APRESENTAÇÃO
A APSP tem a satisfação de apresentar à comunidade da saúde coletiva este número especial da revista "SAÚDE E SOCIEDADE", contendo o registro dos temas tratados no I Encontro Paulista de Epidemiologia que reuniu cerca de 200 profissionais de saúde de São Paulo e de outros estados. Pretende-se com esta publicação estimular a continuidade dos debates em outros eventos programados tanto pela Comissão de Epidemiologia da APSP, como por outras entidades interessadas.
O crescimento da produção científica e do interesse pela área de epidemiologia em nosso meio tem sido acompanhado pela proposição cada vez mais freqüente da utilização das concepções e dos métodos da epidemiologia na definição das prioridades e na programação e avaliação dos serviços e das ações de saúde.
Por outro lado, o desenvolvimento da pesquisa epidemiológica tem enfrentado grandes dificuldades, assim como a incorporação da epidemiologia nas práticas de saúde tem sido limitada pela lógica predominante na produção e consumo dos serviços de saúde.
As diferentes visões sobre estes temas foram debatidas no I EPE, cumprindo agenda cuidadosamente construída pela sua Comissão Científica. A idéia central foi a de criar um espaço de discussão envolvendo os epidemiologistas que atuam nos diversos serviços saúde, municipais e estaduais, e nas universidades e institutos de pesquisa.
Dessa forma, a APSP conjuntamente com as instituições que promoveram o I EPE, buscaram contribuir para a reconstrução de um projeto de Saúde Pública para o Estado de São Paulo, especialmente neste momento de início de um governo estadual sensível às propostas consensuais da área de Saúde Coletiva.
A estrutura do Encontro consistiu de duas mesas redondas onde foram discutidos temas mais amplos envolvendo o conjunto dos participantes e de nove painéis que estimularam a participação dos presentes, para a troca de informações e de opinião.
A Comissão de Força de Trabalho em Saúde da APSP responsabilizou-se pela organização de um evento paralelo sobre a formação do profissional de saúde coletiva.
Ressalte-se que esta publicação deve ser lida como um registro resumido e heterogêneo dos temas abordados no Encontro. Por esta razão não se presta a esgostar os assuntos tratados e não reflete diretamente a riqueza dos debates, os quais demonstraram tanto a importância da produção científica da área de Epidemiologia paulista, quanto das experiências em curso nos serviços estaduais e municipais de São Paulo constituindo-se, inclusive, em referência para o Movimento Nacional da Saúde Coletiva.
Registrem-se aqui os agradecimentos à Comissão Científica, à Faculdade de Medicina da USP e aos outros co-promotores do I Encontro, e à Secretária Executiva Hogla Cardoso Murai, que foram os responsáveis pelo sucesso alcançado no evento.
Finalmente, agradecimentos especiais devem ser registrados aos editores e a Comissão Editorial da revista "SAÚDE E SOCIEDADE" pela iniciativa da publicação deste número especial, e ao Professor Ricardo Lafetá Novaes pelo apoio na preparação dos originais.
Álvaro Escrivão Junior
Coordenador do I EPE
Editor Convidado
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
09 Jun 2008 -
Data do Fascículo
1995