EDITORIAL
Terminamos mais um ano e, com o presente fascículo, concluímos o volume 44 da Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas/Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, com número expressivo, 79, de artigos. É com satisfação que registramos a participação de autores de todo o País, como se espera de um periódico de âmbito nacional. Por outro lado, a visibilidade internacional nos valeu a publicação de artigos de autores estrangeiros, entre eles, aqueles da Índia.
Os temas abrangeram a maior parte das Ciências Farmacêuticas, mas cabe realçar a significativa submissão de artigos na área de Atenção Farmacêutica, que se estrutura no País, impulsionada pelas novas diretrizes curriculares da área de Farmácia. Observa-se, assim, que a RBCF/BJPS realmente reflete as tendências não só da pesquisa desenvolvida no País, mas, também, do ensino que dela deve ser indissociável. Espera-se que, na medida da consolidação dessa área, se amplie a abrangência das pesquisas relacionadas, a geração do conhecimento e o seu rigor científico, refletindo, assim, a maior contribuição do farmacêutico em seu papel junto à Saúde no País.
O lugar de destaque entre os periódicos da área, conquistado pela RBCF/BJPS, tem nos movido a buscar mudanças mais profundas no periódico, visando ao seu reconhecimento por bases internacionais de prestígio no cenário atual da indexação das publicações científicas. Soma-se a esse fato, a celebração, no ano de 2009, de seus 70 anos de publicação e de 10 anos de reformulação editorial, o que nos impulsiona a alçar vôos mais altos.
Assim é que, no próximo ano, a RBCF/BJPS assumirá seu título em inglês, passando definitivamente a Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences e publicando apenas nesse idioma. Trata-se de aspiração de há muito manifestada pela comunidade que milita na área de Ciências Farmacêuticas ou em áreas afins. Pretende-se, dessa forma, aumentar a visibilidade da publicação, transcendendo seu alcance para além das fronteiras nacionais.
As medidas preparadas para o futuro próximo incluem, também, informatização do processo e a agilidade que esta representa, além das alterações de layout.
Temos certeza de que o periódico continuará merecendo a credibilidade com que vimos contando no presente por parte dos autores. Da importância que conferem ao seu trabalho científico e do rigor com que o desenvolvem depende a qualidade da publicação. Assim sendo, agradecemos pela contribuição inestimável, que constrói o nosso prestígio.
Agradecemos, também, aos revisores, pela disponibilidade em avaliar criteriosamente os trabalhos submetidos, em direção ao seu aprimoramento e, consequentemente, à qualidade da RBCF/BJPS.
Congratulo-me com a Comissão de Publicação, pelas ações e discussão profícua, que conduzem a novas idéias em benefício do periódico.
É imperativo agradecer a dedicação e o empenho da Editoria Executiva, em tornar possível a concretização das metas que estabelecemos para esse ano e, não raro, ultrapassá-las. Na pessoa da bibliotecária Leila Rangel de Carvalho Aranha, cumprimentamos toda a sua equipe.
Ao CNPq e à FAPESP devemos o apoio financeiro que distingue a RBCF/BJPS. A indexação no SciELO representa o reconhecimento da projeção da publicação na área.
Ao final, queremos cumprimentar os coordenadores do Instituto de Ciência e Tecnologia para Inovação Farmacêutica, Professores Ivan da Rocha Pitta e Dulcinéia Saes Parra Abdalla, pelo empenho em fortalecer a área de Farmácia. A dedicação à iniciativa foi premiada com a aprovação do projeto. Essa conquista, em nível nacional, traz em si a perspectiva de que a área crescerá ainda mais cientificamente e de forma integrada.
Esperamos que a RBCF saia, também, fortalecida com as publicações que certamente resultarão do trabalho conjunto, consolidando o periódico como o veículo principal de divulgação das Ciências Farmacêuticas produzidas no País.
Elizabeth Igne Ferreira
Editora Científica
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
27 Jan 2009 -
Data do Fascículo
Dez 2008