medidas de concordância entre avaliadores na área de saúde.33
Dentre as estratégias inovadoras adotadas no processo de ATC, observou-se, em um dos artigos analisados desta revisão,28 a inclusão de pacientes no comitê de experts e na análise semântica dos itens, para avaliarem a compreensão sobre o instrumento antes do pré-teste. Alguns autores34-35 têm sugerido a inclusão de leigos, com características semelhantes aos membros da população do estudo, com o objetivo de assegurar que termos, palavras e expressões que não estejam compreensíveis ou claros para esse público sejam corrigidos precocemente.
Observou-se ainda nesta revisão que, em uma parcela dos artigos analisados, os autores descreveram os critérios de inclusão e exclusão de pacientes selecionados para a amostra do pré-teste do instrumento que estava em processo de adaptação. O que delimita a população de um estudo são os critérios que qualificam e caracterizam os seus membros (critérios de inclusão ou elegibilidade).36-37 Outra forma de definir os membros de uma população de estudos é definindo as características que estes não devem possuir para compor uma dada população (critérios de exclusão).36
Ainda sobre o pré-teste do instrumento, observou-se a estratégia de inclusão de outros membros na população alvo, além dos pacientes, como, por exemplo: profissionais de saúde, em quatro artigos analisados nesta revisão.9,14,17,20 A justificativa dos autores para adotarem essa estratégia foi de que, após a ATC, esses membros extras seriam os responsáveis pela aplicação do instrumento na prática clínica, possuindo, portanto, as credenciais necessárias para opinar sobre a compreensibilidade e clareza do instrumento.
Autores internacionalmente reconhecidos na área de ATC de instrumentos recomendam a submissão de todo o material produzido durante o processo de adaptação aos autores do instrumento original.3 No entanto, em apenas dois dos artigos analisados nesta revisão14,21 observou-se a participação direta do autor do instrumento original durante o processo de adaptação, o que certamente agrega valor e certifica segurança e qualidade ao produto final, o instrumento adaptado.
Conforme as recomendações e guidelines dos autores usados como referência nos estudos analisados, os tradutores devem ser bilíngues, ter domínio do idioma da versão original do instrumento e ter língua materna semelhante àquela do país em que o instrumento adaptado será utilizado.1,3-4,38
Sobre o domínio de idiomas e a língua materna dos tradutores responsáveis pela tradução inicial, observou-se o descumprimento das recomendações dos referenciais metodológicos adotados. Sendo que os tradutores que realizaram a tradução inicial possuíam como língua materna o inglês, e não o português, ou um dos tradutores da tradução inicial possuía como língua materna o inglês. De acordo com os autores de referência1,3-4,38 devem ser produzidas pelo menos duas versões na tradução inicial e duas versões na retrotradução.
Outro aspecto metodológico importante é o tamanho da amostra do pré-teste que, segundo Beaton e colaboradores,3 deve ser de mínimo 30 a 40 pessoas.
Recomendações para novos estudos de adaptação transcultural
Propõe-se, a partir desta revisão integrativa, um roteiro baseado em recomendações e experiências exitosas. O primeiro passo é selecionar um referencial metodológico de credibilidade nesta área da pesquisa, e cumprir rigorosamente todos os estágios propostos.
Nos estágios de tradução inicial e retrotradução, devem-se observar: a quantidade de tradutores, o background, nacionalidade e domínio dos idiomas do país onde foi elaborado o instrumento original e do país de destino da ATC. O número mínimo de versões a serem produzidos é outro aspecto importante.
No estágio de avaliação pelo comitê de experts, devem-se incluir dentre os critérios de seleção: a quantidade de membros, a formação, a experiência clínica e de produção/publicação na especialidade temática do instrumento, no método de ATC, o domínio de idiomas das versões do instrumento dos experts. Também se devem fornecer aos experts as informações sobre os conceitos envolvidos no instrumento e os materiais produzidos em estágios anteriores, e orientações necessárias para realizar a avaliação.
Para agregar valor à análise de conteúdo (avaliação dos experts), é importante associar estratégias qualitativas (opinião individual) e quantitativas (medidas estatísticas para mensurar o grau de concordância dos experts). Após a análise das avaliações dos experts, deve-se enviar-lhes a versão pré-final do instrumento e solicitar-lhes um feedback acerca do resultado alcançado, tendo em vista que esta versão deve ser produto de um consenso entre eles.
No estágio do pré-teste do instrumento, definir critérios para seleção da amostra e respeitar o quantitativo mínimo da amostra são procedimentos básicos a serem adotados. Enviar e submeter todo o material produzido no processo de ATC ao(s) autor(es) do instrumento original demonstra a idoneidade e clareza adotadas na condução do estudo.
Por fim, ressalta-se a importância de disponibilizar os instrumentos adaptados, no texto das publicações, que descrevem estudos de ATC, tendo em vista o compromisso assumido pelo pesquisador para com a sociedade, ao realizar um estudo desta natureza: oferecer a profissionais e pesquisadores um instrumento confiável e apto para o uso tanto na prática quanto em estudos futuros.
CONCLUSÃO
Esta revisão permitiu identificar o panorama sobre os estudos de ATC de instrumentos de pesquisa desenvolvidos pela enfermagem brasileira, voltados para a prática clínica hospitalar. A análise dos dados coletados evidencia que, em oportunidades diversas, os pesquisadores priorizam a avaliação psicométrica dos instrumentos, em detrimento do pilar que sustenta uma ATC confiável, o respeito ao rigor metodológico.
O cumprimento e a descrição de cada procedimento adotado no processo de adaptação demonstra ao leitor a seriedade com que ele foi conduzido. Neste tipo de estudo, cumprir meticulosamente cada particularidade faz toda a diferença no resultado final: a produção de um instrumento adaptado transculturalmente confiável e passível de utilização na prática e em outros estudos.
Os achados deste estudo podem subsidiar pesquisadores que venham a utilizar a ATC, possibilitando-lhes se apropriar de um entendimento mais ampliado sobre o método, visto que os resultados desta revisão permitem que façam uma análise crítica prévia do processo a ser executado. Recomenda-se a realização de outros estudos de revisão, a fim de acompanhar a trajetória de estudos de ATC voltados para outros níveis de atenção à saúde.
AGRADECIMENTOS
Agradecimento especial à Maria Gorete Monteguti Savi, bibliotecária da Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde da UFSC, pelo valioso auxílio no refinamento das sintaxes de busca, contribuindo sobremaneira para a realização desta revisão integrativa.
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
2017
Histórico
-
Recebido
23 Mar 2017 -
Aceito
10 Ago 2017