EDITORIAL
O assessor: personagem central na publicação científica
Esther Goldenberg Birman
Editora Científica
Neste ano, esperamos aprimorar as nossas publicações contando com o importante papel dos nossos "referees" (assessores) na avaliação da produção enviada, bem como em sua adequação.
Editor, assistentes e conselheiros também colaboram com a qualificação dos trabalhos, sendo muito importante sua atenção e opinião, avaliando a confiança científica e a relevância clínica ou biomédica nos trabalhos submetidos.
O trabalho dos assessores de avaliação dos vários aspectos dos artigos apresentados não precisa, necessariamente, concluir apenas com os veredictos "aceitação" ou "rejeição". Seu julgamento final deve ser bem fundamentado para contribuir com o aprimoramento dos trabalhos, atuais e futuros. Ressalte-se, nesse relacionamento, a importância do anonimato mútuo entre autores e assessores.
O senso de responsabilidade dos "referees" tem sido aprimorado, e as sugestões de modificações têm tido o intuito de colaborar e aperfeiçoar. Assim, muitos assessores gastam horas produzindo críticas construtivas para os autores, sempre objetivando melhores resultados.
Na nossa atuação, não contamos só com um único "referee", mas sim um segundo e às vezes até um terceiro. A análise da forma apropriada dos trabalhos apresentados é muito importante e tem um caráter construtivo, embora possa muitas vezes ser mal interpretada.
Temos sentido a necessidade de recrutar mais assessores treinados, inclusive a colaboração de profissionais em regime "full-time". O Editor coordena o trabalho dos assessores, avaliando-o juntamente com os editores assistentes.
Uma inovação útil seria a avaliação especializada das análises estatísticas, conferindo confiabilidade aos resultados obtidos.
Além disso, o Editor é responsável por todas as etapas envolvidas na rotina de uma publicação científica, incluindo aspectos adminstrativos e técnicos, sempre visando à qualidade do periódico. A assessoria possui membros da comunidade científica que são requisitados para avaliar os trabalhos da comunidade nacional. Estamos consolidando também a internacionalização da POB, com o estabelecimento de vários intercâmbios em língua inglesa, e a natureza de uma instituição como a SBPqO que é responsável pela revista garante o rigor do seu controle de qualidade.
Assim, a manutenção da identidade e do caráter eminentemente científico da POB contribui para garantir sua periodicidade, regularidade e a qualidade do seu conteúdo.
Em suma, procuraremos neste ano aumentar e "profissionalizar" a contribuição dos assessores que, conjuntamente com o editor e seus assistentes, deverão elevar a excelência da comunicação científica da nossa publicação.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
19 Abr 2004 -
Data do Fascículo
Dez 2003