Open-access Potencial evocado auditivo de estado estável em audiologia pediátrica

Resumos

A principal questão que envolve o diagnóstico audiológico infantil é a determinação de procedimentos que configurem resultados confiáveis e objetivos, que possam ser utilizados na predição dos limiares auditivos por frequência específica. OBJETIVO: Correlacionar os achados do potencial evocado auditivo de estado estável (PEAEE) com outros exames em crianças com perda auditiva neurossensorial. MATERIAL E MÉTODO: Estudo prospectivo de coorte contemporânea com corte transversal. 23 crianças de ambos os gêneros e com idades entre 1 e 7 anos realizaram PEAEE, audiometria de reforço visual, potencial evocado auditivo de tronco encefálico (PEATE) clique e tone burst e medida do reflexo acústico para aplicação da regra de predição do limiar auditivo a partir do reflexo acústico. RESULTADOS: A correlação entre o PEAEE e audiometria variou de 0.70 a 0.93, para o PEATE-clique (2k e 4kHz) variou de 0.83 a 0.89, para o tone burst variou de 0.73 a 0.93. A concordância entre o PEAEE e a regra de predição do limiar auditivo foi considerada moderada. CONCLUSÃO: Houve correlação significativa entre o PEAEE e audiometria, assim como para o PEATE clique (2k e 4kHz) e para o PEATE tone burst. O reflexo acústico pode ser usado para acrescentar informações ao diagnóstico infantil.

audição; eletrofisiologia; perda auditiva neurossensorial


The main issue regarding pediatric audiology diagnosis is determining procedures to configure reliable results which can be used to predict frequency-specific hearing thresholds. AIM: To investigate the correlation between auditory steady-state response (ASSR) with other tests in children with sensorineural hearing loss. METHODS: Prospective cross-sectional contemporary cohort study. Twenty-three children (ages 1 to 7; mean, 3 years old) were submitted to ASSR, behavioral audiometry, click audiometry brain stem response (ABR), tone burst ABR, and predicting hearing level from the acoustic reflex. RESULTS: the correlation between behavioral thresholds and ASSR was (0.70- 0.93), for the ABR tone burst it was (0.73 -0.93), for the ABR click it was (0.83-0.89) only at 2k and 4 kHz. The match between the ASSR and the hearing threshold prediction rule was considered moderate. CONCLUSION: there was a significant correlation between the ASSR and audiometry, as well as between ABR click (2k and 4 kHz) and for the ABR tone burst. The acoustic reflex can be used to add information to diagnosis in children.

hearing; electrophysiology; hearing loss


ORIGINAL ARTICLE

Potencial evocado auditivo de estado estável em audiologia pediátrica

Ana Emilia LinaresI; Orozimbo Alves Costa FilhoII; Maria Angelina Nardi de Souza MartinezIII

IDoutorado-FMUSP, Fonoaudióloga da Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Sorocaba

IILivre Docente, Professor Titular da Universidade de São Paulo, Bauru

IIIDoutorado, Professora Doutora da PUC-São Paulo e Diretora Clínica da Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Sorocaba

RESUMO

A principal questão que envolve o diagnóstico audiológico infantil é a determinação de procedimentos que configurem resultados confiáveis e objetivos, que possam ser utilizados na predição dos limiares auditivos por frequência específica.

OBJETIVO: Correlacionar os achados do potencial evocado auditivo de estado estável (PEAEE) com outros exames em crianças com perda auditiva neurossensorial.

MATERIAL E MÉTODO: Estudo prospectivo de coorte contemporânea com corte transversal. 23 crianças de ambos os gêneros e com idades entre 1 e 7 anos realizaram PEAEE, audiometria de reforço visual, potencial evocado auditivo de tronco encefálico (PEATE) clique e tone burst e medida do reflexo acústico para aplicação da regra de predição do limiar auditivo a partir do reflexo acústico.

RESULTADOS: A correlação entre o PEAEE e audiometria variou de 0.70 a 0.93, para o PEATE-clique (2k e 4kHz) variou de 0.83 a 0.89, para o tone burst variou de 0.73 a 0.93. A concordância entre o PEAEE e a regra de predição do limiar auditivo foi considerada moderada.

CONCLUSÃO: Houve correlação significativa entre o PEAEE e audiometria, assim como para o PEATE clique (2k e 4kHz) e para o PEATE tone burst. O reflexo acústico pode ser usado para acrescentar informações ao diagnóstico infantil.

Palavras-chave: audição, eletrofisiologia, perda auditiva neurossensorial.

INTRODUÇÃO

A busca pela detecção e identificação precoce da deficiência auditiva está relacionada à necessidade da intervenção adequada, oferecendo à criança condições para o desenvolvimento da fala, da linguagem, da audição e dos aspectos social, psíquico e educacional.

Com a implantação dos programas de Triagem Auditiva Neonatal (TAN), juntamente com os programas de Saúde Auditiva, vislumbrou-se a possibilidade do diagnóstico e da reabilitação o mais cedo possível. Entretanto, o processo diagnóstico só pode ser considerado completo quando identificados, especificamente, o tipo, o grau e a configuração da perda auditiva dessa população1,2,3.

O Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE) com os estímulos clique e Tone Burst, as Emissões Otoacústicas, a Imitanciometria, a Audiometria de Reforço Visual (VRA ou lúdica) e, atualmente, o método mais promissor de avaliação auditiva, o Potencial Evocado Auditivo de Estado Estável (PEAEE) integram o conjunto de exames (eletrofisiológicos, eletroacústicos e comportamentais) ao qual a criança é submetida para investigação audiológica.

A medida eletrofisiológica é a ferramenta mais empregada para identificar e caracterizar a perda auditiva na população de lactentes e crianças que não têm condições cognitivas e ou motoras para realizar o VRA ou que não fornecem respostas confiáveis durante o exame.

A principal questão que envolve o diagnóstico audiológico pediátrico é a determinação de procedimentos que configurem resultados confiáveis e objetivos, que possam ser utilizados na predição dos limiares auditivos por frequência específica. Assim, estes limiares são aplicados na prescrição das características tecnológicas da amplificação, favorecendo o desenvolvimento auditivo e de linguagem da criança.

Este estudo teve como objetivo correlacionar os achados do PEAEE com os resultados do PEATE clique e Tone Burst, audiometria tonal (VRA ou lúdica), assim como correlacionar o grau da perda auditiva indicada no PEAEE com a sugerida pela regra de predição do limiar auditivo a partir do reflexo acústico em crianças com diferentes graus de deficiência auditiva neurossensorial.

MATERIAL E MÉTODO

O presente estudo (protocolo de pesquisa número 0492/07) foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética de análise do projeto.

A amostra foi constituída por 23 crianças com perda auditiva neurossensorial bilateral, com idades entre 1 e 7 anos, de ambos os gêneros.

A presença de perda auditiva neurossensorial bilateral, de respostas consistentes e confiáveis na audiometria (VRA ou lúdica), bem como a ausência de alteração neurológica e da função de orelha média foram determinantes para inclusão no estudo.

Os equipamentos utilizados foram o Analisador de Orelha Média AZ7 - Interacoustics, Audiômetro Interacoustic (AC33) com fone de inserção, supra-aural e vibrador ósseo. A audiometria foi realizada em sala acústica ampla, com tratamento acústico. Para realização do PEATE com estímulo clique, Tone burst e do PEAEE foi utilizado o SmartEP - Intelligent Hearing Systems (Auditory Evoked Potencials System):

Os procedimentos realizados foram a otoscopia e Timpanometria na modalidade de Admitância Acústica (Ya), com frequência de sonda de 226 Hz. Para pesquisa dos limiares de reflexo acústico contralateral foram aplicados os estímulos de 0,5k, 1k, 2k, 4kHz, e ruído de banda Larga (Ruído branco) registrados com a sonda convencional de 226 Hz em dBNA.

Para pesquisa da predição do limiar auditivo comportamental a partir do reflexo acústico foi utilizada a regra de predição do limiar auditivo4. Todos os limiares obtidos em dBNA foram convertidos para dBNPS, com o intuito de serem aplicados na regra de prescrição do limiar auditivo. Foi realizada a calibração fisiológica do imitanciômetro sugerida pelo autor5.

Na audiometria de Reforço Visual foram utilizados fones de inserção6,7.

A audiometria tonal lúdica foi realizada a partir dos dois anos de idade com fone de inserção, sendo necessário o condicionamento da criança para execução das tarefas Lúdicas (encaixe), cada vez que percebesse o estímulo sonoro.

O PEATE (clique) foi realizado inicialmente na intensidade de 80 dBnNA com decréscimo de 20 dB em 20 dB, para pesquisa do limiar de resposta. Os eletrodos foram posicionados com o eletrodo terra e positivo na testa e os negativos nas mastoides ou no arco zigomático (próximos às orelhas), sendo a impedância < 5kohm. A janela para a pesquisa das latências foi de 20ms, a taxa de apresentação do estímulo foi de 49.1/s e 2000 respostas foram coletadas. O estímulo foi oferecido pelo fone de inserção EAR 3A. A polaridade utilizada foi alternada. Foram utilizados filtros passa alta de 30Hz e passa baixa de 1500Hz. O nível de rejeição do amplificador foi de 10± 25uV8.

Para o PEATE (Tone Burst) a intensidade inicial foi de 80 dBnNA, com decréscimo ou acréscimo de 20 dB em 20 dB, para pesquisa do limiar. Os eletrodos foram posicionados da mesma maneira que o PAEATE clique. A janela para a pesquisa das latências foi de 25ms, e a taxa de apresentação do estímulo foi de 37/s e 2000 respostas foram coletadas. O estímulo foi oferecido pelo fone de inserção EAR 3A. A polaridade utilizada foi rarefação. Foram utilizados filtros para 1k, 2k e 4kHz (100-3000Hz) e para Tone burst de 500Hz (30-3000H)z9,10.

Para o PEAEE a disposição dos eletrodos e o fone foram os mesmos que para o PEATE. O sinal acústico oferecido foi formado por frequências portadoras de 500, 1k, 2k e 4kHz, respectivamente moduladas em amplitudes de 75, 85, 93, 101Hz à esquerda e de 79, 87, 95, 103Hz à direita. Os parâmetros utilizados foram de no máximo 400 respostas analisadas a cada 20 coletas. Os filtros utilizados foram 70Hz a 110Hz.

A intensidade inicial foi de 60dBNPS na modalidade dicótica multifrequencial, sendo que o aumento ou decréscimo da intensidade dependeu do surgimento da resposta. Quando não havia registro da resposta, as orelhas foram estimuladas de maneira monoaural e as frequências apresentadas de forma separada.

Os dados foram submetidos à análise do Fast Fourrier Transform e à análise angular a cada 20 coletas, sendo utilizado o nível de significância p<0,05. Foram considerados válidos os picos de frequência correspondentes às frequências de modulação que se apresentaram estatisticamente superiores ao nível de ruído, utilizando-se método estatístico do próprio equipamento, como mostra o Quadro 1 abaixo.


A intensidade máxima oferecida foi 117dBNPS. Durante a realização do procedimento, se não houvesse registro de resposta de estado estável, considerou-se ausência de resposta e o exame foi finalizado.

Estatística

No estudo da correlação entre o nível mínimo de resposta no PEAEE e as respostas nos demais testes foram calculados coeficientes de correlação de Pearson11. Esse coeficiente varia entre -1 e 1, e valores próximos a zero indicam ausência de correlação entre as variáveis.

A concordância entre o grau de perda auditiva obtida no PEAEE com o obtido com a regra de predição do limiar a partir do reflexo acústico foi avaliada por meio da estatística Kappa ponderada12. Os valores desse coeficiente podem variar de -1 a 1. Valores menores ou iguais a 0,4 indicam concordância fraca, entre 0,41 e 0,6 concordância moderada, entre 0,61 e 0,80 concordância forte, e de 0,81 a 1 concordância quase perfeita.

RESULTADOS

O protocolo completo foi aplicado em 23 crianças, sendo 12 (52%) crianças com idades entre 1 e 3 anos, 9 crianças (39%) entre 4 e 5 anos e 2 crianças (9%) entre 6 e 7 anos. Destas 15 (65%) eram do sexo feminino e 8 (35%) do sexo masculino. Valores das estatísticas descritivas para a idade em anos são apresentados na Tabela 1.

Observa-se que a maioria das crianças apresenta o mesmo grau de perda nas duas orelhas. Apenas 1 criança (4,4%) tem perda profunda na orelha direita e severa na esquerda e 2 (8,7%) têm perda severa na direita e profunda na esquerda como mostra a Tabela 2.

Os resultados (p-valor) da Tabela 3 mostram que há correlação significativa entre a audiometria e o PEAEE nas quatro frequências consideradas, tanto na orelha direita, quanto na esquerda. O mesmo ocorreu na análise da correlação entre o PEATE Tone burst e o PEAEE. Observa-se que houve correlação significativa entre o PEATE clique e o PEAEE apenas nas frequências de 2k e 4kHz.

Houve concordância moderada entre as classificações do grau de perda auditiva entre o PEAEE e a regra de predição do grau da perda auditiva a partir do reflexo acústico, uma vez que houve erro na classificação do grau da perda auditiva (Tabelas 4 e 5).

DISCUSSÃO

Na análise da correlação entre PEAEE e a audiometria, visualizadas na Tabela 3, observa-se que houve correlação significativa nas quatro frequências consideradas à direita e à esquerda. Outros autores encontraram correlação significativa entre esses procedimentos e sugeriram o emprego do PEAEE na rotina clínica. A boa concordância entre o PEAEE e a audiometria comportamental reforça a possibilidade de sua aplicação em crianças que não realizam o VRA, favorecendo o diagnóstico e a reabilitação auditiva o mais cedo possível13-21.

Os resultados obtidos mostram que houve significante correlação entre o PEAEE e o PEATE clique, porém apenas para as frequências de 2k e 4kHz.

Na literatura também foi observada forte correlação entre o limiar do PEAEE em 2kHz e o PEATE clique (0.96) e entre a média de 2k e 4kHz com o clique (0.97)22. Estudos recentes mostraram boa correlação entre o PEAEE e o PEATE clique (0.63 - 0.70), sendo melhor para a frequência de 1 kHz (0.70)23.

O PEATE clique já havia sido correlacionado com a avaliação comportamental e resultados mostraram correlação com as frequências de 2k a 4kHz. O PEATE com estímulo clique é geralmente a primeira medida aplicada na avaliação audiológica infantil quando as respostas auditivas comportamentais não são obtidas com sucesso. O clique não é suficientemente capaz de estimar o limiar por frequência específica dentro do espetro de 500 a 4kHz23.

O PEATE clique permite estimar a magnitude da perda auditiva, para uma proposta inicial de intervenção, não oferecendo detalhes, como informação por frequência específica. Uma das principais limitações do PEATE clique é a falta de frequência específica. O PEATE é altamente dependente da sincronia neural. O PEAEE vence algumas limitações do PEATE, pois se trata de uma resposta evocada por um tom puro modulado em frequência e amplitude. É comum para o avaliador julgar a presença e ausência de PEATE baseado na morfologia da onda em forte intensidade15.

A discrepância entre PEATE clique e PEAEE encontrada no presente estudo foi evidente nos casos de perdas auditivas com configuração descendente, uma vez que o PEATE clique estava ausente e o PEAEE evidenciou preservação do limiar auditivo para as frequências de 500 e 1kHz, pode-se assim considerar que o PEATE clique subestimou a audição da criança15. A prescrição das características tecnológicas da amplificação, o encaminhamento para avaliação em um programa de implante coclear e a reabilitação auditiva são baseados nas respostas obtidas.

Os valores dos coeficientes de correlação entre o PEAEE e o PEATE Tone burst variou de 0.73 e 0.93 para as frequências de 0,5k a 4kHz. Os resultados estão de acordo com os já apresentados na literatura, uma vez que estudos encontraram a correlação de 0.86 entre os dois exames para a frequência de 0.5kHz23 e para 0.25k e 0.5kHz foram obtidos os valores de 0.9 e 0,7917. Um estudo recente indicou que os valores dos coeficientes de correlação foram de 0.77, 0.60, 0.66 e 0.50 entre 0.5k e 4kHz22.

Apesar de a literatura questionar a dificuldade de reprodutibilidade da frequência de 500Hz no PEATE Tone Burst, no presente trabalho, a correlação com o PEAEE foi 0.90 à direita e 0.93 à esquerda. Alguns autores descreveram a morfologia das ondas registradas como pobres e que em muitos casos somente a onda V pode ser detectada. Cada mudança no formato da onda dificulta a identificação e interpretação da resposta15,24.

Além disso, referiram que a forma da onda para o estímulo de baixa frequência tende a ser menos distintiva e mais difícil de identificar que o clique. A limitação da saída particularmente para as baixas frequências pode assim limitar seu uso na prática clínica como protocolo. Sugeriram que o PEAEE é uma alternativa por utilizar estímulo contínuo 22.

Houve concordância moderada entre as classificações do PEAEE e a predição do limiar auditivo a partir do reflexo acústico.

É possível observar nas Tabelas 4 e 5 que 5 crianças (21.7%) apresentavam perda auditiva leve à direita e à esquerda segundo o PEAEE, porém a regra de predição do limiar auditivo a partir do reflexo acústico sugeriu que as crianças apresentavam perda auditiva severa à direita e à esquerda. Nos casos de perda auditiva profunda, 4 crianças (17.4%) à direita e 2 (8.7%) à esquerda foram classificadas com perda severa.

Apesar da ocorrência de erros com a regra, é válido salientar que em nenhum caso a regra sugeriu audição normal, uma vez que todas as crianças avaliadas tinham perda auditiva neurossensorial. O erro mais grave que pode ocorrer é quando a regra considerar a predição de audição normal em casos de perda auditiva severa. Um erro moderado ocorre quando a regra sugere audição normal e há uma perda auditiva moderada ou quando há uma perda auditiva severa e a regra sugere uma perda auditiva moderada. Os erros na predição do grau da perda auditiva já foram registrados em outros estudos5,25-28.

Ao comparar os valores dos tons puros na pesquisa do reflexo acústico com o ruído de banda larga, foi possível observar que em 100% dos casos o limiar do ruído de banda larga estava elevado ou ausente, sugerindo perda auditiva. Quando há normalidade da audição, pelo efeito de somação, o limiar para o ruído de banda larga apresenta-se em menor intensidade quando comparado com o tom puro4.

A análise da relação entre os limiares para tom puro e para o ruído de banda larga (ruído branco) indicou a diferença no comportamento da via auditiva diante do estímulo e essa análise poderia acrescentar informações ao diagnóstico audiológico infantil, porém a regra de predição do limiar auditivo a partir do reflexo não poderia ser utilizada de maneira isolada4.

CONCLUSÃO

O PEAEE apresentou significativa correlação com a audiometria (VRA e Lúdica), com o PEATE clique para 2k e 4kHz e com Tone burst em todas as frequências, bilateralmente.

A regra para predição do grau da perda auditiva pode auxiliar e acrescentar informações para confirmação da perda auditiva, mas não deve ser utilizada de forma isolada.

Este artigo foi submetido no SGP (Sistema de Gestão de Publicações) do BJORL em 4 de agosto de 2009. cod. 6543.

Artigo aceito em 22 de agosto de 2010.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Dez 2010
  • Data do Fascículo
    Dez 2010

Histórico

  • Recebido
    04 Ago 2009
  • Aceito
    22 Ago 2010
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