EDITORIAL II
O gerenciamento de carreira, o marketing e sua importância para a fonoaudiologia
O que esperar do mercado de trabalho para o fonoaudiólogo nos próximos anos? Como construir uma carreira sólida em um mundo cujas mudanças são cada vez mais rápidas? Se você acha que manter os mesmos moldes do passado é garantia de sucesso no futuro, é melhor rever os seus conceitos.
O conhecimento contínuo e a auto-suficiência são algumas das características do profissional bem-sucedido de amanhã. O gerenciamento da carreira é um fator primordial para que o profissional consiga ocupar a posição que deseja, integralmente de acordo com o seu perfil. É um conjunto de atitudes cuja metodologia o aproxima de uma ciência exata, ou seja, um conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto, neste caso, a carreira profissional, especialmente os obtidos mediante observação, experiência dos fatos e um método próprio. O caminho do sucesso é seguir a lógica da vitória.
Este é um trabalho com métodos, regras e sistemas. É o encaminhamento ao desenvolvimento e crescimento profissional. Desenvolvido a partir de suas experiências, habilidades, estilo pessoal, interesses, valores e ideais, define seu posicionamento e sua bandeira, traçando as metas a serem alcançadas a curto, médio e longo prazo.
O processo deve ocorrer independentemente da empresa para qual o profissional trabalha, ou seja, ele é quem deve gerenciar a sua carreira, e não ficar somente à mercê das possibilidades oferecidas pelas empresas. Os profissionais sempre terão oportunidades de mudar o rumo e ganhar com isso. E, mesmo os profissionais que desempenham funções, podem ampliar seus horizontes, caso foquem outra função.
Em outras palavras, o gerenciamento da carreira depende do perfil de cada pessoal e profissional de cada um, e este perfil é que determina o caminho a ser seguido. Gerenciar a carreira é efetuar um planejamento estratégico. Em primeiro lugar, é preciso saber o ponto inicial, ou seja, o perfil pessoal e profissional. Em seguida, deve-se projetar o que se quer em função não só do desejo, mas também da análise do cenário externo, das oportunidades e das tendências do mercado. O passo seguinte é definir as ações necessárias para alcançar os objetivos traçados, dentre as quais podemos citar cursos de especializações, mestrado, doutorado e um novo emprego; aqui também se inicia um processo constante de auto-avaliação de competências inter-pessoais, como: negociação, motivação de equipes e liderança, e também, intra-pessoais, como criatividade, flexibilidade e motivação.
O gerenciamento de carreira propicia menos desperdício de tempo e de recursos e maior objetividade nos projetos pessoal e profissional. Os fatores que deverão ser avaliados durante o GC são: perfil pessoal, perfil profissional, cenário externo, tendências futuras, objetivos financeiros, o que se gosta de fazer e os objetivos pessoais a médio e longo prazo.
Um bom currículo é muito importante, principalmente se ele representar uma conseqüência de passos corretos dados anteriormente, ou seja, o planejamento ou gerenciamento de carreira deve preceder a isso tudo, e ser iniciado ainda na faculdade. Já a boa apresentação durante a entrevista de emprego é fundamental, e deve ser motivo de cuidados constantes, incluindo aspectos como modos, educação, conhecimentos gerais e específicos e o desenvolvimento de atitudes e comportamentos que geram empatia.
A atualização é fundamental, especialmente pela velocidade com que os cenários e as condições mudam em todo o mundo. Um dos principais itens dentro deste tópico é desenvolver a capacidade de flexibilização para permitir a adequação constante a estas mudanças. Esta flexibilização leva à facilidade em se atualizar em relação a aspectos novos, em todos os sentidos.
Os profissionais que alcançam o sucesso têm alguns comportamentos comuns, destacando-se entre eles: determinação, auto-motivação, capacidade empreendedora, de planejamento e visão periférica. A receita para atingir esse padrão de excelência é bastante simples: "descubra o que você faz muito bem feito e aprimore-se. Cada um de nós possui algo que faz melhor do que os outros". Portanto, destaque-se em algum aspecto que já possua competência.
Vivemos no presente momento um verdadeiro paradoxo. Pela primeira vez, na história da Fonoaudiologia deste país duas fonoaudiólogas brasileiras destacam-se no cenário mundial, ao assumirem respectivamente a presidência da International Association of Logopedics and Phoniatrics (IALP) e da International Society of Audiology (ISA). Por outro lado, a baixa procura pelos cursos de Fonoaudiologia, principalmente na região sudeste, tem motivado a não abertura de vagas e o encerramento de sua oferta nos vestibulares!
Será o caos? O que fizemos de errado? Como resolver este problema? Que estratégias devem ser desenvolvidas para aumentar a procura pelos excelentes cursos de graduação oferecidos pelas universidades brasileiras?
Desculpem-me, mas não acredito que a Fonoaudiologia não vença esta crise, enquanto não aumentar a auto-estima e valorização dos seus profissionais. Se o mundo reconhece que somos tão bons, que merecemos liderar Sociedades Internacionais, o Brasil não sabe ou não acredita! Não basta sermos bons naquilo que fazemos; temos que divulgá-lo em todos os veículos da mídia nacional, pois nestes 35 anos de profissão, nunca tive tanto orgulho do verde-amarelo-azul e branco de minha Bandeira e da excelência da formação que obtive nas Universidades deste país.
Falta investirmos no marketing, ou seja, um conjunto de atividades destinadas a promover relações de troca entre um emissor e um receptor, no momento certo, por meio de canais adequados e mensagens apropriadas que atinjam o foco de interesses dos segmentos alvo.
Onde está o nosso famoso otimismo, que nos faz um povo único que consegue fazer piada em meio de eventos trágicos? Apostemos em nossa criatividade, inteligência e habilidade comunicativa. De nada adianta sermos profissionais que priorizam a aquisição, desenvolvimento e manutenção da melhores habilidades comunicativas em nosso próprio benefício.
"As pessoas existem pela virtude do auxílio que dão às demais. Nisso é que eu acredito.
Ajudar pessoas melhora a vida de quem foi auxiliado e mantêm a pessoa que auxiliou humana".
Chaim Potok
Profa. Dra. Iêda Chaves Pacheco Russo
Fonoaudióloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP).
Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIFESP/EPM.
Professora Titular do Departamento de Clínica Fonoaudiológica e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia da PUCSP.
Professora Adjunto do curso de graduação em Fonoaudiologia, membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e da Comissão Científica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Diretora do Centro de Estudos dos Distúrbios da Audição CEDIAU.
Vice Presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia SBFa
Sócia Fundadora e Membro da Academia Brasileira de Audiologia - ABA
Presidente eleita da International Society of Audiology (ISA).
Redatora da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Editora da área de Audiologia da Revista CEFAC e Editor-at-Large da revista International Journal of Audiology (IJA).
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
11 Abr 2008 -
Data do Fascículo
Mar 2008