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O PROFESSOR COMO UM "LUGAR": UMA METÁFORA PARA A COMPREENSAO DA ATIVIDADE DOCENTE

THE TEACHER AS A "PLACE": A METAPHOR FOR UNDERSTANDING THE TEACHER ACTIVITY

Resumo:

O presente trabalho apresenta algumas reflexões a respeito da formação inicial de professores de Física, por meio da análise do impacto do estágio supervisionado, em particular a regência de classe, em estudantes da licenciatura em Física da Universidade Estadual de Londrina. A análise se centra principalmente nas impressões dos estagiários sobre as suas experiências como professores e sobre as atitudes do professor do colégio durante a regência de classe. Os dados se referem a três estagiários que realizaram a regência em um colégio central de Londrina. Para analisar a experiência, estamos utilizando a metáfora do "professor como um lugar", tendo como referencial teórico a Psicanálise, principalmente a lacaniana, em que o conceito de transferência surge como central para que se construa esse "lugar".

Palavras-chave:
formação inicial de professores de física; o professor como um lugar; psicanálise e ensino de ciências

Abstract:

The present work presents some reflections regarding the Physics teachers' initial formation, through the analysis of the impact of the supervised apprenticeship, in particular the class regency, in students of Physics of Londrina State University. The analysis is centered mainly in the trainees' impressions about theirs experiences as teachers and about the school teacher attitudes during the class regency. The data refer to three trainees that accomplished the regency in a central school of Londrina. To analyze the experience, we are using the metaphor of the "teacher as a place", having as theoretical framework the lacanian Psychoanalysis, where the transfer concept appears as central for that "place" to be built.

Keywords:
physics teacher initial formation; the teacher as a place; psychoanalysis and science teaching

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  • 1
    Vamos denominar de alunos e professores , os estudantes e professores do ensino médio e de estagiários e supervisores , os estudantes e professores da universidade.
  • 2
    É importante deixar claro que o modelo se aplica à atividade docente desenvolvida pelo estagiário, no momento em que se encontra no "lugar" do professor. O modelo incorpora apenas os atores que foram mencionados pelos estagiários. A ausência do supervisor (professor da universidade) no modelo não implica que este não contribua para a formação inicial do estudante.
  • 3
    Esses dados se referem ao currículo vigente até a turma de 2004. A partir de 2005, um novo currículo foi implantado.
  • 4
    Os professores de profissão possuem saberes específicos que são mobilizados, utilizados e produzidos por eles no âmbito de suas tarefas cotidianas (TARDIF, 2002: 228). Ou seja, os professores do colégio devem participar ativamente do estágio supervisionado, como formadores e não apenas como receptores de estudantes da universidade.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2007
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