Resumos
A crescente discussão sobre a qualidade dos livros didáticos tem provocado sensíveis alterações na produção editorial nos últimos anos. Apesar dos significativos avanços, uma considerável quantidade de professores anda não tem acesso a instrumentos de análise de livros didáticos. Neste contexto, nós propomos uma série de critérios a serem utilizados por professores de ensino fundamental (6a. série) na escolha de seu livro de Ciências, tendo como modelo o conteúdo zoológico. Os seguintes tópicos foram considerados: conteúdo teórico, recursos visuais, atividades práticas e informações complementares. Pretende-se, com este trabalho, contribuir para o debate sobre a necessidade de um maior envolvimento dos professores no processo de escolha do livro.
avaliação de livros; ensino de Ciências; formação de professores; ensino fundamental
The growing discussion about the quality of Science textbooks has clearly altered the editorial market in the past few years in Brazil. Despite remarkable improvement, a considerable amount of teachers has not yet had access to means for analyzing Science textbooks. In this context, we propose a series of criteria to be used by the teacher when electing the textbook used at junior high schools, using as a model the zoological content. The following topics were considered: theoretical contents, visual information, practical activities and complementary information. Through this study, ee intend to contribute to the debate about the necessity of a stronger involvement of teachers in the process of book choice.
textbook assessment; teachers' education; Science teaching; junior high school
ARTIGOS
O livro didático de ciências no ensino fundamental proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico
The science text book in the elementary education a proposal for zoology contents analysis
Simão Dias VasconcelosI; Emanuel SoutoII
IProfessor Adjunto do Laboratório de Ensino de Zoologia, e do Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, Departamento de Zoologia, Centro de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil. e-mail: simao@npd.ufpe.br
IIMestre em Biologia Animal pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil
RESUMO
A crescente discussão sobre a qualidade dos livros didáticos tem provocado sensíveis alterações na produção editorial nos últimos anos. Apesar dos significativos avanços, uma considerável quantidade de professores anda não tem acesso a instrumentos de análise de livros didáticos. Neste contexto, nós propomos uma série de critérios a serem utilizados por professores de ensino fundamental (6a. série) na escolha de seu livro de Ciências, tendo como modelo o conteúdo zoológico. Os seguintes tópicos foram considerados: conteúdo teórico, recursos visuais, atividades práticas e informações complementares. Pretende-se, com este trabalho, contribuir para o debate sobre a necessidade de um maior envolvimento dos professores no processo de escolha do livro.
Unitermos: avaliação de livros, ensino de Ciências, formação de professores, ensino fundamental
ABSTRACT
The growing discussion about the quality of Science textbooks has clearly altered the editorial market in the past few years in Brazil. Despite remarkable improvement, a considerable amount of teachers has not yet had access to means for analyzing Science textbooks. In this context, we propose a series of criteria to be used by the teacher when electing the textbook used at junior high schools, using as a model the zoological content. The following topics were considered: theoretical contents, visual information, practical activities and complementary information. Through this study, ee intend to contribute to the debate about the necessity of a stronger involvement of teachers in the process of book choice.
Keywords: textbook assessment, teachers' education, Science teaching, junior high school
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Artigo recebido em julho de 2002 e selecionado para publicação em março de 2003.
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
23 Set 2010 -
Data do Fascículo
2003
Histórico
-
Recebido
Jul 2002 -
Aceito
Mar 2003