Resumos
O objetivo deste artigo é apresentar a análise de dois discursos sobre o mesmo tema, HIV/ Aids, em textos de divulgação científica e em textos didáticos destinados ao ensino de ciências. A análise dos discursos foi feita mediante os estudos sobre o papel das figuras de retórica, em especial, a metáfora nos modelos científicos e pedagógicos. A conclusão das autoras é que os dois discursos são muito distantes e o modelo pedagógico do discurso dos livros didáticos não tem vínculo com as descobertas científicas.
HIV/SIDA; análise de discurso; figuras de retórica
Two discourses on the HIV/AIDS theme in newspaper texts and in scientific textbooks for secondary schools were analyzed. Investigation of the discourses suggested studies on the role of figures of speech, especially metaphors, in scientific and pedagogical models. Results showed that the discourses are wide apart since the pedagogical model of the textbook discourse does not have any link to scientific discoveries.
HIV/AIDS; analysis of discourses; figures of speech
Ciências e seu ensino: o que dizem os cientistas e os livros didáticos sobre o HIV/AIDS?* * Parte da pesquisa Estudo da retórica e sua aplicação na educação, coordenada por Marta Bellini no Mestrado em Educação para a Ciência, Universidade Estadual de Maringá, e do desenvolvimento da dissertação de mestrado de Priscila Caroza Frasson.
Science and its teaching: what scientists and textbooks say on HIV/AIDS?
Marta BelliniI; Priscila Caroza FrassonII
IProfessora, Universidade Estadual de Maringá, Mestrado em Educação para a Ciência e Ensino da Matemática; Professora, Departamento de Saúde e Educação, Fundação Faculdades Luiz Meneghel, Bandeirantes, PR. E-mail: martabellini@uol.com.br
IIProfessora, Departamento de Saúde e Educação, Fundação Faculdades Luiz Meneghel, Bandeirantes, PR. E-mail: cfrasson@yahoo.com.br
RESUMO
O objetivo deste artigo é apresentar a análise de dois discursos sobre o mesmo tema, HIV/ Aids, em textos de divulgação científica e em textos didáticos destinados ao ensino de ciências. A análise dos discursos foi feita mediante os estudos sobre o papel das figuras de retórica, em especial, a metáfora nos modelos científicos e pedagógicos. A conclusão das autoras é que os dois discursos são muito distantes e o modelo pedagógico do discurso dos livros didáticos não tem vínculo com as descobertas científicas.
Palavras-chave: HIV/SIDA. análise de discurso. figuras de retórica.
ABSTRACT
Two discourses on the HIV/AIDS theme in newspaper texts and in scientific textbooks for secondary schools were analyzed. Investigation of the discourses suggested studies on the role of figures of speech, especially metaphors, in scientific and pedagogical models. Results showed that the discourses are wide apart since the pedagogical model of the textbook discourse does not have any link to scientific discoveries.
Key words: HIV/AIDS. analysis of discourses. figures of speech.
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Artigo recebido em junho de 2006 e aceito em novembro de 2006
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
26 Maio 2009 -
Data do Fascículo
Dez 2006
Histórico
-
Aceito
Nov 2006 -
Recebido
Jun 2006