Open-access Currículo, reformas e a questão da formação humana: uma reflexão a partir da teoria crítica da sociedade

Resumos

Reflexão sobre o currículo como prática escolar que tem consubstanciado processos de falsa formação cultural ao incorporar a racionalidade produzida por práticas culturais guiadas por uma lógica instrumental e mercantilizada. A importância do assunto mostra-se na centralidade que tem ocupado o currículo, o que se evidencia nas reformas educacionais da atualidade, brevemente discutidas. A análise toma por referência a Teoria Crítica da Sociedade conforme os escritos de T. Adorno, M. Horkheimer e H. Marcuse.

currículo; reformas educacionais; Teoria Crítica da Sociedade


Reflexion of school practices curriculum that consolidate a false cultural development process, when incorporating the rationality that comes from cultural practices guided by instrumental and mercantile logic. The importance of the subject is shown in the centrality that it has been occupyng the curriculum, which is evident in the recent educacional reforms, briefly discussed. The analysis uses the Society's Critical Theory for reference, as as written by T. Adorno, M. Horkheimer and H. Marcuse.

curriculum; educational reforms; Society's Critical Theory


DOSSIÊ - CULTURA E ESCOLA: SABERES, TEMPOS E ESPAÇOS COMO DIMENSÕES DO CURRÍCULO

Currículo, reformas e a questão da formação humana: uma reflexão a partir da teoria crítica da sociedade

Monica Ribeiro da Silva

Professora do Departamento de Planejamento e Administração Escolar da UFPR e Doutoranda em Educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação, História, Política e Sociedade da PUC-SP. rsmonica@uol.com.br

RESUMO

Reflexão sobre o currículo como prática escolar que tem consubstanciado processos de falsa formação cultural ao incorporar a racionalidade produzida por práticas culturais guiadas por uma lógica instrumental e mercantilizada. A importância do assunto mostra-se na centralidade que tem ocupado o currículo, o que se evidencia nas reformas educacionais da atualidade, brevemente discutidas. A análise toma por referência a Teoria Crítica da Sociedade conforme os escritos de T. Adorno, M. Horkheimer e H. Marcuse.

Palavras-chave: currículo, reformas educacionais, Teoria Crítica da Sociedade

ABSTRACT

Reflexion of school practices curriculum that consolidate a false cultural development process, when incorporating the rationality that comes from cultural practices guided by instrumental and mercantile logic. The importance of the subject is shown in the centrality that it has been occupyng the curriculum, which is evident in the recent educacional reforms, briefly discussed. The analysis uses the Society's Critical Theory for reference, as as written by T. Adorno, M. Horkheimer and H. Marcuse.

Key-words: curriculum, educational reforms, Society's Critical Theory

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

1 Mantém-se, neste trabalho, a tradução tal qual se encontra na referência bibliográfica utilizada. Quanto ao termo "semiformação", optou-se por substitui-lo por "pseudoformação", por se compreender que este último corresponde melhor ao sentido dado por ADORNO (1996)

2 Para efeitos da análise aqui empreendida, toma-se as Resoluções e Pareceres da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, que instituem as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e Médio.

Referências bibliográficas

  • ADORNO, T. W. Educação após Auschwitz. In: ADORNO, T. W. Palavras e sinais: modelos críticos 2. Tradução de Maria Helena Ruschel. Petrópolis: Vozes, 1995
  • ______. A filosofia e os professores. In: ______. Educação e emancipação. Tradução de Wolfganf Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995a
  • ______. Tabus acerca do magistério. In: ______. Educação e emancipação. Tradução de Wolfganf Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995b
  • ______. Teoria da Semicultura. Educação e Sociedade, ano 17, n. 56, dez. 1996
  • ______.; HORKHEIMER, M. O conceito de esclarecimento. In: ______. Dialética do esclarecimento. Tradução de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1985
  • BRASIL. Parecer 04/98 e Parecer 15/98 - Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e Médio. Câmara de Educação Básica/Conselho Nacional de Educação. Brasília, 1998
  • DALE, R. A educação e o estado capitalista: contribuições e contradições. Educação e Realidade, Porto Alegre, n. 13, p. 17-37, 1988
  • FREUD, S. O futuro de uma ilusão Tradução de José Octávio de Aguiar Abreu. Rio de janeiro: Imago, 1997
  • MARCUSE, H. A ideologia da sociedade industrial. O homem unidimensional. Tradução de Giasone Rebuá. Rio de Janeiro: Zahar, 1982
  • SAVIANI, D. Comentários sobre o Parecer Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, de Guiomar Namo de Mello. Comentários apresentados pelo autor, representando a Unicamp, na audiência pública convocada pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, organizada em conjunto com o Conselho Estadual de Educação de São Paulo e realizada no dia 18 de maio de 1998, no Auditório "Fernando de Azevedo" na sede da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. (Mimeog)
  • WILLIAMS, R. Cultura. Tradução: Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Jun 2001
location_on
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro