Resumo:
O artigo discute o modelo de análise do discurso de Patrick Charaudeau. São destacados quatro compromissos ou preocupações teóricas que parecem orientar - embora, nem sempre de maneira explícita - o trabalho desse autor. Destaca- se, em primeiro lugar, seu compromisso com a articulação entre os planos situacional e linguístico. Aponta-se, em segundo lugar, o modo como esse autor integra em seu modelo os planos macro e microssocial. Em terceiro lugar, sublinha-se a grande importância atribuída pela perspectiva de Charaudeau às interações sociais. Finalmente, considera- se o modo particular como o autor concebe a intencionalidade dos sujeitos envolvidos nos atos de linguagem.
Abstract:
The article discusses the discourse analysis model of Patrick Charaudeau. We emphasize four commitments or theoretical concerns that seem to orient the work of this author - although not always in an explicit manner. We discuss, first, his commitment with the articulation between the situational plane and the linguistic plane. Second, we note how the author integrates in his model the macro and micro-social planes. Third, we highlight the great importance attributed to social interaction in Charaudeau's perspective. Finally, we consider how the author conceives intentionality of subjects involved in language acts.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
Referências bibliográficas
- CHARAUDEAU, Patrick. Eléments de sémiolinquistique d'une théorie du langage à une analyse du discours. Connexions, n° 38, 1982.
- CHARAUDEAU, Patrick. Para uma nova análise do discurso. In: Carneiro, Agostinho Dias (org.). O discurso da mídia. Rio de Janeiro: Oficina do autor, 1996.
- CHARAUDEAU, Patrick. Une analyse sémiolinguistique du discours. Langages n° 117, 1995.
- CHARAUDEAU, Patrick.Análise do discurso: controvérsias e perspectivas. In: MARI, H., PIRES, S., CRUZ, A., e MACHADO, I. (orgs.). Fundamentos e dimensões da análise do discurso. Belo Horizonte: Carol Borges, 1999
- CHARAUDEAU, Patrick. O contrato de comunicação em sala de aula. Pratiques, n° especial, 1999b ( tradução e adaptação para fins didáticos Diléa Pires)
- COUTINHO, Maria T. da C., O discurso pedagógico da televisão. Caderno do professor n° 7, 2001.
-
1
Professor de Sociologia da Educação, Fae/UFMG cmmn@uol.com.br
-
2
Essas problemáticas, segundo Charaudeau, não correspondem exatamente às correntes teóricas presentes no campo da análise do discurso. Uma mesma corrente poderia, em princípio - conforme o autor e a pesquisa específica em questão - aproximar-se de mais de uma problemática.
-
3
Ao criticar a chamada "pragmática linguística" (1996, p. 11), Charaudeau distingue três perspectivas teóricas diferentes que negligenciam, cada uma a seu modo, a dimensão psicossocial. Duas dessas perspectivas buscariam, em princípio, incorporar o plano situacional em suas análises mas o fariam, segundo Charaudeau, de uma forma insatisfatória. A terceira perspectiva, embora reconhecendo a existência desse plano situacional, opta deliberadamente por restringir seu trabalho ao plano propriamente linguístico.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
Jun 2004
Histórico
-
Recebido
31 Jul 2004 -
Aceito
15 Jan 2005