Atualmente, estão em funcionamento 30 Programas de Pós-graduação (PPGs) stricto sensu em Fisioterapia no Brasil, avaliados e reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A subárea de Fisioterapia e Terapia Ocupacional está inserida na área 21 de avaliação da Capes, que agrega também programas de Educação Física e Fonoaudiologia. Entre os 30 PPGs autorizados pela Capes, existem 16 cursos de mestrado acadêmico, 13 de mestrado e doutorado acadêmicos, e um de mestrado profissional11. Ministério da Educação (BR). Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (BR). Plataforma Sucupira: cursos avaliados e reconhecidos [Internet]. Brasília, DF: Ministério da Educação; c2016 [cited 2021 Sep 28]. Available from: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/quantitativos/quantitativoAreaConhecimento.jsf?areaAvaliacao=21
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, totalizando, portanto, 43 cursos, sendo 30 de mestrado e 13 de doutorado.
A maior concentração de PPGs stricto sensu em Fisioterapia e Terapia Ocupacional no Brasil está na região Sudeste (50%), seguida pelas regiões Nordeste (20%) e Sul (16,7%), mesmo havendo nos últimos anos uma expansão em todas as regiões do país, com a abertura mais recente de um PPG em Fisioterapia ocorrendo na região Norte (Pará), em 201922. Ministério da Educação (BR). Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (BR). Diretoria de Avaliação (BR). Documento de Área: Área 21: Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional [Internet]. Brasília, DF: Ministério da Educação; 2019 [cited 2021 Oct 1]. Available from: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/educacao-fisica-pdf
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Nos últimos 10 anos, observou-se um crescimento considerável, devido à expansão dos PPGs, na formação de recursos humanos e na produção de conhecimento22. Ministério da Educação (BR). Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (BR). Diretoria de Avaliação (BR). Documento de Área: Área 21: Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional [Internet]. Brasília, DF: Ministério da Educação; 2019 [cited 2021 Oct 1]. Available from: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/educacao-fisica-pdf
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),(33. da Silva Rocha Paz T, Reis FJ, Costa LOP, Saragiotto BT. 25 years of Brazilian physical therapy postgraduate education: where we are and where we need to go. Braz J Phys Ther. Forthcoming. doi: 10.1016/j.bjpt.2021.06.005.
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. O último documento da área 21 publicado em 2019, no site da Capes, mostra que na última década (2005-2015) houve um aumento de 106% de mestres e 506% de doutores titulados22. Ministério da Educação (BR). Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (BR). Diretoria de Avaliação (BR). Documento de Área: Área 21: Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional [Internet]. Brasília, DF: Ministério da Educação; 2019 [cited 2021 Oct 1]. Available from: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/educacao-fisica-pdf
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. A evolução da formação foi acrescida da geração de conhecimento científico de qualidade para Fisioterapia, assim como de maior visibilidade nacional e internacional da nossa ciência33. da Silva Rocha Paz T, Reis FJ, Costa LOP, Saragiotto BT. 25 years of Brazilian physical therapy postgraduate education: where we are and where we need to go. Braz J Phys Ther. Forthcoming. doi: 10.1016/j.bjpt.2021.06.005.
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. Além disso, é fato que a evolução da pós-graduação stricto sensu no Brasil impacta em avanços para Fisioterapia brasileira, na formação dos docentes e dos fisioterapeutas44. Guirro RRJ, Costa D. Fóruns nacionais de pesquisa e pós-graduação stricto sensu em fisioterapia. Braz J Phys Ther. 2007;11(3):177-243. doi: 10.1590/S1413-35552007000300001.
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)-(66. Costa D. Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia (ABRAPG-Ft). Fisioter Pesqui. 2014;21(3):199. doi: 10.590/1809-2950/00021032014.
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Em 1996, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) conseguiu a autorização da Capes para o início do primeiro programa de mestrado em Fisioterapia44. Guirro RRJ, Costa D. Fóruns nacionais de pesquisa e pós-graduação stricto sensu em fisioterapia. Braz J Phys Ther. 2007;11(3):177-243. doi: 10.1590/S1413-35552007000300001.
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. Desde então houve um crescimento sustentado da criação de novos programas e amadurecimento dos critérios de avaliação utilizados pela Capes22. Ministério da Educação (BR). Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (BR). Diretoria de Avaliação (BR). Documento de Área: Área 21: Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional [Internet]. Brasília, DF: Ministério da Educação; 2019 [cited 2021 Oct 1]. Available from: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/educacao-fisica-pdf
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. Os PPGs da subárea Fisioterapia e Terapia Ocupacional da área 21 da Capes estão nominados como Fisioterapia, Ciências da Reabilitação, Movimento Humano e Reabilitação, Ciências do Movimento, Reabilitação e Desempenho Funcional11. Ministério da Educação (BR). Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (BR). Plataforma Sucupira: cursos avaliados e reconhecidos [Internet]. Brasília, DF: Ministério da Educação; c2016 [cited 2021 Sep 28]. Available from: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/quantitativos/quantitativoAreaConhecimento.jsf?areaAvaliacao=21
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O primeiro Fórum Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Fisioterapia foi realizado em 2005, na UFSCar, e reuniu docentes pesquisadores para discutir as políticas para organização da área, diretrizes, linhas de pesquisa e o fortalecimento das revistas científicas brasileiras44. Guirro RRJ, Costa D. Fóruns nacionais de pesquisa e pós-graduação stricto sensu em fisioterapia. Braz J Phys Ther. 2007;11(3):177-243. doi: 10.1590/S1413-35552007000300001.
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. Nesse mesmo evento ocorreu a criação da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Fisioterapia (ABRAPG-Ft)44. Guirro RRJ, Costa D. Fóruns nacionais de pesquisa e pós-graduação stricto sensu em fisioterapia. Braz J Phys Ther. 2007;11(3):177-243. doi: 10.1590/S1413-35552007000300001.
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),(55. Costa D. Dez anos de pós-graduação stricto sensu em fisioterapia no Brasil: o que mudou? Braz J Phys Ther. 2007;11(1):1-89. doi: 10.1590/S1413-35552007000100001.
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, que, em 2020, comemorou 15 anos de existência em evento online, devido à pandemia, em que se debateram atualidades e perspectivas da pesquisa e da pós-graduação no Brasil.
O que esperamos dos próximos anos para a pós-graduação stricto sensu em Fisioterapia no Brasil diante do cenário atual? Vemos que há programas muito sustentáveis, que tendem a se fortalecer e se manter em altos patamares de qualidade, inovando e expandindo a internacionalização. Tudo isso mesmo diante de restrições de recursos financeiros das agências de fomento e dificuldades de outras naturezas. Quanto a programas menores, o que já vem ocorrendo é a união de PPGs para que estes se fortaleçam.
Os debates organizados pela ABRAPG-Ft66. Costa D. Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia (ABRAPG-Ft). Fisioter Pesqui. 2014;21(3):199. doi: 10.590/1809-2950/00021032014.
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junto aos coordenadores, docentes e discentes dos PPGs tem promovido, além do crescimento da área, resultados concretos para as pesquisas em Fisioterapia no país. Isso mostra que estamos caminhando para um futuro muito promissor no contexto da pesquisa e da pós-graduação em Fisioterapia no Brasil.
REFERÊNCIAS
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1Ministério da Educação (BR). Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (BR). Plataforma Sucupira: cursos avaliados e reconhecidos [Internet]. Brasília, DF: Ministério da Educação; c2016 [cited 2021 Sep 28]. Available from: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/quantitativos/quantitativoAreaConhecimento.jsf?areaAvaliacao=21
» https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/quantitativos/quantitativoAreaConhecimento.jsf?areaAvaliacao=21 -
2Ministério da Educação (BR). Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (BR). Diretoria de Avaliação (BR). Documento de Área: Área 21: Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional [Internet]. Brasília, DF: Ministério da Educação; 2019 [cited 2021 Oct 1]. Available from: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/educacao-fisica-pdf
» https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/educacao-fisica-pdf -
3da Silva Rocha Paz T, Reis FJ, Costa LOP, Saragiotto BT. 25 years of Brazilian physical therapy postgraduate education: where we are and where we need to go. Braz J Phys Ther. Forthcoming. doi: 10.1016/j.bjpt.2021.06.005.
» https://doi.org/10.1016/j.bjpt.2021.06.005 -
4Guirro RRJ, Costa D. Fóruns nacionais de pesquisa e pós-graduação stricto sensu em fisioterapia. Braz J Phys Ther. 2007;11(3):177-243. doi: 10.1590/S1413-35552007000300001.
» https://doi.org/10.1590/S1413-35552007000300001 -
5Costa D. Dez anos de pós-graduação stricto sensu em fisioterapia no Brasil: o que mudou? Braz J Phys Ther. 2007;11(1):1-89. doi: 10.1590/S1413-35552007000100001.
» https://doi.org/10.1590/S1413-35552007000100001 -
6Costa D. Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia (ABRAPG-Ft). Fisioter Pesqui. 2014;21(3):199. doi: 10.590/1809-2950/00021032014.
» https://doi.org/10.590/1809-2950/00021032014
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
22 Mar 2022 -
Data do Fascículo
Oct-Dec 2021