RESUMO
Objetivo construir e validar roteiros e storyboards para a produção de vídeos educativos, em formato digital, sobre os cuidados e manutenção do cateter venoso central em pacientes adultos.
Método estudo metodológico, descritivo, sobre construção e validação dos roteiros e storyboards para a produção de vídeos educativos, ocorrido em duas etapas metodológicas: de pré-produção e de produção. A etapa de pré-produção baseou-se em três fases: construção dos roteiros dos vídeos, elaboração dos storyboards e validação por peritos. A validação dos roteiros e storyboards foi realizada por nove juízes especialistas na temática e dois técnicos especialistas em vídeo. Calculou-se o Índice de Validação de Conteúdo (IVC), considerando-se como aceitável o índice mínimo de 0,80 para cada item dos instrumentos.
Resultados produziram-se três vídeos educativos com as seguintes temáticas: cobertura, manutenção e troca e remoção do cateter venoso central. A respeito da validação pelos juízes especialistas na temática e pelos técnicos especialistas em vídeo, todos os itens avaliados resultaram na concordância em IVC de 100,0.
Conclusão e implicações para a prática os vídeos educativos foram produzidos, validados e adequados para serem disponibilizados. A participação dos juízes na validação desse material foi fundamental para garantir a relevância teórica e prática do resultado.
Palavras-chave: Cateterismo Venoso Central; Cuidados de Enfermagem; Educação em Saúde; Filme e Vídeo Educativo; Tecnologia Educacional
RESUMEN
Objetivo construir y validar guiones y storyboards para la producción de videos educativos, en formato digital, sobre el cuidado y mantenimiento del catéter venoso central en pacientes adultos.
Método estudio metodológico y descriptivo sobre la construcción y validación de guiones y storyboards para la producción de vídeos educativos que se produjo en dos etapas metodológicas: preproducción y producción. La etapa de preproducción se basó en tres fases: construcción de los guiones de los vídeos, elaboración de storyboards y validación por parte de expertos. La validación de los guiones y storyboards fue realizada por 9 jueces especialistas en el tema y 2 técnicos expertos en video. Se calculó el Índice de Validación de Contenido (IVC), considerando como aceptable el índice mínimo de 0,80 para cada ítem de los instrumentos.
Resultados se crearon tres vídeos educativos con los siguientes temas: cobertura, mantenimiento e intercambio y retirada del catéter venoso central. A partir de la valoración por parte de los jueces especialistas en el tema y de los técnicos especialistas en vídeo, todos los elementos evaluados resultaron en una concordancia en el IVC de 100,0.
Conclusión e implicaciones para la práctica los videos educativos fueron construidos, validados y adecuados para ser puestos a disposición. La participación de los jueces en la validación de este material fue esencial para asegurar la relevancia teórica y práctica del resultado.
Palabras clave: Atención de Enfermería; Cateterismo Venoso Central; Educación en Salud; Película y Video Educativos; Tecnología Educacional
ABSTRACT
Objective to prepare and validate scripts and storyboards for the production of educational videos, in digital format, about the care and maintenance of the central venous catheters in adult patients.
Method a methodological and descriptive study about the elaboration and validation of scripts and storyboards for the production of educational videos that was conducted in two methodological stages: pre-production and production. The pre-production stage was based on three phases: preparation of the video scripts, elaboration of the storyboards, and validation by experts. Validation of the scripts and storyboards was in charge of 9 specialist judges in the subject matter and 2 technical experts in video; the Content Validation Index (CVI) was calculated considering as acceptable a minimum index of 0.80 for each item of the instruments.
Results three educational videos were created with the following themes: dressing, maintenance and exchange and removal of the central venous catheter. Concerning the validation by expert judges in the subject matter and expert video technicians, all items evaluated resulted in agreement with a CVI of 100.0.
Conclusion and implications for the practice the educational videos were elaborated, validated and suitable to be made available; the judges' participation in the validation of this material was essential to ensure the theoretical and practical relevance of the result.
Keywords: Catheterization, Central Venous; Educational Technology; Health Education; Instructional Film and Video Descriptor; Nursing Care
INTRODUÇÃO
Pacientes em condições críticas são constantemente submetidos a procedimentos invasivos durante a internação, apresentando a necessidade do uso de cateterismo venoso central para monitorização contínua, infusão de medicações, nutrição parenteral e coleta periódica de exames laboratoriais.1-3 O manuseio excessivo do cateter, a quantidade de lúmens, a contaminação das conexões e das mãos dos profissionais, e a infusão de soluções contaminadas caracterizam riscos para infecção da corrente sanguínea (ICS).4-6
Estudos referem que é possível reduzir os números das Infecções de Corrente Sanguínea Relacionadas ao Cateter (ICSRC) para taxas próximas de zero, por meio de medidas eficientes, de baixo custo e de simples execução, incluindo abordagens multifatoriais com ações que visam à educação e ao adequado comportamento de toda a equipe envolvida.7-9
Nesse processo de capacitação em saúde, ações ou recursos de informação podem melhorar a comunicação e o entendimento dos membros da equipe. As tecnologias em saúde apresentam avanços evidentes e melhorias na prestação de cuidados de enfermagem, sendo úteis, entre outras finalidades, para facilitar a compreensão sobre determinados eventos e, rapidamente, promover mudanças nas práticas assistenciais.10
Entre as tecnologias de informação e comunicação, o vídeo educativo é reconhecido como uma ferramenta didática e tecnológica que combina vários elementos –imagens, texto e som – em um único objeto de promoção do conhecimento. Atualmente, esse recurso tem sido utilizado em diversas experiências de educação em saúde; por exemplo, na identificação das percepções de participantes sobre a utilização de vídeo educativo no ensino de um grupo de apoio para pessoas com colostomia10 e como estratégia educativa sobre o tratamento quimioterápico para os pacientes oncológicos,11 demonstrando potencial de aplicabilidade nesse cenário.10-12
Considerando que a redução de taxas de infecção deve ser alinhada ao contexto global do cuidado – incluindo intervenções comportamentais e educacionais dos profissionais,8,9,13 bem como a relevância da participação da equipe de enfermagem no processo da assistência ao paciente com CVC –, este estudo teve como objetivo construir e validar roteiros e storyboards para a produção de vídeos educativos, em formato digital, sobre os cuidados e manutenção do cateter venoso central em pacientes adultos.
MÉTODO
Estudo metodológico, descritivo, realizado em uma universidade pública localizada no interior do estado de São Paulo, com peritos especialistas na área da enfermagem (n=9) e informática (n=2).
A construção e validação dos roteiros e storyboards para a produção de vídeos educativos ocorreu em duas etapas metodológicas: de pré-produção e de produção. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição, sob o CAAE 39708820.0.0000.5504, em 19 de dezembro de 2020.
ETAPA 1- pré-produção
A etapa de pré-produção baseou-se em três fases: construção dos roteiros dos vídeos, elaboração dos storyboards e validação destes por peritos.
A construção de roteiros ocorreu a partir de bundles baseados nas evidências definidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária14 e Centers for Disease Control and Prevention.15 Posteriormente, embasado no conteúdo dos roteiros, elaboraram-se três storyboards, sendo um para cada vídeo. Cada storyboard foi composto por três colunas: áudio/narração, sendo inserido todo o conteúdo do roteiro; imagens/cenas, com a descrição das cenas, dos locais de filmagem e imagens utilizadas; e, na última coluna, as informações/legendas.
A validação dos roteiros e storyboards foi realizada por juízes especialistas na temática e técnicos especialistas em vídeo. Para a seleção dos juízes especialistas, efetuou-se uma busca na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Metodológico (CNPq), por meio da ferramenta “busca de currículo” em “busca avançada”, com o uso dos seguintes especificadores: cateter venoso central, enfermagem, infecção de corrente sanguínea, paciente crítico. Os critérios de seleção para serem caracterizados como juízes foram adaptados.16 Os técnicos especialistas em vídeo foram selecionados por conveniência.
Encaminharam-se os convites para 23 juízes especialistas na temática e 2 profissionais ligados ao serviço de comunicação, com experiência em vídeos, por intermédio de endereço eletrônico, esclarecendo o objetivo da pesquisa a cada um deles. Aceitaram participar do estudo nove juízes especialistas na temática e dois técnicos especialistas em vídeo. Todos responderam ao TCLE e ao questionário de caracterização biográfica e profissional.
Para essa etapa, foram utilizados dois instrumentos adaptados, sendo um para cada área profissional.17-19 O instrumento de avaliação enviado aos juízes especialistas na temática foi estruturado em 4 categorias – objetivo, conteúdo, relevância e ambiente –, totalizando 14 afirmações, representadas na Tabela 1. O instrumento referente aos técnicos especialistas em vídeo abordou três categorias, com dez assertivas divididas em: funcionalidade, usabilidade e eficiência presentes na Tabela 2.
Distribuição de frequência absoluta do nível de concordância dos juízes especialistas na temática (n=9) e Índice de Validação de Conteúdo (IVC) de cada item do instrumento de validação dos roteiros/storyboards dos vídeos educativos. São Carlos, Brasil, 2021.
Distribuição de frequência absoluta do nível de concordância dos técnicos especialistas em vídeo (n=2) e Índice de Validação de Conteúdo (IVC) de cada item do instrumento de validação dos roteiros/storyboards dos três vídeos educativos. São Carlos, Brasil 2021.
Os juízes especialistas na temática e os técnicos especialistas em vídeo avaliaram os roteiros e os storyboards dos vídeos seguindo as instruções para o preenchimento de cada questão do instrumento, marcando a alternativa que melhor representou a sua opinião dentro dos níveis de concordância estabelecidos: “discordo”, “discordo parcialmente”, “concordo parcialmente” e “concordo”, em uma escala Likert de 1 a 4. Cada item apresentou uma área destinada aos comentários e justificativas – caso respondessem “discordo”, “discordo parcialmente” e “concordo parcialmente” – e também para ocorrência de contribuições descritivas.
O tempo estimado para o preenchimento dos instrumentos foi de aproximadamente 30 minutos, com previsão de retorno ao pesquisador responsável em até 15 dias.
ETAPA 2- produção
Após o retorno das avaliações realizadas pelos juízes especialistas na temática e dos técnicos especialistas em vídeo, iniciou-se a etapa de produção dos vídeos. O ensaio e gravação das cenas ocorreram em ambiente da Unidade de Simulação em Saúde, de uma Universidade Pública Federal, durante a edição das cenas. A fim de garantir a acessibilidade, foram inseridas legendas em todas as falas, contemplando, desse modo, os indivíduos com dificuldades auditivas. Todo esse processo apresentou o apoio de um operador audiovisual.
O cenário contou com a participação simulada de uma atriz, no papel de enfermeira, e um simulador de média fidelidade representando o paciente, além de um narrador. Toda e qualquer divulgação e utilização do vídeo será livre de fins comerciais, sendo especificamente para uso educativo e científico.
Referente à análise descritiva, realizou-se uma investigação criteriosa das considerações e sugestões dos juízes e técnicos e, quando pertinentes, os roteiros e storyboards foram alterados. Após, calculou-se o Índice de Validação de Conteúdo (IVC) com o objetivo de aferir a sua concordância quanto à representatividade de cada item. Para este estudo, foi considerado como aceitável o índice mínimo de 0,80 para cada item.7,20
RESULTADOS
Neste estudo, foram elaborados três roteiros e storyboards para produzir três vídeos educativos com as temáticas: cobertura, manutenção e troca e remoção do cateter venoso central.
Os três roteiros e storyboards basearam-se em bundles intitulados: 1. Cobertura do cateter venoso central com subtítulo: Cobertura; 2. Manutenção do cateter venoso central com subtítulos: Manipulação e Troca dos materiais e dispositivos complementares (extensor, perfusor, entre outros); e 3. Troca e remoção do cateter venoso central com subtítulos: Troca e Remoção.
Após a construção dos roteiros, elaboraram-se os storyboards utilizando os mesmos conteúdos, caracterizados como organizadores que detalham as cenas, cujo objetivo é pré-visualizar os vídeos. Eles foram estruturados em três colunas: áudio/narração, agrupando todo o conteúdo do roteiro; imagens/cenas, com a descrição detalhada das cenas, locais de filmagem e imagens utilizadas; e, na última coluna, informações/legendas.
Participaram do processo de validação 9 (100%) juízes especialistas na temática e 2 (100%) especialistas em vídeo. Referente à idade, os especialistas na temática apresentaram a média de 38,9 anos; no que diz respeito à maior titulação acadêmica, a maioria (44,5%) possuía doutorado, seguido de mestrado (33,3%), especialização (11,1%) e pós-doutorado (11,1%).
Além dos resultados apresentados acima, para os juízes especialistas na temática, foram propostas três questões adicionais. Referente à experiência gerencial e/ou assistencial com CVC em pacientes adultos críticos, todos os juízes (100%) responderam positivamente. Em relação a ter experiência prévia no desenvolvimento e avaliação de materiais educativos destinados à equipe de enfermagem, 8 (88,9%) dos juízes responderam “sim”, e apenas 1 (11,1%), “não”. Quanto à publicação de pesquisa científica sobre validação de materiais educativos relacionados a CVC, de curta permanência, em pacientes críticos adultos e/ou prevenção e controle de infecção, apenas 3 (33,3%) juízes relataram possuir publicações na área. Também é importante destacar que todos os juízes especialistas na temática participaram, nos últimos dois anos, de algum evento científico relacionado à sua área de atuação profissional.
Com relação aos técnicos especialistas em vídeo, foi encontrada uma média de 45,5 anos de idade; e, à maior titulação acadêmica, 1 (50,0%) possuía mestrado e 1 (50,0%) especialização. Entretanto, os 2 (100%) técnicos especialistas em vídeo informaram que não participaram de eventos relacionados à sua área profissional, nos últimos dois anos.
Na Tabela 1, serão apresentadas as frequências absolutas das respostas e IVC de cada item do instrumento de validação, referentes aos juízes especialistas na temática, para os três vídeos educativos.
A respeito da validação dos três vídeos educativos pelos dois técnicos especialistas em vídeo, quanto à funcionalidade, usabilidade e eficiência, em todos os itens avaliados os experts consideraram a concordância, resultando em um IVC de 100,0.
As frequências absolutas das respostas e IVC de cada item do instrumento de validação dos técnicos especialistas em vídeo estão apresentadas na Tabela 2.
Após os resultados do processo de validação, ocorreu a gravação dos vídeos educativos, sendo produzidos: o primeiro vídeo intitulado “Boas Práticas Baseadas em Evidências para a Cobertura do Cateter Venoso Central” com duração de 6 minutos e 53 segundos; o segundo vídeo, “Boas Práticas Baseadas em Evidências para a Manutenção do Cateter Venoso Central”, com duração de 3 minutos e 49 segundos; e, por fim, o terceiro vídeo, “Boas Práticas Baseadas em Evidências para a Troca e Remoção do Cateter Venoso Central”, com 2 minutos e 59 segundos.
Na Figura 1, serão apresentadas algumas cenas referentes aos três vídeos educativos.
Imagens das cenas dos três vídeos educativos. São Carlos, Brasil, 2021. Fonte: elaborada pela autora.
DISCUSSÃO
O processo de trabalho da enfermagem envolve a busca por recursos que sustentem a prática de educação em saúde. Os recursos de tecnologia e informação contribuem para o protagonismo do sujeito em suas ações, utilizando o conteúdo disponível na tecnologia conforme as demandas pessoais e o ritmo de aprendizagem de cada indivíduo.10
Nesse aspecto, o vídeo se apresenta como uma tecnologia educacional atrativa que detém a atenção e favorece o aprendizado do espectador. A literatura apresenta estudos com a finalidade da capacitação de indivíduos com intestino neurogênico;19 sobre o curativo do cateter venoso central;17 orientações para pais e crianças que fazem uso do cateterismo intermitente limpo;21 assistência de enfermagem sobre prevenção e manejo da sífilis;18 e reflexologia podal.22 Tais trabalhos produziram vídeos educativos na área da saúde, além de utilizarem a construção de roteiros e storyboards similares aos desenvolvidos para este estudo.
Os vídeos produzidos foram baseados em bundles construídos a partir de evidências disponíveis na temática. Destaca-se que a Prática Baseada em Evidências (PBE) visa a pesquisa a partir da busca e avaliação crítica das melhores evidências para a assistência clínica e o ensino, promovendo assim melhor qualidade do cuidado prestado e estabelecendo, de forma segura e organizada, as condutas dos profissionais.23,24
Segundo estudo desenvolvido para o ensino de procedimentos de enfermagem,25 o filme e vídeo educativo podem de fato contribuir no processo de ensino-aprendizagem, desde que sua elaboração siga um planejamento criterioso, a fim de aproveitá-lo com todas as suas potencialidades.
A avaliação por juízes da enfermagem e informática permitiu a detecção de erros e melhorias no material educativo. Conforme estudo elaborado visando construir e validar um objeto virtual de aprendizagem para o ensino da semiologia vascular periférica,26 se o material é oferecido ao público-alvo sem a apreciação de experts na temática, erros de conteúdo ou design podem desmotivar os usuários ou oferecer acesso a conteúdos inapropriados.
Estudos que construíram e validaram vídeos educativos ressaltam que esse tipo de ferramenta didática não deve exceder 15 minutos de duração, sendo o tempo de 10 minutos de duração ideal para deter mais facilmente a atenção do espectador.17,19,22 Os resultados revelaram a concordância dos técnicos especialistas com relação aos vídeos apresentarem uma duração adequada para que a equipe de enfermagem aprenda o conteúdo.
A literatura que trata sobre a avaliação da acessibilidade de tecnologia assistiva para deficientes auditivos27 refere que os materiais educativos devem usar de uma linguagem simples, com pouca leitura e informações objetivas, além de proporcionar a quebra das barreiras de acesso às informações em áudio, incluindo legendas ou tradução para a língua de sinais. Nesse sentido, visando garantir a acessibilidade, o material produzido neste estudo apresentou legendas para toda a comunicação verbal, contemplando, desse modo, os indivíduos com dificuldades auditivas.
Os resultados da avaliação sobre o conteúdo e ambiente de gravação demonstraram alto nível de concordância entre os especialistas na área. As cenas foram produzidas em ambiente simulado, a fim de minimizar a necessidade de pacientes reais, procedimento recomendado em outros estudos que avaliam a simulação clínica no ensino da enfermagem28,29 para garantir espaços protegidos, seguros, éticos, evitando a exposição de pacientes a erros, além de constituir um cenário com propriedades próximas à realidade. Essa proximidade favorece o processo de aprendizagem, visto que o acesso ao conteúdo pode ser realizado de forma ilimitada, oportunizando ao profissional a repetição das fases do procedimento, a compreensão da técnica e resolução de dúvidas.30
Nos últimos anos, diversas publicações científicas apresentaram propostas semelhantes a este estudo, ou seja, para capacitação da equipe de enfermagem. Os recentes achados envolvem a capacitação profissional sobre medidas de pressão arterial,31 adesão às Precauções-Padrão por trabalhadores de enfermagem,32 técnica de realização do exame físico no pré-natal pela equipe de enfermagem,33 entre outras produções.
No presente estudo, a necessidade de higiene das mãos antes dos procedimentos foi observada pelos juízes, incluindo-a no conteúdo final de todos os três vídeos. Dessa forma, inseriu-se, na primeira cena, a profissional higienizando as mãos e a imagem dos cinco momentos desse procedimento. A importância de acatar essa sugestão se fortalece, pois a higiene das mãos (HM) é a medida principal e mais eficaz para prevenir e controlar as infecções nos ambientes de assistência à saúde, incluindo a Infecção de Corrente Sanguínea (ICS).34
Diversos fatores extrínsecos ao paciente – a não padronização de intervenções, a realização incorreta das técnicas, das normas de proteção ao paciente, e principalmente a ausência de educação permanente da equipe – comprometem a qualidade da assistência.30 O uso do vídeo, como ferramenta educativa, trata-se de uma estratégia de educação em saúde, de fácil compreensão e visualização. Destaca-se, assim, que por meio da internet democratiza o conhecimento, aumenta o alcance do público-alvo, oportuniza melhorias assistenciais, além de colaborar metodologicamente para o desenvolvimento de outros vídeos educativos na área da saúde.
CONCLUSÃO E IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA
Mediante os objetivos propostos, conclui-se que os vídeos educativos foram construídos, validados e estão aptos para serem disponibilizados. A participação dos juízes na validação desse material foi fundamental para garantir a relevância teórica e prática do resultado. O estudo apresenta limitações sobre a não validação do material com o público-alvo, ou seja, a equipe de enfermagem.
A disponibilização dos vídeos certamente contribuirá com processos educativos em saúde, o aprimoramento do conhecimento cognitivo, a habilidade técnica, o raciocínio clínico e a tomada de decisão da equipe, possibilitando melhorias na qualidade assistencial.
AGRADECIMENTO
Unidade de Simulação em Saúde da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Unidade de e-Saúde - Gerência de Ensino e Pesquisa -HU-UFSCar por disponibilizar recursos humanos e materiais.
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FINANCIAMENTO Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), N° Processo: 128425/2020-2, Título da pesquisa: Pré e pós-capacitação online e construção e validação de vídeos educativos sobre os cuidados e manutenção do cateter venoso central de curta permanência em pacientes adultos críticos para a equipe de enfermagem, coordenado pela Professora Dra. Fernanda Berchelli Girão. Bolsa de Iniciação Científica (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) concedido a Bruna Caroline Gorla.
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Editado por
-
EDITOR ASSOCIADO
Candida Primo Caniçali 0000-0001-5141-289
-
EDITOR CIENTÍFICO
Ivone Evangelista Cabral 0000-0002-1522-9516
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
29 Abr 2022 -
Data do Fascículo
2022
Histórico
-
Recebido
19 Out 2021 -
Aceito
29 Jan 2022