Resumos
Este artigo pretende discutir criticamente as concepções e ideias construídas acerca do processo de envelhecimento na sociedade, no intuito de demarcar a velhice não apenas como espaço de perdas e limitações, mas sobretudo como um estágio de desenvolvimento aberto a novas possibilidades de inserção social. Para tanto, se faz premente que a sociedade oferte a essa população meios favoráveis à prática de múltiplas atividades, dentre elas, as atividades físicas, fundamentais para a melhoria na qualidade de vida durante o processo de envelhecimento. O texto se arquiteta mediante um processo de revisão e atualização de literatura, utilizando como bases teóricas obras da Sociologia, Psicologia, Medicina, Gerontologia e Educação Física, de modo a promover um diálogo interdisciplinar entre as referidas áreas, buscando demarcar o envelhecimento como um processo multifatorial, portanto, se estabelecendo para além de uma redução biológica. Exatamente neste sentido, acreditamos no potencial da Educação Física com a população idosa, qual seja: o de uma área que realize nexos conectivos entre o biológico e o social e entenda o humano em sua constituição histórico-cultural.
Qualidade de vida; Envelhecimento; Atividade física
This paper aims to critically discuss the concepts and ideas built on the aging process in society, regarding ageing not only as space of limitations and losses, but mainly as a stage of development to open new possibilities for social inclusion. Society must favor this population with several activities, such as physical activity, fundamental to improve the quality of life during the aging process. This text is built in a process of literature review and updating, employing theoretical works on Sociology, Psychology, Medicine, Gerontology and Physical Education, whose aim is to promote an interdisciplinary dialogue between those areas and considering aging as a multi-factorial process, thus establishing itself in addition to a biological reduction. So we believe in the potential of Physical Education for the elderly population, namely, that of an area to conduct connective links between biological and social factors and understand the human in its historical and cultural formation.
Quality of Life; Aging; Motor Activity
ARTIGO DE ATUALIZAÇÃO ATUALIZATION ARTICLE
Os caminhos dialéticos do envelhecimento e sua relação com a educação física contemporânea
The dialectical ways of aging and their relationship with contemporary physical education
Gustavo Martins Piccolo
Curso de Pós-graduação em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial). Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Educação Física, Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil
Correspondência Correspondência Gustavo Martins Piccolo Alameda Estevo, 330 – Centro 14813-000 - Gavião Peixoto, SP, Brasil. E-mail: gupiccolo@yahoo.com.br
RESUMO
Este artigo pretende discutir criticamente as concepções e ideias construídas acerca do processo de envelhecimento na sociedade, no intuito de demarcar a velhice não apenas como espaço de perdas e limitações, mas sobretudo como um estágio de desenvolvimento aberto a novas possibilidades de inserção social. Para tanto, se faz premente que a sociedade oferte a essa população meios favoráveis à prática de múltiplas atividades, dentre elas, as atividades físicas, fundamentais para a melhoria na qualidade de vida durante o processo de envelhecimento. O texto se arquiteta mediante um processo de revisão e atualização de literatura, utilizando como bases teóricas obras da Sociologia, Psicologia, Medicina, Gerontologia e Educação Física, de modo a promover um diálogo interdisciplinar entre as referidas áreas, buscando demarcar o envelhecimento como um processo multifatorial, portanto, se estabelecendo para além de uma redução biológica. Exatamente neste sentido, acreditamos no potencial da Educação Física com a população idosa, qual seja: o de uma área que realize nexos conectivos entre o biológico e o social e entenda o humano em sua constituição histórico-cultural.
Palavras-chave: Qualidade de vida. Envelhecimento. Atividade física.
ABSTRACT
This paper aims to critically discuss the concepts and ideas built on the aging process in society, regarding ageing not only as space of limitations and losses, but mainly as a stage of development to open new possibilities for social inclusion. Society must favor this population with several activities, such as physical activity, fundamental to improve the quality of life during the aging process. This text is built in a process of literature review and updating, employing theoretical works on Sociology, Psychology, Medicine, Gerontology and Physical Education, whose aim is to promote an interdisciplinary dialogue between those areas and considering aging as a multi-factorial process, thus establishing itself in addition to a biological reduction. So we believe in the potential of Physical Education for the elderly population, namely, that of an area to conduct connective links between biological and social factors and understand the human in its historical and cultural formation.
Key words: Quality of Life. Aging. Motor Activity.
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Recebido: 13/7/2009
Revisado: 21/1/2010
Aprovado: 05/4/2010
Referências bibliográficas
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
18 Out 2012 -
Data do Fascículo
Mar 2011
Histórico
-
Aceito
05 Abr 2010 -
Revisado
21 Jan 2010 -
Recebido
13 Jul 2009