Resumos
O texto tem por objetivo delinear uma introdução ao desenvolvimento da dimensão ambiental da educação geográfica no ensino básico, em sentido de fundamentação e orientação prática. Para tanto, são relacionadas a Educação Ambiental e a geografia escolar, de um perspectiva sociopolítica ao contexto das decisões curriculares; e, neste âmbito, são postas algumas orientações pedagógico-metodológicas.
Dimensão ambiental; educação geográfica; orientações pedagógico-metodológicas
The text aims at introducing the development of the environmental dimension of geographical education for primary and secondary levels of the Brazilian school system, both as to fundaments and as well practical guidance. Thus, Environmental Education and school geography are interrelated, from a socio-political perspective to the context of cur-ricular decisions; and some pedagogic-methodological orientations are then presented.
Environmenal dimension; geographical education; pedagogic-methodological orientations
DOSSIÊ - SABERES E PRÁTICAS ESCOLARES EM CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS
A dimensão ambiental da educação geográfica
Environmental dimension of geography education
Sônia Maria Marchiorato Carneiro
Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Setor de Educação da UFPR. Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento, com tese na área de Educação Ambiental (1999) soniac@educacao.ufpr.br
RESUMO
O texto tem por objetivo delinear uma introdução ao desenvolvimento da dimensão ambiental da educação geográfica no ensino básico, em sentido de fundamentação e orientação prática. Para tanto, são relacionadas a Educação Ambiental e a geografia escolar, de um perspectiva sociopolítica ao contexto das decisões curriculares; e, neste âmbito, são postas algumas orientações pedagógico-metodológicas.
Palavras-chave: Dimensão ambiental, educação geográfica, orientações pedagógico-metodológicas.
ABSTRACT
The text aims at introducing the development of the environmental dimension of geographical education for primary and secondary levels of the Brazilian school system, both as to fundaments and as well practical guidance. Thus, Environmental Education and school geography are interrelated, from a socio-political perspective to the context of cur-ricular decisions; and some pedagogic-methodological orientations are then presented.
Key-words: Environmenal dimension, geographical education, pedagogic-methodological orientations.
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Texto recebido em 10 de fev. 2002
Texto aprovado em 22 de abr. 2002
1 Alguns indicadores mais recentes de problemas: o combate à venda ilegal de pássaros silvestres e de ginseng nativo da bacia do rio Paraná (município de Porto Rico-PR) e a "operação mogno"; as discussões parlamentares sobre agricultura transgênica, o Plano Nacional de Saneamento, os resíduos agrícolas e o asbesto/amianto (ambientebrasil.com.br - ago./nov. 2001).
2 Enrique Leff, professor da Universidade Nacional Autonoma do México-Unam, coordena a Rede de Formação Ambiental da América Latina e Caribe do PNUD, sendo também professor do Curso de Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR; para explicitação da síntese posta nesse primeiro parágrafo da página corrente, ver o livro do autor em foco: Ecologia, capital e cultura. Racionalidade ambiental, democracia participativa e desenvolvimento sustentável. Blumenau: Editora da FURB, 2000. Uma coletânea de artigos do autor, desde 1981 a 2000, foram organizados e/ou reescritos em livro, também publicado em português: Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2001.
3 Inclusive no Paraná: em julho de 1995, a profª. Medina trabalhou, em perspectiva teórica, um curso tematizado como Capacitação em educação ambiental, sob auspícios da SEED-PR; além de participar de e/ou desenvolver cursos de especialização e capacitação de pessoal (técnico e docente) de nível superior, patrocinados pelo MEC na área de Educação ambiental, a profª. Medina foi consultora do Projeto dos Parâmetros curriculares, iniciado em 1995. Tem participado de bancas de defesa de teses, no Curso de Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR.
4 Nos EUA e Canadá, assim como na Europa e Austrália, há uma forte vinculação da Educação Ambiental (EA) com a conservação da natureza ("the green wave"; a tendência ecológico-preservacionista nos estudos brasileiros) na educação formal, escolar, distanciada dos processos comunitários e dos problemas econômicos e questões socioculturais específicas; já nos países em desenvolvimento, particularmente na América Latina, a EA tem tido um enfoque mais inclusivo, com articulações sociais (GAUDIANO, 1999, p. 20).
5 Grafia segundo a norma brasileira.
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
04 Mar 2015 -
Data do Fascículo
Jun 2002
Histórico
-
Aceito
22 Abr 2002 -
Recebido
10 Fev 2002