EDITORIAL
A Revista Saúde e Sociedade nasce da conjugação de esforços da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e da Associação Paulista de Saúde Pública.
Um dos objetivos-chave da revista é contemplar a diversidade de enfoques metodológicos e de análise das questões mais relevantes e atuais da Saúde Pública/Coletiva, explorando a sua natureza multidisciplinar para constituir-se num espaço editorial que estimule a pluralidade como uma forma de construção do conhecimento.
Saúde e Sociedade nasce com o propósito de inovar no campo da Saúde Pública.
Inovar significa para nós, propiciar espaço para que aflore um novo tipo de reflexão sobre os problemas de Saúde Pública/Coletiva, que afetam nosso país e todo o continente latinoamericano.
Os problemas, é certo, nem sempre são novos, como é o caso do ressurgir do coléra em nosso continente e em nosso país, mas o modo de pensá-los é necessariamente novo; nisto consiste nosso desafio.
A realização de uma publicação conjunta pela Faculdade de Saúde Pública da USP/Associação Paulista de Saúde Pública reflete a importância que ambas conferem a uma maior interação entre a Universidade e os Serviços de Saúde com vistas à produção de conhecimentos. Dessa forma, busca-se incentivar a divulgação da reflexão sobre a prática dos serviços de saúde, tendo-se por objetivo estimular a participação mais ativa dos profissionais de saúde e criar um espaço para o debate das mesmas.
Nossa proposta fundamental consiste em:
divulgar um tipo de reflexão científica, rigorosa mas de caráter mais ensaístico;
incitar a polêmica, de sorte a que se instaure, entre os profissionais do campo, um saudável clima de debate de idéias, propostas e práticas;
abrir maior espaço para áreas das ciências humanas cuja contribuição ao campo da Saúde Publica/Coletiva apresenta-se como primordial;
promover a divulgação de práticas inovadoras, em fase de proposta ou de desenvolvimento nos Serviços de Saúde, que venham enriquecer o debate no campo. Estamos certos que só conseguiremos atingir estes propósitos se formos bem sucedidos em duas tarefas:
favorecer a criação de um vínculo forte, orgânico e de caráter permanente dos profissionais de Saúde Pública que trabalham nas universidades com aqueles que atuam nos serviços de saúde, permitindo caracterizar Saúde e Sociedade como uma revista realmente nova.
manter um diálogo permanente com o público leitor, como garantia da possibilidade de veicular, de forma eficaz, conteúdos relevantes no campo da Saúde Pública/Coletiva.
Cada vez mais, a informação vem adquirindo papel absolutamente fundamental. Considerando que um elemento que nos congrega, a despeito das divergências, é a crença na democracia, é nosso dever buscar a socialização das informações em nosso campo de atuação.
Saúde e Sociedade surge, assim, com o compromisso de tentar superar, entre tantos outros desafios, mais um, o de enfrentar a tradição em nosso setor, que opõe a academia e o serviço como se um fosse apenas o domínio da reflexão e outro apenas o domínio da prática.
Nessa perspectiva, consideramos que a socialização das idéias e experiências na diversidade seja o caminho mais rico para a superação das tradições e para o desenvolvimento da Saúde Pública e da Saúde Coletiva.
A Comissão Editorial
Aracy Witt de Pinho Spinola
Diretora da Faculdade de Saúde Pública
Álvaro Escrivão Júnior
Presidente da Associação Paulista de Saúde Pública
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
13 Jun 2008 -
Data do Fascículo
1992